segunda-feira, 25 de março de 2019

A China sacode o mundo - Editora Globo - James Kynge

A China sacode o mundo - Editora Globo - James Kynge - 335 p. - Leitura finalizada em 25 de Março de 2019.

Notas minhas:

  • Livro excelente. Autor escreve num estilo que dá ritmo à leitura. Tradução para o português apresentou número (valores monetários que não me pareceram corretos - talvez foi feita às pressas).
  • Apresenta um histórico das relações da China com o mundo: em diversos períodos fechada, isolada, e em outros, aberta às demais nações e parceiros comerciais. Atualmente, a industrialização crescente, expansão comercial, enriquecimento de pessoas que sofreram com a revolução comunista em trabalhos rurais, são abordados em detalhes, a partir de visitas pessoais do autor a várias pessoas.
  • Lenovo computadores é uma das empresas em destaque no cenário comercial, adquirindo a uma empresa da IBM. Liu Chuanzhi começou como agente de vendas da IBM na China. Montou a empresa Lenovo, com o nome inicial de "Lenda". Nas palavras do Liu: "O que fizemos foi deixar que a tartaruga subisse nas costas do coelho, e deixamos o coelho correr. A IBM é o coelho, e a Lenovo é a tartaruga nas costas do coelho. Vamos deixar que ele nos leve para a frente." As empresas chinesas enfrentam a dificuldade em consolidar marcas nos mercados internacionais. Assim, adquirindo a IBM, a Lenovo consegue usar uma marca já consolidada nos mercados e pode aproveitar essa vantagem para acessá-lo e mantê-lo.
  • As dificuldades atuais da China se relacionam ao suprimento energético, como o fornecimento de petróleo, que é em grande parte importado, e aos danos ambientais causados devido ao crescimento desordenado de indústrias, exploração mineral e agricultura. Defensivos agrícolas usados em excesso poluindo o ambiente, poluição por mercúrio que se espalha mundo afora, contaminando até áreas dos USA, chuvas ácidas frequentes, escavações de mineradoras que não recuperam o terreno, lançamento de esgotos industriais e domésticos diretamente em corpos d'água. Assim, os danos ambientais e a dependência energética (e de alimentos, como a soja, também) se tornaram fatores de grande relevância na China atual.
  • O preço muito barato da mão de obra chinesa, ausência de direitos trabalhistas, sistemas jurídicos e funcionários públicos corruptos, são também abordados tanto pelo ponto de vista interno da própria China, quanto a percepção (negativa e positiva) da situação pelo restante do mundo.
  • A China apresenta peculiaridades relevantes que o autor (que vive há anos na China) conseguiu abordar de forma clara, com riqueza de detalhes culturais. Livro excelente.


Agradeço sua leitura. Lembre-se de deixar seu comentário, caso seja necessário realizar alguma correção ou melhoria na postagem. Com dedicação, Lucas Tiago Rodrigues de Freitas, M.Sc.

Nenhum comentário:

P!nk - Try (Lyrics)