Logística e Cadeia de Suprimentos - 20/10/2015 - Estudo de Caso Pão-de-Açúcar
Lucas Tiago Rodrigues de Freitas
1. O que é ECR? Defina com as suas próprias palavras.
Resposta:
ECR (efficient consumer response) é uma sigla que significa resposta eficiente ao consumidor. Trata-se de um movimento ao redor do mundo que busca atender melhor os clientes, através da redução de custos e da melhoria de processos.
Pode ser realizado através da integração e compartilhamento de informações ao longo da cadeia de suprimentos.
Um bom exemplo é o caso da parceria entre o Grupo Pão de Açúcar e o fornecedor do sabão em pó Omo, a Gessy Lever. As duas empresas controlam automaticamente o nível de reposição necessário para as gôndolas dos supermercados Pão de Açúcar, através do volume de vendas registrado nos caixas dos supermercados. A informação é enviada e o estoque é reposto pelo fabricante. Tudo de um dia para o outro, reduzindo a necessidade de estoques nos centros de distribuição e aumentando a disponibilidade de espaço para outros produtos dentro do supermercado.
2. Quais os benefícios do ECR para o Grupo Pão-de-Açúcar?
Resposta:
O Grupo Pão-de-Açúcar ganhou agilidade no processo de reposição de estoques. O ECR (efficient consumer response) permite e a realização de pedidos de forma inteligente, usando os dados de venda diários registrados nos caixas dos supermercados. Com o ECR, não é preciso deslocar um funcionário para verificar se é necessário ou não repor um item: o item será reposto conforme a quantidade vendida nos estabelecimento do grupo.
Como a reposição é realizada conforme a necessidade diária de cada loja, isso significa que o espaço na prateleira já está disponível para receber os itens. Ou seja, os produtos não precisam ficar estocados num centro de distribuição. Eles podem seguir diretamente para as lojas, para os seus lugares correspondentes. Assim, é necessário um espaço menor para estoques no centro de distribuição.
A reposição dos itens com o ECR conforme as vendas diárias também possibilita um menor estoque nos supermercados, pois há maior confiabilidade na reposição e menor necessidade de estoques de segurança. Com isso, o espaço do supermercado fica livre para a exposição e venda de outros produtos, aumentando a diversidade de itens.
3. Quais os benefícios do ECR para a Gessy-Lever?
Resposta:
O fabricante Gessy-Lever se beneficia do ECR (efficient consumer response) produzindo exatamente o produto que precisa ser reposto, reduzindo a necessidade de manutenção de estoques de segurança.
Conforme os produtos são vendidos nas lojas, o fabricante já organiza a produção para o exato atendimento do ressuprimento. Com isso, os estoques são reduzidos ou praticamente eliminados. A empresa produz, conforme a solicitação e já transporta a carga diretamente para o cliente.
Como o processo é automatizado, todas as mercadorias já estão listadas eletronicamente, o que facilita o processo de entrega. A nota é verificada na entrada da empresa e encaminhada para o local onde deverá ser descarregada. Como o sistema é ágil, a verificação das mercadorias é rápida e o caminhão de entrega é liberado para a realização de novas entregas em outros locais.
4. Que relação existe entre ECR e Just-in-Time?
Resposta:
ECR (efficient consumer response) é considerado o Just-in-Time do varejo. Ao invés de se utilizar os sinais do sistema kanban, as informações de reposição são automaticamente geradas e utilizadas conforme o fluxo de vendas ocorre.
A ideia utilizada pelo ECR é praticamente a mesma do Just-in-Time: o fornecedor deve repor os itens que são necessários conforme a necessidade deles é verificada.
No caso da parceria entre o Grupo Pão-de-Açúcar e a Gessy-Lever para a reposição do sabão em pó Omo, a reposição é realizada diariamente, conforme as vendas dos produtos são registradas nos caixas dos supermercados. Como a reposição é feita conforme a necessidade verificada, a fábrica e os centros de distribuição não precisam ocupar espaços para estocar aqueles itens: o que é produzido é enviado.
Trata-se de um sistema inteligente para a reposição dos estoques, que possibilita a redução de custos e o melhor atendimento ao cliente, que conta sempre com produtos novos nas gondolas dos supermercados. E o preço dos produtos pode ser reduzido devido à redução dos custos de manutenção dos produtos, que não precisam mais ocupar espaços em estoques.
5. Qual o maior desafio do ECR? Por quê?
Resposta:
O maior desafio do ECR (efficient consumer response) é a integração para a realização do compartilhamento de informações entre as diferentes empresas que compões a cadeia de suprimentos. É preciso que haja uma parceria, uma confiança, entre as empresas para a troca das informações. O processo de atendimento ao cliente precisa ser mais inteligente, mais dinâmico, com menos oscilações, com maior confiabilidade e precisão.
A implantação do ECR pode enfrentar diversos problemas culturais, mas a sua correta implementação pode gerar benefícios para toda a cadeia de suprimentos, reduzindo os custos com a manutenção de estoques de segurança.
É necessário que haja parceria e confiança entre as empresas que compõe a cadeia de suprimentos para o ECR funcionar.
6. Como está mudando o perfil dos vendedores nas empresas que adotaram o ECR?
Resposta:
Com o ECR (efficient consumer response), os preços passam a ser combinados previamente, e não no momento da reposição do estoque. O relacionamento diário entre as empresas que realizam o ECR passa a ser funcional: atender a demanda do cliente (do cliente final).
Em vista da automatização do processo de reposição de itens, os vendedores podem ser direcionados para outras funções, como a manutenção do relacionamento com os clientes, a divulgação de novos produtos e a implementação do conhecimento logístico do ECR em parcerias com novos clientes.
Lucas T R Freitas
Um comentário:
Parabéns pela exemplificação, bem prática e contundente!
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