- Notas minhas
- O autor aborda a fuga da família real e da corte portuguesa para o Brasil, devido à expansão napoleônica; a adaptação, a vivência, o dia a dia.
- A vida familiar e boêmia de Dom Pedro I, as amizades e inimizades (Chalaça, Barbacena, José Bonifácio de Andrada e Silva), os negócios e amores da juventude, são abordados de forma simples e rápida, com citações de trechos de cartas.
- Dom Pedro I no Brasil (Dom Pedro IV em Portugal) abdica do Império no Brasil, indicando Dom Pedro II como sucessor, e vai para a Europa. Sai do Brasil devido a pressão popular contra suas decisões de nomeações de ministérios, o que era uma prerrogativa constitucional dele. Várias divisões do exército, inclusive a guarda do paço, se uniram ao povo na reclamação contra a nomeação dos ministros fidalgos. E assim, não tendo sua vontade em vigor, Dom Pedro I resolveu abdicar e sair do país.
- Recupera o Reino de Portugal (tomado pelo seu irmão, Dom Miguel) para a sua filha, Dona Maria, auxiliado por liberais constitucionalistas, auxiliado pelo General Saldanha.
- O desgaste da recuperação do reino português agravou problemas de saúde, e Dom Pedro I morreu onde nasceu, com pouco mais de trinta e cinco anos.
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.
segunda-feira, 21 de setembro de 2015
As Maluquices do Imperador - Paulo Setúbal
As Maluquices do Imperador - Paulo Setúbal - Leitura finalizada em: 23 de Setembro de 2015.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário