quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Logística e Cadeia de Suprimentos - 09/09/2015

Logística e Cadeia de Suprimentos - 09/09/2015

Amanhã haverá palestra devido ao dia do administrador (hoje). Trazer um quilo de alimento perecível para poder contar a palestra como atividade complementar.

Correção da Lista de exercícios N1 pelo professor – Gestão da Cadeia de Suprimentos

1. Quais são as atividades do armazém?
Resposta do professor:
Recebimento do material, descarregamento, inspeção e separação, movimentação, segurança, consolidação, quebra, mistura de carga, unitização, paletização, em alguns casos: embalagem, montagem de kits e operações industriais de montagem básica.

2. Quais são os parâmetros necessários para escolha do tipo de equipamento de movimentação em um armazém?
Resposta do professor:
Investimento inicial, altura do empilhamento, largura dos corredores, capacidade de pesos, velocidade horizontal (empilhadeira), características do piso do armazém, nível de ruído, exalações de gases durante a operação (equipamentos de combustão interna), layout.

3. Qual é a importância da necessidade de previsão da Cadeia de Suprimentos?
Resposta do professor:
A necessidade de previsão da cadeia de suprimentos. A importância se dá, pois os níveis de demanda e os momentos em que ocorrem afetam fundamentalmente os índices de capacidade, as necessidades financeiras, e a estrutura geral de qualquer negócio.

4. Qual é a diferença entre a Demanda Irregular e a Demanda Regular?
Resposta do professor:
Quando a demanda é regular, os padrões podem ser divididos em componentes de tendência ou sazonais (aleatórios). Quando a demanda de determinados itens é intermitente (em função da incerteza quanto ao instante em que ocorrerá), é chamada de demanda irregular ou incerta.

5. Explique o que é previsão colaborativa.
Resposta do professor:
É o elevado nível de acurácia na previsão de vendas, para se evitar o desbalanceamento dos estoques ao longo da cadeia. Refere-se à participação de diversas áreas funcionais (de uma ou mais empresas - vendedores, transportadores, marketing, financeiro) com o objetivo de reduzir o erro de previsão e consequentemente, projetar uma cadeia de suprimentos flexível e de resposta rápida.

6. Quais são as diferenças entre a parte física e a parte intangível da natureza do produto logístico?
Resposta do professor:
A parte física é composta de características como: peso, volume, forma, desempenho e durabilidade. A parte intangível pode ser o suporte pós-vendas, a reputação da empresa e a comunicação destinada a proporcionar informação correta e atualizada.

7. Descreva o que são produtos de consumo e produtos industriais.
Resposta do professor:
Os produtos de consumo: são destinados para os usuários finais. Exemplo: computador, carro, panela, fogão, geladeira.
Produtos industriais são destinados para indivíduos ou organizações que vão utilizá-los para a produção de outros bens e/ou serviços.

8. Quais são os estágios do ciclo de vida dos produtos?
Resposta do professor:
Os estágios do ciclo de vida dos produtos são lançamento,  maturação (crescimento) e declínio.

9. Quais são os atributos naturais que mais influem sobre a estratégia logística na caracterização de um produto?
Resposta do professor:
Os atributos naturais que mais influem sobre a estratégia logística são: peso, volume, valor, perecibilidade, inflamabilidade, substituibilidade.

10. Qual é a importância das embalagens dos produtos?
Resposta do professor:
Facilitar armazenagem e manuseio, promover melhor utilização dos equipamentos de transporte, dar proteção, promover a venda, facilitar o uso.

11. Cite e comente sobre os métodos de precificação do produto.
Resposta do professor:
Métodos de precificação do produto
  • Métodos de precificação geográfica
    • Precificação Free on Board (FOB)
      • livre de despesas de frete (o comprador se vira para recolher o material)
    • Precificação por zona
      • preço único por área geográfica (Sudeste, por exemplo)
    • Precificação única ou uniforme
      • preço único
    • Precificação por Equalização de Fretes
      • tomada de preço de frete de vários fornecedores e alinha os preços (média dos preços)
    • Precificação por Ponto-Base
      • do ponto onde se está até a uma determinada distância (faixas de distâncias em relação ao fornecedor)
12. Defina Estratégia Corporativa.
Resposta do professor:
Trata-se de um processo criativo, de projeções do futuro, normalmente orientado pela cúpula da organização em que as diretrizes gerais da empresa são delineadas e consolidadas num projeto corporativo conjunto.

13. Quais são os três principais objetivos de uma estratégia logística?
Resposta do professor:
Redução de custos; redução de capital; melhoria dos serviços.

14. Quais são os níveis de planejamento logístico?
Resposta do professor:
Planejamento estratégico, tático e operacional.

15. Descreva quais são as estratégias para decisão de transporte.
Resposta do professor:
Seleção do modo (modal de transporte); volume de embarque; roteirização; programação.

Lucas T R Freitas

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