Revisão da última aula: Estrutura para descobrir se o número é primo.
Escrevendo o programa com "for":
#include <iostream> // para poder usar o cin (entrada) e cout (saída)
#include <cstdlib> // para poder incluir a função "system pause"
using namespace std; // para poder incluir o return 0
int main () {
int i,j,num,cont,contprimo;
cont=0; contprimo=0;
for (i=1; i<=10; i++){
cout<<"informe um número"<<endl;
cin>>num;
for (j=1; j<=num; j++){
if(num%j==0){
cont++;
}
}
if (cont<=2){
contprimo++;
}
cont=0;
}
cout<<"A quantiade de números primos é:"<<endl;
cout<<contprimo;
}
Escrevendo o programa com "while":
#include <iostream> // para poder usar o cin (entrada) e cout (saída)
#include <cstdlib> // para poder incluir a função "system pause"
using namespace std; // para poder incluir o return 0
int main () {
int i, j, cont, contprimo, num;
i=1;
j=1;
cont=0;
contprimo=0;
cout<<"Informe um número inteiro ou digite -1 para sair"<<endl;
cin>>num;
while(num!=-1){ //enquanto o número for diferente de -1
while(j<=num){
if(num%j==0){
cont++;
}
j++; // "j++" é igual a "j=j+1"
}
if(cont<=2){
contprimo++;
}
cont=0;
j=1;
cout<<"Informe um novo número ou -1 para sair"<<endl;
cin>>num;
}
cout<<"A quantidade de números primos é:"<<endl;
system("pause");
return 0;
}
Exercícios:
- Faça um algoritmo que leia o nome e 3 notas de 20 alunos.
O algoritmo deverá retornar: - o nome e a média aritmética de cada aluno e sua situação final.
- a quantidade de alunos aprovados, reprovados ou reprovado com direito a fazer a prova suplementar. Considere aluno aprovado com média acima de 5, aluno reprovado com média abaixo de 4 e aluno reprovado com direito a prova suplementar com média entre 4 e 5.
- média geral da turma.
- Faça um algoritmo que leia o gabarito de um jogo da MegaSena e o jogo de 30 pessoas, com seus respectivos nomes.
O algoritmo deverá retornar quantas pessoas acertaram os 6 números da MegaSena.
Notas:
if (media>5){
Aprovados
}
else {
if (media<4){
Resprovados
}
else{
Reprovados com direito à prova suplementar
}
}
Lucas T R Freitas
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