quinta-feira, 5 de março de 2015

Engenharia Civil UCL - Anotações de aula - Projeto Interdisciplinar de Engenharia I - Projeto de Vida

PROJETO DE VIDA
Autor: Lucas Tiago Rodrigues de Freitas
Curso: Engenharia Civil

1.    DIAGNÓSTICO
·        Quem sou eu?
Lucas Tiago. Filho de Maria Elza e João Rodrigues. Nascido no Brasil. Mineiro. Residente no Espírito Santo. Cientista. Tecnólogo em Saneamento Ambiental. Mestre em Administração. Estudante de Engenharia Civil. Administrador das coisas do meu pai. Administrador das minhas coisas.
·        O que eu faço atualmente?
2.    OBJETIVOS
·        O que eu quero ser?
Uma melhoria contínua: kaizen.
·        O que eu quero ter?
Pelo menos três empresas: um salão de cabelos, uma oficina e um supermercado. Uma fábrica de blocos de concreto celular também. Uma casa tranquila e um BMW.
·        O que eu quero fazer?
Montar minhas empresas. Ter uma boa equipe. Prestar serviços relevantes.
3. JUSTIFICATIVA
·        Por que eu quero ser isto?
Para a vida ter graça sempre.
·        Por que quero ter essas coisas?
- Salão de cabelos: porque o capital inicial é baixo e, se der certo, pode me ajudar a levantar capital para as próximas empresas.
- Oficina: para eu ter acesso a ferramentas quando quiser desenvolver algum projeto. Fora isso, a empresa fica sendo útil para a população (oficina de automóveis).
- Supermercado: ganhar dinheiro com o produto básico para a manutenção da vida, o alimento.
- Fábrica de blocos de concreto celular: produzir blocos leves e fáceis de utilizar e transportar, melhorando a qualidade das construções, especialmente das que ainda usam o bloco cerâmico.
·        Por que eu quero fazer isto?
Para usar o meu potencial de ser humano.
3.    ESTRATÉGIA
·        Como vou fazer para conseguir atingir os meus objetivos?
Criatividade e trabalho.
·        Que meios vou utilizar para isto?
Manter o cérebro em bom funcionamento, uma dieta saudável, exercícios físicos em dia (pelo menos 3 vezes por semana manter os batimentos cardíacos na faixa de 60 a 75% da carga máxima para o coração, obtida pela recomendação da American Heart Association: 220 – idade atual = 220 – 28 = 192).
4.    METAS
·        Quais são os passos que darei para conseguir fazer isto?
Manter o dia saudável. Sono. Alimentação. Quantidade de trabalho. Lazer.
·        Estes passos devem ser mensuráveis (quantidade, tempo...)
- Sono – 8 horas por dia.
- Alimentação – aproximadamente 5 ovos por dia, uso do sal grosso ao invés do sal refinado, ingestão frequente de copra e água de coco, exclusão das gorduras trans; suplementação com ômega 3, cloreto de magnésio.
- Quantidade de trabalho – o necessário para cumprir as tarefas do dia. Seguir a recomendação de Andrew Carnegie:
"Quais são as seis coisas mais importantes que eu tenho para fazer amanhã?" - "Somente essas seis, e mais nada. Dedique seu dia a essas seis prioridades. Se fizer só a primeira, não se perturbe. Passe as outras para o dia seguinte."
(Recriando seu passado & Criando seu futuro - viajando no tempo - Lair Ribeiro, p. 89)
- Lazer – aproveitar as coisas boas da vida sempre: praia, amigos, cinema, leituras, contemplação.
- Espiritual – amar a Deus sobre todas as coisas.

Lucas T R Freitas

segunda-feira, 2 de março de 2015

Engenharia Civil UCL - Anotações de aula - Metodologia da Pesquisa - 02/03/2015

Metodologia da Pesquisa - 02/03/2015

Parte 1 - Ciência e Níveis de conhecimento
  • Ciência
    • aquisição de conhecimento
  • Metodologia da Pesquisa
    • estudos caminhos do saber
  • Níveis de Conhecimento
    • senso comum (Popular)
    • Religioso (Teológico)
    • Filosófico
    • Científico
  • Métodos científicos
    • Dedutivo (Parte do Geral para o particular)
    • Indutivo (Parte do Particular para o geral)
  • Vídeo: "As 100 maiores descobertas da história - As 10 mais".
    • 10 - Newton e as leis do movimento
    • 9 - O microscópio e os microrganismos
    • 8 - O Antibiótico (Penicilina)
    • 7 - Teoria dos germes - Senovais e Pasteur
    • 6 - Mendel e as Leis da Hereditariedade
    • 5 - Copérnico - a Terra se move
    • 4 - A Tabela Periódica
    • 3 - Albert Einstein - E = m . c2
    • 2 - Albert Einstein - A Teoria da Relatividade Geral
    • 1 - Charles Darwin e a Seleção Natural
  • Atividade em Grupo: 5 a 6 alunos
    • Questões
      • a) O que levou o pesquisador a investigar o assunto? (qual o questionamento?)
      • b) A pesquisa representou a continuidade de alguma outra pesquisa?
      • c) Antes da pesquisa o pesquisador possuía uma possível resposta para a questão com o conhecimento disponível?
      • d) Qual a importância dessa descoberta científica para a humanidade? (O questionamento foi respondido ou solucionado? Contribuiu para qual área do conhecimento?)
      • e) A descoberta possui alguma relação (contribuição ou conflito) com os níveis de conhecimento Popular, Teológico, Filosófico ou Científico?
    • Tema escolhido
      • Nicolau Copérnico e A Terra se Move (resumo dado pela professora)
        • Foi no ano de 1543 que Nicolau Copérnico morreu, aos 70 anos de idade. Ele era médico e advogado de profissão, mas também foi um astrônomo amador, uma prática que o levou a desafiar uma das crenças mais fundamentais e sagradas do seu tempo. Quando jovem, Copérnico estudou o céu e descobriu que o sistema geocêntrico grego falhava ao tentar prever o movimento planetário, e ele começou a se perguntar se a própria Terra não estaria em movimento. Copérnico percebeu que os movimentos dos planetas seriam mais bem explicados se o Sol fosse o centro do Sistema Solar e a Terra girasse em torno dele como outro planeta qualquer. E foi uma percepção revolucionária. Escreveu um livro sobre sua nova teoria, que mudou o pensamento das pessoas e fez da Terra um planeta.
    • Respostas do Grupo
      • Grupo: Carla C. Madureira; Isaac Menezes; Lucas Tiago; Rogério Pirchiner; Vitor Oliveira; Uly Leite
        • a) Copérnico era astrônomo amador e verificou que os movimentos dos planetas eram melhor explicados quando o Sol era considerado como imóvel, ao invés da Terra.
        • b) Copérnico contestou a teoria dos gregos, que afirmavam que a Terra era o centro do Universo (Geocentrismo).
        • c) Não. Copérnico percebeu que os movimentos dos planetas seriam mais bem explicados se o Sol fosse o centro do Sistema Solar e a Terra girasse em torno dele como outro planeta qualquer.
        • d) A partir do modelo heliocêntrico de Copérnico foi possível explicar corretamente o movimento aparente dos planetas, solucionando a questão, contribuindo também nas áreas de astronomia, física, entre outras.
        • e) Sim. A descoberta conflitava com o conhecimento Popular, Teológico, Filosófico e Científico. Segundo os conhecimentos vigentes, a Terra era plana, imóvel, o centro do Universo.

Lucas T R Freitas

domingo, 1 de março de 2015

Projeto Interdisciplinar de Engenharia I - UCL 2015/1

Projeto Interdisciplinar de Engenharia I - UCL - 2015/1

Notas minhas:

Ideias do Grupo 63:
  • Gracielly - ID 74
  • Dayane - ID 62
  • Estácio - ID 74
  • Gabriel - ID 74
  • Lucas - 70
1- Macaco Inflável

2- Alavanca

3- 3 Macacos


4- Plataforma com rotor e fuso de portão automático


5- Cadeira de rodas com as rodas adaptadas para subir a escada e quinas de calçadas (três rodinhas adaptadas num eixo - ao invés das rodas normais)


6- base para subir a escada com 3 rodinhas (parecido com a cadeira de transbordo do Ortobrás)


7- Macaco único numa plataforma (usando porca e fuso)

Referências

  • Lojas:
    • Loja Dutra Máquinas
    • Loja Oficina do Mecânico
  • Softwares:
    • Solid Edge e Solid Works - mostra a resistência dos materiais



Lucas T R Freitas

sábado, 28 de fevereiro de 2015

Engenharia Civil UCL - Anotações de aula - Direito Empresarial - 27/02/2015

Direito Empresarial - 27/02/2015 Aula 3
  • A empresa e o empresário
    • sociedade empresária (sujeito de direito) - pelo menos duas pessoas
      • pessoa jurídica de direito privado
    • Empresa exerce atividade econômica - objeto de direito
  • Definição de empresário (art. 966, Código Civil)
    • "Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços."
      • Teoria dos atos empresariais
  • Atividade exercida de forma habitual e profissional
  • Sociedade
    • de fato (sem registro na junta) - não pode requerer falência ou recuperação judicial
    • de direito (possui registro na junta comercial)
    • O registro é uma obrigação tributária
      • Junta Comercial Estadual
      • DNRC - Departamento Nacional do Registro de Comércio
  • Atualmente:
    • R$ 100,00 - 37,00 (carga tributária) = 67,00
    • SIAFI (Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal) - informar as transações financeiras acima de R$ 5.000,00 ao Banco Central.
  • Instituições religiosas e partidos políticos são imunes a impostos
  • Capacidade Civil
    • I - absolutamente incapazes
      • < 16 anos (representados por alguém)
    • II - relativamente incapazes
      • 16 < x < 18 (assistidos) (assina conjuntamente)
    • Cessação da menoridade (art. 5°, parágrafo único, Código Civil)
      • emancipação
        • concessão dos pais em cartório
      • casamento
      • pelo exercício de emprego público efetivo
      • pela colação de grau em nível superior
      • pelo estabelecimento civil ou comercial, ou pela existência de relação de emprego, desde que o menor tenha economia própria
  • Colocar o Código Civil no Kindle - concluído em 28 de Fevereiro de 2015


Lucas T R Freitas

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Engenharia Civil UCL - Anotações de aula - Projeto Interdisciplinar de Engenharia I - 26/02/2015

Projeto Interdisciplinar de Engenharia I - Aula 1 - 26/02/2015

Professores:
  • Fabíola Loyola
  • Carlos Pará
  • Vitor - se for preciso usar a oficina, procurar para marcar horário.
    • À tarde - 13h até 18h (horário da oficina à tarde)
    • Sábados - 8h às 12h
E-mail para agendar a oficina: laboratorio@ucl.br

Atividades online - no Material Compartilhado do Sharepoint

N1 - atividade online (2) + PI (2)

Vídeo aulas - no Sharepoint
  • Projeto
    • 20 de Junho (Sábado - 8h) - apresentação final do projeto funcionando
    • Opções
      • Elevador que levante a 1m do chão (sem cabos)
      • Cadeira para subir escada
    • 5 pessoas no máximo por grupo
  • Tarefa para próxima aula
    • Projeto de vida
      • Entregar impresso na próxima aula
  • Teoria para ser vista extra-classe:
    • 30 horas-aula na sala
    • 30 horas aula extra-classe
  • Meta para realizar o projeto:
    • Prazo inicial: 3 semanas (se o projeto for simples)
    • elevar 200kg de capacidade de carga a 1m do chão
    • Grupo
      • Vinícius
      • Lucas Oliveira
      • Lucas Freitas
      • Hugo
      • Rafael

Lucas T R Freitas

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Engenharia Civil UCL - Anotações de aula - Sociologia e Antropologia - 25/02/2015

Sociologia e Antropologia - Aula 2 - 25/02/2015

A Sociologia é uma ciência.
  • tem um objeto de estudo
    • a sociedade
  • utiliza um método
    • bem elaborado, criterioso
      • exemplo: observação "in loco"
  • linguagem científica
  • estuda Fenômenos Sociais
    • afetam a sociedade de várias maneiras, direta ou indiretamente
    • são multifatoriais
      • Fatores:
        • econômicos
        • políticos
        • psicológicos
        • demográficos
        • religiosos
  • Filme "O Náufrago"
    • O náufrago cria uma "sociedade" para sobreviver.
Trabalho em grupo (em sala)
  • Texto base para discussão: Os Desafios da Educação - Por Camila Cury - Revista psique ciência&vida
  • Grupo: Estácio, Rodrigo, Lucas, Pedro.
  • Questões
    • 1- Defina o fenômeno social
      • Bullying
    • 2 - Explique porque trata-se de um fenômeno social.
      • É um fenômeno que afeta um grupo social, desde a vítima, os amigos e até a família de quem sofreu. E isso traz várias consequências, em geral ruins para os envolvidos.
    • 3 - Explique qual a relação do fenômeno com a sua vida.
      • A maioria dos integrantes do grupo vivenciou experiências relacionadas ao bullying, tanto no papel de vítima como no de agressor. E para todos houve uma reação a isso, ou seja, não é algo que acontece sem trazer consequências. Medo, insegurança, perda de auto-estima, são algumas dessas consequências mais comuns. Em outros casos, o bullying levou a uma superação pessoal.
    • 4 - Explique como esse fenômeno pode estar ligado à engenharia.
      • Se considerarmos o ambiente de trabalho como uma extensão do ambiente escolar, vemos que ali também o bullying pode trazer os mesmos ou até piores efeitos que no ambiente escolar. Isso pode interferir até na produtividade do setor. Se policiar e estar atento às "brincadeiras" com colegas de trabalho, chefes e/ou subalternos deverá ser uma preocupação constante, tanto quanto as preocupações técnicas da profissão.
    • 5 - Explique qual o seu "papel social" no que diz respeito a este fenômeno.
      • Estando atento a possíveis casos que acontecem em nosso meio: família, amigos, colegas de trabalho e conversando, buscando entender o "porque" daquela atitude e interferindo quando for o caso, buscando conversar, esclarecer e orientar o agressor.

Lucas T R Freitas

Engenharia Civil UCL - Anotações de aula - Metodologia da Pesquisa - 23/02/2015

Metodologia da Pesquisa 23/02/2015

Parte1
  • Ciência
    • Níveis de conhecimento
    • Metodologia científica
    • Métodos científicos
  • Pirâmide do conhecimento
    • Conhecimento
    • Informação
    • Dados
  • Níveis de conhecimento
    • Senso comum ou conhecimento popular
    • Conhecimento Teológico (Religioso)
    • Conhecimento Filosófico
    • Conhecimento Científico
  • Diferenças de método (Dedutivo / Indutivo)
    • Dedutivo
      • Todo homem é mortal. (premissa maior)
      • Pedro é homem. (premissa menor)
      • Pedro é mortal. (conclusão)
    • Método indutivo (generaliza)
      • Antônio é mortal. João é mortal. Paulo é mortal. Carlos é mortal...
      • Antônio, João, Paulo e Carlos são homens.
      • Todos os homens são mortais.
  • Vídeo do Discovery sobre as 10 melhores entre as 100 melhores descobertas da ciência:

Lucas T R Freitas

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Engenharia Civil UCL - Anotações de aula - Palestra Normas para Trabalhos Científicos - 19/02/2015

Engenharia Civil UCL - Anotações de aula - Palestra Normas para Trabalhos Científicos - 19/02/2015

Professora Franciani Bernardes Frizera
E-mail: franbernardess@gmail.com

Formatação de Trabalhos Acadêmicos
  • ABNT (adaptada / selecionada por cada instituição)
  • Manual da UCL está disponível na biblioteca
  • Papel Branco ou reciclado, A4, na vertical. Anverso da folha.
  • Margens
  • Formatação
    • Times New Roman, Tamanho 12, para o corpo do texto, títulos e subtítulos
    • Justificado às margens esquerda e direita
    • Espaçamento entrelinha 1,5.
    • Parágrafos
    • Numeração
    • Siglas / abreviaturas
    • Notas de rodapé
      • servem para explicar o texto, aprofundar o assunto, etc.
    • Tabela
    • Ilustrações
      • Fonte e título
    • Equações e fórmulas
    • Citação
      • indireta (utilizar o último sobrenome do autor)
        • Exemplo:
          • Muford (1949)
          • (MUFORD, 1949)
        • Mais de três autores: "et al" depois do sobrenome do primeiro autor
      • Citação direta
        • texto igual ao do autor (citado)
        • recúo de 4cm
        • fonte 11 ou 10 (conferir no manual de normas da UCL)
      • Citação de citação
        • citação de um autor citando o trabalho de um outro autor.
        • APUD - "citado por"
          • Ex.: Simon (Apud VIEIRA, 2014)
    • Outras observações
      • (BARBOSA, 1958a)
      • Barbosa (1958b)
    • Referências
      • lista dos autores citados
      • tudo o citado no texto deve ser citado nas referências
      • título do livro, autores, edição, ano, editora
      • espaçamento simples
      • ordem alfabética por sobrenome dos autores
    • Elementos pré-textuais
      • capa, folha de rosto
    • Elementos opcionais
      • dedicatória, epígrafe, resumo em língua estrangeira
      • listas de figuras, gráficos (acima de 5 itens)
  • O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) pode ser feito em dupla (as pessoas podem ser de turmas diferentes).
  • Fazer:
    • colocar as normas UCL no Kindle - concluído em 21 de Fevereiro de 2015.

Lucas T R Freitas

Engenharia Civil UCL - Anotações de aula - Palestra LaTeX - 20/02/2015

Engenharia Civil UCL - Anotações de aula - Palestra LaTeX - 20/02/2015

Professor André

LaTex


Lucas T R Freitas

Engenharia Civil UCL - Anotações de aula - Direito Empresarial - 20/02/2015

Direito Empresarial - 20/02/2015 Aula 2

Professor Aylton Gomes Cabral

  • Conceito: É um conjunto de princípios e normas jurídicas que disciplinam (regulamentam) a vida em sociedade.
  • Direito - latim "directum" - reto
    • lei (lei, decreto, medida provisória)
    • norma
      • jurídica
      • social
    • regra (princípios)
  • artigo 5º, II, Constituição Federal
    • Princípio da legalidade
      • pirâmide:
        • Constituição Federal
          • Lei
            • Decretos
              • Regulamentos
  • artigo 5º, I, Constituição Federal
    • Homens e mulheres - igualdade jurídica
    • Os contribuintes devem ser tratados de formas iguais em situações iguais.
  • Todo ato ilícito tem uma sanção
  • Direito - Justiça?
    • concepção é de cada um.
  • "munus" público
    • obrigação
      • a pessoa é considerada como servidor público (durante o tempo de trabalho como jurado, ou mesário em eleição, por exemplo)
  • Pressupostos constitucionais do Direito Empresarial
    • Atos empresariais
      • Compra e venda e prestação de serviços
    • Artigo 22, I, Constituição Federal
      • Competência da União para legislar sobre Direito Comercial
        • Lei 10.406/2002:
          • mudança de nome (Código Civil) para Direito Empresarial
  • Da Ordem Econômica (artigo 170, Constituição Federal)
    • CADE
      • Conselho Administrativo de Defesa Econômica
    • Lei 8884/94
      • Lei antitruste
        • para não impedir a concorrência
    • valorização do trabalho
    • livre iniciativa
      • você escolhe o que você quer produzir para os consumidores
    • função social da propriedade (empresa, que produz bens ou serviços)
    • dever de vigilância sobre os funcionários
    • direito de cumprir apenas o que a legislação determina
  • Artigo 173
    • A constituição determina que o Estado faça exploração direta de atividade econômica em casos de:
      • segurança nacional
      • relevante interesse coletivo
        • senão: vedada = proibida
  • Empresas públicas
    • capital estatal
      • Correios, Caixa Econômica Federal, Infraero, BNDES
    • não tem finalidade lucrativa
    • recebem dinheiro do orçamento da União para se manterem
  • Sociedade de Economia Mista
    • pelo menos 50% + 1 ação
      • Banestes, Banco do Brasil
  • Benefícios fiscais concedidos a empresas públicas devem ser concedidos a empresas privadas
  • A Ordem Econômica é a parte jurídica da ação da empresa
  • A atividade econômica é a ação da empresa no mercado.
  • Fazer:
    • Colocar a Constituição Federal no Kindle - concluído em 20 de Fevereiro de 2015.
    • Ler do Artigo 170 ao 174 - concluído em 22 de Fevereiro de 2015.

Lucas T R Freitas

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Tudo Farma - Cursos diversos sobre saúde

Tudo Farma - Cursos diversos sobre saúde


  • Quando é necessária uma esplenectomia
    • https://www.tudofarma.com.br/cursos/Index.asp?ID=214&CatVid=3
    • Notas minhas:

  • O que é amigdalite
    • https://www.tudofarma.com.br/cursos/Index.asp?ID=213&CatVid=3
    • Notas minhas:

  • Notas minhas:



Introdução à Sociologia - Reinaldo Dias

Introdução à Sociologia - Reinaldo Dias - Leitura finalizada em

  • Notas minhas:
    • 1 - A perspectiva sociológica
      • A Sociologia considera que o comportamento humano é ordenado, padronizado e estruturado socialmente, e assim, passível de um estudo sistemático.
      • A Sociologia é:
        • o estudo científico da sociedade.
        • o estudo das relações humanas.
      • A Imaginação Sociológica:
        • "Ter consciência da ideia de estrutura social e utilizá-la com sensibilidade é ser capaz de identificar as ligações entre uma grande variedade de ambientes de pequena escala. Ser capaz de usar isso é possuir a imaginação sociológica." (Charles Wright Mills) (p. 8)
      • Visão sistêmica da sociedade:
        • Sistemas:
          • Político
          • Jurídico
          • Turístico
          • Econômico
          • Educacional
          • Religioso
      • Ações sociais (Weber):
        • ações com referências ao comportamento de outros, orientando-se pelo comportamento dos outros.
      • Fatos sociais (Durkheim):
        • A sociedade (externa aos indivíduos) atua como determinante das interações sociais (religião, política, literatura, arte...).
    • 2 - 

Ansiedade - Como enfrentar o mal do século - Augusto Cury

Ansiedade - Como enfrentar o mal do século: A Síndrome do Pensamento Acelerado: como e por que a humanidade adoeceu coletivamente, das crianças aos adultos - Augusto Cury - Leitura finalizada em 16 de Fevereiro de 2015.
  • Notas minhas:
    • 1 - O mal do século: Depressão ou Síndrome do Pensamento Acelerado?
      • A Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) provavelmente atinge mais de 80% das pessoas de todas as idades. Adoecimento coletivo. O livro é como um alerta. (p. 17)
      • Higiene mental: higiene mental de modo rápido e silencioso, enquanto o registro na memória está sendo processado (no máximo, cinco segundos). (p. 21- 22)
      • "Sua emoção tem seguro?" - importância de se trabalhar a mente humana para evitar a vulnerabilidade a todo estímulo estressante. (p. 23)
    • 2 - Somos livres em nossa mente?
      • "Nós construímos pensamentos a partir do corpo de informações arquivado em nossa memória." (p. 27)
      • "O registro de tudo o que contatamos é automático e involuntário, produzido por um fenômeno inconsciente chamado Registro Automático de Memória (RAM)." (p. 31)
      • "...editar a construção do pensamento numa frequência altíssima leva ao mal do século (SPA), a um desgaste cerebral sem precedentes." (p. 33)
    • 3 - Quem somos? Teses fundamentais
      • É necessário saber dar um choque de lucidez na emoção e nos pensamentos para poder dizer que se é autor da própria história. (p. 36)
      • Teoria da Inteligência Multifocal (TIM): a construção de pensamentos é complexa. (p. 37-39)
    • 4 - Pare, observe-se, enxergue-se!
      • SPA ou hiperatividade? Desacelerar as crianças com SPA. Músicas tranquilas (música clássica), tocar instrumentos, praticar esportes, fazer teatro. (p. 46-47)
      • Observar o corpo: fadiga excessiva, insônia, compulsão, tristeza, dores musculares, dores de cabeça - procurar ajuda. (p. 48)
      • "Construímos pensamentos não apenas porque queremos construí-los conscientemente, pela decisão do Eu." (p. 50)
        • Mais três fenômenos inconscientes (segundo a Teoria da Inteligência Multifocal - TIM):
          • gatilho de memória (autochecagem)
          • autofluxo
          • Janelas da memória.
      • "O Eu deveria ser o ator principal do teatro psíquico." Os outros fenômenos inconscientes devem trabalhar o EU "brilhar". (p. 50)
    • 5 - O gatilho da memória
      • Acionado por:
        • estímulos extrapsíquicos: luz, sons, estímulos táteis, gustativos, olfativos. (p. 52)
        • estímulos intrapsíquicos: imagens mentais, pensamentos, fantasias, desejos, emoções (p. 52)
        • estímulos orgânicos: substâncias metabólicas, déficit de neurotransmissores, drogas psicoativas (p. 52)
      • Abre as janelas da memória. Está ancorado em centenas de janelas que sustentam a percepção instantânea. Autochecagem da memória. (p. 52-53)
    • 6 - As janelas da memória: o armazém de informações
      • "'reurbanizar' os bairros da sua memória que contém esgoto a céu aberto, praças mal iluminadas, ruas esburacadas, casas em ruínas." Se reconstruir, se reorganizar. (p. 63)
    • 7 - Tipos de janelas da memória
      • Janelas neutras
        • números, endereços, telefones, informações escolares, dados corriqueiros, conhecimentos profissionais. (p. 65)
      • Janelas killer
        • Áreas da memória que contém conteúdo emocional angustiante, fóbico, tenso, depressivo, compulsivo. (p. 66)
        • bloqueia o acesso a milhares de janelas. (p. 66)
        • subtipos de janelas killer: mau humor, ciúme, raiva, pessimismo, impulsividade, alienação, fobias, excesso de autoconfiança e dependência. (p. 67)
        • janelas "duplo P" (duplo poder): estruturais; "poder de encarcerar o Eu e poder de expandir a própria janela ou zona de conflito". "São construídas a partir de estímulos intensamente estressantes": traição, humilhação pública, ataques de pânico, falência financeira (p. 67)
        • É possível "reescrever" as janelas killer. (p. 67)
      • Janelas light
        • Áreas que contém prazer, serenidade, tranquilidade, generosidade, flexibilidade, sensibilidade, coerência, ponderação, apoio, exemplos saudáveis. "Iluminam o Eu" para funções mais complexas da inteligência: "pensar antes de reagir, colocar-se no lugar do outro, resiliência, criatividade, raciocínio complexo, encorajamento, determinação, habilidade de recomeçar, proteger a emoção, gerenciar pensamentos." (p. 67- 68)
    • 8 - O fenômeno do autofluxo e o Eu
      • "O Eu faz uma leitura lógica, dirigida e programada da memória", ainda que possa ser distorcida e sem profundidade (p. 73).
      • "O autofluxo faz uma varredura inconsciente, aleatória, não programada dos mais diversos campos da memória": produz pensamentos, imagens mentais, ideias, fantasias, desejos e emoções; produz entretenimento, distração, motivação e inspiração. Lê e retroalimento as janelas da memória (p. 73)
    • 9 - O Eu e o autofluxo: parceiros ou inimigos?
      • "Um Eu maduro dá um choque de inteligência na construção de pensamentos realizada pelos fenômenos inconscientes, com destaque para o autofluxo." (p. 86)
      • Os seis tipos de Eu
        • Eu gerente
          • Consciência de que o fenômeno do autofluxo é uma fonte de inspiração, entretenimento e aventura. (p. 86)
          • Higiene mental diária: duvida dos pensamentos perturbadores, critica as falsas crenças e determina aonde quer chegar (DCD - duvidar, criticar, determinar) (p. 87)
        • Eu viajante ou desconectado
          • Pessoas que embarcam o Eu em todas as viagens promovidas pelo autofluxo, sem gerenciamento. Alternam com muita facilidade momentos felizes e de tensão. Distraídos e desconcentrados. (p. 87)
          • Ótimos para discursar; baixa produtividade. (p. 88)
        • Eu flutuante
          • Segue os movimentos aleatórios do autofluxo. Mudam de opinião com facilidade. Instável. (p. 88-89)
        • Eu engessado
          • Não libertam o fenômeno do autofluxo. Contraem o imaginário e a criatividade. Eu rígido, fechado, inflexível. Entediado. Robotizado. Pessimismo, insatisfação, irritabilidade (p. 89-90)
        • Eu autossabotador
          • Não gere o processo de construção de pensamentos para promover estabilidade e profundidade emocional. Não admite se sentir bem. É implacável consigo mesmo. Autocobrança. (p. 90-92)
        • Eu acelerado
          • Pessoas que se entulham de informações, atividades e preocupações. Excitam o fenômeno do autofluxo a produzir pensamentos numa velocidade muito elevada, gerando a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA). A SPA gera péssima qualidade de vida, insatisfação crônica, retração da criatividade, doenças psicossomáticas, transtornos nas relações interpessoais e na relação do Eu consigo mesmo. (p. 92)
        • A pessoa pode apresentar mais de um tipo de Eu: inquieto, agitado, rígido, emocionalmente instável, carrasco de si mesmo, pessimista e mal-humorado. Plataformas de janelas light podem ajudar na transformação do psiquismo humano.  (p. 93-94)
    • 10 - A Síndrome do Pensamento Acelerado
      • "Pensar excessivamente é uma bomba contra a qualidade de vida, uma emoção equilibrada, um intelecto criativo e produtivo." "Editar ou aceleras sem controle o pensamento é o sinal mais evidente da falha do Eu como gestor psíquico." (p. 98)
      • O aceleramento do pensamento gera um desgaste cerebral intenso. (p. 99)
      • Sintomas (p. 100):
        • Ansiedade
        • Mente inquieta ou agitada
        • Insatisfação
        • Cansaço físico exagerado, acordar cansado
        • Sofrimento por antecipação
        • Irritabilidade e flutuação emocional
        • Impaciência
        • Tédio
        • Dificuldade de lidar com pessoas lentas
        • Baixa tolerância a frustrações
        • Dor de cabeça
        • Dor muscular
        • Queda de cabelo, taquicardia, aumento da pressão arterial etc.
        • Déficit de concentração
        • Déficit de memória
        • Transtorno do sono ou insônia
      • De pelo menos três a quatro sintomas deve-se mudar o estilo de vida. (p. 100)
      • "Uma pessoa muito estressada e com SPA pode gastar mais energia do que dois, três ou dez trabalhadores braçais." (p. 103)
      • Algumas das causas da SPA (p. 103):
        • Excesso de informação
        • Excesso de atividades
        • Excesso de trabalho intelectual
        • Excesso de preocupação
        • Excesso de cobrança
        • Excesso de uso de celulares
        • Excesso de uso de computadores
      • "O excesso de informação é a principal causa da SPA." (p. 104)a
    • 11 - O assassinato da infância
      • Excesso de estímulos, atividades, brinquedos, propagandas, uso de smartphones, videogames, TV e informações escolares: satura a Memória de Uso Contínuo. (p. 107)
    • 12 - Os níveis da SPA
      • Primeiro nível da SPA: viver distraído
        • Eu desconectado, desconcentrado. (p. 114)
      • Segundo nível da SPA: não desfrutar a trajetória
        • "Quando alcançam o sucesso, não celebram o pódio." Partem para um novo projeto e só querem chegar ao fim. (p. 115)
      • Terceiro nível da SPA: cultivar o tédio
        • Horror à rotina. "Dificilmente relaxam e curtem o ambiente." (p. 115)
      • Quarto nível da SPA: não suportar os lentos
        • "Querem que todos sejam rápidos e estressados como eles." (p. 116)
      • Quinto nível da SPA: preparar as férias dez meses antes
        • Planeja as férias bem antes da data. Não aproveita as férias, estressa os filhos e o parceiro(a), e fica querendo voltar logo para o trabalho. (p. 117)
      • Sexto nível da SPA: fazer da aposentadoria um deserto
        • Qualquer coisa irrita. Sonha com as férias. Quer pescar, passear, etc. Acha que vai encontrar um oásis na aposentadoria. Depois passa a se irritar com a vida de aposentado. (p. 118)
    • 13 - Graves consequências da SPA
      • Insatisfação crônica (p. 121)
      • Cronicamente insatisfeitos, desanimados, comportamento autoritário, jamais reconhecem seus erros ou pedem desculpas. (p. 124)
      • Desproteção da emoção: redução da habilidade de filtrar estímulos estressantes, facilidade de formar janelas killer. Dominadas pelos fenômeno do autofluxo. Sofre pelo futuro. Preocupação exagerada com a imagem social. (p. 127)
      • Hipersensibilidade: facilidade para intensificar a SPA, desenvolver depressão, síndrome do pânico, doenças psicossomáticas. (p. 127-128)
      • Doenças psicossomáticas
        • hipertensão, taquicardia, nó na garganta, queda de cabelo, doenças autoimunes, enfarto e câncer. (p. 129)
      • Comprometimento da criatividade (p. 129)
      • Comprometimento do desempenho intelectual global (p. 129)
      • Deterioração das relações sociais (p. 130)
      • Dificuldade de trabalhar em equipe e cooperar socialmente (p. 130)
    • 14 - Como gerenciar a Síndrome do Pensamento Acelerado - Parte I
      • Capacitar o Eu para ser autor da própria história (p. 131)
      • Ser livre para pensar, mas não escravo dos pensamentos (p. 134)
      • Gerenciar o sofrimento antecipatório (p. 135)
      • Fazer a higiene mental através da técnica do DCD (Duvidar, Criticar, Determinar) (p. 136)
    • 15 - Como gerenciar a Síndrome do Pensamento Acelerado - Parte II
      • Reciclar as falsas crenças (p. 139)
        • sentimento de incapacidade
        • complexo de inferioridade
        • timidez
        • conformismo
        • necessidade neurótica de ser perfeito (autocobrança)
        • "pensamento convicto de que está programado para ser deprimido"
        • fobia social
        • dependência
        • ansiedade
          • Mesa-redonda do Eu: o Eu reúne-se com as falsas crenças, no silêncio da mente, e estabelece um debate com as mentiras, conceitos distorcidos e paradigmas infundados das falsas crenças. (p. 140)
          • "A técnica do DCD reedita as janelas killer, e a técnica da mesa-redonda do Eu constrói janelas light paralelas ao redor do núcleo traumático." (p. 141)
      • Não ser uma máquina de trabalhar: o mais eficiente no leito de um hospital (p. 141)
        • Aproveitar os fins de semana e feriados: os sacrifícios devem ser temporários. (p. 141)
        • Férias devem limpar a mente, tranquilizar a emoção, ter doses elevadas de prazer, sono, reposição de energia e descanso. (p. 145)
      • Não ser uma máquina de informações
        • "Quem não seleciona livros, textos, técnicas, cursos, artigos, tem duas grandes possibilidade: expandir a Síndrome do Pensamento Acelerado e bloquear sua criatividade." (p. 146)
      • Não ser um traidor da qualidade de vida
        • Sono, finais de semana, férias, relaxamento, higiene mental, tempo com filhos, amigos, cônjuge ou parceiro(a), diálogo. (p. 147)
      • Saldar nossas dívidas e corrigir rotas
        • mapear a mente de maneira transparente e honesta (p. 150)

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Criando & Mantendo Sucesso Empresarial - Reengenharia Virtual - Dr. Lair Ribeiro

  • Criando & Mantendo Sucesso Empresarial - Reengenharia Virtual - Dr. Lair Ribeiro - Leitura finalizada em 12 de Fevereiro de 2015.
    • Notas minhas: 
      • Capítulo 1 - Reorientação virtual - Preparando-se para mudanças
        • "A melhor hora para se consertar um telhado é quando o tempo está estável e o sol brilhando." (p. 14)
        • "Segurança é nada mais do que uma superstição. Isso não existe na natureza. A vida ou é uma aventura, ou nada." (Helen Keller) (p. 15)
      • Capítulo 2 - Excelência pessoal
        • 2.1 - Autogerenciamento - Cuidando de si próprio
          • "uma maçã estragada num cesto de maçãs sadias pode contaminar todo o resto" (p.18)
          • "Se você não se gerencia, alguém irá fazê-lo, e talvez de uma forma que você não goste." (p. 19)
          • Gerenciando o corpo físico
            • Alimentação
              • "Coloque gasolina misturada com água no tanque de um BMW e o desempenho do motor será severamente comprometido." (p. 21)
              • Nutrição é mais do que alimentação. Fornecer ao corpo os nutrientes necessários. (p.23)
            • Exercício Físico
              • Melhor é aeróbico: fazem o batimento cardíaco chegar a uma frequência e o mantém assim por um período de tempo. (p. 23)
              • Segundo a American Heart Association
                • 220 - (sua idade) = frequência cardíaca máxima
                  • no meu caso atual: 220 - (29) = 191
              • No mínimo 3 vezes por semana, atingir 60 a 75% da frequência cardíaca, por 20 a 30 minutos
                • 60% de 191 = 0,60 x 191 = 114,6
                • 75% de 191 = 0,75 x 191 = 143,25
            • Recreação e Relaxamento
              • "A melhor coisa a fazer é levantar-se logo que abrir os olhos, imediatamente. Assim fazendo, você sentirá muito mais vitalidade durante o dia." (p. 25)
              • "O stress torna-se deletério quando é excessivo." (p. 26)
              • "Divertimento e alegria são indispensáveis ao equilíbrio físico e emocional." (p. 25)
            • Gerenciando sua mente
              • Cérebro reptiliano
                • funções vitais
                  • batimento cardíaco
                  • respiração pulmonar
                  • metabolismo hepático
              • Cérebro límbico
                • emoções
              • Neocórtex
                • Cognição
                • Fala
                • Criatividade
                • Hemisfério direito: criar o inesperado
                • Hemisfério esquerdo: fazê-lo útil
            • Gerenciando emoções
              • "As emoções não existem no fenômeno, mas sim na explicação dada ao fenômeno. O mesmo evento pode agradar a um e desagradar a outro." (p. 27)
              • "Qual é a diferença que isso fará daqui a 10 anos?" (p. 28)
              • "É importante ressaltar que o seu nível de felicidade é inversamente proporcional ao seu grau de expectativa. Quanto maior for a sua expectativa, mais difícil será a realidade se aproximar da imaginação." (p. 28)
            • Gerenciando sua espiritualidade
              • "Nós não somos seres humanos tendo uma experiência espiritual. Somos seres espirituais tendo uma experiência humana." (Telhard de Chardin) (p. 29)
              • "Eu acredito que o poder de ganhar dinheiro é uma dádiva de Deus." (John D. Rockfeller) (p. 29)
            • "Primeiro você aprende a se gerenciar e depois você se habilita a gerenciar os outros." (p. 30)
        • 2.2 - Liderança - Aprendendo com os mestres
          • Visão
            • "Você pensa que entende a situação, mas o que você não entende é que a situação acaba de mudar." (Putnam Investiments Advertisement) (p. 33)
            • "Para se tornar um visionário você tem que se permitir pensar no 'impossível'. E ousar realizá-lo." (p. 34)
            • "Se você quer um ano de prosperidade, cultive trigo. Se você quer dez anos de prosperidade, cultive árvores. Se você quer cem anos de prosperidade, cultive pessoas." (Provérbio chinês) (p. 34)
          • Comprometimento
            • Comprometimento gera responsabilidade (habilidade de resposta), poder e confiança. (p. 35)
          • Comunicação
            • "O significado da sua comunicação é o resultado que você obtém." (p. 35)
            • "Metáfora é uma linguagem de poder. Se você conseguir comunicar metaforicamente os seus objetivos, poderá ter mais facilidade de quebrar resistências e conquistar mentes e corações." (p. 36-37)
            • "Rapport significa criar no outro fé e confiança a seu respetio e é a parte mais importante de qualquer interação." (p. 37)
            • "Um mendigo tímido termina o dia com a sacola vazia." (p. 38)
          • Integridade
            • "Nem tudo o que é lucrativo é íntegro. Mas tudo aquilo que é íntegro é lucrativo." (R. Buckminster Fuller) (p. 38)
            • "Integridade significa um comprometimento com a verdade, abertura e transparência, que conduzem à confiança. Você nunca precisa lembrar das mentiras que disse ou se preocupar em escondê-las. A maior das espertezas é ser honesto." (p. 38)
            • "Seja você mesmo a mudança que você está querendo criar." (Mahatma Gandhi) (p. 39)
            • "Lidere, siga ou saia do caminho." (p. 39)
          • Realidade
            • "Ter consciência da sua realidade atual é imprescindível para estabelecer uma meta e propor-se a alcançá-la." (p. 40)
          • Intuição
            • "Liderança é a arte de fazer com que os outros queiram fazer alguma coisa que você está convencido de que deveria ser feito." (Vance Packard) (p. 41)
            • "Intuição é uma habilidade do hemisfério direito do cérebro e que, infelizmente, não é estimulada e chega a ser reprimida no sistema educacional da nossa sociedade." (p. 41)
        • 2.3 - Negociação - Influenciando com integridade
          • "Como já dizia Benjamin Franklin, só deve haver negócio se ele for vantajoso para ambas as partes." (p. 44)
            • Jogo do ganha-ganha: "para que eu ganhe, você não precisa perder, a não ser que você insista; aí, o problema é seu." (p. 44)

          • Pessoa Certa
            • "Onde todos são corcundas, o homem perfeito é uma monstruosidade." (Balzac) (p. 47)
            • Procurar negociar com a pessoa que tem autonomia para fechar a negociação; ou então não fazer todas as suas concessões. (p. 46)
          • Conhecer o interlocutor
            • "É importante fazer perguntas e escutar ativamente, pois quanto mais informação você tiver a respeito do seu interlocutor, mais opções haverá à sua disposição." (p. 47-48)
          • Objetivos
            • "Se você não sabe para que porto está velejando, nenhum vento é bom." (Sêneca) (p. 49)
          • Objeções
            • "Eu não quero inventar nada que não venda. A vendagem é prova de utilidade, e utilidade é sucesso." (Thomas A. Edison) (p. 50)
          • Timing
            • "Quando chegou a hora, é hora. Tudo tem seu tempo." (p. 50)
          • Fechamento
            • "Tudo o que existe no universo físico passou primeiro pela mente de alguém. O fechamento de uma negociação ocorre, em primeiro lugar, na mente dos negociadores." (p. 52)a
        • 2.4 - Motivação - Fazendo com que o outro faça
          • "Se incentivo financeiro fosse um fator primordial na motivação de pessoas, os funcionários da GM estariam produzindo bem mais do que os da Toyota, o que não é o caso." (p. 55)
          • "Para obter alguma coisa a partir dos outros, ajude-os a obter algo a partir de você." (p. 56)
          • "Eu sei que você acredita que entende o que pensa que eu disse, mas não estou certo de que você está consciente de que o que ouviu não é o que eu quis dizer." (p. 59)
          • "Gerenciar é nada mais do que motivar as pessoas." (Leo Iacocca) (p. 62)
          • "O mais profundo desejo do ser humano é ser apreciado." (William James) (p. 65)
          • "Alcance você mesmo a sua salvação. Não dependa dos outros." (Buda) (p. 66)
          • "O que seria do azul se todos gostassem do amarelo?" (p. 68)
          • "O segredo de um negócio está em saber alguma coisa que ninguém sabe." (Aristóteles Onassis) (p. 70)
          • "O que é remédio para um pode ser veneno para outro." (p. 71)
      • Capítulo 3 - Inovação empresarial
        • 3.1 - A empresa é nossa - Definindo sua identidade
          • "Se eu fui capaz de ver mais longe, é porque estava de pé nos ombros de gigantes." (Sir Isaac Newton) (p. 75)
          • "Se o único instrumento que você tem é um martelo, todo problema você pensa que é um prego." (Mark Twain) (p. 76)
          • "Procure contratar pessoas que sejam inteligentes o bastenate para substituí-lo quando você for promovido." (p. 76)
          • A criança, o anão e o pigmeu
            • A criança vai crescer
            • O anão tem dificuldade de integrar-se
            • O pigmeu, se crescesse, criaria um grande problema para ele a comunidade dele
          • Empresa não passa de "conversa"
            • "Uma conversa que existe e se perpetua através da linguagem usada por aqueles que a compõem." (p. 77)
            • "A empresa só vai mudar quando a 'conversa' mudar. Linguagem cria realidade." (p. 78)
        • 3.2 - Cultura das organizações - Psicoterapia empresarial
          • "As ferramentas da mente se tornam entulhos quando as condições que necessitavam delas não existem mais." (Henri Begson) (p. 81)
          • "O peixe, vivendo todo o tempo na água, só sabe que existe água se um dia for colocado fora dela." (p. 83)
          • "Se você realmente quer entender alguma coisa, tente mudá-la." (Warren Bennis) (p. 84)
          • "A palavra convence, o exemplo arrasta." (p. 85)
          • "Vivemos em altitudes diferentes, portanto: o que é teto para um é assoalho para outro." (p. 87)
          • "Não existe construção sem destruição." (Pablo Picasso) (p. 89)
          • "Para entender a alma de uma organização, nós devemos viajar através do mundo subterrâneo da cultura corporativa." (Ralph H. Kilmann) (p. 90)
          • "Sem diagnóstico, torna-se perigoso implementar qualquer tipo de terapia." (p. 91)
        • 3.3 - Trabalho em equipe - Dividindo preocupações e multiplicando realizações
          • 1 + 1 < 2
          • 1 + 1 = 2
          • 1 + 1 > 2
          • "A inteligência de uma colmeia é sempre superior à inteligência de qualquer abelha." (p. 94)
          • Eficácia = QP x A
            • QP = qualidade de pensamento
            • A = aceitação
          • "Não me diga o quanto você trabalha. Fale-me dos seus resultados." (p. 97)
          • "Em uma estrada de ferro com três mil quilômetros de trilhos perfeitos e apenas três metros de trilhos avariados, não há condições para o trem passar." (p. 98)
          • "Maturidade é habilidade em adiar reconhecimento." (p. 99)
          • "Não seja insubstituível. Se você não pode ser substituído, não pode ser promovido." (p. 100)
      • Capítulo 4 - Antecipação mercadológica
        • 4.1 - Paradoxos e paradigmas - Inventando novas realidades
          • "Eu não me associaria a um clube que me aceitasse como sócio." (Groucho Marx) (p. 105)
          • "Não existe nenhuma razão para alguém ter um computador em casa." (Ken Olsen, presidente da Digital Equipment Corporation - que somente vendia computadores de grande porte - 1977) (p. 106)
          • "Acredito que o mercado mundial comporta não mais do que cinco computadores." (Thomas J. Watson, presidente da IBM, 1943) (p. 107)
          • "O homem nunca será capaz de usar o poder do átomo." (Robert Millikan, Prêmio Nobel de Física, 1920) (p. 108)
          • "Quem no mundo gostaria de ouvir atores falando?" (Harry Warner, da Warner Brothers Pictures, 1927) (p. 108)
          • "Mulheres sensíveis e responsáveis não querem votar." (Grover Cleveland, Presidente dos EUA, 1905) (p. 109)
          • "Viva o hoje. Planeje o amanhã." (p. 110)
          • "A permanência é uma ilusão, somente a mudança é real. É impossível pisar duas vezes no mesmo rio." (Heráclito) (p. 111)
          • "Inteligência sem amor e amor sem inteligência nada trazem ao Homem." (Aldous Huxley) (p. 115)
          • "Impossível é aquilo que ninguém faz até que alguém faça." (p. 117)
          • "Ambiguidade e Complexidade mudaram-se para a vizinhança e decidiram ficar." (p. 117)
        • 4.2 - Transformação organizacional - Mudando para ficar
          • "Problemas simples requerem soluções simples. Problemas complexos requerem soluções complexas." (p. 121)
          • "Equilíbrio não é a finalidade nem a meta de sistemas abertos. Para manter-se viável, um sistema aberto precisa estar em estado constante de desequilíbrio." (Ilya Prigogine) (p. 121)
          • "Imperador do futuro será um imperador de ideias." (Winston Churchill) (p. 125)
          • "A reengenharia trata de começar de novo, como uma folha de papel em branco, rejeitando a sabedoria convencional e as suposições herdadas do passado." (Michael Hammer) (p. 126)
          • "Apenas um terço dos 500 executivos de grandes empresas americanas, quando perguntado a respeito dos efeitos benéficos dos programas de qualidade total, acredita que houve alguma impacto positivo na competitividade da empresa no mercado." (Arthur D. Little) (p. 128)
          • "No novo paradigma, o trabalho é um veículo de transformação." (Marilyn Ferguson) (p. 129)
          • "A antecipação é a alma do negócio." (p. 133)
          • "O futuro está começando exatamente agora." (p. 134)
          • "Integridade é a essência de todo negócio." (R. Buckminster Fuller) (p. 136)
          • "Quando deixo de ser o que sou, torno-me o que devo ser. Quando me desprendo do que tenho, recebo o que preciso." (Tao) (p. 140)
          • "A realidade é ainda a nossa maior aliada." (p. 144)
          • "Uma mudança sempre deixa o caminho aberto para outras." (Nicolau Maquiavel) (p. 145)
          • "Como é possível segurar toneladas de água no ar sem nenhum ponto de apoio? Construa uma nuvem." (p. 147)
          • "Homens razoáveis se adaptam ao mundo. Homens não-razoáveis adaptam o mundo a eles. Por isso é que todo o progresso depende de homens não-razoáveis." (Bernard Shaw) (p. 149)
          • "Os membros mais talentosos da espécie humana são mais criativos quando não podem obter o que querem." (Erik Hoffer) (p. 150)
        • 4.3 - Marketing - Criando oportunidades inexistentes
          • Empresa >>>>> Marketing >>>>> Mercado (p. 157)
          • "Em vendas, o foco está nas necessidades do vendedor. Em marketing, o foco está nas necessidades do comprador." (Thedore Levitt) (p. 158)
          • "Se você é fabricante de comida de cachorro, procure antes de tudo saber se o produto que você vai fabricar será apreciado pelos que vão comê-lo." (p. 160)
          • "Marketing é muito mais uma atitude, uma maneira de pensar, do que uma simples disciplina de objetivo único, ou um acervo de conhecimentos." (John Sculley) (p. 161)
          • "A conquista de uma posição sólida para a empresa é difícil. A reconquista, mais difícil ainda." (Regis McKenna) (p. 163)
          • "O meu interesse é no futuro, porque é lá que passarei o resto da minha vida." (Charles F. Kettering) (p. 165)
          • "Boas empresas satisfazem necessidades. Ótimas empresas criam mercados." (Philip Kotler) (p. 168)
          • "A única coisa que nos salva da burocracia é a sua própria ineficiência." (Eugene McCarthy) (p. 171)
          • "Se você não tiver uma vantagem competitiva, não entre na competição." (Jack Welch) (p. 172)
          • "Um navio é seguro no porto. Mas não é para isso que os navios foram construídos." (Grace Hopper) (p. 173)
      • Capítulo 5 - Integração holística - Retorno à essência
        • "Em tempos de transição, onde o caos predomina, percepção apurada é o melhor instrumento de navegação." (Lair Ribeiro) (p. 179)
        • "Evite o mal. Faça o bem. Viva a sua vida extraordinariamente." (p. 180)

      quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

      Saber Direito - Direito empresarial (1/5)



      Notas minhas:
      • Animus Lucrandi.
      • Organizar os fatores de produção: capital, trabalho e a atividade.
      • Produção ou circulação de bens ou de serviços.

      Visão do Mercado de Trabalho

      Daniel Godri Motivado X Bola Murcha

      Engenharia Civil UCL - Anotações de aula - Sociologia e Antropologia - 11/02/2015

      Sociologia e Antropologia 11/02/2015 Aula 1

      Professora Renata Borges Manhães

      • Conceito e importância da sociologia.
      • Por que estudar sociologia.
      • Conceito de sociedade.
      • Problemas e fenômenos sociais.
      • Os pensadores: Durkheim, Weber e Marx.
      • As relações sociais e os grupos sociais.
      • Instituição, grupo e organização.
      • Os setores da sociedade.
        • 1º - Público
        • 2º - Privado
        • 3º - Sociedade Civil Organizada
      • A sociedade pós-industrial: relações sociais, econômicas e políticas.
      • Cultura e diversidade social.
      Livro introdutório (pegar na biblioteca):
      Introdução à Sociologia - Reinaldo Dias 



      Lucas T R Freitas

      quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

      Dr. Lair ribeiro "porque adoecemos?" 25/11/2014


      Notas minhas:
      • 5 razões principais para o adoecimento
        • toxinas (ingerir aquilo que você não deveria)
        • desnutrição (deixar de ingerir aquilo que você deveria)
        • stress (usando o seu corpor numa Carga Alostática Alta)
        • infecção (gripe, resfriado, infecção no intestino e sobretudo a infecção dentária - canal obturado).
        • poluição eletromagnética
      • Toxinas
        • 232 substâncias que não pertencem ao corpo humano já nascem com os bebês
        • Agrotóxicos (o Brasil é primeiro colocado no uso de agrotóxicos)
        • Tirar os agrotóxicos dos alimentos:
          • Tintura de Iodo a 2% (desinfetante)
          • O iodo é um quelante: ele agarra o agrotóxico e o retira do alimento
          • 5 2 1 1
            • 5mL de Tintura de Iodo a 2% para cada litro de água por uma hora
            • Exemplo: Bacia com 2 litros d'água, 10mL de Tintura de Iodo, colocar as frutas, verduras e legumes, e tampar (porque o Iodo se oxida com a Luz, e o Iodo sublima se estiver destampado), e deixar por uma hora.
            • a água que ficou na bacia pode estar cheia de Atrazina (agrotóxico comum), por exemplo, dentre outros.
            • relavar as frutas, verduras e legumes. Aí o alimento fica sem toxicidade, reduzindo a carga tóxica (que sobrecarrega o fígado, os rins e o sistema linfático).
          • Antigamente em cada início de cada estação se fazia uma espécie de "detoxificação".
        • Alguns alimento já trazem o próprio "veneno" neles mesmos:
          • A batata tem um aminoácido chamado Asparagina, que quando se junta com amido, com água e com calor, forma-se a Acrilamida (substancial altamente tóxica; principalmente na batata frita).
        • MSG (Monosódio glutamato):
          • MSG estimula o Umami (centro de sabor situado no centro da língua)
          • Aumenta o sabor do alimento
          • Vicia (sopas enlatadas com glutamato, por exemplo)
          • O neurotransmissor mais abundante presente no cérebro é um neurotransmissor excitatório, o Glutamato: causa déficit de atenção, insônia, distúrbios bi-polares etc.

        • Adoçantes artificiais trazem toxina
          • Aspartame: predispõe a Parkinson, a Alzheimer, causa lesões neurológicas importantes, aumenta a vontade de comer açúcar, aumenta a resistência insulínica de diabéticos
          • Sucralose tem 600 vezes mais doçura que o açúcar: o pâncreas começa a liberar insulina; perturba a microbiota instestinal
          • Frutose (High Frutose Corn Syrup - xarope de milho com alta concentração de frutose - metade do preço do açúcar, aí tudo se adoça com ele - inventado no Japão no final dos anos 70 - ainda há o problema do milho ser transgênico) demais vira um veneno: obesidade alta nos EUA e para onde eles exportam alimentos.
        • Produtos finais do plástico
          • Xeno-estrógenos (se comportam como se fossem hormônios femininos)
            • Bisfenol-A
            • Ftalato
            • A luz solar incide sobre as garrafas plásticas, liberando Bisfenol-A e Ftalato: engorda as pessoas.
            • Mamadeiras de plástico comum aquecidas no micro-ondas, liberando o Ftalato e o Bisfenol: engorda a criança.
        • Metais Pesados
          • Entra nas enzimas e altera a funcionalidade das enzimas
            • Mercúrio, Cádmio, Arsênio, Chumbo, fazem as enzimas perderam a funcionalidade
            • Peixes de rios
              • Os rios brasileiros estão contaminados com metais pesados (Chumbo, Mercúrio, Cádmio, Arsênio, Alumínio)
              • Um peixe come o outro, come o outro... Magnificação trófica, aumenta a concentração da contaminação
        • Óleos
          • 1911: foi lançado nos EUA o Crisco, o primeiro óleo vegetal
            • campanha de venda: "o óleo vegetal é saudável, o óleo animal não é".
            • convenceram a população a cozinhar com óleo vegetal ao invés do óleo animal
          • 1930: 3.000 americanos morreram de infarto no miocárdio
          • 1960: 300.000 americanos morreram de infarto no miocárdio
          • A partir de 1950, o infarto do miocárdio, doença cardíaca, passa a ser a causa de morte número um no mundo
            • Motivos: substituição da banha animal pelo óleo vegetal e aumento do consumo de açúcar
          • O óleo vegetal é poli-insaturado
            • fica rançoso muito rápido
            • para não ficar rançoso é necessário fazer uma hidrogenação parcial: transformando o óleo em gordura trans
            • A gordura trans é um anti-nutriente (veneno)
            • O óleo vegetal reutilizado fica mais trans (exemplo: óleo do pastel de feira)
            • Os óleos perturbam a microbiota intestinal:
              • 10^14 bactérias vivem no intestino
              • 80% do nosso sistema imune está no intestino
              • 85% da serotonina é produzida no intestino
              • o intestino funciona como uma barreira
              • 7 toneladas de alimento são ingeridas durante a vida
              • a perturbação da microbiota intestinal pode causar doenças auto-imunes (devido ao mimetismo molecular ou homologia estrutural de moléculas que entraram devido a um problema de Síndrome de Hiperpermeabilidade Intestinal)
            • óleo de girassol, soja, amendoim, canola (colza alterada geneticamente, com menos ácido erúcico).
              • A colza era usada para fazer óleo lubrificante
              • A colza dava 5% de ácido erúcico. Depois de alterada geneticamente, pelo governo canadense, passou para 1% de ácido erúcico).
              • O ácido erúcico gera lesões no coração.
              • O ácido erúcico quando jogado na frigideira vira ácido brassídico, que é pior.
          • 3 opções de óleo para cozinhar:
            • óleo de coco: saturado, de cadeia média - não tem jeito de virar trans
              • rico em ácido láurico (CH3(CH2)10COOH), caprílico (CH3(CH2)6COOH), capróico (C5H11COOH), cáprico (CH3(CH2)8COOH).
                • o ácido láurico quando chega no estômago se transforma em mono-laurina (mata fungos, bactérias, parasitas)
            • azeita de oliva:
              • você não pode fritar com o azeite de oliva
              • a riqueza do azeite de oliva é o ácido oleico, que na frigideira vira ácido laídico, que é trans, além da oxidação do óleo.
                • Azeite de oliva bom:
                  • acidez baixa
                  • prensado a frio
                  • extra virgem
                  • armazenado em vidro (latas podem liberar metais pesados)
                  • vidro tem que ser escuro (a luz oxida o óleo, e tira as propriedades do óleo, inclusive a de prevenção de Alzheimer)
            • óleo de porco, banha de porco
              • pode ser reutilizado porque ele não é como o óleo vegetala
        • Contaminação por Medicamentos
          • uso crônico de medicamentos:
            • distúrbios de minerais
            • alendronatos após 4 anos, 5 anos, aumenta as fraturas de fêmur (vida média de 10 anos - para sair do corpo)
            • remédio não cura, remedia
            • a melhora da sintomatologia não significa que você está sendo tratado
          • medicamentos que são patenteados não podem existir na natureza (17 anos de duração das patentes farmacêuticas)
        • Incompatibilidade alimentar
          • alergia Alimentar
            • fenômeno do sistema imune
            • Exemplo: alergia a amendoim > Edema de glote: Adrenalina e Decadron na veia, senão morre
          • intolerância alimentar
            • enzimático
              • exemplo: não ter a lactose para quebrar a lactase em glicose e galactose.
            • exemplo: intolerância ao leite pode dar otite, dor de ouvido
          • hipersensibilidade alimentar
            • hipersensibilidade à caseína do leite
            • hipersensibilidade ao glúten
              • toda criança que recebeu glúten trigo antes dos 2 anos, quando adulto tem uma hipersensibilidade ao glúten
              • O trigo de hoje não é o mesmo de 30 a 50 anos atrás
                • a alteração genética do trigo aumentou 400% a quantidade de glúten
              • cefaleia, dor de articulação, arritmia cardíaca, tremor
              • teste terapêutico:
                • 15 dias sem cerveja, sem glúten, sem trigo, sem leite
        • Flúor, Cloro, Bromo
          • prejudicam a Tireoide
      • Desnutrição
        • Desidratação
          • 30% dos brasileiros estão desidratados
          • se a urina mudar a cor da água do vaso sanitário, a pessoa está desidratada
            • se a água amarelar sem você estar tomando Vitamina B, você está desidratado
          • 3 copos d'água 3 vezes por dia, de preferência com um pouquinho de sal integral 
        • Ômega 3
          • suplementar W3 devido à deficiência na dieta.
      • Stress
        • Saber administrar o Stress (Carga Alostática Alta)
        • Importância do sono
          • sem ronco
          • sem acordar de madrugada
          • escurecer o quarto o máximo possível
      • Infecção
        • Canal dentário mal tratado é uma fonte constante de infecção
          • mina o Sistema Imunológico
      • Poluição eletromagnética
        • invisível
        • hipersensibilidade a poluição eletromagnética
        • hipersensibilidade a eletricidade
      "Evite o mal, faça o bem, viva sua vida extraordinariamente."

      Créditos: Lair Ribeiro

      Baixar vídeos do Youtube e converter o formato online

      O site http://www.clipconverter.cc/ permite baixar vídeos do Youtube e converter o formato, de forma online.
      Dentre os formatos de conversão disponíveis estão MP3, MP4, AVI.

      Lucas T R Freitas

      Lair Ribeiro : Exaustão Adrenal



      Notas minhas:
      • Stress depleta
        • Usar Sal Integral
        • Vitaminas B, C e E
        • Minerais Se, Zn, Mg, Fe e S
        • A vitamina B5 é a mais depletada durante o stress > causando irritabilidade nervosa e Exaustão Adrenal (hipocortisolismo)
        • DHEA é o hormônio esteroidal mais abundante no corpo
        • Exaustão adrenal desencadeia muitas outras patologias
        • Piora no controle da glicemia
        • Infarto do miocárdio / Insuficiência Cardíaca Congestiva na presença de Aterosclerose
        • Stress pode levar a um quadro clínico de depressão, por deficiência de serotonina
        • Aumento do Cortisol sem aumento do DHEA lesa o Hipocampo: a capacidade de lembrar cai substancialmente, a capacidade de memorizar cai substancialmente, a capacidade de estudar cai substancialmente
        • Hipocortisolismo (Exaustão Adrenal) gera: hipersensibilidade ao Stress, acompanhada da Fadiga e da Dor, desenvolvendo a Síndrome da Fadiga Crônica, Fibromialgia e o Pos Traumatic Stress Disorder (PTSD)
        • Carga Alostática: é o tanto que cê carrega de Stress
          • Carga Alostática Baixa: reação natural ao Stress
          • Carga Alostática Alta: pode resultar na Síndrome de Burn Out
        • Cortisol ou Hidrocortisona bioidêntica pode ser usada para auxiliar as Adrenais se restabelecerem.

      terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

      Lair ribeiro : A Farsa do Whey Protein



      Notas minhas:
      • O ovo é um alimento completo.
      • O mais importante do ovo está na gema.

      Lair ribeiro : O Poder do Ovo





      Notas minhas:
      • Vitamina B12, Folato, A-D-E-K
      • Carotenoides Luteína / Zeaxantina
      • Anti-inflamatório (diminui a Proteína C Reativa)
      • Aumento DHL-C
      • Diminuição dos níveis de Insulina
      • Regeneração macular
      • Prevenção de Catarata
      • Depois do leite materno, o ovo é considerado o alimento mais completo na face da terra
      • Vitamina PQQ (Pirrolo Quinona)

      Importância do Magnésio na cardiologia, hipertensão, obesidade, entre ou...



      Notas minhas:

      • Magnésio ajuda a regular o sono (ajuda a liberar melatonina)
      • Ajuda na parte cardíaca, cerebral, óssea.
      • Magnésio transcutâneo (anticonvulsivo)
      • O Brasil é um país pobre em Magnésio
      • O Magnésio controla mais de 300 reações químicas no corpo
      • Deficiência de magnésio pode ocasionar insônia
      • A estabilização do ATP depende do magnésio
      • É um metal alcalino-terroso, sólido, intracelular

      Lair ribeiro : super cérebro parte 3


      Notas minhas:

      • Stavigile: Modafilina 200mg -> 1/4 = 50mg
        • Filme para conhecer a droga: Everything is Possible - Limitless (Sem limite)
          • Notas sobre o filme:
            • A importância está no número de sinapses (conexões entre os neurônios).
            • Aumentar o número de sinapses.
      • W-3: 1000mg
      • Vitamina E (complexo): 200UI
      • Ginkgo Biloba: 40mg

      segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

      Lair ribeiro : super cérebro parte 2



      Notas minhas:
      • Ômega 3, Vitamina E, Ginko Biloba
      • Ubiquinona ou Ubiquinol: Co-enzima Q10 (injetável)
      • Mesilato de Codergocrina: Hydergine (Novartis)

      Lair ribeiro: super cérebro parte 01


      Lair Ribeiro: calvície



      Material sobre o assunto:
      • Síndrome Pós Finasterida: http://sindromeposfinasterida.blogspot.com.br/p/medicos.html

      Engenharia Civil UCL - Anotações de aula - Metodologia da Pesquisa - 09/02/2015

      Metodologia da Pesquisa 09/02/2015

      Professora Luciene Santana
      e-mail: lucienesantana@ucl.br

      Material no sharepoint => 7 arquivos

      Parte 1 - ciência, níveis de conhecimento

      • Senso comum (popular)
      • Teológico (Fé)
      • Filosófico (Reflexão)
      • Científico* Experimentos


      Metodologia científica
      Métodos científicos (dedutivo e indutivo.)

      Parte 2 - níveis de pesquisa (TCC ou monografia, Dissertação, Tese, Artigo).

      Parte 3 - Estrutura do Trabalho Científico:

      • Tema
      • Problema (Pergunta)
      • Hipótese -> (Possível resposta do problema)
      • Objetivos (Geral e Específico)
      • Justificativa (Importância)
      • Revisão de Literatura
      • Metodologia (como o trabalho foi feito)
      • Cronograma (só para a fase de projeto)
      • Conclusão (Resposta do Problema de Pesquisa) -> A resposta deve relatar o resultado dos experimentos/pesquisa, sejam eles quais forem.
      Parte 4 -> Redação científica: Fichamento, Redação e Resenha.

      Parte 5 -> Tipologia de Pesquisa:
      • Pesquisa Bibliográfica
      • Pesquisa Documental
      Parte 6 -> Instrumentos e técnicas de pesquisa (coleta de dados)

      Parte 7 -> Normas de trabalhos acadêmicos (ABNT)

      Notas:
      N1 -> Parte 1 até Parte 3
      N2 -> Parte 4 até Parte 7
      Avaliação por meio de trabalhos em sala de aula.

      Usar:
      • Google Acadêmico
      • Portal de Periódicos CAPES/MEC


      Lucas T R Freitas

      Enviar arquivos grandes pela internet - Mail Big File

      Para enviar arquivos grandes, como vídeos, pela internet, encontrei o site Mail Big File:

      O site permite o envio gratuito de arquivos de até 2GB de tamanho.
      Lucas T R Freitas

      sábado, 17 de janeiro de 2015

      Sagarana - João Guimarães Rosa

      • Sagarana - João Guimarães Rosa - Leitura finalizada em 23 de Janeiro de 2015.
        • Notas minhas: 
          • O Burrinho  Pedrês
            • O burrinho, já velho, mas forte, foi requisitado para um transporte de boiada. Na volta, atravessa um rio em enchente e consegue voltar para a sede da fazenda, trazendo no lombo Badu dormindo, embriagado.
          • Traços biográficos de Lalino Salãthiel ou A volta do marido pródigo
            • Lalino resolve largar sua cidade e sua mulher e ruma para a Capital, o Rio de Janeiro. Pega dinheiro emprestado com um espanhol e diz que vai mandar o pagamento, mas que não vai voltar nunca mais. Passam uns seis na Capital, fazendo biscates e na farra, torrando dinheiro. Então resolve voltar. Se mete com serviço de campanha política. A mulher tinha se envolvido com o espanhol que tinha emprestado o dinheiro para ele ir embora. Se dá bem com os andamentos políticos. E por fim, acaba recuperando a mulher.
          • Sarapalha
            • Dois primos (Argemiro e Ribeiro) assolados pela malária (sezão). Uma região abandonada, devido à própria malária.
          • Duelo
            • Cassiano Gomes (ex-militar, afastado por problemas cardíacos) e Turíbio Todo (pescador) se envolvem num duelo que se arrasta por meses. Um perseguindo o outro por várias estradas, povoados... O agravamento dos problemas cardíacos de Cassiano Gomes o força a parar. Turíbio Todo resolve ir trabalhar em São Paulo. Cassiano morre e, então, a mulher de Turíbio Todo, motivo da contenda, chama o marido de volta pra casa. Voltando, Turíbio é emboscado por um compadre de Cassiano.
          • Minha gente
            • Uma visita a um tio do interior, o Tio Emílio do Nascimento. Uma paixão temporária por uma prima. Um casamento com a amiga da prima. A prima se casa como o antigo noivo da amiga.
          • São Marcos
            • José vai fazer um passeio no mato, para observar a natureza, dizendo que vai caçar. De repente, fica cego no meio da mata. Então passa a andar pela mata cego. De vez em quando reconhece algum trecho, pois conhecia bem o lugar. Até que se depara com um pau-d'alho e uma aroeira no limiar da mata que ele conhecia. Desesperado por ter se afastado tanto do caminho da estrada, faz uma reza-brava. Depois disso, saiu com uma vontade de derrubar, esmagar, destruir. Até que os ouviu os grunhos dos porcos do João Mangolô, o feiticeiro de que ele debochava tanto. Mesmo sem ver o caminho, esbarrou na porta e entrou. Rolaram em combate, até que José voltou a enxergar e viu João Mangolô querendo esconder um boneco de pano atrás do jirau. Aliviado de recuperar a visão, José entrou em acordo com o Mangolô, com uma nota de dez mil réis, e foi-se embora.
          • Corpo fechado
            • Manuel Fulô se envolve em uma briga com o valentão Targinho. Vence e passa a ser o novo valentão. Vem, então, um destacamento policial para Laginha, o que impede novas disputas pelo título de valentão. Assim, Manuel Fulô continua sendo o valentão por tradição e raramente faz alguma estrepolia.
          • Conversa de bois
            • Tiãozinho vai guiando o carro de boi com o corpo do pai. O carreiro Agenor Soronho, segue junto. Mas, no meio do caminho os bois dão um tranco e seu Agenor, que estava sonolento, é derrubado. A roda esquerda do carro, pesando uns setenta quilos, passou no pescoço do homem. E Tiãozinho teve de seguir a viagem com dois defuntos no carro.
          • A hora e a vez de Augusto Matraga
            • Nhô Augusto Esteves, Matraga, valentão, perde suas posses quase todas. Sua mulher Dionóra foge com Ovídio Moura. Perde seus bate-paus. Resolve ir sozinho enfrentar o Major Consilva e os capangas, os mesmos que trabalhavam para ele. Leva um pau e é dado como morto quando pula dum barrancão. Quase morto, um casal de negros velhos que morava perto do barranco o leva e o ajuda a se recuperar. Chamam o padre, escondido. E o homem resolve seguir a vida como se tivesse morrido mesmo, deixando de lado as ideias de vingança. Ossos quebrados, passam-se meses, até começar a andar de muleta. Se lembra de um pedaço de terra longe que ainda possuía. E vai para lá com o casal de negros. Chegando lá, passa uma vida de penitências, trabalhando e ajudando a todos. Anos. Até que um dia vem Seu Joãozinho Bem-Bem ao povoado e Nhô Augusto resolve dar hospedagem a ele e seu bando. Ficam amigos de pronto. Seu Joãozinho Bem-Bem prossegue seu caminho. Nhô Augusto continua a vida mais um tempo, até que a tristeza vai passando, e resolve sair no mundo sem destino. Um vizinho, Rodolpho Merêncio, lhe empresta um jegue, um jumento. E segue estrada, deixando o jegue escolher o caminho. Acaba voltando pra perto de onde morava e lá encontra Seu Joãozinho Bem-bem, que ia executar uma vingança em cima de uma família, pela morte de um companheiro, o Juruminho. Acaba por se interpor na vingança e brigam. Morrem os dois. Morre como herói.

      sábado, 10 de janeiro de 2015

      Prosperidade - fazendo amizade com o dinheiro - Lair Ribeiro

      • Prosperidade - fazendo amizade com o dinheiro - Lair Ribeiro - Leitura finalizada em 10 de Janeiro de 2015.
        • Notas minhas: 
          • "Se você continuar fazendo o que sempre fez, continuará obtendo o que sempre obteve. Para obter algo diferente, Você tem que começar a fazer algo diferente." (p.11)
          • "Vanguarda. Frente, testa, dianteira. A parcela mais consciente e combativa, ou de ideias mais avançadas, de qualquer grupo social. Grupo de indivíduos que, por seus conhecimentos ou por uma tendência natural, exerce papel de precursor ou pioneiro em determinado movimento cultural, artístico, científico, etc." (p.15)
          • "Consciência de Prosperidade: habilidade de funcionar sem esforço e convenientemente neste Universo, tendo ou não dinheiro." (p.34)
          • "É impossível resolver problemas financeiros com dinheiro. Problemas financeiros são resolvidos com imaginação." (p.38)
          • "In the province of the mind, what one believes to be true either is true or becomes true." (John Lilly) - (p.43)
          • "Life is so simple really. Think through what people want, watch what others fail to give them and provide it. Then bill'em." (p.50)
          • "Prosperidade é uma comprovação da existência divina." (p.60)
          • "Kaisen. Palavra japonesa que significa: A melhora continua; Hoje melhor do que ontem, pior do que amanhã." (p.62)
          • "É preferível um pouco de cautela do que muito remorso." (p.63)
          • "Não é você que trabalha para o dinheiro. É o dinheiro que trabalha para você." (p.66)
          • "Riqueza, como a árvore, cresce de uma pequena semente." (p.70)
          • "Onde existe determinação, a solução será encontrada." (p.72)
          • "Se você quiser continuar colhendo ovos de outro, cuide bem da galinha que os põe." (p.74)
          • "Tenha uma visão maior que o seu interesse individual. Acredite na sua imortalidade física (enquanto viver!) e faça deste planeta um lugar melhor para aqueles que virão depois de você." (p.77)
          • "Ser pobre é diferente de não ter dinheiro. Pobreza é um estado de espírito. E falta de dinheiro é uma situação temporária." (p.77)
          • "Intenção sem ação é ilusão. Ouse fazer e o poder lhe será dado." (p.77)
          • "Miracles are love in action." (p. 86)
          • "Independência financeira é quando você nunca faz nada que você não queira, por dinheiro, e nunca deixa de fazer qualquer coisa que você queira, por falta de dinheiro." (p. 88)
          • "Usar lógica numa coisa ilógica é algo completamente ilógico." (p.89)
          • Tudo no universo é construído a partir de três unidades básicas. O nosso poder de criar realidade no Universo pode também ser descrito em três princípios básicos.
            • 1) O princípio da Auto-análise:
              • O que tem feito a sua vida ser da maneira como ela é? (p. 91)
            • 2) O princípio das sugestões:
              • O que eu gostaria de pensar para fazer minha vida ser da maneira que eu gostaria? (p. 92)
            • 3) Princípio de finalidades e objetivos:
              • Leve um copo d'água para a cabeceira da sua cama. Beba a metade da água antes de dormir e, ao beber, pergunte a si mesmo: - Qual é a finalidade da minha vida? Qual é o meu objetivo nesta vida? Na manhã seguinte, beba a outra metade fazendo de novo as mesmas perguntas. Faça silêncio em sua mente alguns instantes e a resposta virá. (p.98)
          • "Uma parte do que você ganha é sua para guardar." (p. 92)
          • "Ame o que faz e dinheiro surgirá." (p. 95)
          • "The safest way to double your money is to fold it over once and put it in your pocket. (Kin Hubbard)" (p.96)
          • "A Terra permanece do mesmo tamanho. A população cresce. Portanto, imóveis sempre serão um grande investimento." (p. 98)
          • "O valor do dinheiro é determinado pelo comprador e pelo vendedor em cada transação." (p. 102)
          • A roda da abundância (p. 104): 
            • agradecer, declarar, arriscar, solicitar.
            • economizar, gastar, investir, ganhar.
          • "Toda riqueza é criada pela mente humana." (p. 105)
          • "Quanto mais você pratica, mais sortudo você fica." (p. 107)
          • "A banker is a fellow who lends his umbrella when the sun is shining and wants it back the minute it begins to rain." (Mark Twain) (p. 109)
          • "Cada um de nós decide se quer participar ou não da recessão, ou mesmo da inflação. A palavra CRISE, por exemplo. Em chinês, o ideograma que representa essa palavra, CRISE, é formado por dois símbolos, que significam PERIGO e OPORTUNIDADE. Ou seja: o primeiro significado implica diminuir a velocidade da Roda da Abundância; e o segundo é aumentar essa velocidade. Isso não é incoerência. É paradoxo. Sugere um equilíbrio entre os dois movimentos." (p. 109-110)
          • "Dinheiro é abundante para aqueles que entendem as leis que governam sua aquisição." (p. 114)
          • "Imagination is more important than knowledge." (Albert Einstein) (p. 116)
          • Leis da riqueza: ganhar, gastar, economizar e investir. (p. 116)
          • "Acceptance (of self) is the foundation of receiving." (p. 119)
          • "The lack of money is the cause of all evil." (George Bernard Shaw) (p. 122)
          • "Semelhante atrai semelhante..." (p. 124)
          • "Se você só der a quem precisa, estará dando a seu cérebro a seguinte mensagem: 'Nesse mundo só se ajuda quem precisa, então vou continuar precisando para poder ganhar.' Se você for generoso, dando também a quem não precisa, estará pensando assim: 'Mesmo quem não precisa é ajudado neste mundo.' Diga isso para você mesmo, e os outros serão generosos com você." (p. 124)
          • "A vida é para se investir sempre, sem parar, aperfeiçoando, crescendo, aprendendo, progredindo." (p. 125)
          • "Aquilo que chamamos 'despesas necessárias' sempre crescem, a não ser que protestemos." (p. 128)
          • "Descarregar-se é muito importante: implica em desprendimento, desapego pelas posses materiais. Mas não é tudo. Mesmo quem conhece o significado da metáfora raramente atenta para o principal: além de deixar a carga, para entrar na Cidade é preciso que os camelos fiquem ajoelhados. Os joelhos são símbolos de poder em numerosas tradições antigas. Ficar de joelhos é ter fé, confiança, sintonia com a terra (os joelhos no chão) e com o Universo (os olhos para cima). É ter, ao mesmo tempo, humildade ante o poder universal, força no corpo físico e autoridade como ser humano. E, principalmente, é exercitar o poder pessoal, como criador que cada um é, deste Universo infinito, eterno e próspero." (p. 134)
          • "Conhecimento não é acúmulo de informação, mas sim competência para ação." (p. 138)
          • "Transcender significa começar de novo! Tudo de novo." (p. 145)
          • "Você precisa saber escolher, e pode escolher. Como força criadora da sua vida, você manifesta no seu universo físico aquilo que quer tornar realidade. É responsável por tudo o que lhe acontece de bom e por tudo o que lhe acontece de ruim." (p. 145)
          • "- Sou a força criadora da minha vida." (p. 145)

          quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

          Arquivo parado na fila de impressão: O que fazer?


          Arquivo parado na fila de impressão: O que fazer?
           
          "net stop spooler" --> Esse comando irá parar o serviço de impressão;

          "del %windir%\system32\spool\printers\*.* /q /s" --> Esse comando irá excluir os arquivos da fila de impressão;

          "net start spooler" --> Esse comando irá iniciar novamente o serviço de impressão.

          Fonte:
          https://sites.google.com/site/fagemtecnologia/arquivo-parado-fila-impressao

          Lucas T R Freitas

          P!nk - Try (Lyrics)