Parte 1 - Ciência e Níveis de conhecimento
- Ciência
- aquisição de conhecimento
- Metodologia da Pesquisa
- estudos caminhos do saber
- Níveis de Conhecimento
- senso comum (Popular)
- Religioso (Teológico)
- Filosófico
- Científico
- Métodos científicos
- Dedutivo (Parte do Geral para o particular)
- Indutivo (Parte do Particular para o geral)
- Vídeo: "As 100 maiores descobertas da história - As 10 mais".
- 10 - Newton e as leis do movimento
- 9 - O microscópio e os microrganismos
- 8 - O Antibiótico (Penicilina)
- 7 - Teoria dos germes - Senovais e Pasteur
- 6 - Mendel e as Leis da Hereditariedade
- 5 - Copérnico - a Terra se move
- 4 - A Tabela Periódica
- 3 - Albert Einstein - E = m . c2
- 2 - Albert Einstein - A Teoria da Relatividade Geral
- 1 - Charles Darwin e a Seleção Natural
- Atividade em Grupo: 5 a 6 alunos
- Questões
- a) O que levou o pesquisador a investigar o assunto? (qual o questionamento?)
- b) A pesquisa representou a continuidade de alguma outra pesquisa?
- c) Antes da pesquisa o pesquisador possuía uma possível resposta para a questão com o conhecimento disponível?
- d) Qual a importância dessa descoberta científica para a humanidade? (O questionamento foi respondido ou solucionado? Contribuiu para qual área do conhecimento?)
- e) A descoberta possui alguma relação (contribuição ou conflito) com os níveis de conhecimento Popular, Teológico, Filosófico ou Científico?
- Tema escolhido
- Nicolau Copérnico e A Terra se Move (resumo dado pela professora)
- Foi no ano de 1543 que Nicolau Copérnico morreu, aos 70 anos de idade. Ele era médico e advogado de profissão, mas também foi um astrônomo amador, uma prática que o levou a desafiar uma das crenças mais fundamentais e sagradas do seu tempo. Quando jovem, Copérnico estudou o céu e descobriu que o sistema geocêntrico grego falhava ao tentar prever o movimento planetário, e ele começou a se perguntar se a própria Terra não estaria em movimento. Copérnico percebeu que os movimentos dos planetas seriam mais bem explicados se o Sol fosse o centro do Sistema Solar e a Terra girasse em torno dele como outro planeta qualquer. E foi uma percepção revolucionária. Escreveu um livro sobre sua nova teoria, que mudou o pensamento das pessoas e fez da Terra um planeta.
- Respostas do Grupo
- Grupo: Carla C. Madureira; Isaac Menezes; Lucas Tiago; Rogério Pirchiner; Vitor Oliveira; Uly Leite
- a) Copérnico era astrônomo amador e verificou que os movimentos dos planetas eram melhor explicados quando o Sol era considerado como imóvel, ao invés da Terra.
- b) Copérnico contestou a teoria dos gregos, que afirmavam que a Terra era o centro do Universo (Geocentrismo).
- c) Não. Copérnico percebeu que os movimentos dos planetas seriam mais bem explicados se o Sol fosse o centro do Sistema Solar e a Terra girasse em torno dele como outro planeta qualquer.
- d) A partir do modelo heliocêntrico de Copérnico foi possível explicar corretamente o movimento aparente dos planetas, solucionando a questão, contribuindo também nas áreas de astronomia, física, entre outras.
- e) Sim. A descoberta conflitava com o conhecimento Popular, Teológico, Filosófico e Científico. Segundo os conhecimentos vigentes, a Terra era plana, imóvel, o centro do Universo.
Lucas T R Freitas
Nenhum comentário:
Postar um comentário