sexta-feira, 9 de outubro de 2015

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Instituições do Direito - 08/10/2015

Instituições do Direito - 08/10/2015

Servidor Público
  • Estados e municípios adotam os dois regimes: Celetista e Estatutário
  • Celetista
    • regido pela CLT
    • empregado público
    • concursado
    • tem direito ao fundo de garantia
    • pode passar pelo contrato de experiência, mas não pode ser demitido sem justa causa
    • Celetista não tem estabilidade
  • Estatutário
    • regido por lei especial
    • concursado
    • concurso público
    • recebe a denominação de funcionário público
      • funcionário é público
      • empregado é aquele regido pela CLT
      • empregado é o da iniciativa privada
    • Tem estabilidade após três anos
  • Só a União que não tem empregado público
    • porque a União adota o regime jurídico único
    • são estatutários
  • Concurso Público
    • princípios
      • Legalidade
      • Impessoalidade
    • Pode ter validade de até 2 anos
      • o edital é que vai ter de prever a validade do concurso
      • a validade pode ser prorrogada uma única vez por igual período
    • Prova pode ser:
      • Prova ou títulos
      • Prova e títulos
  • Funcionário público temporário
    • mesário de eleição
    • jurados em tribunal do juri
    • professores em designação temporária
    • comissionados
      • designação:
        • secretário de estado
        • ministro
        • diretor de órgão público
  • Proibição de cumulação de cargos
    • Juiz, promotor, desembargador: só pode ser professor além da função
    • Médicos - precisa respeitar a compatibilidade de horário
  • Remuneração
    • Servidor Público
      • vencimento
      • subsídio
      • soldo
    • Empregado
      • salário + vantagens
  • Aposentadoria do servidor público compulsória
    • União: 75 anos
    • Estados e Municípios: 70 anos
Direito Econômico (artigo 170, Constituição Federal)
  • CADE - Conselho Administrativo de Defesa Econômica
    • Órgão responsável por regular as atividades econômicas
    • casos famosos
      • Nestlé x Garoto
      • Brahma x Antarctica
      • Bradesco x HSBC
      • Itaú x Unibanco
      • Perdigão x Sadia
    • reflete na relação de consumo (lei 8078/90 - CPDC - Código de Proteção e Defesa do Consumidor)
  • Direito Econômico (Ordem Econômica) é o estudo jurídico da atividade econômica
  • As sociedades empresárias devem cumprir a função social delas
    • criar empregos e pagar salários
    • fazer produtos ou criar produtos com qualidade
    • o lucro é uma função social
    • pagar tributos é uma função social
  • Princípios da Ordem Econômica
    • valorização do trabalho
    • livre iniciativa
    • I - soberania nacional econômica
      • as leis só podem ter validade e aplicação dentro do território nacional
    • II - propriedade privada
      • é a própria sociedade empresária
    • III - função social da propriedade
      • pagar tributos
      • contratar pessoal
      • obedecer as normas de consumo e as normas ambientais
    • IV - livre concorrência
      • liberalismo econômico
        • cartel não é livre concorrência
    • V - defesa do consumidor
      • consumidor é aquele que adquiriu o produto como destinatário final
      • fornecedor é toda a cadeia de quem produz, vende e revende.
        • fabricante
        • representante
        • comerciante
      • produto
        • durável
          • garantia legal: 90 dias
        • não-durável
          • aquilo que você compra para consumo imediato
          • garantia legal: 30 dias
        • garantias:
          • legal + contratual
          • a garantia contratual não pode se sobrepor à garantia legal
      • serviço
        • durável
        • não-durável
    • VI - defesa do meio ambiente
      • Artigo 225, Constituição Federal
Lucas T R Freitas

Legislação Tributária - 08/10/2015

Legislação Tributária - 08/10/2015

Crédito Tributário
  • Hipótese - fato gerador - obrigação tributária - crédito tributário
  • Hipótese é uma previsão legal, é uma coisa que está escrita na lei. Lei. Princípio da legalidade.
  • Só haverá fato gerador se antes dele houver uma previsão legal, uma lei.
  • A previsão legal (lei) é abstrata. O fato é concreto, ocorre no mundo real.
  • A hipótese sempre antecede o fato.
  • Relação jurídica:
    • sujeito ativo (União, Estados, Distrito Federal e Municípios)
      • tributo
        • sujeito passivo (contribuinte)
  • Obrigação tributária
    • Principal
      • é a que gera o crédito, porque se refere ao pagamento de um tributo
      • A obrigação tributária principal tem a mesma natureza do crédito tributário
    • Acessória
  • Crédito tributário
    • Credores são os que instituem os tributos (União, Estados, Distrito Federal e Municípios)
    • Surge da obrigação tributária principal
    • Para ser exigido é necessário a realização do lançamento tributário
    • A exigência do crédito tributário se dá pelo lançamento
      • pagamento ou recurso
        • o recurso faz a suspensão da exigência do Crédito Tributário
    • O lançamento só se complementa com a notificação ao sujeito passivo
      • a notificação é a ciência que é dada ao contribuinte de que está sendo exigido dele o pagamento de um tributo
      • o lançamento é ato privativo, e só pode ser efetuado por autoridade administrativa tributária (fiscal concursado para a área)
        • fiscal de tributos
        • fiscal de rendas
        • Na União: Auditor Fiscal do Tesouro Nacional
        • No Estado: Auditor do Tesouro Estadual
        • No Município: Fiscal de rendas
      • lançamento é ato administrativo, e não procedimento administrativo
    • A suspensão do crédito tributário ocorre nas seguintes situações:
      • moratória
        • prorrogação de prazo para pagar um tributo
        • o credor concede um prazo para o pagamento
        • acontece em feiras (prazo para pagamento do ICMS para depois do evento, por exemplo, 120 dias)
        • acontece, por exemplo, em caso de geadas e desastres naturais, que prejudicam a colheita (prazo a mais para pagamento dos tributos)
      • depósito do valor do lançamento
      • recursos administrativos ou judiciais
      • concessão de medida liminar em mandado de segurança
        • mandado de segurança é uma ação civil
        • o que suspende a exigência do crédito não é o mandado de segurança, e sim a concessão de medida liminar
      • concessão de medida liminar ou de tutela antecipada em outras ações judiciais
      • parcelamento
        • exemplo: Refis (Programa de Recuperação Fiscal)
    • Desembaraço aduaneiro
      • é conferir a mercadoria com o que está na nota fiscal
      • os fiscais realizam no porto
    • Em mandados de segurança:
      • todas as provas devem ser pré-constituídas
      • não cabe prova pericial em mandado de segurança
      • só cabe prova documental, tem que juntar tudo
      • a concessão de medida liminar é uma medida urgente
      • o mandado é sempre contra ato de autoridade coatora
        • coatora é de coagir
      • se for preciso prova testemunhal ou prova pericial, é necessário solicitar medida liminar ou de tutela antecipada
    • Extinção do Crédito Tributário:
      • pagamento do tributo
      • compensação
        • quando o pagamento é feito em cheque, tem que ser esperada a compensação para ter a quitação
        • ajuste de contas Credor/Devedor
          • Credor e Devedor de um lado
          • Devedor e Credor de outro lado
      • transação
        • transação é acordo
        • o Procurador da Fazenda pode fazer o acordo com o valor a ser pago
      • remissão
        • remissão é perdão do tributo
      • decadência e prescrição
Lucas T R Freitas

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Projeto Interdisciplinar de Engenharia II - 05/10/2015

Projeto Interdisciplinar de Engenharia II - 05/10/2015

Dinâmica sobre relés com arduíno

Resistores

  • 1,2 kohm
    • Marrom, Vermelho, Vermelho, Dourado
  • 2,2 kohm
    • Vermelho, Vermelho, Vermelho, Dourado
  • 3,2 kohm
    • Laranja, Vermelho, Vermelho, Dourado
int rele = 13;
int ldr = 10
Void Setup () {
pinMode(rele, output);


Lucas T R Freitas

Administração de Materiais e Estoques - 05/10/2015

Administração de Materiais e Estoques - 05/10/2015

Exercício em sala

Tabela para o exercício:

Trimestre  / Ano 1 / Ano 2 / Ano 3 / Ano 4 / Ano 5
1                 / 340     / 420     / 650     / 470     / alfa
2                 / 150     / 230     / 210     / 197     / alfa
3                 / 410     / 800     / 980     / 730     / alfa
4                 / 190     / 260     / 360     / 270     / alfa
Somatório  / 1090   / 1710   / 2200   / 1667
Médias       / 273     / 428     / 550     / 417

Observação: Os valores para o ano 4 foram achados a partir das médias móveis.

  • Pa4t1 média_móvel = [340 + 420 + 650] / 3 = 470
  • Pa4t2 média_móvel = [150 + 230 + 210] / 3 = 197
  • Pa4t3 média_móvel = [410 + 800 + 980] / 3 = 730
  • Pa4t4 média_móvel = [190 + 260 + 360] / 3 = 270
Cálculo dos Alfas: 
  • Ano1
    • Alfa_ano1_trimestre1 = 340/273 =
    • Alfa_Ano 2_Trimestre 2 = 150/273 
    • Alfa_Ano 3_Trimestre 3 = 410/273
    • Afa_Ano 4_ Trimestre 4 = 190/273
  • Ano2
    • Alfa_ano1_trimestre1 = 340/273 =
    • Alfa_ano1_trimestre1 = 340/273 =
    • Alfa_ano1_trimestre1 = 340/273 =
    • Alfa_ano1_trimestre1 = 340/273 =

  • Ano3
    • Alfa_ano1_trimestre1 = 340/273 =
    • Alfa_Ano 2_Trimestre 2 = 150/273 
    • Alfa_Ano 3_Trimestre 3 = 410/273
    • Afa_Ano 4_ Trimestre 4 = 190/273
  • Ano4
    • Alfa_ano1_trimestre1 = 340/273 =
    • Alfa_ano1_trimestre1 = 340/273 =
    • Alfa_ano1_trimestre1 = 340/273 =
    • Alfa_ano1_trimestre1 = 340/273 =

Lucas T R Freitas

domingo, 4 de outubro de 2015

Como Passar no Vestibular - use a cabeça e vença o desafio - Dr. Lair Ribeiro

Como Passar no Vestibular - use a cabeça e vença o desafio - Dr. Lair Ribeiro - Leitura finalizada em: 04 de Outubro de 2015.
  • Notas minhas:
    • Motivação, Estratégia e Autoconfiança
    • Lair Ribeiro organizou um encontro em São Paulo, em Setembro de 1996, o "I Encontro Nacional de Vitoriosos no Vestibular" (16/09/2015). O encontro contou com a presença de 18 jovens que foram aprovados em primeiro lugar em exames de vestibular de vários locais do Brasil. Também participaram do encontro nove vestibulandos  e 19 professores com experiência na preparação para exame vestibular. A experiência do encontro foi aproveitada para a confecção do livro pelo Dr. Lair Ribeiro.
    • "Jamais alguém concordará em rastejar se sentir um impulso para voar." (Hellen Keller) (p. 9)
    • "Quem não lê não pensa. E quem não pensa está fadado a ser sempre um servo." (Paulo Francis) (p. 10)
    • "O que hoje talvez possa lhe parecer uma grande montanha, amanhã poderá ser visto como uma pequena colina." (p. 13)
    • Meme: "é um núcleo de informação ou energia que irradia comandos, instruções, programas culturais e normas sociais para a mente das pessoas." (p. 11)
    • "Não viva em terreno de perus, se você quer aprender a voar como águia." (p.14)
    • "Se você continuar fazendo o que sempre fez, vai continuar obtendo o que sempre obteve." (p. 16)
    • "Cuidado para não confundir urgente com importante." (p. 20)
    • "Toda tecnologia sofisticada quando em uso parece mágica." (p. 21)
    • "Nada acontece no seu universo físico sem a sua participação." (p. 23)
    • "Aprendemos 10% do que lemos, 15% do que ouvimos, porém 80% do que vivenciamos." (p. 27)
    • "Nem tudo que é simples é fácil." (p. 28)
    • "Percepção é realidade. Tudo o mais é ilusão." (p. 29)
    • "Mude o seu mundo através da mudança dos seus pensamentos." (p. 31)
    • "Se você sabe, mas não sabe que sabe, é como se não soubesse!" (p. 34)
    • "Imaginação sem conhecimento é como um carro com direção mas sem acelerador." (p. 35)
    • "O segredo do sucesso: sonha durante a noite e trabalhar durante o dia." (p. 37)
    • "Se você não viver no futuro hoje, viverá no passado amanhã." (Peter Ellyard) (p. 44)
    • "A única constante no mundo em que vivemos é a mudança." (p. 47)
    • "Determinação e paciência são necessárias para trocar velhos hábitos por novos." (p. 48)
    • "O futuro tem sempre o direito de nos surpreender." (p. 49)
    • "Sorte só existe quando preparação encontra oportunidade." (p. 51)
    • "Talento é 10% de inspiração e 90% de transpiração, molhar a camisa." (p. 51)
    • "Nunca as possibilidades para o desenvolvimento humana foram tão extraordinárias." (Jean Houston) (p. 54)
    • "A melhor maneira de prever o futuro é inventá-lo." (Arthur L. Costa) (p. 55)
    • Tipos de inteligência segundo Howard Gardner (p. 55):
      • Intrapessoal - facilidade de se comunicar consigo próprio
      • Interpessoal - facilidade de se comunicar com outras pessoas
      • Linguística - facilidade de se comunicar por meio de palavras
      • Espacial - facilidade de se comunicar por meio de formas e se orientar espacialmente
      • Musical - facilidade de se comunicar por meio de sons ritmados
      • Corporal - facilidade de se comunicar por meio de gestos e expressões corporais
      • Matemática - facilidade de se comunicar por meio de números e raciocínio lógico
        • *Daniel Goleman introduziu a Inteligência Emocional
    • "Pequenas diferenças no seu desempenho trazem grandes diferenças nos seus resultados." (p. 57)
    • "Conhecimento não é acúmulo de informação e sim competência para ação." (p. 58)
    • "A única vantagem competitiva que você tem nos dias de hoje é a sua habilidade em aprender mais rápido." (p. 59)
    • "Os caminhos que conduzem o home ao saber são tão maravilhosos quanto o próprio saber." (Johanness Kepler) (p. 64)
    • "O infinito é formado de segundos." (p. 65)
    • O raciocínio lógico compreende basicamente quatro processos (p. 65-75):
      • passo a passo
      • visualização
      • reformulação
      • exclusão
    • "Nunca corte com uma faca aquilo que você pode cortar com uma colher." (Charles Buxton) (p. 67)
    • "Onde existe determinação, a solução será encontrada." (p.68)
    • "A quantidade de dinheiro no seu bolso vai depender da qualidade de pensamento da sua mente." (p. 78)
    • "Semelhante atrai semelhante." (p. 79)
    • "Pensamento determina sentimento, que determina comportamento." (p. 83)
    • "Melhora contínua - hoje melhor do que ontem, pior do que amanhã." (p. 86)
    • "Se você não consegue controlar seu tempo, também não consegue controlar a sua vida." (p. 89)
    • "Intenção sem ação é ilusão. Ouse fazer e o poder lhe será dado." (p. 92)
    • "Quanto mais você pratica, mais sortudo você fica." (p. 93)
    • "O que faço hoje determina o que serei amanhã." (p. 95)
    • "Todos nós somos ignorantes, só que em assuntos diferentes." (p. 96)
    • "Se você não consegue o que gosta, será obrigado a gostar do que consegue." (George Bernard Shaw) (p. 97)
    • "Confusão faz parte do aprendizado." (p. 99)
    • "Encare a realidade não como você gostaria que ela fosse, mas sim como ela realmente é." (p. 103)
    • "A inteligência sem amor e o amor sem inteligência nada trazem ao homem." (Aldous Huxley) (p. 106)
    • "Estando em Roma, faça como os romanos." (p. 107)
    • Posição dos olhos (p. 106-113):
      • cima (imagens)*
        • cima à esquerda - imagens já existentes que estão sendo recordadas
        • cima à direita - imagens novas que o cérebro está construindo
        • *exceção de alguns canhotos
      • horizontal (ativa a parte auditiva do cérebro):
        • horizontal à esquerda - acessar a memória auditiva: lembrar nomes de pessoas
        • horizontal à direita - criar sons que ainda não existem
      • baixo (acesso à parte olfato-gustativa do cérebro):
        • baixo à esquerda - self-talk
        • baixo à direita - abertura do canal cinestésico (sensações corporais) e ativação da propriocepção (percepção do próprio corpo)
    • "Resumir é memorizar." (p. 109)
    • "O homem é o que ele pensa e o que ele come." (p. 113)
    • "Gosto mais dos sonhos do futuro do que da história do passado." (Thomas Jefferson) (p. 115)
    • "Noventa por cento do que sabemos hoje a respeito do cérebro foram descobertos nos últimos 20 anos." (p. 118)
    • "Toda criança possui, ao nascer, um potencial de inteligência superior ao que Leonardo da Vinci utilizou em toda a sua vida." (Gleen Doman) (p. 119)
    • "Eu nunca ensino aos meus alunos, somente tento criar condições nas quais eles possam aprender." (Albert Einstein) (p. 121)
    • "Memorize ideias e não palavras ou números." (p. 128)
    • "Memória é a mãe de toda sabedoria." (p. 129)
    • "Educação é o que fica quando você se esqueceu do que aprendeu." (B. F. Skinner) (p. 131)
    • "Entender bem não significa relembrar bem." (p. 133)
    • "Revisões regulares consolidam a memória." (p. 135)
    • "Velocidade só é útil se você está correndo na direção certa." (Joel Barker) (p. 136)
    • "Todo problema traz consigo a semente da solução." (p. 138)
    • "Se você sabe, mas não sabe que sabe, é como se não soubesse." (p. 141)
    • "A melhor maneira de ter uma boa ideia é ter muitas ideias." (Linus Pauling) (p. 143)
    • Sistema Palavra Pino (Peg word) (p. 142-148):
      1. ONE-RUN (correr)
      2. TWO-ZOO (zoológico)
      3. THREE-TREE (árvore)
      4. FOUR-DOOR (porta)
      5. FIVE-HIVE (enxame)
      6. SIX-SICK (doente)
      7. SEVEN-HEAVEN (céu)
      8. EIGHT-GATE (portão, porteira)
      9. NINE-WINE (vinho)
      10. TEN-DEN (covil, caverna)
    • "Hoje ganha não é quem é maior, mas quem é mais rápido." (p. 144)
    • "Otimismo sozinho não resolve, pessimismo atrapalha." (p. 147)
    • "Saiba alguma coisa, faça alguma coisa, seja  alguém!" (p. 150)
    • "Liberdade e responsabilidade são duas faces da mesma moeda." (p. 151)
    • Dicas sobre memorização (p. 149-156):
      • Movimento - pensar em imagens em movimento
      • Cores - utilizar várias cores
      • Exagero
      • Ritmo e Rima
      • Contexto - tentar lembrar a situação, o local, o cheiro, a sensação do momento para facilitar o trabalho da memória
      • Respiração e Memória
      • Alimentação e Memória
    • "Cada um pensa em mudar a humanidade, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo." (Tolstói) (p. 153)
    • "O amanhecer só vem depois da noite toda ter passado." (p. 155)
    • "O segredo de um bom negócio está em saber alguma coisa que ninguém sabe." (p. 156)
    • "Leitura é para a mente o que exercício é para o corpo." (p. 158)
    • "A melhor das espertezas é ser honesto." (p. 159)
    • "O homem que não lê bons livros não tem nenhuma vantagem sobre o homem que não sabe ler." (Mark Twain) (p. 160)
    • "A melhor hora para mudanças é quando você não precisa mudar." (p. 162)
    • "Quanto mais você memoriza mais fácil fica memorizar." (p. 163)
    • "Saber que não sabe já é saber." (p. 166)
    • "Êxito no passado não garante êxito no futuro." (p. 176)
    • "Quem comprar o que não precisa, venderá o que precisa." (Provérbio árabe) (p. 178)
    • Manter os olhos sadios (p. 179-183):
      • Vitamina A - o suficiente, sem excesso: frutas, verduras e legumes, cenoura, milho, batata-doce, ovos.
      • Iluminação: luz natural é melhor que a artificial. A melhor artificial é a difusa (que reflete no teto ou na parede e não incide direto no papel).
      • Postura
      • Manter um movimento suave dos olhos
    • "Quando você tem uma meta apaixonante, o que era obstáculo passa a ser etapa." (p. 179)
    • "Mais vale comer uma maçã dividida do que uma casca de banana sozinho." (p. 182)
    • "Atingir um objetivo que você não tem é tão difícil quanto voltar de um lugar para onde você nunca foi." (p. 183)
    • "O melhor jeito de se livrar de um problema é resolvê-lo!" (p. 196)
    • "Aqueles que dependem de sorte geralmente são uns azarados." (p. 198)
    • "A sua existência é injustificável. A vida é uma dádiva para ser vivida." (p. 199)
    • "Muitas vezes a solução é o problema." (p. 201)
    • Mind Mapping (mapas mentais) (p. 197-:
      • "O que estão querendo que eu aprenda desse material?"
        • envolvimento pessoal
          • você decide o que é importante
        • aprendizado multissensorial
        • associação
        • palavras-chave
    • "Make sure you contribute more than you cost." (p. 203)
    • "The point of power is being present." (p. 205)
    • "A falta de tempo é a desculpa de quem perde tempo por falta de método." (Rehl) (p. 212)
    • "We first raise the dust and then claim we cannot see." (Berkeley) (p. 213)
    • "Nunca teste a fundura do rio com os dois pés." (p. 215)
    • "Estude também para a vida e não somente para passar no vestibular." (p. 216)
    • "Lifelong learning is the only way to remain competitive in the job market." (p. 218)
    • "Make change a way of life." (p. 219)
    • "An upset is an opportunity to see the truth." (p. 222)
    • "Apology is an invitation to declare a situation complete." (p. 231)
    • "Formal education will earn you a living. Self-education will make you a fortune." (p. 237)
    • "Repetição é a mãe do aprendizado." (p. 237)
Lucas T R Freitas

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Administração de Materiais e Estoques - 02/10/2015

Administração de Materiais e Estoques - 02/10/2015

Exercícios em sala de aula

Tabela para a realização dos exercícios

Trimestre / Ano 1 / Ano 2 / Ano 3
1              / 340     / 420     / 650
2              / 150     / 230     / 210
3              / 410     / 800     / 980
4              / 190     / 260     / 360

1) Calcule a previsão para o 3º e 4º trimestre do ano 4, 5 e 7 utilizando média móvel.

2) Utilizando a técnica de previsão ponderada, calcule as previsões para todos os trimestres para o ano 4. Considere:
  • 0,20 para o ano 1
  • 0,30 para o ano 2
  • 0,50 para o ano 3
3) Qual seria a previsão para os trimestres 2 e 3 dos anos 4, 6 e 10 utilizando a equação linear.

4) Calcule a previsão de demanda para todos os trimestres do ano 5. Para isso utilize o coeficiente de sazonalidade médio. Espera-se que no ano 5 sejam consumidos (previsão por intermédio de média móvel) 5000 unidades.

Respostas:
1) Previsão = somatório dos consumos / número de períodos

  • Ano 4
    • 3º trimestre
      • Previsão = somatório dos consumos / número de períodos
        Previsão = (410 + 800 + 980) /3 = 730
    • 4º trimestre

  • Ano 5
    • 3º trimestre
      • Previsão = (800 + 980 + 730) /3 = 836,666
    • 4º trimestre

  • Ano 6 (Para calcular o ano 7 é preciso calcular o valor para o ano 6)
    • 3º trimestre
      • (980 + 730 + 836,666) /3 = 848,888
    • 4º trimestre


  • Ano 7
    • 3º trimestre
      • (730 + 836,666 + 848,888) /3 = 805,184
    • 4º trimestre



2)

3) 2 e 3 Ano 4, 6 e 10
  • y = ax + b
    • b = [N(Somatório XY) - (Somatório X) . (Somatório Y)] / [N (Somatório X^2) - (Somatório X)^2]
    • a = [(Somatório Y) - b (Somatório X)] / N
Nome_período / Y    / X   / XY       / X^2
a1t1                  / 340 / 1    / 340      / 1
a1t2                  / 150 / 2    / 300      / 4
a1t3                  / 410 / 3    / 1230    / 9
a1t4                  / 190 / 4    / 760      / 16
a2t1                  / 420 / 5    / 2100    / 25
a2t2                  / 230 / 6    / 1380    / 36
a2t3                  / 800 / 7    / 5600    / 49
a2t4                  / 260 / 8    / 2080    / 64
a3t1                  / 650 / 9    / 5850    / 81
a3t2                  / 210 / 10  / 2100    / 100
a3t3                  / 980 / 11  / 10780  / 121
a3t4                  / 360 / 12  / 4320    / 144
Somatório        / 5000       / 78 / 36840 / 650
a4t1                 /         / 13
a4t2                 /         / 14
a4t3                 /         / 15
a4t4                 /         / 16
a5t1                 /
a5t2                 /
a5t3                 /
a5t4                 /
a6t1 /
a6t2 /
a6t3 /
a6t4 /
a7t1 /
a7t2 /
a7t3 /
a7t4 /
a8t1 /
a8t2 /
a8t3 /
a8t4 /
a9t1 /
a9t2 /
a9t3 /
a9t4 /
a10t1 /
a10t2 /
a10t3 /
a10t4 /

b = [12 (36840) - (78)(5000)] / [12 (650) - (78)^2] =

a = [5000 - b (78)] / 12

Ya4t2 = a + b (14)
Ya4t3 = a + b (15)
Ya6t2 =
Ya6t3 =
Ya10t2 =
Ya10t3 =

4) Achar o alfa médio, usar a constante de sazonalidade. É preciso usar a média móvel. É preciso ter o quarto ano para calcular o quinto.

Os dados do quarto ano são usados calculando a média móvel (média dos três anos anteriores).


Lucas T R Freitas

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Instituições do Direito - 01/10/2015

Instituições do Direito - 01/10/2015

Contrato administrativo
  • É o ajuste que o Poder Público celebra com um particular (pessoa física ou jurídica), visando à realização de fins públicos de acordo com o regime jurídico de Direito Público.
  • Todo contrato administrativo é um ato administrativo. Ato administrativo é "toda manifestação unilateral de vontade da Administração Pública, que, agindo nessa qualidade, tenha por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar, extinguir e declarar direitos, ou impor obrigações aos administradores ou a si própria." (Hely Lopes Meirelles)
Artigo 175, parágrafo único, incisos de I a IV, Constituição Federal
  • "Art. 175. Incumbe ao Poder Público, na forma da lei, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, sempre através de licitação, a prestação de serviços públicos.
    Parágrafo único. A lei disporá sobre:
    I - o regime das empresas concessionárias e permissionárias de serviços públicos, o caráter especial de seu contrato e de sua prorrogação, bem como as condições de caducidade, fiscalização e rescisão da concessão ou permissão;
    II - os direitos dos usuários;
    III - política tarifária;
    IV - a obrigação de manter serviço adequado."
  • Permissão
    • É um ato administrativo unilateral, discricionário, precário, gratuito ou oneroso, em que a administração pública delega ao particular a execução de um serviço público ou a utilização de um bem público.
    • Ato discricionário é aquele em se deve dizer o porque o administrador público não quer mais realizar o serviço.
    • Não é contrato administrativo. Por isso não há obrigação de indenizar.
    • Quem tem a permissão é permissionário.
  • Concessão
    • É o contrato administrativo em que a administração pública defere ao particular a execução remunerada de serviço público, de obra pública, ou lhe cede o uso de bem público, para que o explore por sua conta e risco, pelo prazo e condições ajustadas.
    • Transporte coletivo, telefonia, tratamento de água, distribuição de energia.
    • É necessário um procedimento licitatório.
    • Quem tem a concessão é concessionário.
Serviços públicos
  • típicos do estado
    • segurança pública, ensino básico, ações básicas de saúde, serviço fazendário (instituição de tributação), serviço diplomático
Caducidade: decadência

Lei nº 8987/1995 - regulamente o Artigo 175, Constituição Federal
  • Serviços públicos
    • a) é o prestado pela administração para satisfazer as necessidades gerais das pessoas
    • é custeado por tributos
  • Serviço de utilidade pública
    • é o prestado pela administração ou por delegação desta para facilitar a existência das pessoas
      • exemplos: fornecimento de água, energia, serviços bancários
      • aquilo que não é típico do estado é de utilidade pública
      • o prestador é remunerado por tarifa
        • Tarifa é a remuneração paga pelo particular quando há prestação de um serviço público prestado por uma entidade particular (concessionária).
Tributo (gênero)
  • Espécies:
    • impostos
    • Taxas
    • contribuições
    • empréstimo compulsório
    • 67 a 68 tributos (aproximadamente) são pagos no Brasil
    • o serviço público é custeado por tributos
Tarifa é diferente de taxa:
  • tarifa não é tributo e é cobrada por concessionária de serviço público. O Estado institui a tarifa, mas é o particular que cobra.
  • só o Estado pode cobrar tributos, instituir tributos.
Lei de Licitação (Geral) nº 8666/93 - regulamenta os procedimentos de tomada de preços no Brasil

  • abertura de envelopes
  • crimes
  • recursos que os licitantes poderão propor
Lucas T R Freitas

Legislação Tributária - 01/10/2015

Legislação Tributária - 01/10/2015

Conceito de Tributo (artigo 3º, Código Tributário Nacional)
"Tributo é toda prestação (pagamento) pecuniária (em dinheiro, R$) compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, instituída em lei, que não constitua sanção de ato ilícito, mediante atividade administrativa plenamente vinculada."

Obrigação Tributária
a) Principal
  • pagamento
    • tributo
    • multa
b) Acessória
  • cumprimento de deveres instrumentais
  • exemplo: ter CPF ou CNPJ, emitir nota fiscal, registrar contrato social, balanço patrimonial (previstos em lei)
Sujeitos da Obrigação Tributária
a) ativos
  • União, Estados, Municípios e Distrito Federal
  • São todos aqueles que podem instituir tributos
b) passivos
  • contribuintes
    • relação direta com o fato gerador
      • exemplo: IPVA (pago pelo proprietário do veículo)
  • responsáveis
    • relação indireta com o fato gerador
      • exemplo: os pais são responsáveis pelo pagamento dos tributos pelos filhos; o empregador é responsável por recolher o pagamento do imposto de renda do empregado
Para o Direito Tributário não importa a idade, não se leva em consideração a capacidade civil. Todos são contribuintes, não importa a idade.

Artigo 150, §7º, Constituição Federal - Substituição Tributária
  • "§ 7º A lei poderá atribuir a sujeito passivo de obrigação tributária a condição de responsável pelo pagamento de imposto ou contribuição, cujo fato gerador deva ocorrer posteriormente, assegurada a imediata e preferencial restituição da quantia paga, caso não se realize o fato gerador presumido.(Incluído pela Emenda Constitucional nº 3, de 1993)"
  • Pauta de valores
Relação jurídica tributária
Sujeito Ativo (direito subjetivo de cobrar o tributo ao sujeito passivo) <- R$ (objeto: tributo) -> Sujeito Passivo (dever jurídico de pagar o tributo ao sujeito ativo)

Domicílio Tributário

  • local onde você fixa moradia, onde você paga seus tributos
    • Residência é o local onde você poderá ser encontrado de vez em quando
  • para a pessoa jurídica é onde ela tem sede, e onde ela tem filiais
Capacidade Tributária passiva
  • independe da idade, independe da situação profissional da pessoal, independe da pessoa estar em liberdade de ir e vir cerceada (reclusão), independe de se ela está suspensa do conselho da categoria, independe da morte (imposto de transição causa mortis)


Lucas T R Freitas

P!nk - Try (Lyrics)