sexta-feira, 29 de março de 2019

CALC1S4 03 Limites Trigonometricos Fundamentais



Agradeço sua leitura. Lembre-se de deixar seu comentário, caso seja necessário realizar alguma correção ou melhoria na postagem. Com dedicação, Lucas Tiago Rodrigues de Freitas, M.Sc.

CALC1S4 02 Limites Laterais Parte 2



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CALC1S4 01 Limites Laterais



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quinta-feira, 28 de março de 2019

Production Caprine



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Ovinos



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quarta-feira, 27 de março de 2019

2ª Lista de Cálculo I - Propriedades das funções

2ª Lista de Cálculo I - Propriedades das funções

Revisão breve:

Função:
  • Sobrejetora: quando todos os elementos do contradomínio estão relacionados a pelo menos um elemento do domínio.
  • Injetora: quando cada elemento da imagem está relacionada a um único elemento do domínio.
  • Bijetora: quando a função é sobrejetora e injetora.
Referência:


  1. Obtenha os intervalos nos quais a função dada é crescente e nos quais é decrescente, indicando pontos de máximo e de mínimo para as figuras a seguir:
    a)

    [Res.]
    Função crescente: ]-,-4], [-1,3]
    Função decrescente: [-4,-1], [3,∞[
    Extremos locais
    Pontos de máximo: y = 2 em x = -4, 3
    Ponto de mínimo: y = -2 em x = -1
    Extremos absolutosPontos de máximo: y = 2 em x = -4, 3
    Ponto de mínimo: não tem

    b)

    [Res.]
    Função crescente: ]-, -2], [1, ]
    Função decrescente: [-2, 1]
    Extremos locais
    Pontos de máximo: y = 3 em x = -2
    Ponto de mínimo: y = -2 em x = 1
    Extremos absolutosPontos de máximo: não tem
    Ponto de mínimo: não tem

    c)

    [Res.]
    Função crescente: [-1, -0], [1,[
    Função decrescente: ], -1], [0, 1]
    Extremos locais
    Pontos de máximo: y = 0 em x = 0
    Ponto de mínimo: y = -1 em x = -1, 1
    Extremos absolutosPontos de máximo: não tem
    Ponto de mínimo: y = -1 em x = -1, 1
  2. Determine se f é par, ímpar ou nem par nem ímpar.
    a) f(x) = 5x³ + 2x
    [Res.]
    f(1) = 5+2 = 7
    f(-1) = -5 -2 = -7
    Como f(-1) é -f(1), a função é ímpar.

    b) f(x) = |x| - 3
    [Res.]
    f(1) = 1 - 3 = -2
    f(-1) = 1 - 3 = -2
    Como f(1) = f(-1), logo a função é par.

    c) f(x) = (8x³ - 3 x²)³
    [Res.]
    f(1) = (8 - 3)³ = 5³ = 125
    f(-1) = (-8 - 3)³ = (-11)³ = -1331
    Como f(1) ≠ f(-1) e f(1) ≠ -f(1), logo a função não é nem par nem ímpar.

    d) f(x) = (3x^4 + 2x² - 5)^(1/2)
    [Res.]
    f(1) = (3 + 2 - 5)^(1/2) = 0
    f(-1) = (3 + 2 - 5)^(1/2) = 0
    Como f(1) = f(-1), logo a função é par.

    e) f(x) = 6x^5 - 4x³ + 2x
    [Res.]
    f(1) = 6 - 4 + 2 = 4
    f(-1) = -6 + 4 - 2 = -4
    Como f(1) = -f(-1), logo a função é ímpar.

    f) f(x) = x (x+5)
    [Res.]
    f(1) = 1 (1+5) = 6
    f(-1) = -1 (-1 + 5) = -4
    Como f(1) ≠ f(-1) e f(1) ≠ -f(1), logo a função não é nem par nem ímpar.
  3. Seja f: A  B. Sabe-se que o conjunto A tem (2p - 2) elementos e o conjunto B tem (p+3) elementos. Sabendo-se que f é injetora, então podemos afirmar que:
    a) 1 < p ≤ 5
    b) 5 < p ≤ 7
    c) 7 < p ≤ 8
    d) 8 < p ≤ 10
    e) p ≥ 10
    [Res.]
    Como uma função é Injetora quando cada elemento da imagem está relacionada a um único elemento do domínio, logo:
    2p - 2 ≤ p + 3
    2p - 2 + 2 ≤ p + 3 + 2
    2p ≤ p + 5
    p ≤ 5

    Como 2p - 2 ≤ 0:
    0 ≤ 2p - 2
    2 ≤ 2p
    1 ≤ p

    Assim:
    1 ≤ p ≤ 5
  4. Os gráficos abaixo representam funções de IR em IR. Verifique se elas são ou não funções sobrejetoras, injetoras ou bijetoras. Justifique sua resposta.
    a)

    [Res.]
    f(1) = 0
    f(-1) = -2
    Como f(1) ≠ f(-1) e f(1) ≠ -f(1), logo a função não é nem par nem ímpar.
    Como para cada y existe apenas um valor de x, a função é injetora.
    Como todos os elementos do contradomínio estão relacionados a pelo menos um elemento do domínio, a função é sobrejetora.
    Como a função é injetora e sobrejetora, ela é bijetora.

    b)

    [Res.]
    Como para cada x não existe apenas um valor de y, a função não é injetora.
    Como todos os elementos do contradomínio não estão relacionados a pelo menos um elemento do domínio, a função não é sobrejetora.

    c)

    [Res.]
    Como para cada y não existe apenas um valor de x, a função não é injetora.
    Como todos os elementos do contradomínio não estão relacionados a pelo menos um elemento do domínio, a função não é sobrejetora.
  5. Determine o conjunto B de modo que a sentença f(x) = x² defina uma função sobrejetora de A = [-3,4] em B. Nestas condições podemos dizer que f é bijetora?

    [Res.]
    Calculando
    f(-3) = (-3)² = 9
    f(-2) = (-2)² = 4
    f(-1) = (-1)² = 1
    f(0) = (0)² = 0
    f(1) = (1)² = 1
    f(2) = (2)² = 4
    f(3) = (3)² = 9
    f(4) = (4)² = 16

    Logo, B = [0, 16].
    Como cada elemento da imagem não está relacionado a um único elemento do domínio, a função não é injetora. Logo, ela não é bijetora.
  6. Uma função f é dada por uma tabela de valores. Determine se f é injetora em cada caso.
    a)

    [Res.]
    Como cada elemento da imagem não está associado a apenas um elemento do domínio, logo a função não é injetora.

    b)

    [Res.]
    Como cada elemento da imagem está associado a apenas um elemento do domínio, a função é injetora.
  7. Uma função f é dada por meio de descrição verbal. Determine se f é injetora.
    a) f(t) é a altura de uma bola t segundos após ser chutada.
    [Res.]
    Como cada elemento da imagem não está associado a apenas um elemento do domínio, logo a função não é injetora (tomando-se apenas os eixos x e y como coordenadas parabólicas da bola).

    b) f(t) é a sua altura com t anos de idade.
    [Res.]
    Como cada elemento da imagem está associado a apenas um elemento do domínio, logo a função é injetora.


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Cálculo I - 27/03/2019

Cálculo I - 27/03/2019 (Quarta-feira)

Previsão de aula: 20h30min às 22h00min
Início da aula: 20h40min
Término da aula: não registrei
Taxa de aproveitamento: ≤ 88,88%


Monitoria de cálculo (2019/1):

*Carol:
Segunda e Terça: 14h30min às 18h30min
Quarta: 13h às 17h

*Júlia:
Segunda: 13h às 18h
Terça: 13h às 17h
Quarta: 13h às 19h


Limites Laterais

Limite lateral pela direita:
limx→a+ f(x) = L

Podemos tornar f(x) tão próximo de L, de modo a obter o limite lateral pela direita.

Limite lateral de f(x) quando x tende a a pela direita, obtido com o Krita.

Limite lateral pela esquerda:
limx→b- f(x) = L
Seja f(x) definida em um intervalo aberto ]a, b[, onde a < b.

Limite lateral de f(x) quando x tende a b pela esquerda, obtido com o Krita.

Exercícios:
Se f(x) = √(x + 6) + x, calcule:

a) limx→-6- f(x)

[Res.]
limx→-6- f(x)
= limx→-6- [√(x + 6) + x] = ∄ nos reais, pois não há raiz quadrada negativa aceitável no conjunto dos números reais.


b) limx→-6+ f(x)

[Res.]
limx→-6+ f(x)
= limx→-6+ [√(x + 6) + x]
= 0 + (-6)
= -6

c) limx→-6 f(x)

[Res.]
Como só existe o limite de f(x) quando x tende a -6 pela direita, o limx→-6 f(x) não existe no conjunto dos números reais. Só existe o limite do ponto se existir o limite pela esquerda e pela direita e se eles forem iguais.
Assim:
limx→-6 f(x) ∄ no conjunto dos reais.


Teorema

limx→0 [sen(x)/x] = 1 (x em radianos)

Esquema para analisar o teorema de limx→0 [sen(x)/x] = 1, obtido com o GeoGebra e o Krita.
A análise será feita pela análise de áreas de triângulos. Temos:

Área 𝛥OAP < Área do setor circular OAP < Área 𝛥OAT

* Área 𝛥OAP
Área 𝛥OAP = 1/2 . 1 . sen(x) = sen(x) / 2

* Área do setor circular OAP
Área do setor circular OAP = l . R / 2
l = 𝜶 . R
l = x . 1
l = x

Logo:
Área do setor circular OAP = l . R / 2
= x . 1 / 2
= x / 2

* Área 𝛥OAT
Área 𝛥OAT = 1/2 . 1 . tg(x) = tg(x) / 2


Como Área 𝛥OAP < Área do setor circular OAP < Área 𝛥OAT, logo:
sen(x) / 2 < x / 2 < tg(x) / 2
sen(x) < x < tg(x)


* Dividindo tudo por sen(x):
1 <  x / sen(x) < tg(x) / sen(x)
1 <  x / sen(x) < sen(x)/cos(x) . 1 / sen(x)
1 <  x / sen(x) < 1/cos(x)

* Invertendo todos os membros:
cos(x) < sen(x)/x < 1


Aplicando o Teorema do Confronto, temos:


*limite quando x tende a 0 pela direita:
limx→0+ cos(x) < limx→0+ [sen(x)/x] < limx→0+ 1
= 1 < limx→0+ [sen(x)/x] < 1

Assim:
limx→0+ [sen(x)/x] = 1

*limite quando x tende a 0 pela esquerda:
limx→0- cos(x) < limx→0- [sen(x)/x] < limx→0- 1
= 1 < limx→0- [sen(x)/x] < 1

Assim:
limx→0- [sen(x)/x] = 1

Como os limites pela esquerda e pela direita existem e são iguais, existe o limite da função f(x) = sen(x)/x quando x tende a 0:
limx→0 [sen(x)/x] = 1


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terça-feira, 26 de março de 2019

Cálculo 1 - 1ª Lista

Cálculo 1 - 1ª Lista

  1. Dada a função f(x) = 7x - 3, obtenha:
    a) f(2)
    [Res.]
    f(2) = 7 (2) - 3 = 14 - 3 = 11

    b) f(6)
    [Res.]
    f(6) = 7 (6) - 3 = 42 - 3 = 39

    c) f(0)
    [Res.]
    f(0) = 7 (0) - 3 = -3

    d) f(-1)
    [Res.]
    f(-1) = 7 (-1) - 3 = -7 - 3 = -10

    e) f (1/2)
    [Res.]
    f(1/2) = 7 (1/2) - 3 = 7/2 - 3 = 3,5 - 3 = 0,5

    f) f (-1/3)
    [Res.]
    f (-1/3) = 7 (-1/3) - 3 = -7/3 - 3 = (-7 -9) / 3 = -16/3
  2. Dada a função f(x) = 2x - 3, obtenha:
    a) f(3)
    [Res.]
    f(3) = 2 (3) - 3 = 6 - 3 = 3

    b) f(-4)
    [Res.]
    f(-4) = 2 (-4) -3 = -8 -3 = -11

    c) O valor de x tal que f(x) = 49
    [Res.]
    f(x) = 49
    49 = 2x - 3
    52 = 2x
    x = 52/2 = 26

    d) O valor de x tal que f(x) = -10
    [Res.]
    f(x) = -10
    -10 = 2x - 3
    -10 + 3 = 2x
    -7 = 2x
    x = -7/2
  3. Dada a função f(x) = x² - 4x +10, obtenha os valores de x cuja imagem seja 7.
    [Res.]
    f(x) = 7
    7 = x² - 4x +10
    x² - 4x + 3 =0
    (x-3)(x-1) = 0

    x = 1, 3
  4. Dada a função f(x) = mx + 3, determine m sabendo que f(1) = 6.
    [Res.]
    f(1) = 6
    6 = m(1) + 3
    6 - 3 = m = 3

    Logo, f(x) = 3x + 3
  5. É dado o gráfico de uma função f:



    a) Obtenha o valor de f(-1)
    [Res.]
    f(-1) = -2

    b) Estime o valor de f(2)
    [Res.]
    f(2) = 3

    c) f(x) = 2 para quais valores de x?
    [Res.]
    f(x) = 2 em x = -3, 1

    d) Estime os valores de x para os quais f(x) = 0.
    [Res.]
    f(x) = 0 em x ≈ -2,5; 0,4
  6. São dados os gráficos de f e g.


    a) Obtenha os valores de f(-4) e g(3).
    [Res.]
    f(-4) = -4

    g(3) ≈ 3,4

    b) f(x) = g(x) para quais valores de x?
    [Res.]
    f(x) = g(x) em (-2,1) e (2, 2)

    c) Estime a solução da equação f(x) = -1.
    [Res.]
    x ≈ -3; 3,6
  7. Determine se a curva dada é o gráfico de uma função de x. Se for o caso, obtenha o domínio e a imagem da função.
    a)
    [Res.]
    É função, pois para cada x existe apenas um valor de y.
    Domínio: x pertence aos reais.
    Imagem: y pertence aos reais tal que y ≥ -2



    b)

    [Res.]
    Não é função, pois há mais de um valor de y para um único valor de x.


    c)

    [Res.]
    Não é função, pois quando x é igual a -1 existem vários valores de y.

    d)

    [Res.]
    É função, pois para cada valor de x existe um único valor de y.
    Domínio: x pertence aos reais.
    Imagem: y pertence aos reais tal que y > 0 ou y = -2.

    e)

    [Res.]
    É função, pois para cada valor de x existe apenas um valor de y.
    Domínio: x pertence ao conjunto dos números reais.
    Imagem: y pertence aos reais tal que y > 0.

    f)

    [Res.]
    Não é função, pois existe mais de um valor de y para vários valores de x.
  8. Uma função f satisfaz a condição f(x+1) = f(x) + f(1) qualquer que seja o valor da variável x. Sabendo-se que f(2) = 1, determine o valor de f(3).
    [Res.]
    f(2) = f(1+1) = f(1) + f(1) = 2 . f(1)
    Como f(2) = 1, logo 1 = 2 . f(1). Assim, f(1) = 1/2.
    Calculando f(3):
    f(3) = f(2+1) = f(2) + f(1) = 1 + 1/2 = 3/2.
  9. Uma função f satisfaz a condição f(x+2) = 2 . f(x) + f(1) qualquer que seja o valor da variável x. Sabendo-se que f(3) = 6, determine o valor de f(1) e de f(5).
    [Res.]
    Como f(3) = 6:
    f(3) = f(1+2) = 2 . f(1) + f(1) = 3 . f(1)
    Logo:
    6 = 3 . f(1)
    f(1) = 2

    Calculando f(5):
    f(5) = f(3+2) = 2 . f(3) + f(1) = 2 . 6 + 2 = 12 + 2 = 14
  10. Obtenha o domínio das seguintes funções:
    a) f(x) = x³ - 2x² + 2x + 3
    [Res.]
    x pertence aos reais.

    b) g(x) = (x²+5) / (x+2)
    [Res.]
    x pertence aos reais tal que x é diferente de -2.

    c) f(t) = (t+1) / (t² - t - 2)
    [Res.]
    t pertence aos reais tal que t é diferente de 2 e de -1.

    d) g(t) = (2t-1) / (t² + 3t + 5)
    [Res.]
    t pertence aos reais.

    e) f(x) = (3 - x)^(1/2)
    [Res.]
    x pertence aos reais tal que x ≤ 3.

    f) g(x) = (3x + 8)^(1/2)
    [Res.]
    x pertence aos reais tal que x ≥ -8/3.

    g) f(x) = (2x + 1) / (3x - 12)^(1/2)
    [Res.]
    x pertence aos reais tal que x ≥ 4.

    h) g(x) = (x-1) / (x+2)^(1/2)
    [Res.]
    x pertence aos reais tal que x ≥ -2.

    i) f(x) = (x+1) / (x³ - 4x)
    [Res.]
    x pertence aos reais tal que x é diferente de -2, 0 e 2.

    j) g(x) = (4x-3)^(1/2) / (x² - 4)
    [Res.]
    x pertence aos reais tal que que x ≥ 3/4 e x é diferente de 2.


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Cálculo I - 26/03/2019

Cálculo I - 26/03/2019 (Terça-feira)

Previsão de aula: 20h30min às 22h00min
Início da aula: 20h41min
Término da aula: 21h51min
Taxa de aproveitamento: 77,77%


Teorema do Confronto

O teorema do confronto nos permite calcular uma variedade de limites.
Denominado teorema do confronto porque se refere a uma função f cujos valores são "imprensados" entre os valores de duas outras funções g(x) e h(x) que possuem o mesmo limite L em um ponto a.


Teorema:
Suponha que g(x) ≤ f(x) ≤ h(x) para todo x em um intervalo aberto contendo a, exceto possivelmente em x = a.

limx→a g(x) = limx→a h(x) = L

Então, limx→a f(x) = L.

É também denominado de "teorema do aperto" ou "teorema do sanduíche".
Exemplificando o teorema do sanduíche, obtido com o Krita.

Exemplo de uso do Teorema do Sanduíche:

Determine limx→0 [x² . sen(1/x)].

Não pode-se usar a regra do produto, pois limx→0 sen(1/x) não existe.

Temos (do ciclo trigonométrico) que:
-1 ≤ sen (1/x) ≤ 1

*multiplicando a desigualdade por x², temos:
-x² ≤ x² . sen (1/x) ≤ x²

Fazendo:
g(x) = -x²
h(x) = x²

Logo:
g(x) ≤ x² . sen (1/x) ≤ h(x)

Do Teorema do Confronto, temos:
limx→0 g(x) ≤ limx→0 [x². sen (1/x)] ≤ limx→0 h(x)
= limx→0 (-x²) ≤ limx→0 [x². sen (1/x)] ≤ limx→0 (x²)
= [limx→0 (-x)]² ≤ limx→0 [x². sen (1/x)] ≤ [limx→0 x]²
= [-1 . limx→0 x]² ≤ limx→0 [x². sen (1/x)] ≤ [0]²
= [-1 . 0]² ≤ limx→0 [x². sen (1/x)] ≤ [0]²
= [0]² ≤ limx→0 [x². sen (1/x)] ≤ [0]²
= 0 ≤ limx→0 [x². sen (1/x)] ≤ 0

Assim, como o limite ficou "impressado" entre 0 e 0, ele só pode ser 0:
limx→0 [x². sen (1/x)] = 0


Exercícios:
1) Considere uma função f(x) cujas únicas características conhecidas sejam os fatos de que ela é maior que a função g(x) = 13x e menor que a função h(x) = x³ + 12, para 0 ≤ x ≤ 12. Qual é o limite da função f(x) quando x tende a 3?

[Res.]

Temos que:
g(x) ≤ f(x) ≤ h(x)
13x ≤ f(x) ≤ x³ + 12

Pelo teorema do confronto:
limx→3 g(x) = limx→3 (13 . x) = 13 . 3 = 39
limx→3 h(x) = limx→3 (x³ + 12) = 3³ + 12 = 27 + 12 = 39

Assim:
limx→3 g(x) ≤ limx→3 f(x) ≤ limx→3 h(x)
39 ≤ limx→3 f(x) ≤ 39

Logo, como o limx→3 f(x) ficou espremido entre 39 e 39, ele só pode ser igual a 39:
limx→3 f(x)= 39


2) Considere a função f(x) = eg(x) em que g(x) =|2x - 12| / (x² - 36). Calcule o limite dessa função quando x tende a 6.

[Res.]

Se tentarmos encontrar diretamente o valor de x no ponto 6, não será possível encontrar um valor de x pertencente ao conjunto dos reais.

g(x) =|2x - 12| / (x² - 36)
g(6) =|2.6 - 12| / (6² - 36)
g(6) =|12 - 12| / (36 - 36)
g(6) =|0| / (0)
g(6) =0 / 0

f(x) = eg(x)
f(x) = e0/0

Porém, podemos tentar encontrar o limite quando x tende a 6 da função g(x) e ver se para ele existe um limite de f(x):
limx→6 g(x)
= limx→6 |2x - 12| / (x² - 36)
= limx→6 |2 .(x - 6)| / [(x - 6) . (x + 6)]

Como o numerador é um módulo, o resultado dele só pode ser positivo:
= limx→6 2 .(x - 6) / [(x - 6) . (x + 6)]
= limx→6 2 / (x + 6)
= 2 / (6 + 6)
= 2 /12
= 1/6

Assim, 1/6 é o limite de g(x) quando x tende a 6, mesmo não existindo o ponto 1/6 para a função g(x). E limx→a g(x) = 2 / (x+6) é o limite de g(x) para qualquer a ≠ - 6.



Agora, vamos calcular o limite de f(x) baseado no valor limite encontrado para g(x) quando x tende a 6:

limx→6 f(x)
= limx→6 e[2 / (x+6)]
= limx→6 e[2 / (6+6)] 
= limx→6 e[1 / 6]
= e1/6


Agradeço sua leitura. Lembre-se de deixar seu comentário, caso seja necessário realizar alguma correção ou melhoria na postagem. Com dedicação, Lucas Tiago Rodrigues de Freitas, M.Sc.

segunda-feira, 25 de março de 2019

A China sacode o mundo - Editora Globo - James Kynge

A China sacode o mundo - Editora Globo - James Kynge - 335 p. - Leitura finalizada em 25 de Março de 2019.

Notas minhas:

  • Livro excelente. Autor escreve num estilo que dá ritmo à leitura. Tradução para o português apresentou número (valores monetários que não me pareceram corretos - talvez foi feita às pressas).
  • Apresenta um histórico das relações da China com o mundo: em diversos períodos fechada, isolada, e em outros, aberta às demais nações e parceiros comerciais. Atualmente, a industrialização crescente, expansão comercial, enriquecimento de pessoas que sofreram com a revolução comunista em trabalhos rurais, são abordados em detalhes, a partir de visitas pessoais do autor a várias pessoas.
  • Lenovo computadores é uma das empresas em destaque no cenário comercial, adquirindo a uma empresa da IBM. Liu Chuanzhi começou como agente de vendas da IBM na China. Montou a empresa Lenovo, com o nome inicial de "Lenda". Nas palavras do Liu: "O que fizemos foi deixar que a tartaruga subisse nas costas do coelho, e deixamos o coelho correr. A IBM é o coelho, e a Lenovo é a tartaruga nas costas do coelho. Vamos deixar que ele nos leve para a frente." As empresas chinesas enfrentam a dificuldade em consolidar marcas nos mercados internacionais. Assim, adquirindo a IBM, a Lenovo consegue usar uma marca já consolidada nos mercados e pode aproveitar essa vantagem para acessá-lo e mantê-lo.
  • As dificuldades atuais da China se relacionam ao suprimento energético, como o fornecimento de petróleo, que é em grande parte importado, e aos danos ambientais causados devido ao crescimento desordenado de indústrias, exploração mineral e agricultura. Defensivos agrícolas usados em excesso poluindo o ambiente, poluição por mercúrio que se espalha mundo afora, contaminando até áreas dos USA, chuvas ácidas frequentes, escavações de mineradoras que não recuperam o terreno, lançamento de esgotos industriais e domésticos diretamente em corpos d'água. Assim, os danos ambientais e a dependência energética (e de alimentos, como a soja, também) se tornaram fatores de grande relevância na China atual.
  • O preço muito barato da mão de obra chinesa, ausência de direitos trabalhistas, sistemas jurídicos e funcionários públicos corruptos, são também abordados tanto pelo ponto de vista interno da própria China, quanto a percepção (negativa e positiva) da situação pelo restante do mundo.
  • A China apresenta peculiaridades relevantes que o autor (que vive há anos na China) conseguiu abordar de forma clara, com riqueza de detalhes culturais. Livro excelente.


Agradeço sua leitura. Lembre-se de deixar seu comentário, caso seja necessário realizar alguma correção ou melhoria na postagem. Com dedicação, Lucas Tiago Rodrigues de Freitas, M.Sc.

sexta-feira, 22 de março de 2019

Cálculo I - 22/03/2019

Cálculo I - 22/03/2019 (Sexta-feira)

Previsão de aula: 18h45 às 20h15min
Início da aula: cheguei às 18h53min e a aula já havia iniciado
Término da aula: 20h00min
Taxa de aproveitamento: ≥ 74,44%


Resolução de exercícios da 1ª Lista de Cálculo I (disponível em: http://lucastrfreitas.blogspot.com/2019/03/calculo-1-1-lista.html).

Resolução de exercícios da 2ª Lista de Cálculo I (disponível em: http://lucastrfreitas.blogspot.com/2019/03/2-lista-de-calculo-i-propriedades-das.html?q=2%C2%AA+lista).


Agradeço sua leitura. Lembre-se de deixar seu comentário, caso seja necessário realizar alguma correção ou melhoria na postagem. Com dedicação, Lucas Tiago Rodrigues de Freitas, M.Sc.

Curso Growatt - Aula 04 - Conexão CC