Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.
terça-feira, 13 de outubro de 2015
segunda-feira, 12 de outubro de 2015
domingo, 11 de outubro de 2015
sexta-feira, 9 de outubro de 2015
Administração de Materiais e Estoques - 09/10/2015
Administração de Materiais e Estoques - 09/10/2015
Exercício em sala de aula sobre a importância de se ter ou não estoques.
Lucas T R Freitas
Exercício em sala de aula sobre a importância de se ter ou não estoques.
Lucas T R Freitas
quinta-feira, 8 de outubro de 2015
Instituições do Direito - 08/10/2015
Instituições do Direito - 08/10/2015
Servidor Público
Servidor Público
- Estados e municípios adotam os dois regimes: Celetista e Estatutário
- Celetista
- regido pela CLT
- empregado público
- concursado
- tem direito ao fundo de garantia
- pode passar pelo contrato de experiência, mas não pode ser demitido sem justa causa
- Celetista não tem estabilidade
- Estatutário
- regido por lei especial
- concursado
- concurso público
- recebe a denominação de funcionário público
- funcionário é público
- empregado é aquele regido pela CLT
- empregado é o da iniciativa privada
- Tem estabilidade após três anos
- Só a União que não tem empregado público
- porque a União adota o regime jurídico único
- são estatutários
- Concurso Público
- princípios
- Legalidade
- Impessoalidade
- Pode ter validade de até 2 anos
- o edital é que vai ter de prever a validade do concurso
- a validade pode ser prorrogada uma única vez por igual período
- Prova pode ser:
- Prova ou títulos
- Prova e títulos
- Funcionário público temporário
- mesário de eleição
- jurados em tribunal do juri
- professores em designação temporária
- comissionados
- designação:
- secretário de estado
- ministro
- diretor de órgão público
- Proibição de cumulação de cargos
- Juiz, promotor, desembargador: só pode ser professor além da função
- Médicos - precisa respeitar a compatibilidade de horário
- Remuneração
- Servidor Público
- vencimento
- subsídio
- soldo
- Empregado
- salário + vantagens
- Aposentadoria do servidor público compulsória
- União: 75 anos
- Estados e Municípios: 70 anos
Direito Econômico (artigo 170, Constituição Federal)
- CADE - Conselho Administrativo de Defesa Econômica
- Órgão responsável por regular as atividades econômicas
- casos famosos
- Nestlé x Garoto
- Brahma x Antarctica
- Bradesco x HSBC
- Itaú x Unibanco
- Perdigão x Sadia
- reflete na relação de consumo (lei 8078/90 - CPDC - Código de Proteção e Defesa do Consumidor)
- Direito Econômico (Ordem Econômica) é o estudo jurídico da atividade econômica
- As sociedades empresárias devem cumprir a função social delas
- criar empregos e pagar salários
- fazer produtos ou criar produtos com qualidade
- o lucro é uma função social
- pagar tributos é uma função social
- Princípios da Ordem Econômica
- valorização do trabalho
- livre iniciativa
- I - soberania nacional econômica
- as leis só podem ter validade e aplicação dentro do território nacional
- II - propriedade privada
- é a própria sociedade empresária
- III - função social da propriedade
- pagar tributos
- contratar pessoal
- obedecer as normas de consumo e as normas ambientais
- IV - livre concorrência
- liberalismo econômico
- cartel não é livre concorrência
- V - defesa do consumidor
- consumidor é aquele que adquiriu o produto como destinatário final
- fornecedor é toda a cadeia de quem produz, vende e revende.
- fabricante
- representante
- comerciante
- produto
- durável
- garantia legal: 90 dias
- não-durável
- aquilo que você compra para consumo imediato
- garantia legal: 30 dias
- garantias:
- legal + contratual
- a garantia contratual não pode se sobrepor à garantia legal
- serviço
- durável
- não-durável
- VI - defesa do meio ambiente
- Artigo 225, Constituição Federal
Legislação Tributária - 08/10/2015
Legislação Tributária - 08/10/2015
Crédito Tributário
Crédito Tributário
- Hipótese - fato gerador - obrigação tributária - crédito tributário
- Hipótese é uma previsão legal, é uma coisa que está escrita na lei. Lei. Princípio da legalidade.
- Só haverá fato gerador se antes dele houver uma previsão legal, uma lei.
- A previsão legal (lei) é abstrata. O fato é concreto, ocorre no mundo real.
- A hipótese sempre antecede o fato.
- Relação jurídica:
- sujeito ativo (União, Estados, Distrito Federal e Municípios)
- tributo
- sujeito passivo (contribuinte)
- Obrigação tributária
- Principal
- é a que gera o crédito, porque se refere ao pagamento de um tributo
- A obrigação tributária principal tem a mesma natureza do crédito tributário
- Acessória
- Crédito tributário
- Credores são os que instituem os tributos (União, Estados, Distrito Federal e Municípios)
- Surge da obrigação tributária principal
- Para ser exigido é necessário a realização do lançamento tributário
- A exigência do crédito tributário se dá pelo lançamento
- pagamento ou recurso
- o recurso faz a suspensão da exigência do Crédito Tributário
- O lançamento só se complementa com a notificação ao sujeito passivo
- a notificação é a ciência que é dada ao contribuinte de que está sendo exigido dele o pagamento de um tributo
- o lançamento é ato privativo, e só pode ser efetuado por autoridade administrativa tributária (fiscal concursado para a área)
- fiscal de tributos
- fiscal de rendas
- Na União: Auditor Fiscal do Tesouro Nacional
- No Estado: Auditor do Tesouro Estadual
- No Município: Fiscal de rendas
- lançamento é ato administrativo, e não procedimento administrativo
- A suspensão do crédito tributário ocorre nas seguintes situações:
- moratória
- prorrogação de prazo para pagar um tributo
- o credor concede um prazo para o pagamento
- acontece em feiras (prazo para pagamento do ICMS para depois do evento, por exemplo, 120 dias)
- acontece, por exemplo, em caso de geadas e desastres naturais, que prejudicam a colheita (prazo a mais para pagamento dos tributos)
- depósito do valor do lançamento
- recursos administrativos ou judiciais
- concessão de medida liminar em mandado de segurança
- mandado de segurança é uma ação civil
- o que suspende a exigência do crédito não é o mandado de segurança, e sim a concessão de medida liminar
- concessão de medida liminar ou de tutela antecipada em outras ações judiciais
- parcelamento
- exemplo: Refis (Programa de Recuperação Fiscal)
- Desembaraço aduaneiro
- é conferir a mercadoria com o que está na nota fiscal
- os fiscais realizam no porto
- Em mandados de segurança:
- todas as provas devem ser pré-constituídas
- não cabe prova pericial em mandado de segurança
- só cabe prova documental, tem que juntar tudo
- a concessão de medida liminar é uma medida urgente
- o mandado é sempre contra ato de autoridade coatora
- coatora é de coagir
- se for preciso prova testemunhal ou prova pericial, é necessário solicitar medida liminar ou de tutela antecipada
- Extinção do Crédito Tributário:
- pagamento do tributo
- compensação
- quando o pagamento é feito em cheque, tem que ser esperada a compensação para ter a quitação
- ajuste de contas Credor/Devedor
- Credor e Devedor de um lado
- Devedor e Credor de outro lado
- transação
- transação é acordo
- o Procurador da Fazenda pode fazer o acordo com o valor a ser pago
- remissão
- remissão é perdão do tributo
- decadência e prescrição
segunda-feira, 5 de outubro de 2015
Projeto Interdisciplinar de Engenharia II - 05/10/2015
Projeto Interdisciplinar de Engenharia II - 05/10/2015
Dinâmica sobre relés com arduíno
Resistores
Lucas T R Freitas
Dinâmica sobre relés com arduíno
Resistores
- 1,2 kohm
- Marrom, Vermelho, Vermelho, Dourado
- 2,2 kohm
- Vermelho, Vermelho, Vermelho, Dourado
- 3,2 kohm
- Laranja, Vermelho, Vermelho, Dourado
int rele = 13;
int ldr = 10
Void Setup () {
pinMode(rele, output);
Lucas T R Freitas
Administração de Materiais e Estoques - 05/10/2015
Administração de Materiais e Estoques - 05/10/2015
Exercício em sala
Tabela para o exercício:
Trimestre / Ano 1 / Ano 2 / Ano 3 / Ano 4 / Ano 5
1 / 340 / 420 / 650 / 470 / alfa
2 / 150 / 230 / 210 / 197 / alfa
3 / 410 / 800 / 980 / 730 / alfa
4 / 190 / 260 / 360 / 270 / alfa
Somatório / 1090 / 1710 / 2200 / 1667
Médias / 273 / 428 / 550 / 417
Observação: Os valores para o ano 4 foram achados a partir das médias móveis.
Exercício em sala
Tabela para o exercício:
Trimestre / Ano 1 / Ano 2 / Ano 3 / Ano 4 / Ano 5
1 / 340 / 420 / 650 / 470 / alfa
2 / 150 / 230 / 210 / 197 / alfa
3 / 410 / 800 / 980 / 730 / alfa
4 / 190 / 260 / 360 / 270 / alfa
Somatório / 1090 / 1710 / 2200 / 1667
Médias / 273 / 428 / 550 / 417
Observação: Os valores para o ano 4 foram achados a partir das médias móveis.
- Pa4t1 média_móvel = [340 + 420 + 650] / 3 = 470
- Pa4t2 média_móvel = [150 + 230 + 210] / 3 = 197
- Pa4t3 média_móvel = [410 + 800 + 980] / 3 = 730
- Pa4t4 média_móvel = [190 + 260 + 360] / 3 = 270
Cálculo dos Alfas:
- Ano1
- Alfa_ano1_trimestre1 = 340/273 =
- Alfa_Ano 2_Trimestre 2 = 150/273
- Alfa_Ano 3_Trimestre 3 = 410/273
- Afa_Ano 4_ Trimestre 4 = 190/273
- Ano2
- Alfa_ano1_trimestre1 = 340/273 =
- Alfa_ano1_trimestre1 = 340/273 =
- Alfa_ano1_trimestre1 = 340/273 =
- Alfa_ano1_trimestre1 = 340/273 =
- Ano3
- Alfa_ano1_trimestre1 = 340/273 =
- Alfa_Ano 2_Trimestre 2 = 150/273
- Alfa_Ano 3_Trimestre 3 = 410/273
- Afa_Ano 4_ Trimestre 4 = 190/273
- Ano4
- Alfa_ano1_trimestre1 = 340/273 =
- Alfa_ano1_trimestre1 = 340/273 =
- Alfa_ano1_trimestre1 = 340/273 =
- Alfa_ano1_trimestre1 = 340/273 =
Lucas T R Freitas
domingo, 4 de outubro de 2015
Como Passar no Vestibular - use a cabeça e vença o desafio - Dr. Lair Ribeiro
Como Passar no Vestibular - use a cabeça e vença o desafio - Dr. Lair Ribeiro - Leitura finalizada em: 04 de Outubro de 2015.
- Notas minhas:
- Motivação, Estratégia e Autoconfiança
- Lair Ribeiro organizou um encontro em São Paulo, em Setembro de 1996, o "I Encontro Nacional de Vitoriosos no Vestibular" (16/09/2015). O encontro contou com a presença de 18 jovens que foram aprovados em primeiro lugar em exames de vestibular de vários locais do Brasil. Também participaram do encontro nove vestibulandos e 19 professores com experiência na preparação para exame vestibular. A experiência do encontro foi aproveitada para a confecção do livro pelo Dr. Lair Ribeiro.
- "Jamais alguém concordará em rastejar se sentir um impulso para voar." (Hellen Keller) (p. 9)
- "Quem não lê não pensa. E quem não pensa está fadado a ser sempre um servo." (Paulo Francis) (p. 10)
- "O que hoje talvez possa lhe parecer uma grande montanha, amanhã poderá ser visto como uma pequena colina." (p. 13)
- Meme: "é um núcleo de informação ou energia que irradia comandos, instruções, programas culturais e normas sociais para a mente das pessoas." (p. 11)
- "Não viva em terreno de perus, se você quer aprender a voar como águia." (p.14)
- "Se você continuar fazendo o que sempre fez, vai continuar obtendo o que sempre obteve." (p. 16)
- "Cuidado para não confundir urgente com importante." (p. 20)
- "Toda tecnologia sofisticada quando em uso parece mágica." (p. 21)
- "Nada acontece no seu universo físico sem a sua participação." (p. 23)
- "Aprendemos 10% do que lemos, 15% do que ouvimos, porém 80% do que vivenciamos." (p. 27)
- "Nem tudo que é simples é fácil." (p. 28)
- "Percepção é realidade. Tudo o mais é ilusão." (p. 29)
- "Mude o seu mundo através da mudança dos seus pensamentos." (p. 31)
- "Se você sabe, mas não sabe que sabe, é como se não soubesse!" (p. 34)
- "Imaginação sem conhecimento é como um carro com direção mas sem acelerador." (p. 35)
- "O segredo do sucesso: sonha durante a noite e trabalhar durante o dia." (p. 37)
- "Se você não viver no futuro hoje, viverá no passado amanhã." (Peter Ellyard) (p. 44)
- "A única constante no mundo em que vivemos é a mudança." (p. 47)
- "Determinação e paciência são necessárias para trocar velhos hábitos por novos." (p. 48)
- "O futuro tem sempre o direito de nos surpreender." (p. 49)
- "Sorte só existe quando preparação encontra oportunidade." (p. 51)
- "Talento é 10% de inspiração e 90% de transpiração, molhar a camisa." (p. 51)
- "Nunca as possibilidades para o desenvolvimento humana foram tão extraordinárias." (Jean Houston) (p. 54)
- "A melhor maneira de prever o futuro é inventá-lo." (Arthur L. Costa) (p. 55)
- Tipos de inteligência segundo Howard Gardner (p. 55):
- Intrapessoal - facilidade de se comunicar consigo próprio
- Interpessoal - facilidade de se comunicar com outras pessoas
- Linguística - facilidade de se comunicar por meio de palavras
- Espacial - facilidade de se comunicar por meio de formas e se orientar espacialmente
- Musical - facilidade de se comunicar por meio de sons ritmados
- Corporal - facilidade de se comunicar por meio de gestos e expressões corporais
- Matemática - facilidade de se comunicar por meio de números e raciocínio lógico
- *Daniel Goleman introduziu a Inteligência Emocional
- "Pequenas diferenças no seu desempenho trazem grandes diferenças nos seus resultados." (p. 57)
- "Conhecimento não é acúmulo de informação e sim competência para ação." (p. 58)
- "A única vantagem competitiva que você tem nos dias de hoje é a sua habilidade em aprender mais rápido." (p. 59)
- "Os caminhos que conduzem o home ao saber são tão maravilhosos quanto o próprio saber." (Johanness Kepler) (p. 64)
- "O infinito é formado de segundos." (p. 65)
- O raciocínio lógico compreende basicamente quatro processos (p. 65-75):
- passo a passo
- visualização
- reformulação
- exclusão
- "Nunca corte com uma faca aquilo que você pode cortar com uma colher." (Charles Buxton) (p. 67)
- "Onde existe determinação, a solução será encontrada." (p.68)
- "A quantidade de dinheiro no seu bolso vai depender da qualidade de pensamento da sua mente." (p. 78)
- "Semelhante atrai semelhante." (p. 79)
- "Pensamento determina sentimento, que determina comportamento." (p. 83)
- "Melhora contínua - hoje melhor do que ontem, pior do que amanhã." (p. 86)
- "Se você não consegue controlar seu tempo, também não consegue controlar a sua vida." (p. 89)
- "Intenção sem ação é ilusão. Ouse fazer e o poder lhe será dado." (p. 92)
- "Quanto mais você pratica, mais sortudo você fica." (p. 93)
- "O que faço hoje determina o que serei amanhã." (p. 95)
- "Todos nós somos ignorantes, só que em assuntos diferentes." (p. 96)
- "Se você não consegue o que gosta, será obrigado a gostar do que consegue." (George Bernard Shaw) (p. 97)
- "Confusão faz parte do aprendizado." (p. 99)
- "Encare a realidade não como você gostaria que ela fosse, mas sim como ela realmente é." (p. 103)
- "A inteligência sem amor e o amor sem inteligência nada trazem ao homem." (Aldous Huxley) (p. 106)
- "Estando em Roma, faça como os romanos." (p. 107)
- Posição dos olhos (p. 106-113):
- cima (imagens)*
- cima à esquerda - imagens já existentes que estão sendo recordadas
- cima à direita - imagens novas que o cérebro está construindo
- *exceção de alguns canhotos
- horizontal (ativa a parte auditiva do cérebro):
- horizontal à esquerda - acessar a memória auditiva: lembrar nomes de pessoas
- horizontal à direita - criar sons que ainda não existem
- baixo (acesso à parte olfato-gustativa do cérebro):
- baixo à esquerda - self-talk
- baixo à direita - abertura do canal cinestésico (sensações corporais) e ativação da propriocepção (percepção do próprio corpo)
- "Resumir é memorizar." (p. 109)
- "O homem é o que ele pensa e o que ele come." (p. 113)
- "Gosto mais dos sonhos do futuro do que da história do passado." (Thomas Jefferson) (p. 115)
- "Noventa por cento do que sabemos hoje a respeito do cérebro foram descobertos nos últimos 20 anos." (p. 118)
- "Toda criança possui, ao nascer, um potencial de inteligência superior ao que Leonardo da Vinci utilizou em toda a sua vida." (Gleen Doman) (p. 119)
- "Eu nunca ensino aos meus alunos, somente tento criar condições nas quais eles possam aprender." (Albert Einstein) (p. 121)
- "Memorize ideias e não palavras ou números." (p. 128)
- "Memória é a mãe de toda sabedoria." (p. 129)
- "Educação é o que fica quando você se esqueceu do que aprendeu." (B. F. Skinner) (p. 131)
- "Entender bem não significa relembrar bem." (p. 133)
- "Revisões regulares consolidam a memória." (p. 135)
- "Velocidade só é útil se você está correndo na direção certa." (Joel Barker) (p. 136)
- "Todo problema traz consigo a semente da solução." (p. 138)
- "Se você sabe, mas não sabe que sabe, é como se não soubesse." (p. 141)
- "A melhor maneira de ter uma boa ideia é ter muitas ideias." (Linus Pauling) (p. 143)
- Sistema Palavra Pino (Peg word) (p. 142-148):
- ONE-RUN (correr)
- TWO-ZOO (zoológico)
- THREE-TREE (árvore)
- FOUR-DOOR (porta)
- FIVE-HIVE (enxame)
- SIX-SICK (doente)
- SEVEN-HEAVEN (céu)
- EIGHT-GATE (portão, porteira)
- NINE-WINE (vinho)
- TEN-DEN (covil, caverna)
- "Hoje ganha não é quem é maior, mas quem é mais rápido." (p. 144)
- "Otimismo sozinho não resolve, pessimismo atrapalha." (p. 147)
- "Saiba alguma coisa, faça alguma coisa, seja alguém!" (p. 150)
- "Liberdade e responsabilidade são duas faces da mesma moeda." (p. 151)
- Dicas sobre memorização (p. 149-156):
- Movimento - pensar em imagens em movimento
- Cores - utilizar várias cores
- Exagero
- Ritmo e Rima
- Contexto - tentar lembrar a situação, o local, o cheiro, a sensação do momento para facilitar o trabalho da memória
- Respiração e Memória
- Alimentação e Memória
- "Cada um pensa em mudar a humanidade, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo." (Tolstói) (p. 153)
- "O amanhecer só vem depois da noite toda ter passado." (p. 155)
- "O segredo de um bom negócio está em saber alguma coisa que ninguém sabe." (p. 156)
- "Leitura é para a mente o que exercício é para o corpo." (p. 158)
- "A melhor das espertezas é ser honesto." (p. 159)
- "O homem que não lê bons livros não tem nenhuma vantagem sobre o homem que não sabe ler." (Mark Twain) (p. 160)
- "A melhor hora para mudanças é quando você não precisa mudar." (p. 162)
- "Quanto mais você memoriza mais fácil fica memorizar." (p. 163)
- "Saber que não sabe já é saber." (p. 166)
- "Êxito no passado não garante êxito no futuro." (p. 176)
- "Quem comprar o que não precisa, venderá o que precisa." (Provérbio árabe) (p. 178)
- Manter os olhos sadios (p. 179-183):
- Vitamina A - o suficiente, sem excesso: frutas, verduras e legumes, cenoura, milho, batata-doce, ovos.
- Iluminação: luz natural é melhor que a artificial. A melhor artificial é a difusa (que reflete no teto ou na parede e não incide direto no papel).
- Postura
- Manter um movimento suave dos olhos
- "Quando você tem uma meta apaixonante, o que era obstáculo passa a ser etapa." (p. 179)
- "Mais vale comer uma maçã dividida do que uma casca de banana sozinho." (p. 182)
- "Atingir um objetivo que você não tem é tão difícil quanto voltar de um lugar para onde você nunca foi." (p. 183)
- "O melhor jeito de se livrar de um problema é resolvê-lo!" (p. 196)
- "Aqueles que dependem de sorte geralmente são uns azarados." (p. 198)
- "A sua existência é injustificável. A vida é uma dádiva para ser vivida." (p. 199)
- "Muitas vezes a solução é o problema." (p. 201)
- Mind Mapping (mapas mentais) (p. 197-:
- "O que estão querendo que eu aprenda desse material?"
- envolvimento pessoal
- você decide o que é importante
- aprendizado multissensorial
- associação
- palavras-chave
- "Make sure you contribute more than you cost." (p. 203)
- "The point of power is being present." (p. 205)
- "A falta de tempo é a desculpa de quem perde tempo por falta de método." (Rehl) (p. 212)
- "We first raise the dust and then claim we cannot see." (Berkeley) (p. 213)
- "Nunca teste a fundura do rio com os dois pés." (p. 215)
- "Estude também para a vida e não somente para passar no vestibular." (p. 216)
- "Lifelong learning is the only way to remain competitive in the job market." (p. 218)
- "Make change a way of life." (p. 219)
- "An upset is an opportunity to see the truth." (p. 222)
- "Apology is an invitation to declare a situation complete." (p. 231)
- "Formal education will earn you a living. Self-education will make you a fortune." (p. 237)
- "Repetição é a mãe do aprendizado." (p. 237)
sexta-feira, 2 de outubro de 2015
Administração de Materiais e Estoques - 02/10/2015
Administração de Materiais e Estoques - 02/10/2015
Exercícios em sala de aula
Tabela para a realização dos exercícios
Trimestre / Ano 1 / Ano 2 / Ano 3
1 / 340 / 420 / 650
2 / 150 / 230 / 210
3 / 410 / 800 / 980
4 / 190 / 260 / 360
1) Calcule a previsão para o 3º e 4º trimestre do ano 4, 5 e 7 utilizando média móvel.
2) Utilizando a técnica de previsão ponderada, calcule as previsões para todos os trimestres para o ano 4. Considere:
Lucas T R Freitas
Exercícios em sala de aula
Tabela para a realização dos exercícios
Trimestre / Ano 1 / Ano 2 / Ano 3
1 / 340 / 420 / 650
2 / 150 / 230 / 210
3 / 410 / 800 / 980
4 / 190 / 260 / 360
1) Calcule a previsão para o 3º e 4º trimestre do ano 4, 5 e 7 utilizando média móvel.
2) Utilizando a técnica de previsão ponderada, calcule as previsões para todos os trimestres para o ano 4. Considere:
- 0,20 para o ano 1
- 0,30 para o ano 2
- 0,50 para o ano 3
3) Qual seria a previsão para os trimestres 2 e 3 dos anos 4, 6 e 10 utilizando a equação linear.
4) Calcule a previsão de demanda para todos os trimestres do ano 5. Para isso utilize o coeficiente de sazonalidade médio. Espera-se que no ano 5 sejam consumidos (previsão por intermédio de média móvel) 5000 unidades.
Respostas:
1) Previsão = somatório dos consumos / número de períodos
2)
3) 2 e 3 Ano 4, 6 e 10
a1t1 / 340 / 1 / 340 / 1
a1t2 / 150 / 2 / 300 / 4
a1t3 / 410 / 3 / 1230 / 9
a1t4 / 190 / 4 / 760 / 16
a2t1 / 420 / 5 / 2100 / 25
a2t2 / 230 / 6 / 1380 / 36
a2t3 / 800 / 7 / 5600 / 49
a2t4 / 260 / 8 / 2080 / 64
a3t1 / 650 / 9 / 5850 / 81
a3t2 / 210 / 10 / 2100 / 100
a3t3 / 980 / 11 / 10780 / 121
a3t4 / 360 / 12 / 4320 / 144
Somatório / 5000 / 78 / 36840 / 650
a4t1 / / 13
a4t2 / / 14
a4t3 / / 15
a4t4 / / 16
a5t1 /
a5t2 /
a5t3 /
a5t4 /
a6t1 /
a6t2 /
a6t3 /
a6t4 /
a7t1 /
a7t2 /
a7t3 /
a7t4 /
a8t1 /
a8t2 /
a8t3 /
a8t4 /
a9t1 /
a9t2 /
a9t3 /
a9t4 /
a10t1 /
a10t2 /
a10t3 /
a10t4 /
b = [12 (36840) - (78)(5000)] / [12 (650) - (78)^2] =
a = [5000 - b (78)] / 12
Ya4t2 = a + b (14)
Ya4t3 = a + b (15)
Ya6t2 =
Ya6t3 =
Ya10t2 =
Ya10t3 =
4) Achar o alfa médio, usar a constante de sazonalidade. É preciso usar a média móvel. É preciso ter o quarto ano para calcular o quinto.
Os dados do quarto ano são usados calculando a média móvel (média dos três anos anteriores).
1) Previsão = somatório dos consumos / número de períodos
- Ano 4
- 3º trimestre
- Previsão = somatório dos consumos / número de períodos
Previsão = (410 + 800 + 980) /3 = 730 - 4º trimestre
- Ano 5
- 3º trimestre
- Previsão = (800 + 980 + 730) /3 = 836,666
- 4º trimestre
- Ano 6 (Para calcular o ano 7 é preciso calcular o valor para o ano 6)
- 3º trimestre
- (980 + 730 + 836,666) /3 = 848,888
- 4º trimestre
- Ano 7
- 3º trimestre
- (730 + 836,666 + 848,888) /3 = 805,184
- 4º trimestre
2)
3) 2 e 3 Ano 4, 6 e 10
- y = ax + b
- b = [N(Somatório XY) - (Somatório X) . (Somatório Y)] / [N (Somatório X^2) - (Somatório X)^2]
- a = [(Somatório Y) - b (Somatório X)] / N
a1t1 / 340 / 1 / 340 / 1
a1t2 / 150 / 2 / 300 / 4
a1t3 / 410 / 3 / 1230 / 9
a1t4 / 190 / 4 / 760 / 16
a2t1 / 420 / 5 / 2100 / 25
a2t2 / 230 / 6 / 1380 / 36
a2t3 / 800 / 7 / 5600 / 49
a2t4 / 260 / 8 / 2080 / 64
a3t1 / 650 / 9 / 5850 / 81
a3t2 / 210 / 10 / 2100 / 100
a3t3 / 980 / 11 / 10780 / 121
a3t4 / 360 / 12 / 4320 / 144
Somatório / 5000 / 78 / 36840 / 650
a4t1 / / 13
a4t2 / / 14
a4t3 / / 15
a4t4 / / 16
a5t1 /
a5t2 /
a5t3 /
a5t4 /
a6t1 /
a6t2 /
a6t3 /
a6t4 /
a7t1 /
a7t2 /
a7t3 /
a7t4 /
a8t1 /
a8t2 /
a8t3 /
a8t4 /
a9t1 /
a9t2 /
a9t3 /
a9t4 /
a10t1 /
a10t2 /
a10t3 /
a10t4 /
b = [12 (36840) - (78)(5000)] / [12 (650) - (78)^2] =
a = [5000 - b (78)] / 12
Ya4t2 = a + b (14)
Ya4t3 = a + b (15)
Ya6t2 =
Ya6t3 =
Ya10t2 =
Ya10t3 =
4) Achar o alfa médio, usar a constante de sazonalidade. É preciso usar a média móvel. É preciso ter o quarto ano para calcular o quinto.
Os dados do quarto ano são usados calculando a média móvel (média dos três anos anteriores).
Lucas T R Freitas
quinta-feira, 1 de outubro de 2015
Instituições do Direito - 01/10/2015
Instituições do Direito - 01/10/2015
Contrato administrativo
Lucas T R Freitas
Contrato administrativo
- É o ajuste que o Poder Público celebra com um particular (pessoa física ou jurídica), visando à realização de fins públicos de acordo com o regime jurídico de Direito Público.
- Todo contrato administrativo é um ato administrativo. Ato administrativo é "toda manifestação unilateral de vontade da Administração Pública, que, agindo nessa qualidade, tenha por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar, extinguir e declarar direitos, ou impor obrigações aos administradores ou a si própria." (Hely Lopes Meirelles)
Artigo 175, parágrafo único, incisos de I a IV, Constituição Federal
- "Art. 175. Incumbe ao Poder Público, na forma da lei, diretamente ou
sob regime de concessão ou permissão, sempre através de licitação, a prestação de
serviços públicos.
Parágrafo único. A lei disporá sobre:
I - o regime das empresas concessionárias e permissionárias de serviços públicos, o caráter especial de seu contrato e de sua prorrogação, bem como as condições de caducidade, fiscalização e rescisão da concessão ou permissão;
II - os direitos dos usuários;
III - política tarifária;
IV - a obrigação de manter serviço adequado." - Permissão
- É um ato administrativo unilateral, discricionário, precário, gratuito ou oneroso, em que a administração pública delega ao particular a execução de um serviço público ou a utilização de um bem público.
- Ato discricionário é aquele em se deve dizer o porque o administrador público não quer mais realizar o serviço.
- Não é contrato administrativo. Por isso não há obrigação de indenizar.
- Quem tem a permissão é permissionário.
- Concessão
- É o contrato administrativo em que a administração pública defere ao particular a execução remunerada de serviço público, de obra pública, ou lhe cede o uso de bem público, para que o explore por sua conta e risco, pelo prazo e condições ajustadas.
- Transporte coletivo, telefonia, tratamento de água, distribuição de energia.
- É necessário um procedimento licitatório.
- Quem tem a concessão é concessionário.
Serviços públicos
- típicos do estado
- segurança pública, ensino básico, ações básicas de saúde, serviço fazendário (instituição de tributação), serviço diplomático
Caducidade: decadência
Lei nº 8987/1995 - regulamente o Artigo 175, Constituição Federal
- Serviços públicos
- a) é o prestado pela administração para satisfazer as necessidades gerais das pessoas
- é custeado por tributos
- Serviço de utilidade pública
- é o prestado pela administração ou por delegação desta para facilitar a existência das pessoas
- exemplos: fornecimento de água, energia, serviços bancários
- aquilo que não é típico do estado é de utilidade pública
- o prestador é remunerado por tarifa
- Tarifa é a remuneração paga pelo particular quando há prestação de um serviço público prestado por uma entidade particular (concessionária).
Tributo (gênero)
- Espécies:
- impostos
- Taxas
- contribuições
- empréstimo compulsório
- 67 a 68 tributos (aproximadamente) são pagos no Brasil
- o serviço público é custeado por tributos
Tarifa é diferente de taxa:
- tarifa não é tributo e é cobrada por concessionária de serviço público. O Estado institui a tarifa, mas é o particular que cobra.
- só o Estado pode cobrar tributos, instituir tributos.
Lei de Licitação (Geral) nº 8666/93 - regulamenta os procedimentos de tomada de preços no Brasil
- abertura de envelopes
- crimes
- recursos que os licitantes poderão propor
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