Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.
segunda-feira, 12 de outubro de 2015
domingo, 11 de outubro de 2015
sexta-feira, 9 de outubro de 2015
Administração de Materiais e Estoques - 09/10/2015
Administração de Materiais e Estoques - 09/10/2015
Exercício em sala de aula sobre a importância de se ter ou não estoques.
Lucas T R Freitas
Exercício em sala de aula sobre a importância de se ter ou não estoques.
Lucas T R Freitas
quinta-feira, 8 de outubro de 2015
Instituições do Direito - 08/10/2015
Instituições do Direito - 08/10/2015
Servidor Público
Servidor Público
- Estados e municípios adotam os dois regimes: Celetista e Estatutário
- Celetista
- regido pela CLT
- empregado público
- concursado
- tem direito ao fundo de garantia
- pode passar pelo contrato de experiência, mas não pode ser demitido sem justa causa
- Celetista não tem estabilidade
- Estatutário
- regido por lei especial
- concursado
- concurso público
- recebe a denominação de funcionário público
- funcionário é público
- empregado é aquele regido pela CLT
- empregado é o da iniciativa privada
- Tem estabilidade após três anos
- Só a União que não tem empregado público
- porque a União adota o regime jurídico único
- são estatutários
- Concurso Público
- princípios
- Legalidade
- Impessoalidade
- Pode ter validade de até 2 anos
- o edital é que vai ter de prever a validade do concurso
- a validade pode ser prorrogada uma única vez por igual período
- Prova pode ser:
- Prova ou títulos
- Prova e títulos
- Funcionário público temporário
- mesário de eleição
- jurados em tribunal do juri
- professores em designação temporária
- comissionados
- designação:
- secretário de estado
- ministro
- diretor de órgão público
- Proibição de cumulação de cargos
- Juiz, promotor, desembargador: só pode ser professor além da função
- Médicos - precisa respeitar a compatibilidade de horário
- Remuneração
- Servidor Público
- vencimento
- subsídio
- soldo
- Empregado
- salário + vantagens
- Aposentadoria do servidor público compulsória
- União: 75 anos
- Estados e Municípios: 70 anos
Direito Econômico (artigo 170, Constituição Federal)
- CADE - Conselho Administrativo de Defesa Econômica
- Órgão responsável por regular as atividades econômicas
- casos famosos
- Nestlé x Garoto
- Brahma x Antarctica
- Bradesco x HSBC
- Itaú x Unibanco
- Perdigão x Sadia
- reflete na relação de consumo (lei 8078/90 - CPDC - Código de Proteção e Defesa do Consumidor)
- Direito Econômico (Ordem Econômica) é o estudo jurídico da atividade econômica
- As sociedades empresárias devem cumprir a função social delas
- criar empregos e pagar salários
- fazer produtos ou criar produtos com qualidade
- o lucro é uma função social
- pagar tributos é uma função social
- Princípios da Ordem Econômica
- valorização do trabalho
- livre iniciativa
- I - soberania nacional econômica
- as leis só podem ter validade e aplicação dentro do território nacional
- II - propriedade privada
- é a própria sociedade empresária
- III - função social da propriedade
- pagar tributos
- contratar pessoal
- obedecer as normas de consumo e as normas ambientais
- IV - livre concorrência
- liberalismo econômico
- cartel não é livre concorrência
- V - defesa do consumidor
- consumidor é aquele que adquiriu o produto como destinatário final
- fornecedor é toda a cadeia de quem produz, vende e revende.
- fabricante
- representante
- comerciante
- produto
- durável
- garantia legal: 90 dias
- não-durável
- aquilo que você compra para consumo imediato
- garantia legal: 30 dias
- garantias:
- legal + contratual
- a garantia contratual não pode se sobrepor à garantia legal
- serviço
- durável
- não-durável
- VI - defesa do meio ambiente
- Artigo 225, Constituição Federal
Legislação Tributária - 08/10/2015
Legislação Tributária - 08/10/2015
Crédito Tributário
Crédito Tributário
- Hipótese - fato gerador - obrigação tributária - crédito tributário
- Hipótese é uma previsão legal, é uma coisa que está escrita na lei. Lei. Princípio da legalidade.
- Só haverá fato gerador se antes dele houver uma previsão legal, uma lei.
- A previsão legal (lei) é abstrata. O fato é concreto, ocorre no mundo real.
- A hipótese sempre antecede o fato.
- Relação jurídica:
- sujeito ativo (União, Estados, Distrito Federal e Municípios)
- tributo
- sujeito passivo (contribuinte)
- Obrigação tributária
- Principal
- é a que gera o crédito, porque se refere ao pagamento de um tributo
- A obrigação tributária principal tem a mesma natureza do crédito tributário
- Acessória
- Crédito tributário
- Credores são os que instituem os tributos (União, Estados, Distrito Federal e Municípios)
- Surge da obrigação tributária principal
- Para ser exigido é necessário a realização do lançamento tributário
- A exigência do crédito tributário se dá pelo lançamento
- pagamento ou recurso
- o recurso faz a suspensão da exigência do Crédito Tributário
- O lançamento só se complementa com a notificação ao sujeito passivo
- a notificação é a ciência que é dada ao contribuinte de que está sendo exigido dele o pagamento de um tributo
- o lançamento é ato privativo, e só pode ser efetuado por autoridade administrativa tributária (fiscal concursado para a área)
- fiscal de tributos
- fiscal de rendas
- Na União: Auditor Fiscal do Tesouro Nacional
- No Estado: Auditor do Tesouro Estadual
- No Município: Fiscal de rendas
- lançamento é ato administrativo, e não procedimento administrativo
- A suspensão do crédito tributário ocorre nas seguintes situações:
- moratória
- prorrogação de prazo para pagar um tributo
- o credor concede um prazo para o pagamento
- acontece em feiras (prazo para pagamento do ICMS para depois do evento, por exemplo, 120 dias)
- acontece, por exemplo, em caso de geadas e desastres naturais, que prejudicam a colheita (prazo a mais para pagamento dos tributos)
- depósito do valor do lançamento
- recursos administrativos ou judiciais
- concessão de medida liminar em mandado de segurança
- mandado de segurança é uma ação civil
- o que suspende a exigência do crédito não é o mandado de segurança, e sim a concessão de medida liminar
- concessão de medida liminar ou de tutela antecipada em outras ações judiciais
- parcelamento
- exemplo: Refis (Programa de Recuperação Fiscal)
- Desembaraço aduaneiro
- é conferir a mercadoria com o que está na nota fiscal
- os fiscais realizam no porto
- Em mandados de segurança:
- todas as provas devem ser pré-constituídas
- não cabe prova pericial em mandado de segurança
- só cabe prova documental, tem que juntar tudo
- a concessão de medida liminar é uma medida urgente
- o mandado é sempre contra ato de autoridade coatora
- coatora é de coagir
- se for preciso prova testemunhal ou prova pericial, é necessário solicitar medida liminar ou de tutela antecipada
- Extinção do Crédito Tributário:
- pagamento do tributo
- compensação
- quando o pagamento é feito em cheque, tem que ser esperada a compensação para ter a quitação
- ajuste de contas Credor/Devedor
- Credor e Devedor de um lado
- Devedor e Credor de outro lado
- transação
- transação é acordo
- o Procurador da Fazenda pode fazer o acordo com o valor a ser pago
- remissão
- remissão é perdão do tributo
- decadência e prescrição
segunda-feira, 5 de outubro de 2015
Projeto Interdisciplinar de Engenharia II - 05/10/2015
Projeto Interdisciplinar de Engenharia II - 05/10/2015
Dinâmica sobre relés com arduíno
Resistores
Lucas T R Freitas
Dinâmica sobre relés com arduíno
Resistores
- 1,2 kohm
- Marrom, Vermelho, Vermelho, Dourado
- 2,2 kohm
- Vermelho, Vermelho, Vermelho, Dourado
- 3,2 kohm
- Laranja, Vermelho, Vermelho, Dourado
int rele = 13;
int ldr = 10
Void Setup () {
pinMode(rele, output);
Lucas T R Freitas
Administração de Materiais e Estoques - 05/10/2015
Administração de Materiais e Estoques - 05/10/2015
Exercício em sala
Tabela para o exercício:
Trimestre / Ano 1 / Ano 2 / Ano 3 / Ano 4 / Ano 5
1 / 340 / 420 / 650 / 470 / alfa
2 / 150 / 230 / 210 / 197 / alfa
3 / 410 / 800 / 980 / 730 / alfa
4 / 190 / 260 / 360 / 270 / alfa
Somatório / 1090 / 1710 / 2200 / 1667
Médias / 273 / 428 / 550 / 417
Observação: Os valores para o ano 4 foram achados a partir das médias móveis.
Exercício em sala
Tabela para o exercício:
Trimestre / Ano 1 / Ano 2 / Ano 3 / Ano 4 / Ano 5
1 / 340 / 420 / 650 / 470 / alfa
2 / 150 / 230 / 210 / 197 / alfa
3 / 410 / 800 / 980 / 730 / alfa
4 / 190 / 260 / 360 / 270 / alfa
Somatório / 1090 / 1710 / 2200 / 1667
Médias / 273 / 428 / 550 / 417
Observação: Os valores para o ano 4 foram achados a partir das médias móveis.
- Pa4t1 média_móvel = [340 + 420 + 650] / 3 = 470
- Pa4t2 média_móvel = [150 + 230 + 210] / 3 = 197
- Pa4t3 média_móvel = [410 + 800 + 980] / 3 = 730
- Pa4t4 média_móvel = [190 + 260 + 360] / 3 = 270
Cálculo dos Alfas:
- Ano1
- Alfa_ano1_trimestre1 = 340/273 =
- Alfa_Ano 2_Trimestre 2 = 150/273
- Alfa_Ano 3_Trimestre 3 = 410/273
- Afa_Ano 4_ Trimestre 4 = 190/273
- Ano2
- Alfa_ano1_trimestre1 = 340/273 =
- Alfa_ano1_trimestre1 = 340/273 =
- Alfa_ano1_trimestre1 = 340/273 =
- Alfa_ano1_trimestre1 = 340/273 =
- Ano3
- Alfa_ano1_trimestre1 = 340/273 =
- Alfa_Ano 2_Trimestre 2 = 150/273
- Alfa_Ano 3_Trimestre 3 = 410/273
- Afa_Ano 4_ Trimestre 4 = 190/273
- Ano4
- Alfa_ano1_trimestre1 = 340/273 =
- Alfa_ano1_trimestre1 = 340/273 =
- Alfa_ano1_trimestre1 = 340/273 =
- Alfa_ano1_trimestre1 = 340/273 =
Lucas T R Freitas
domingo, 4 de outubro de 2015
Como Passar no Vestibular - use a cabeça e vença o desafio - Dr. Lair Ribeiro
Como Passar no Vestibular - use a cabeça e vença o desafio - Dr. Lair Ribeiro - Leitura finalizada em: 04 de Outubro de 2015.
- Notas minhas:
- Motivação, Estratégia e Autoconfiança
- Lair Ribeiro organizou um encontro em São Paulo, em Setembro de 1996, o "I Encontro Nacional de Vitoriosos no Vestibular" (16/09/2015). O encontro contou com a presença de 18 jovens que foram aprovados em primeiro lugar em exames de vestibular de vários locais do Brasil. Também participaram do encontro nove vestibulandos e 19 professores com experiência na preparação para exame vestibular. A experiência do encontro foi aproveitada para a confecção do livro pelo Dr. Lair Ribeiro.
- "Jamais alguém concordará em rastejar se sentir um impulso para voar." (Hellen Keller) (p. 9)
- "Quem não lê não pensa. E quem não pensa está fadado a ser sempre um servo." (Paulo Francis) (p. 10)
- "O que hoje talvez possa lhe parecer uma grande montanha, amanhã poderá ser visto como uma pequena colina." (p. 13)
- Meme: "é um núcleo de informação ou energia que irradia comandos, instruções, programas culturais e normas sociais para a mente das pessoas." (p. 11)
- "Não viva em terreno de perus, se você quer aprender a voar como águia." (p.14)
- "Se você continuar fazendo o que sempre fez, vai continuar obtendo o que sempre obteve." (p. 16)
- "Cuidado para não confundir urgente com importante." (p. 20)
- "Toda tecnologia sofisticada quando em uso parece mágica." (p. 21)
- "Nada acontece no seu universo físico sem a sua participação." (p. 23)
- "Aprendemos 10% do que lemos, 15% do que ouvimos, porém 80% do que vivenciamos." (p. 27)
- "Nem tudo que é simples é fácil." (p. 28)
- "Percepção é realidade. Tudo o mais é ilusão." (p. 29)
- "Mude o seu mundo através da mudança dos seus pensamentos." (p. 31)
- "Se você sabe, mas não sabe que sabe, é como se não soubesse!" (p. 34)
- "Imaginação sem conhecimento é como um carro com direção mas sem acelerador." (p. 35)
- "O segredo do sucesso: sonha durante a noite e trabalhar durante o dia." (p. 37)
- "Se você não viver no futuro hoje, viverá no passado amanhã." (Peter Ellyard) (p. 44)
- "A única constante no mundo em que vivemos é a mudança." (p. 47)
- "Determinação e paciência são necessárias para trocar velhos hábitos por novos." (p. 48)
- "O futuro tem sempre o direito de nos surpreender." (p. 49)
- "Sorte só existe quando preparação encontra oportunidade." (p. 51)
- "Talento é 10% de inspiração e 90% de transpiração, molhar a camisa." (p. 51)
- "Nunca as possibilidades para o desenvolvimento humana foram tão extraordinárias." (Jean Houston) (p. 54)
- "A melhor maneira de prever o futuro é inventá-lo." (Arthur L. Costa) (p. 55)
- Tipos de inteligência segundo Howard Gardner (p. 55):
- Intrapessoal - facilidade de se comunicar consigo próprio
- Interpessoal - facilidade de se comunicar com outras pessoas
- Linguística - facilidade de se comunicar por meio de palavras
- Espacial - facilidade de se comunicar por meio de formas e se orientar espacialmente
- Musical - facilidade de se comunicar por meio de sons ritmados
- Corporal - facilidade de se comunicar por meio de gestos e expressões corporais
- Matemática - facilidade de se comunicar por meio de números e raciocínio lógico
- *Daniel Goleman introduziu a Inteligência Emocional
- "Pequenas diferenças no seu desempenho trazem grandes diferenças nos seus resultados." (p. 57)
- "Conhecimento não é acúmulo de informação e sim competência para ação." (p. 58)
- "A única vantagem competitiva que você tem nos dias de hoje é a sua habilidade em aprender mais rápido." (p. 59)
- "Os caminhos que conduzem o home ao saber são tão maravilhosos quanto o próprio saber." (Johanness Kepler) (p. 64)
- "O infinito é formado de segundos." (p. 65)
- O raciocínio lógico compreende basicamente quatro processos (p. 65-75):
- passo a passo
- visualização
- reformulação
- exclusão
- "Nunca corte com uma faca aquilo que você pode cortar com uma colher." (Charles Buxton) (p. 67)
- "Onde existe determinação, a solução será encontrada." (p.68)
- "A quantidade de dinheiro no seu bolso vai depender da qualidade de pensamento da sua mente." (p. 78)
- "Semelhante atrai semelhante." (p. 79)
- "Pensamento determina sentimento, que determina comportamento." (p. 83)
- "Melhora contínua - hoje melhor do que ontem, pior do que amanhã." (p. 86)
- "Se você não consegue controlar seu tempo, também não consegue controlar a sua vida." (p. 89)
- "Intenção sem ação é ilusão. Ouse fazer e o poder lhe será dado." (p. 92)
- "Quanto mais você pratica, mais sortudo você fica." (p. 93)
- "O que faço hoje determina o que serei amanhã." (p. 95)
- "Todos nós somos ignorantes, só que em assuntos diferentes." (p. 96)
- "Se você não consegue o que gosta, será obrigado a gostar do que consegue." (George Bernard Shaw) (p. 97)
- "Confusão faz parte do aprendizado." (p. 99)
- "Encare a realidade não como você gostaria que ela fosse, mas sim como ela realmente é." (p. 103)
- "A inteligência sem amor e o amor sem inteligência nada trazem ao homem." (Aldous Huxley) (p. 106)
- "Estando em Roma, faça como os romanos." (p. 107)
- Posição dos olhos (p. 106-113):
- cima (imagens)*
- cima à esquerda - imagens já existentes que estão sendo recordadas
- cima à direita - imagens novas que o cérebro está construindo
- *exceção de alguns canhotos
- horizontal (ativa a parte auditiva do cérebro):
- horizontal à esquerda - acessar a memória auditiva: lembrar nomes de pessoas
- horizontal à direita - criar sons que ainda não existem
- baixo (acesso à parte olfato-gustativa do cérebro):
- baixo à esquerda - self-talk
- baixo à direita - abertura do canal cinestésico (sensações corporais) e ativação da propriocepção (percepção do próprio corpo)
- "Resumir é memorizar." (p. 109)
- "O homem é o que ele pensa e o que ele come." (p. 113)
- "Gosto mais dos sonhos do futuro do que da história do passado." (Thomas Jefferson) (p. 115)
- "Noventa por cento do que sabemos hoje a respeito do cérebro foram descobertos nos últimos 20 anos." (p. 118)
- "Toda criança possui, ao nascer, um potencial de inteligência superior ao que Leonardo da Vinci utilizou em toda a sua vida." (Gleen Doman) (p. 119)
- "Eu nunca ensino aos meus alunos, somente tento criar condições nas quais eles possam aprender." (Albert Einstein) (p. 121)
- "Memorize ideias e não palavras ou números." (p. 128)
- "Memória é a mãe de toda sabedoria." (p. 129)
- "Educação é o que fica quando você se esqueceu do que aprendeu." (B. F. Skinner) (p. 131)
- "Entender bem não significa relembrar bem." (p. 133)
- "Revisões regulares consolidam a memória." (p. 135)
- "Velocidade só é útil se você está correndo na direção certa." (Joel Barker) (p. 136)
- "Todo problema traz consigo a semente da solução." (p. 138)
- "Se você sabe, mas não sabe que sabe, é como se não soubesse." (p. 141)
- "A melhor maneira de ter uma boa ideia é ter muitas ideias." (Linus Pauling) (p. 143)
- Sistema Palavra Pino (Peg word) (p. 142-148):
- ONE-RUN (correr)
- TWO-ZOO (zoológico)
- THREE-TREE (árvore)
- FOUR-DOOR (porta)
- FIVE-HIVE (enxame)
- SIX-SICK (doente)
- SEVEN-HEAVEN (céu)
- EIGHT-GATE (portão, porteira)
- NINE-WINE (vinho)
- TEN-DEN (covil, caverna)
- "Hoje ganha não é quem é maior, mas quem é mais rápido." (p. 144)
- "Otimismo sozinho não resolve, pessimismo atrapalha." (p. 147)
- "Saiba alguma coisa, faça alguma coisa, seja alguém!" (p. 150)
- "Liberdade e responsabilidade são duas faces da mesma moeda." (p. 151)
- Dicas sobre memorização (p. 149-156):
- Movimento - pensar em imagens em movimento
- Cores - utilizar várias cores
- Exagero
- Ritmo e Rima
- Contexto - tentar lembrar a situação, o local, o cheiro, a sensação do momento para facilitar o trabalho da memória
- Respiração e Memória
- Alimentação e Memória
- "Cada um pensa em mudar a humanidade, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo." (Tolstói) (p. 153)
- "O amanhecer só vem depois da noite toda ter passado." (p. 155)
- "O segredo de um bom negócio está em saber alguma coisa que ninguém sabe." (p. 156)
- "Leitura é para a mente o que exercício é para o corpo." (p. 158)
- "A melhor das espertezas é ser honesto." (p. 159)
- "O homem que não lê bons livros não tem nenhuma vantagem sobre o homem que não sabe ler." (Mark Twain) (p. 160)
- "A melhor hora para mudanças é quando você não precisa mudar." (p. 162)
- "Quanto mais você memoriza mais fácil fica memorizar." (p. 163)
- "Saber que não sabe já é saber." (p. 166)
- "Êxito no passado não garante êxito no futuro." (p. 176)
- "Quem comprar o que não precisa, venderá o que precisa." (Provérbio árabe) (p. 178)
- Manter os olhos sadios (p. 179-183):
- Vitamina A - o suficiente, sem excesso: frutas, verduras e legumes, cenoura, milho, batata-doce, ovos.
- Iluminação: luz natural é melhor que a artificial. A melhor artificial é a difusa (que reflete no teto ou na parede e não incide direto no papel).
- Postura
- Manter um movimento suave dos olhos
- "Quando você tem uma meta apaixonante, o que era obstáculo passa a ser etapa." (p. 179)
- "Mais vale comer uma maçã dividida do que uma casca de banana sozinho." (p. 182)
- "Atingir um objetivo que você não tem é tão difícil quanto voltar de um lugar para onde você nunca foi." (p. 183)
- "O melhor jeito de se livrar de um problema é resolvê-lo!" (p. 196)
- "Aqueles que dependem de sorte geralmente são uns azarados." (p. 198)
- "A sua existência é injustificável. A vida é uma dádiva para ser vivida." (p. 199)
- "Muitas vezes a solução é o problema." (p. 201)
- Mind Mapping (mapas mentais) (p. 197-:
- "O que estão querendo que eu aprenda desse material?"
- envolvimento pessoal
- você decide o que é importante
- aprendizado multissensorial
- associação
- palavras-chave
- "Make sure you contribute more than you cost." (p. 203)
- "The point of power is being present." (p. 205)
- "A falta de tempo é a desculpa de quem perde tempo por falta de método." (Rehl) (p. 212)
- "We first raise the dust and then claim we cannot see." (Berkeley) (p. 213)
- "Nunca teste a fundura do rio com os dois pés." (p. 215)
- "Estude também para a vida e não somente para passar no vestibular." (p. 216)
- "Lifelong learning is the only way to remain competitive in the job market." (p. 218)
- "Make change a way of life." (p. 219)
- "An upset is an opportunity to see the truth." (p. 222)
- "Apology is an invitation to declare a situation complete." (p. 231)
- "Formal education will earn you a living. Self-education will make you a fortune." (p. 237)
- "Repetição é a mãe do aprendizado." (p. 237)
sexta-feira, 2 de outubro de 2015
Administração de Materiais e Estoques - 02/10/2015
Administração de Materiais e Estoques - 02/10/2015
Exercícios em sala de aula
Tabela para a realização dos exercícios
Trimestre / Ano 1 / Ano 2 / Ano 3
1 / 340 / 420 / 650
2 / 150 / 230 / 210
3 / 410 / 800 / 980
4 / 190 / 260 / 360
1) Calcule a previsão para o 3º e 4º trimestre do ano 4, 5 e 7 utilizando média móvel.
2) Utilizando a técnica de previsão ponderada, calcule as previsões para todos os trimestres para o ano 4. Considere:
Lucas T R Freitas
Exercícios em sala de aula
Tabela para a realização dos exercícios
Trimestre / Ano 1 / Ano 2 / Ano 3
1 / 340 / 420 / 650
2 / 150 / 230 / 210
3 / 410 / 800 / 980
4 / 190 / 260 / 360
1) Calcule a previsão para o 3º e 4º trimestre do ano 4, 5 e 7 utilizando média móvel.
2) Utilizando a técnica de previsão ponderada, calcule as previsões para todos os trimestres para o ano 4. Considere:
- 0,20 para o ano 1
- 0,30 para o ano 2
- 0,50 para o ano 3
3) Qual seria a previsão para os trimestres 2 e 3 dos anos 4, 6 e 10 utilizando a equação linear.
4) Calcule a previsão de demanda para todos os trimestres do ano 5. Para isso utilize o coeficiente de sazonalidade médio. Espera-se que no ano 5 sejam consumidos (previsão por intermédio de média móvel) 5000 unidades.
Respostas:
1) Previsão = somatório dos consumos / número de períodos
2)
3) 2 e 3 Ano 4, 6 e 10
a1t1 / 340 / 1 / 340 / 1
a1t2 / 150 / 2 / 300 / 4
a1t3 / 410 / 3 / 1230 / 9
a1t4 / 190 / 4 / 760 / 16
a2t1 / 420 / 5 / 2100 / 25
a2t2 / 230 / 6 / 1380 / 36
a2t3 / 800 / 7 / 5600 / 49
a2t4 / 260 / 8 / 2080 / 64
a3t1 / 650 / 9 / 5850 / 81
a3t2 / 210 / 10 / 2100 / 100
a3t3 / 980 / 11 / 10780 / 121
a3t4 / 360 / 12 / 4320 / 144
Somatório / 5000 / 78 / 36840 / 650
a4t1 / / 13
a4t2 / / 14
a4t3 / / 15
a4t4 / / 16
a5t1 /
a5t2 /
a5t3 /
a5t4 /
a6t1 /
a6t2 /
a6t3 /
a6t4 /
a7t1 /
a7t2 /
a7t3 /
a7t4 /
a8t1 /
a8t2 /
a8t3 /
a8t4 /
a9t1 /
a9t2 /
a9t3 /
a9t4 /
a10t1 /
a10t2 /
a10t3 /
a10t4 /
b = [12 (36840) - (78)(5000)] / [12 (650) - (78)^2] =
a = [5000 - b (78)] / 12
Ya4t2 = a + b (14)
Ya4t3 = a + b (15)
Ya6t2 =
Ya6t3 =
Ya10t2 =
Ya10t3 =
4) Achar o alfa médio, usar a constante de sazonalidade. É preciso usar a média móvel. É preciso ter o quarto ano para calcular o quinto.
Os dados do quarto ano são usados calculando a média móvel (média dos três anos anteriores).
1) Previsão = somatório dos consumos / número de períodos
- Ano 4
- 3º trimestre
- Previsão = somatório dos consumos / número de períodos
Previsão = (410 + 800 + 980) /3 = 730 - 4º trimestre
- Ano 5
- 3º trimestre
- Previsão = (800 + 980 + 730) /3 = 836,666
- 4º trimestre
- Ano 6 (Para calcular o ano 7 é preciso calcular o valor para o ano 6)
- 3º trimestre
- (980 + 730 + 836,666) /3 = 848,888
- 4º trimestre
- Ano 7
- 3º trimestre
- (730 + 836,666 + 848,888) /3 = 805,184
- 4º trimestre
2)
3) 2 e 3 Ano 4, 6 e 10
- y = ax + b
- b = [N(Somatório XY) - (Somatório X) . (Somatório Y)] / [N (Somatório X^2) - (Somatório X)^2]
- a = [(Somatório Y) - b (Somatório X)] / N
a1t1 / 340 / 1 / 340 / 1
a1t2 / 150 / 2 / 300 / 4
a1t3 / 410 / 3 / 1230 / 9
a1t4 / 190 / 4 / 760 / 16
a2t1 / 420 / 5 / 2100 / 25
a2t2 / 230 / 6 / 1380 / 36
a2t3 / 800 / 7 / 5600 / 49
a2t4 / 260 / 8 / 2080 / 64
a3t1 / 650 / 9 / 5850 / 81
a3t2 / 210 / 10 / 2100 / 100
a3t3 / 980 / 11 / 10780 / 121
a3t4 / 360 / 12 / 4320 / 144
Somatório / 5000 / 78 / 36840 / 650
a4t1 / / 13
a4t2 / / 14
a4t3 / / 15
a4t4 / / 16
a5t1 /
a5t2 /
a5t3 /
a5t4 /
a6t1 /
a6t2 /
a6t3 /
a6t4 /
a7t1 /
a7t2 /
a7t3 /
a7t4 /
a8t1 /
a8t2 /
a8t3 /
a8t4 /
a9t1 /
a9t2 /
a9t3 /
a9t4 /
a10t1 /
a10t2 /
a10t3 /
a10t4 /
b = [12 (36840) - (78)(5000)] / [12 (650) - (78)^2] =
a = [5000 - b (78)] / 12
Ya4t2 = a + b (14)
Ya4t3 = a + b (15)
Ya6t2 =
Ya6t3 =
Ya10t2 =
Ya10t3 =
4) Achar o alfa médio, usar a constante de sazonalidade. É preciso usar a média móvel. É preciso ter o quarto ano para calcular o quinto.
Os dados do quarto ano são usados calculando a média móvel (média dos três anos anteriores).
Lucas T R Freitas
quinta-feira, 1 de outubro de 2015
Instituições do Direito - 01/10/2015
Instituições do Direito - 01/10/2015
Contrato administrativo
Lucas T R Freitas
Contrato administrativo
- É o ajuste que o Poder Público celebra com um particular (pessoa física ou jurídica), visando à realização de fins públicos de acordo com o regime jurídico de Direito Público.
- Todo contrato administrativo é um ato administrativo. Ato administrativo é "toda manifestação unilateral de vontade da Administração Pública, que, agindo nessa qualidade, tenha por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar, extinguir e declarar direitos, ou impor obrigações aos administradores ou a si própria." (Hely Lopes Meirelles)
Artigo 175, parágrafo único, incisos de I a IV, Constituição Federal
- "Art. 175. Incumbe ao Poder Público, na forma da lei, diretamente ou
sob regime de concessão ou permissão, sempre através de licitação, a prestação de
serviços públicos.
Parágrafo único. A lei disporá sobre:
I - o regime das empresas concessionárias e permissionárias de serviços públicos, o caráter especial de seu contrato e de sua prorrogação, bem como as condições de caducidade, fiscalização e rescisão da concessão ou permissão;
II - os direitos dos usuários;
III - política tarifária;
IV - a obrigação de manter serviço adequado." - Permissão
- É um ato administrativo unilateral, discricionário, precário, gratuito ou oneroso, em que a administração pública delega ao particular a execução de um serviço público ou a utilização de um bem público.
- Ato discricionário é aquele em se deve dizer o porque o administrador público não quer mais realizar o serviço.
- Não é contrato administrativo. Por isso não há obrigação de indenizar.
- Quem tem a permissão é permissionário.
- Concessão
- É o contrato administrativo em que a administração pública defere ao particular a execução remunerada de serviço público, de obra pública, ou lhe cede o uso de bem público, para que o explore por sua conta e risco, pelo prazo e condições ajustadas.
- Transporte coletivo, telefonia, tratamento de água, distribuição de energia.
- É necessário um procedimento licitatório.
- Quem tem a concessão é concessionário.
Serviços públicos
- típicos do estado
- segurança pública, ensino básico, ações básicas de saúde, serviço fazendário (instituição de tributação), serviço diplomático
Caducidade: decadência
Lei nº 8987/1995 - regulamente o Artigo 175, Constituição Federal
- Serviços públicos
- a) é o prestado pela administração para satisfazer as necessidades gerais das pessoas
- é custeado por tributos
- Serviço de utilidade pública
- é o prestado pela administração ou por delegação desta para facilitar a existência das pessoas
- exemplos: fornecimento de água, energia, serviços bancários
- aquilo que não é típico do estado é de utilidade pública
- o prestador é remunerado por tarifa
- Tarifa é a remuneração paga pelo particular quando há prestação de um serviço público prestado por uma entidade particular (concessionária).
Tributo (gênero)
- Espécies:
- impostos
- Taxas
- contribuições
- empréstimo compulsório
- 67 a 68 tributos (aproximadamente) são pagos no Brasil
- o serviço público é custeado por tributos
Tarifa é diferente de taxa:
- tarifa não é tributo e é cobrada por concessionária de serviço público. O Estado institui a tarifa, mas é o particular que cobra.
- só o Estado pode cobrar tributos, instituir tributos.
Lei de Licitação (Geral) nº 8666/93 - regulamenta os procedimentos de tomada de preços no Brasil
- abertura de envelopes
- crimes
- recursos que os licitantes poderão propor
Legislação Tributária - 01/10/2015
Legislação Tributária - 01/10/2015
Conceito de Tributo (artigo 3º, Código Tributário Nacional)
"Tributo é toda prestação (pagamento) pecuniária (em dinheiro, R$) compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, instituída em lei, que não constitua sanção de ato ilícito, mediante atividade administrativa plenamente vinculada."
Obrigação Tributária
a) Principal
Conceito de Tributo (artigo 3º, Código Tributário Nacional)
"Tributo é toda prestação (pagamento) pecuniária (em dinheiro, R$) compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, instituída em lei, que não constitua sanção de ato ilícito, mediante atividade administrativa plenamente vinculada."
Obrigação Tributária
a) Principal
- pagamento
- tributo
- multa
- cumprimento de deveres instrumentais
- exemplo: ter CPF ou CNPJ, emitir nota fiscal, registrar contrato social, balanço patrimonial (previstos em lei)
Sujeitos da Obrigação Tributária
a) ativos
- União, Estados, Municípios e Distrito Federal
- São todos aqueles que podem instituir tributos
b) passivos
- contribuintes
- relação direta com o fato gerador
- exemplo: IPVA (pago pelo proprietário do veículo)
- responsáveis
- relação indireta com o fato gerador
- exemplo: os pais são responsáveis pelo pagamento dos tributos pelos filhos; o empregador é responsável por recolher o pagamento do imposto de renda do empregado
Para o Direito Tributário não importa a idade, não se leva em consideração a capacidade civil. Todos são contribuintes, não importa a idade.
Artigo 150, §7º, Constituição Federal - Substituição Tributária
Artigo 150, §7º, Constituição Federal - Substituição Tributária
- "§ 7º A lei poderá atribuir a sujeito passivo de obrigação tributária a condição de responsável pelo pagamento de imposto ou contribuição, cujo fato gerador deva ocorrer posteriormente, assegurada a imediata e preferencial restituição da quantia paga, caso não se realize o fato gerador presumido.(Incluído pela Emenda Constitucional nº 3, de 1993)"
- Pauta de valores
Relação jurídica tributária
Sujeito Ativo (direito subjetivo de cobrar o tributo ao sujeito passivo) <- R$ (objeto: tributo) -> Sujeito Passivo (dever jurídico de pagar o tributo ao sujeito ativo)
Domicílio Tributário
Lucas T R Freitas
Domicílio Tributário
- local onde você fixa moradia, onde você paga seus tributos
- Residência é o local onde você poderá ser encontrado de vez em quando
- para a pessoa jurídica é onde ela tem sede, e onde ela tem filiais
Capacidade Tributária passiva
- independe da idade, independe da situação profissional da pessoal, independe da pessoa estar em liberdade de ir e vir cerceada (reclusão), independe de se ela está suspensa do conselho da categoria, independe da morte (imposto de transição causa mortis)
Assinar:
Postagens (Atom)