- não observar o envolvimento dos alunos com a aula
- começar a aula atrasado
- evitar dar exemplos da própria experiência em demasia
- chegar atrasado e não começar a aula de imediato
- perder a atenção dos alunos e deixá-los soltos
- chegar atrasado e ficar organizando atividades para alunos que perderam aulas passadas, deixando os outros alunos sem atividade (por vários minutos)
- não é culpa dos alunos que vieram à aula se outros não vieram na aula de atividades
- "acertar" o problema dos alunos que faltaram sem prejudicar o andamento das aulas e sem deixar os outros alunos sem atividade, "panguando" na sala
- não "encher linguiça" durante o horário de aula, escrevendo coisas no quadro que podem ser passadas de maneira melhor e mais rápida (avisos, forma de avaliação)
- encerrar a aula mais cedo na Sexta-feira (é um desrespeito com o aluno, especialmente se ainda houver conteúdo a ser trabalhado
- encerrar a aula mais cedo no primeiro dia de aula (se há conteúdo para ser trabalhado, a aula deve ser aproveitada para trabalhá-lo)
- realizar a aula se identificando como determinada classe (patrão ou empregado), se o seu público de alunos não é específico - se a aula é científica, ela deve analisar os fenômenos dos diversos "ângulos" possíveis, e não apenas pela visão de determinada classe social ou puxando a visão para esse ângulo.
- liberar os alunos na aula seguinte à prova, apenas entregando as provas, sem exibir as resoluções das questões para tirar as dúvidas dos alunos.
- marcar aulas para tirar dúvidas em que os alunos podem faltar, sem ser em horário extra.
Lucas T R Freitas
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