sábado, 30 de maio de 2015

Análise da estrutura de um trabalho científico


FACULDADE DO CENTRO LESTE






LUCAS TIAGO RODRIGUES DE FREITAS
BRUNO LINO






ANÁLISE DA ESTRUTURA DE UM TRABALHO CIENTÍFICO







SERRA - ES
2015

LUCAS TIAGO RODRIGUES DE FREITAS
BRUNO LINO



ANÁLISE DA ESTRUTURA DE UM TRABALHO CIENTÍFICO



Trabalho apresentado à disciplina de Metodologia da Pesquisa, como requisito parcial para obtenção de nota.

Orientadora: MSc. Luciene Santana













SERRA – ES
2015

RESUMO

O presente trabalho analisa a estrutura de um trabalho científico. O trabalho analisado é o TCC “Utilização da água pluvial em edificações residenciais”, de Juliana dos Santos Rego Loureiro e Luzilene Tonon da Costa, apresentado na UCL (Serra – ES) em 2014.


ABSTRACT

The presente work analyses the structure of a scientific work. The work analyzed is the TCC “Utilização da água pluvial em edificações residenciais”, by Juliana dos Santos Rego Loureiro and Luzilene Tonon da Costa, presented in UCL (Serra – ES) in 2014.



SUMÁRIO






O trabalho escolhido pelo grupo foi “Utilização da água pluvial em edificações residenciais”. As autoras do trabalho foram Juliana dos Santos Rego Loureiro e Luzilene Tonon da Costa, com orientação da professora MSc. Alessandra Cunha Lopes, em 2014.



O tema trabalhado pelas autoras foi o uso racional da água.
A delimitação do tema se deu quanto à escassez da água e a utilização da água pluvial.



O problema de pesquisa foi analisar soluções técnicas para utilizar a água pluvial.



O objetivo geral do trabalho foi analisar estratégias para induzir as pessoas ao consumo adequado de água em residências, e analisar soluções técnicas para utilização da água pluvial.
Os objetivos específicos foram:
·        Análise do consumo de água potável e não potável em uma edificação.
·        Avaliação das condições técnicas para utilização da água pluvial na edificação.
·        Planejar o sistema de coleta de água pluvial da edificação.



Para aumentar a disponibilidade de água, em vista da distribuição desigual da água pelos territórios, e em vista do preço do tratamento de água e dos quadros de escassez, as autoras buscaram estudar o uso da água de chuva como forma de reduzir o volume de água potável consumido em uma residência.



O referencial teórico do trabalho teve o tópico “distribuição e consumo da água”, no qual as autoras abordam a necessidade do tratamento de água, as condições de escassez de água, a poluição dos mananciais e a possibilidade do uso da água pluvial em residências.



Para estimação do consumo de água as autoras utilizaram dados de pesquisas bibliográficas. Considerou-se que cada quarto da residência era ocupado por duas pessoas, com 150 litros de consumo per capita por dia. Como a edificação escolhida tem 3 quartos, o consumo final ficou em 900 litros por dia.
Calculou-se a área do telhado e o dimensionamento das calhas a partir de um índice de intensidade pluviométrica. Foram dimensionados os condutores verticais e horizontais.
A tipologia da pesquisa foi:
·        Quanto ao objetivo: exploratória.
·        Quanto aos procedimentos: estudo de caso, pesquisa bibliográfica, pesquisa experimental e pesquisa-ação.



As autoras não definiram uma seção de resultados. Mas realizaram uma previsão de consumo e uma análise econômica de viabilidade do uso da água de chuva, na sessão “estudo de caso”. Determinou-se o volume de água de chuva que o telhado poderia captar, com base em um índice de pluviosidade.
Realizou-se uma previsão do consumo de água não potável na residência analisada, considerando 3 vasos sanitários, com consumo de 6 litros por descarga e com 6 descargas por habitante por dia, resultando em 108 litros por dia. Consumo do jardim em 14,76 litros por dia. Lavagem de área em 3,33 litros por dia. Lavagem de carro em 13,4 litros por dia. Totalizando um consumo não potável de 139,49 litros por dia.
O resultado que as autoras encontraram é de a residência pode economizar 4.185 litros de água por mês, utilizando a água de chuva. Reduzindo o consumo de água tratada em 15,5%, o que equivale a R$ 19,63.





1.9     conclusão

O trabalho das autoras pode ser aprimorado em vários aspectos: referencial teórico, metodologia, resultados, discussão dos resultados.
O trabalho precisa de mais referências científicas. Foram citados documentários (programas) de televisão, quando muitos livros existem e estão disponíveis em português sobre o tema de escassez e reuso de águas, incluindo o uso de água de chuva.
Várias referências não acadêmicas utilizadas foram citadas muitas vezes ao longo do texto, o que deve ser evitado.
As autoras foram direto para a conclusão, sem discutir os resultados. É necessário definir uma sessão de resultados e uma sessão de discussão dos resultados antes da conclusão.



REFERÊNCIA


LOUREIRO, Juliana dos Santos Rego; COSTA, Luzilene Tonon da. Utilização da água pluvial em edificações residenciais. Serra: UCL, 2014.


Nenhum comentário: