sábado, 14 de março de 2015

OFÍCIO DE NOSSA SENHORA - Canção Nova

Engenharia Civil UCL - Anotações de aula - Direito Empresarial - 13/03/2015

Direito Empresarial - 13/03/2015 - Aula 5

Propriedade Industrial - Lei 9.279/96

  • Proteger bem imaterial
  • INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial
    • Autarquia Federal
    • deve-se pagar a taxa (retribuição)
  • Patentes
    • Invenção
      • novidade, atividade inventiva e aplicação industrial
      • concessão por um período de 10 a 20 anos
    • Modelo de Utilidade
      • novidade, atividade inventiva e aplicação industrial
      • concessão por um período de 7 a 15 anos
    • As patentes devem ser aplicadas em no máximo 3 anos, senão pode ser requerida a licença compulsória por outra pessoa
  • Registros
    • Desenho Industrial
      • "design"
      • Novidade, originalidade, não-impedimento
      • concessão por 10 anos, prorrogável por 3 períodos sucessivos de 5 anos
    • Marcas
      • Áreas:
        • Produtos
        • Serviços
        • Certificação
        • Marcas coletivas (símbolos de categorias profissionais, por exemplo)
      • Novidade relativa, não-colidência, desimpedimento
      • Concessão por um prazo de 10 anos, podendo ser prorrogada indefinidamente
      • Não se pode registrar duas marcas com o mesmo nome para o mesmo segmento
      • Marcas de Alto Renome (Coca-Cola, por exemplo) são protegidas de forma especial
      • Marcas notoriamente reconhecidas
        • mundialmente reconhecidas
        • não precisam de registro no Brasil
        • O Brasil é signatário do Tratado da União de Paris.
  • Os bens imateriais não podem estar "no estado da técnica" (não podem ser de conhecimento público prévio)
  • Não pode haver impedimento da invenção (moral, religioso...)
  • Bens audioviduais (músicas, por exemplo):
    • outra legislação
    • ECAD - Escritório Central de Arrecadação e Distribuição
      • fiscaliza a execução pública de músicas
      • multa eventos comerciais que não tem autorização para reprodução das músicas
  • Extinção da Propriedade Industrial
    • I - caducidade
    • II - não pagamento da retribuição
    • III - pela renúncia
  • A taxa (retribuição) ao INPI varia de acordo com o pedido.
  • Exemplos de coisas que não podem ser registradas como marcas:
    • Símbolos Nacionais
    • Brasões municipais
    • Letras
    • Algarismos
Próxima aula - Exercícios
Material será disponibilizado no SharePoint


Lucas T R Freitas

Engenharia Civil UCL - Anotações de aula - Projeto Interdisciplinar de Engenharia I - 12/03/2015

Projeto Interdisciplinar de Engenharia I - 12/03/2015
  • Fazer grupos de até 6 pessoas
    • Fazer um relatório sobre as perguntas da entrevista do Engenheiro
    • Fazer um perfil sobre o profissional engenheiro
  • 3 vídeos foram colocados em links no SharePoint
    • canal do Youtube para assistir às vídeo-aulas
  • Confirmação de formação de Grupo para o projeto
    • Grupo 63
      • Gracielly - ID 74
      • Gabriel - ID 74
      • Estácio - ID 74
      • Lucas - ID 70
      • Dayane - ID 62
  • Reunião de grupo marcada para Sábado 14/03/2015, 08h30min, no Laboratório BL - I14:
    • Estácio
    • Gracielly
    • Lucas
Lucas T R Freitas

Engenharia Civil UCL - Anotações de aula - Sociologia e Antropologia - 11/03/2015

Sociologia e Antropologia - 11/03/2015 - Aula 4

Observação: a aula 3 foi substituída pela palestra da empresa "Resultate"

  • Discussão dos trabalhos em sala
    • liderança em Engenharia
    • Redes Sociais


Lucas T R Freitas

quarta-feira, 11 de março de 2015

ENTREVISTANDO UM ENGENHEIRO DA ÁREA

Serra, 11 de Março de 2015

ENTREVISTANDO UM ENGENHEIRO DA ÁREA

Nome do Engenheiro: Eng. José Claudio de Souza
Formação: Engenheiro Civil - CREA 53437 - V.096/86
Empresa onde trabalha: Autônomo - Arquitetura e Engenharia - Tel.: 3243-0344
Cargo: Autônomo

  1. Qual a área de atuação do Engenheiro Civil?
    • Projetos e execução de obras.
  2. Como está o mercado de trabalho para a Engenharia Civil?
    • Do ano passado para agora o mercado caiu muito.
  3. Qual a média salarial dos Engenheiros que atuam nessa área?
    • R$ 7.000,00 a R$ 8.000,00
  4. Quais as qualificações / habilidades mais importantes para o Engenheiro recém-formado?
    • Ser comunicativo, sem exageros, para fazer a clientela.
    • Ter uma boa formação acadêmica.
    • Pesquisa (Prefeitura, Normas, PDM - Plano Diretor Municipal).
  5. Quais as dificuldades encontradas no seu trabalho?
    • A maior dificuldade é a burocracia dos órgãos públicos. O restante depende da capacidade do profissional.
    • O problema maior é dentro da prefeitura.
  6. O que deve ser feito para entrar no mercado de trabalho?
    • Adquirir experiência trabalhando em firmas da área. Pelo menos uns três meses. Tanto na obra, como em acompanhamentos nos processos de aprovação de projetos.
  7. Quais são as contribuições da sua profissão para a sociedade?
    • Geração de empregos
    • Obras em condições de habitabilidade, salubridade e segurança.
  8. Faça uma pergunta pessoal para o entrevistado.
    • Qual o maior desafio que o engenheiro enfrenta no dia-a-dia?
      • Estabilidade econômica do país e carga tributária muito alta.

Lucas T R Freitas

terça-feira, 10 de março de 2015

Engenharia Civil UCL - Anotações de aula - Direito Empresarial - 07/03/2015

Direito Empresarial - 07/03/2015 Aula 4

Prova dia 27 de Março

Sociedade Empresária - Patrimônio Social
Fato relevante - C.V.M. (Comissão de Valores Mobiliários) - as empresas (abertas e de sociedade mista) devem informar os "fatos relevantes" para a sociedade.

Sociedade empresária (pessoa jurídica)
  • personalidade jurídica - começa quando a empresa é registrada na junta comercial
  • CNPJ por Estado
    • Se abrir filial em outro estado vai precisar fazer um outro CNPJ
Tributos
  • Federais
  • Estaduais - ICMS - transportes interestaduais, intermunicipais
  • Municipais - ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) - a maioria dos serviços; consultoria, engenharia, advocacia.
Pessoas
  • Físicas (insolvência civil - não se fala falência)
  • Jurídicas
    • Direito Público (criadas por lei) (extintas por lei) - liquidadas - não se fala falência
      • (exemplo: BB, Banestes, Cesan, Petrobrás)
    • Direito Privado (pode ser decretada falência)
    • Exemplo:
      • Rádio Hotel de Guarapari (da Emcatur) - foi liquidado pelo Estado.
Proibidos de exercer atividades empresárias
  • Previstos por Lei
    • a) Servidores públicos em geral
    • b) Os falidos
    • c) Os leiloeiros
  • Previstos na Constituição Federal
    • d) artigo 199, §3
      • é vedada a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no País, salvo nos casos previstos em lei.
    • e) artigo 222
      • a propriedade de empresa jornalística e de radiodifusão sonora e de sons e imagens é privativa de brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos, ou de pessoas jurídicas constituídas sob as leis brasileiras e que tenham sede no Brasil.
Estabelecimento empresarial
  • Bens (Tutelados / protegidos pelo direito)
    • Corpóreos (móveis ou imóveis)
      • semoventes - animais
    • Incorpóreos
      • patente
        • invenção
        • modelo de utilidade
      • registros
        • desenho industrial
        • marcas
  • Dano
    • lesão a um bem juridicamente protegido
  • É o complexo de bens reunidos pelo empresário para desenvolver a sua atividade econômica.
  • "Aviamento" - acréscimo patrimonial ao estabelecimento
  • Alienar - vender
  • Administrador judicial (pode ser um economista, contador, administrador, engenheiro ou uma empresa especializada em contabilidade, por exemplo)
    • Exemplo: Braspérola
  • Falência é diferente de recuperação judicial

Lucas T R Freitas

Engenharia Civil UCL - Anotações de aula - Projeto Interdisciplinar de Engenharia I - 05/03/2015

Projeto Interdisciplinar de Engenharia I - 05/03/2015

Entrevistar um Engenheiro

Perguntas elaboradas em grupo

  1. Como está o mercado na área?
  2. Qual é a sua área de especialização?
  3. Depois de formado, em quanto tempo você consegue se estabilizar no mercado?
  4. Quais as maiores dificuldades que o engenheiro enfrenta após terminar a graduação?
  5. Em qual setor de atuação a demanda está maior?
  6. Você se considera líder de mercado? E o que você faz para manter essa liderança?
  7. Como você vê a questão da Sustentabilidade nos projetos do dia-a-dia?
Perguntas selecionadas e formatadas pelos professores:
  1. Qual a área de atuação do Engenheiro Civil?
  2. Como está o mercado de trabalho para a Engenharia Civil?
  3. Qual média salarial dos Engenheiros que atuam nessa área?
  4. Quais as qualificações / habilidades mais importantes para o Engenheiro recém formado?
  5. Quais as dificuldades encontradas no seu trabalho?
  6. O que deve ser feito para entrar no mercado de trabalho?
  7. Quais são as contribuições da sua profissão para a sociedade?
  8. Faça uma pergunta para o entrevistado.


Lucas T R Freitas

segunda-feira, 9 de março de 2015

Engenharia Civil UCL - Anotações de aula - Metodologia da Pesquisa - 09/03/2015

Metodologia da Pesquisa - 09/03/2015

Parte 2 - Níveis de Pesquisa
  • Introdução às primeiras etapas de pesquisa
  • Como desenvolver uma pesquisa?
Principais erros no desenvolvimento da Pesquisa Científica
  1. não manter contato com o Orientador
  2. Pesquisa bibliográfica inadequada (superficial)
  3. Achar que é Pioneiro no Assunto
  4. Erro na escolha da Metodologia (sem critério)
  5. Não ter trabalho para comparar com sua pesquisa
  6. Trabalho não confiável por falta de parâmetro
Escolha do Tema
  • Interessante para o pesquisador
  • I - Importante
  • V - Viável (Tempo, financeiro)
  • O - Original
Fases do processo Metodológico
  1. Definir um Tema (Assunto)
    • Delimitação do tema
      • Espaço
      • Tempo
      • Amostra
  2. Problema (Pergunta: o que será investigado)
    • Em forma de pergunta
  3. Hipótese (possível resposta para o Problema de Pesquisa com o conhecimento disponível)
Tema X Título
  • Tema - área do conhecimento
  • Título - menor resumo do trabalho - precisa ser claro

Lucas T R Freitas

quinta-feira, 5 de março de 2015

Engenharia Civil UCL - Anotações de aula - Projeto Interdisciplinar de Engenharia I - Projeto de Vida

PROJETO DE VIDA
Autor: Lucas Tiago Rodrigues de Freitas
Curso: Engenharia Civil

1.    DIAGNÓSTICO
·        Quem sou eu?
Lucas Tiago. Filho de Maria Elza e João Rodrigues. Nascido no Brasil. Mineiro. Residente no Espírito Santo. Cientista. Tecnólogo em Saneamento Ambiental. Mestre em Administração. Estudante de Engenharia Civil. Administrador das coisas do meu pai. Administrador das minhas coisas.
·        O que eu faço atualmente?
2.    OBJETIVOS
·        O que eu quero ser?
Uma melhoria contínua: kaizen.
·        O que eu quero ter?
Pelo menos três empresas: um salão de cabelos, uma oficina e um supermercado. Uma fábrica de blocos de concreto celular também. Uma casa tranquila e um BMW.
·        O que eu quero fazer?
Montar minhas empresas. Ter uma boa equipe. Prestar serviços relevantes.
3. JUSTIFICATIVA
·        Por que eu quero ser isto?
Para a vida ter graça sempre.
·        Por que quero ter essas coisas?
- Salão de cabelos: porque o capital inicial é baixo e, se der certo, pode me ajudar a levantar capital para as próximas empresas.
- Oficina: para eu ter acesso a ferramentas quando quiser desenvolver algum projeto. Fora isso, a empresa fica sendo útil para a população (oficina de automóveis).
- Supermercado: ganhar dinheiro com o produto básico para a manutenção da vida, o alimento.
- Fábrica de blocos de concreto celular: produzir blocos leves e fáceis de utilizar e transportar, melhorando a qualidade das construções, especialmente das que ainda usam o bloco cerâmico.
·        Por que eu quero fazer isto?
Para usar o meu potencial de ser humano.
3.    ESTRATÉGIA
·        Como vou fazer para conseguir atingir os meus objetivos?
Criatividade e trabalho.
·        Que meios vou utilizar para isto?
Manter o cérebro em bom funcionamento, uma dieta saudável, exercícios físicos em dia (pelo menos 3 vezes por semana manter os batimentos cardíacos na faixa de 60 a 75% da carga máxima para o coração, obtida pela recomendação da American Heart Association: 220 – idade atual = 220 – 28 = 192).
4.    METAS
·        Quais são os passos que darei para conseguir fazer isto?
Manter o dia saudável. Sono. Alimentação. Quantidade de trabalho. Lazer.
·        Estes passos devem ser mensuráveis (quantidade, tempo...)
- Sono – 8 horas por dia.
- Alimentação – aproximadamente 5 ovos por dia, uso do sal grosso ao invés do sal refinado, ingestão frequente de copra e água de coco, exclusão das gorduras trans; suplementação com ômega 3, cloreto de magnésio.
- Quantidade de trabalho – o necessário para cumprir as tarefas do dia. Seguir a recomendação de Andrew Carnegie:
"Quais são as seis coisas mais importantes que eu tenho para fazer amanhã?" - "Somente essas seis, e mais nada. Dedique seu dia a essas seis prioridades. Se fizer só a primeira, não se perturbe. Passe as outras para o dia seguinte."
(Recriando seu passado & Criando seu futuro - viajando no tempo - Lair Ribeiro, p. 89)
- Lazer – aproveitar as coisas boas da vida sempre: praia, amigos, cinema, leituras, contemplação.
- Espiritual – amar a Deus sobre todas as coisas.

Lucas T R Freitas

segunda-feira, 2 de março de 2015

Engenharia Civil UCL - Anotações de aula - Metodologia da Pesquisa - 02/03/2015

Metodologia da Pesquisa - 02/03/2015

Parte 1 - Ciência e Níveis de conhecimento
  • Ciência
    • aquisição de conhecimento
  • Metodologia da Pesquisa
    • estudos caminhos do saber
  • Níveis de Conhecimento
    • senso comum (Popular)
    • Religioso (Teológico)
    • Filosófico
    • Científico
  • Métodos científicos
    • Dedutivo (Parte do Geral para o particular)
    • Indutivo (Parte do Particular para o geral)
  • Vídeo: "As 100 maiores descobertas da história - As 10 mais".
    • 10 - Newton e as leis do movimento
    • 9 - O microscópio e os microrganismos
    • 8 - O Antibiótico (Penicilina)
    • 7 - Teoria dos germes - Senovais e Pasteur
    • 6 - Mendel e as Leis da Hereditariedade
    • 5 - Copérnico - a Terra se move
    • 4 - A Tabela Periódica
    • 3 - Albert Einstein - E = m . c2
    • 2 - Albert Einstein - A Teoria da Relatividade Geral
    • 1 - Charles Darwin e a Seleção Natural
  • Atividade em Grupo: 5 a 6 alunos
    • Questões
      • a) O que levou o pesquisador a investigar o assunto? (qual o questionamento?)
      • b) A pesquisa representou a continuidade de alguma outra pesquisa?
      • c) Antes da pesquisa o pesquisador possuía uma possível resposta para a questão com o conhecimento disponível?
      • d) Qual a importância dessa descoberta científica para a humanidade? (O questionamento foi respondido ou solucionado? Contribuiu para qual área do conhecimento?)
      • e) A descoberta possui alguma relação (contribuição ou conflito) com os níveis de conhecimento Popular, Teológico, Filosófico ou Científico?
    • Tema escolhido
      • Nicolau Copérnico e A Terra se Move (resumo dado pela professora)
        • Foi no ano de 1543 que Nicolau Copérnico morreu, aos 70 anos de idade. Ele era médico e advogado de profissão, mas também foi um astrônomo amador, uma prática que o levou a desafiar uma das crenças mais fundamentais e sagradas do seu tempo. Quando jovem, Copérnico estudou o céu e descobriu que o sistema geocêntrico grego falhava ao tentar prever o movimento planetário, e ele começou a se perguntar se a própria Terra não estaria em movimento. Copérnico percebeu que os movimentos dos planetas seriam mais bem explicados se o Sol fosse o centro do Sistema Solar e a Terra girasse em torno dele como outro planeta qualquer. E foi uma percepção revolucionária. Escreveu um livro sobre sua nova teoria, que mudou o pensamento das pessoas e fez da Terra um planeta.
    • Respostas do Grupo
      • Grupo: Carla C. Madureira; Isaac Menezes; Lucas Tiago; Rogério Pirchiner; Vitor Oliveira; Uly Leite
        • a) Copérnico era astrônomo amador e verificou que os movimentos dos planetas eram melhor explicados quando o Sol era considerado como imóvel, ao invés da Terra.
        • b) Copérnico contestou a teoria dos gregos, que afirmavam que a Terra era o centro do Universo (Geocentrismo).
        • c) Não. Copérnico percebeu que os movimentos dos planetas seriam mais bem explicados se o Sol fosse o centro do Sistema Solar e a Terra girasse em torno dele como outro planeta qualquer.
        • d) A partir do modelo heliocêntrico de Copérnico foi possível explicar corretamente o movimento aparente dos planetas, solucionando a questão, contribuindo também nas áreas de astronomia, física, entre outras.
        • e) Sim. A descoberta conflitava com o conhecimento Popular, Teológico, Filosófico e Científico. Segundo os conhecimentos vigentes, a Terra era plana, imóvel, o centro do Universo.

Lucas T R Freitas

domingo, 1 de março de 2015

Projeto Interdisciplinar de Engenharia I - UCL 2015/1

Projeto Interdisciplinar de Engenharia I - UCL - 2015/1

Notas minhas:

Ideias do Grupo 63:
  • Gracielly - ID 74
  • Dayane - ID 62
  • Estácio - ID 74
  • Gabriel - ID 74
  • Lucas - 70
1- Macaco Inflável

2- Alavanca

3- 3 Macacos


4- Plataforma com rotor e fuso de portão automático


5- Cadeira de rodas com as rodas adaptadas para subir a escada e quinas de calçadas (três rodinhas adaptadas num eixo - ao invés das rodas normais)


6- base para subir a escada com 3 rodinhas (parecido com a cadeira de transbordo do Ortobrás)


7- Macaco único numa plataforma (usando porca e fuso)

Referências

  • Lojas:
    • Loja Dutra Máquinas
    • Loja Oficina do Mecânico
  • Softwares:
    • Solid Edge e Solid Works - mostra a resistência dos materiais



Lucas T R Freitas

P!nk - Try (Lyrics)