Sistema integrado de gestão - 10/03/2017
Informação
Conhecimento
Sistemas de informação
Tipos de sistemas de informação:
- Sistemas de apoio às operações
- Sistema de apoio gerencial
- Sistemas especialistas
- Sistemas de gerenciamento do conhecimento
- Sistemas para operações das empresas
- Sistema de informação estratégica
- Sistema de informação interfuncionais
Investigar>> analisar >> projetar >> implantar >> manter
Observação: professora vai postar os exercícios na plataforma ESO.
Lucas Tiago Rodrigues de Freitas
-- // -- Definite Chief Aim: "Viver tecnologicamente, cientificamente, trabalhando em parceria com Deus, melhorando o meio ambiente e gerando prosperidade.
-- // -- Formação acadêmica: Mestre em Administração de Empresas pela FUCAPE, Tecnólogo em Saneamento Ambiental pelo IFES (CREA-ES 023736/D), Técnico em Administração pelo Marinete
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.
sábado, 11 de março de 2017
Tópicos Especiais - 09/03/2017
Tópicos Especiais - 09/03/2017
Marketing Digital
Lucas Tiago Rodrigues de Freitas -- // -- Definite Chief Aim: "Viver tecnologicamente, cientificamente, trabalhando em parceria com Deus, melhorando o meio ambiente e gerando prosperidade. -- // -- Formação acadêmica: Mestre em Administração de Empresas pela FUCAPE, Tecnólogo em Saneamento Ambiental pelo IFES (CREA-ES 023736/D), Técnico em Administração pelo Marinete
Marketing Digital
- Definição e conceitos
- Ferramentas estratégicas do marketing
- Marketing de conteúdo - cauda longa
- SEO - Search Engine Optimization
- MOB - Marketing de otimização de buscadores
- SMO - Social Media Optimization
- SEM - Search Engine Marketing
- SMM - Social Media Marketing
- E-mail Marketing
- informativos
- promoções
- lançamentos
Lucas Tiago Rodrigues de Freitas -- // -- Definite Chief Aim: "Viver tecnologicamente, cientificamente, trabalhando em parceria com Deus, melhorando o meio ambiente e gerando prosperidade. -- // -- Formação acadêmica: Mestre em Administração de Empresas pela FUCAPE, Tecnólogo em Saneamento Ambiental pelo IFES (CREA-ES 023736/D), Técnico em Administração pelo Marinete
quinta-feira, 9 de março de 2017
How to Make a Large Bore Vacuum Cannon
Lucas Tiago Rodrigues de Freitas -- // -- Definite Chief Aim: "Viver tecnologicamente, cientificamente, trabalhando em parceria com Deus, melhorando o meio ambiente e gerando prosperidade. -- // -- Formação acadêmica: Mestre em Administração de Empresas pela FUCAPE, Tecnólogo em Saneamento Ambiental pelo IFES (CREA-ES 023736/D), Técnico em Administração pelo Marinete
segunda-feira, 6 de março de 2017
Novidade: pó que se transforma em gel ajuda na produção de caju; veja
Lucas Tiago Rodrigues de Freitas -- // -- Definite Chief Aim: "Viver tecnologicamente, cientificamente, trabalhando em parceria com Deus, melhorando o meio ambiente e gerando prosperidade. -- // -- Formação acadêmica: Mestre em Administração de Empresas pela FUCAPE, Tecnólogo em Saneamento Ambiental pelo IFES (CREA-ES 023736/D), Técnico em Administração pelo Marinete
sexta-feira, 3 de março de 2017
Jogos de empresa - 03/03/2017
Jogos de empresa - 03/03/2017
Conteúdo: Lógica >> Dilema do prisioneiro (teoria dos jogos)
0 ano - melhor
2 anos - v
5 anos
10 anos - pior
0 ano e 5 anos - A
2 anos e 10 anos - B
Lucas Tiago Rodrigues de Freitas -- // -- Definite Chief Aim: "Viver tecnologicamente, cientificamente, trabalhando em parceria com Deus, melhorando o meio ambiente e gerando prosperidade. -- // -- Formação acadêmica: Mestre em Administração de Empresas pela FUCAPE, Tecnólogo em Saneamento Ambiental pelo IFES (CREA-ES 023736/D), Técnico em Administração pelo Marinete
Conteúdo: Lógica >> Dilema do prisioneiro (teoria dos jogos)
0 ano - melhor
2 anos - v
5 anos
10 anos - pior
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2 anos e 10 anos - B
Lucas Tiago Rodrigues de Freitas -- // -- Definite Chief Aim: "Viver tecnologicamente, cientificamente, trabalhando em parceria com Deus, melhorando o meio ambiente e gerando prosperidade. -- // -- Formação acadêmica: Mestre em Administração de Empresas pela FUCAPE, Tecnólogo em Saneamento Ambiental pelo IFES (CREA-ES 023736/D), Técnico em Administração pelo Marinete
Sistema Integrado de Gestão - 03/03/2017
Sistema Integrado de Gestão - 03/03/2017
Conceitos básicos:
Lucas Tiago Rodrigues de Freitas -- // -- Definite Chief Aim: "Viver tecnologicamente, cientificamente, trabalhando em parceria com Deus, melhorando o meio ambiente e gerando prosperidade. -- // -- Formação acadêmica: Mestre em Administração de Empresas pela FUCAPE, Tecnólogo em Saneamento Ambiental pelo IFES (CREA-ES 023736/D), Técnico em Administração pelo Marinete
Conceitos básicos:
- Tecnologia da informação
- Visão do usuário final
- Uma visão empresarial
- Melhorias de processos
- Pessoas
- Software
- Dados
- Redes
- Hardware
Sistema >> Entrada >> Processamento >> Saída
Recursos de Hardware
- Sistema de computador
- Periféricos
- Redes de telecomunicações
Processador
- Unidade de controle
- Unidade aritmética e lógica
- Memórias L1 e L2 - Cache
Lucas Tiago Rodrigues de Freitas -- // -- Definite Chief Aim: "Viver tecnologicamente, cientificamente, trabalhando em parceria com Deus, melhorando o meio ambiente e gerando prosperidade. -- // -- Formação acadêmica: Mestre em Administração de Empresas pela FUCAPE, Tecnólogo em Saneamento Ambiental pelo IFES (CREA-ES 023736/D), Técnico em Administração pelo Marinete
Tópicos Especiais - 02/03/2017
Tópicos Especiais - 02/03/2017
Marketing digital - definições e conceitos
Propaganda é para fins sociais, gratuita.
Publicidade é para divulgação de produtos e serviços.
A questão da cauda longa 80%-20%
Blog da professora: http://vergeldebitspoesiasartes.blogspot.com.br/
Sete ações do marketing digital: Marketing de conteúdo, Marketing nas mídias sociais, marketing viral, e-mail marketing, publicidade online, pesquisa online, monitoramento.
Material disponível na plataforma ESO.
Lucas Tiago Rodrigues de Freitas -- // -- Definite Chief Aim: "Viver tecnologicamente, cientificamente, trabalhando em parceria com Deus, melhorando o meio ambiente e gerando prosperidade. -- // -- Formação acadêmica: Mestre em Administração de Empresas pela FUCAPE, Tecnólogo em Saneamento Ambiental pelo IFES (CREA-ES 023736/D), Técnico em Administração pelo Marinete
Marketing digital - definições e conceitos
Propaganda é para fins sociais, gratuita.
Publicidade é para divulgação de produtos e serviços.
A questão da cauda longa 80%-20%
Blog da professora: http://vergeldebitspoesiasartes.blogspot.com.br/
Sete ações do marketing digital: Marketing de conteúdo, Marketing nas mídias sociais, marketing viral, e-mail marketing, publicidade online, pesquisa online, monitoramento.
Material disponível na plataforma ESO.
Lucas Tiago Rodrigues de Freitas -- // -- Definite Chief Aim: "Viver tecnologicamente, cientificamente, trabalhando em parceria com Deus, melhorando o meio ambiente e gerando prosperidade. -- // -- Formação acadêmica: Mestre em Administração de Empresas pela FUCAPE, Tecnólogo em Saneamento Ambiental pelo IFES (CREA-ES 023736/D), Técnico em Administração pelo Marinete
São José
São José
Meu Glorioso São José, nas vossas maiores aflições e tribulações, o anjo não vos valeu?
Valei-me São José!
São José, rogai por nós!
O horário de verão é anti-econômico
O horário de verão é anti-econômico
A aplicação do horário de verão tem o objetivo de economizar energia elétrica nas regiões do país onde ele é aplicado. E ele realmente consegue reduzir o consumo de energia elétrica, já que ficamos mais tempo trabalhando com a luz do Sol nos iluminando.
Mas quem disse que isso é bom para a Economia? E quem disse que essa situação é responsável ecologicamente? Qual foi a visão adotada para aplicar essa "necessidade" de economizar energia goela abaixo dos cidadãos?
Bem, comecemos a analisar. A Economia é movida a dinheiro. Quando o consumo é reduzido, o dinheiro deixa de circular, empregos deixam de ser gerados, as empresas lucram menos e todo mundo perde.
Então, qual a vantagem de se aplicar o horário de verão? A vantagem básica seria a de impactar menos o meio ambiente, reduzindo a necessidade de implantação de usinas termelétricas, nucleares e hidrelétricas. Pensando assim, os peixes sofreriam menos com represamentos de rios, os ares ficariam mais limpos e ficaríamos menos expostos aos riscos da radiação nuclear.
Aí entra a crítica principal. Assumir a situação acima é dar um tiro no próprio pé, assumindo a incompetência na geração de energia elétrica limpa e obtida de fontes renováveis.
A solução para manter o progresso é investir em energia solar, energia eólica, energia maremotriz. O consumo energético pode e deve progredir. E os impactos ambientais podem e devem ser mitigados através do uso de uma energia realmente mais limpa, que gere menos impactos, colaborando para a geração do desenvolvimento regional.
O represamento dos rios com a política nacional de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) destrói o ciclo dos rios, a passagem dos peixes, a biodiversidade. Danos sérios foram causados no Pantanal, com a morte de peixes.
A estratégia correta é o investimento em produção de energia limpa, menos impactante, mais regional, aproveitando os recursos disponíveis, capacitando a mão de obra local.
Mais emprego, renda e desenvolvimento. Isso é o que se pode obter com a utilização das fontes mais sustentáveis de energia. Ainda que elas pareçam caras, o custo ambiental é muito mais baixo e os benefícios sociais são muito maiores do que a implantação de projetos gigantescos e de grande impacto ambiental.
O investimento nas fontes mais sustentáveis é mais inteligente. A produção de energia mais limpa e sustentável é o caminho para atender o aumento da demanda e o progresso da sociedade.
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Initiative and Leadership
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Lucas Tiago Rodrigues de Freitas
Definite Chief Aim: "Viver tecnologicamente, cientificamente, trabalhando em parceria com Deus, melhorando o meio ambiente e gerando prosperidade."
Formação acadêmica: Mestre em Administração de Empresas pela FUCAPE, Tecnólogo em Saneamento Ambiental pelo IFES (CREA-ES 023736/D), Técnico em Administração pelo Marinete
"Post partus Virgo intacta" - Frei Galvão
Logística Portuária - 02/03/2017
UCL
Logística Portuária
Resenha do artigo “A matriz do transporte no Brasil: uma análise comparativa para a competitividade”, de Alessandro Serrano Colavite e Fábio Konishi. XII SEGeT. 2015.
Aluno: Lucas Tiago Rodrigues de Freitas
Os autores parecem defender a ideia de que importação é ruim, e querem defender a ideia de “indústria nacional”, e a política de substituição de importações. O melhor é comprar de quem é o melhor produtor, independente de onde ele esteja no mundo. O papel da logística é fazer o produto (de preferência o melhor) chegar até o consumidor, com o preço de transporte adequado. A política de “substituição de importações” prejudica o país, mantendo parques industriais arcaicos e abastecendo o mercado interno com produtos de baixa qualidade e preços elevados.
As indústrias nacionais devem estar dispostas a enfrentar o mercado internacional para se tornarem mais competitivas e eficientes, sem buscar mecanismos de proteção como as taxas de importação: proteger a indústria nacional é prejudicar o consumidor nacional. O mundo atual é globalizado. Não estamos em uma ilha fechada. Devemos aproveitar o que de melhor o mundo tem a oferecer. Cada região, cada país, deve focar em trabalhar naquilo que é melhor. Assim, os custos de todos são reduzidos. A atuação internacional é inclusive prevista pela Constituição Brasileira de 1988, que inclui em seu Artigo 4º, inciso IX, um princípio essencial para o desenvolvimento do país: "a cooperação entre os povos para o progresso da humanidade". O princípio é muito bom e precisa se tornar realidade. O que o Brasil tem de melhor, que forneça também para os outros países. E o que os outros países têm de melhor, que forneçam também ao Brasil.
Visões políticas e econômicas à parte, os autores analisam os vários modais de transporte, as vantagens e desvantagens de cada um, com foco no modal rodoviário, ferroviário e hidroviário.
Modal Rodoviário
O Modal Rodoviário apresenta a característica de poder realizar entregas pontuais, e buscar cargas de volume menor, onde elas estejam (pneus, alimentos, caixas de água etc.). Apesar dessa grande mobilidade oferecida, o transporte rodoviário conta com algumas dificuldades, como a má qualidade das vias, a falta de pavimentação, buracos, má conservação, sinalização ruim, falta de acostamentos, pistas simples sem divisão central. O consumo de combustível também é elevado, representando cerca de 90% do combustível total do setor de transporte nacional. Mais de 60% do volume das cargas é transportado via modal rodoviário no Brasil.
Modal Ferroviário
O Modal Ferroviário consegue carregar várias toneladas de uma só vez. Para isso é necessária a organização da carga em um ponto próximo à ferrovia para o abastecimento dos vagões. O uso das locomotivas permite que poucos trabalhadores operem a rede de transporte, com um grande volume de cargas de uma só vez. Assim o trabalho de transporte fica mais inteligente, otimizado. Onde há uma estação de embarque e desembarque, ou de carga e descarga, ligada pelos trilhos, o trem pode se deslocar e gerar progresso, a baixo custo. Consegue reduzir bastante o tempo de transporte das cargas e os custos de deslocamento. Porém, como em alguns casos não consegue chegar diretamente ao consumidor final, numa residência por exemplo, ele pode precisar de outros modais para a distribuição da carga.
O Modal Ferroviário é ideal para o transporte de commodities, como o minério de ferro, que é responsável por cerca de 67% do volume total transportado nas ferrovias. Soja, outros grãos, e combustíveis como o álcool, também são produtos que podem se beneficiar muito com o transporte em ferrovias.
Modal Hidroviário
O Modal Hidroviário é um excelente meio de transporte para regiões com rios e mares. O Brasil conta com mais de 40 mil quilômetros de vias potencialmente navegáveis. Porém, o descaso com os rios leva à sua baixa utilização. Um caso concreto de desperdício do modal hidroviário acontece no Rio Doce, na região de Colatina (ES): o rio está entupido de areia, sem capacidade para atender navios de carga. Apesar de ser um rio relativamente largo, como ele ficou muito assoreado os navios não conseguem passar. A dragagem se faz urgente lá, e em diversos outros rios do país.
A Região Norte é uma das que mais utilizam o modal hidroviário por rios. No Brasil, em geral, o modal hidroviário responde por cerca de 13,6% do transporte das cargas. Possui o menor custo de transporte, a maior capacidade de carga, baixo índice de poluição, longa vida útil e manutenção mais barata.
Comparações dos modais
Sem dúvida, o modal que mais deve ser explorado é o hidroviário, pelo seu baixo custo e grande capacidade de carga. Ideal para o transporte de commodities, granéis etc. É o que apresenta maior eficiência energética, transportando cerca de 4.000kg com 1cv (o trem transporta 500kg e o caminhão 150kg com a mesma energia). A vida útil do barco chega a 50 anos, enquanto a do trem é de 30 e a do caminhão é de 10 anos.
Investimentos necessários
O Brasil anda na contramão da Economia e eficiência energética. É necessário urgentemente aplicar recursos na implantação e recuperação da malha hidroviária e ferroviária. O país é pouco competitivo devido aos altos custos e baixa eficiência dos transportes. Até hoje não temos um trem-bala em funcionamento no país, mas que estava planejado para alguns anos atrás. Os planejamentos precisam ser cumpridos. As empresas precisam gastar bem o dinheiro aplicado. E os empresários precisam ter coragem e responsabilidade para investir sem ficar esperando por ações e incentivos governamentais. O mercado precisa ser aberto para que as companhias estrangeiras mais eficientes do mundo possam atuar em solo brasileiro, gerando riqueza, desenvolvimento e prosperidade para o mundo todo. O Brasil precisa urgentemente se desenvolver, derrubando as barreiras pseudo-nacionalistas que buscam proteger empresas incompetentes e corruptas. O interesse nacional que deve prevalecer é o desenvolvimento, com as melhores tecnologias que estão disponíveis no mundo, e com as melhores empresas que prestam serviços no mundo.
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Lucas T R Freitas
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017
Jogos de Empresa - 24/02/2017
Jogos de Empresa - 24/02/2017
Período de testes do simulador de empresa:
Opções - Grau de risco
1 - Uber - 3º
2 - Táxi - 4º
3 - Carona - 2º / 1º
4 - Familiar - 1º / 2º
5 - A pé - 5º
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Simulação mensal das viagens para a roça
Lucas Tiago Rodrigues de Freitas -- // -- Definite Chief Aim: "Viver tecnologicamente, cientificamente, trabalhando em parceria com Deus, melhorando o meio ambiente e gerando prosperidade. -- // -- Formação acadêmica: Mestre em Administração de Empresas pela FUCAPE, Tecnólogo em Saneamento Ambiental pelo IFES (CREA-ES 023736/D), Técnico em Administração pelo Marinete
Período de testes do simulador de empresa:
- grupos de 4 ou 5 integrantes
- início na semana do dia 06/03
Ranking:
Empresa - Pontos - Nota
1ª Empresa - 100 - 10,0
6ª Empresa - 56 - 5,6
13ª Empresa - 12 - 1,2
N1 - Relatório 1:
- 5 períodos de simulação
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Análise de grau de risco
22 horas - Trajeto UCL - CASA - ônibus parou
Opções - Grau de risco
1 - Uber - 3º
2 - Táxi - 4º
3 - Carona - 2º / 1º
4 - Familiar - 1º / 2º
5 - A pé - 5º
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Simulação mensal das viagens para a roça
- 300 diesel x 4 = 1200 - ótimo
- 300 diesel x 2 = 600 - mínimo
- 300 diesel x 3 = 900 - razoável
Entradas mensais
- pastagem - 350
- loja - 850
- total - 1200
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óleo:
- 300 para 10.000km
- 800km por viagem
- 13 viagens
- aproximadamente R$ 30,00 por viagem
Revisão Toyota 10.000km
- 250
- aproximadamente R$30,00 por viagem
Manutenção Toyota 10.000km
- 1000
- aproximadamente R$ 100,00 por viagem
Custo por viagem
- diesel - 300,00
- óleo - 30,00
- revisão - 30,00
- manutenção - 100,00
- comida - 100,00
- Custo total mínimo por viagem: R$ 560,00
2 viagens por mês: R$ 1120,00 (custo mínimo)
Lucas Tiago Rodrigues de Freitas -- // -- Definite Chief Aim: "Viver tecnologicamente, cientificamente, trabalhando em parceria com Deus, melhorando o meio ambiente e gerando prosperidade. -- // -- Formação acadêmica: Mestre em Administração de Empresas pela FUCAPE, Tecnólogo em Saneamento Ambiental pelo IFES (CREA-ES 023736/D), Técnico em Administração pelo Marinete
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