- Fazer grupos de até 6 pessoas
- Fazer um relatório sobre as perguntas da entrevista do Engenheiro
- Fazer um perfil sobre o profissional engenheiro
- 3 vídeos foram colocados em links no SharePoint
- canal do Youtube para assistir às vídeo-aulas
- Confirmação de formação de Grupo para o projeto
- Grupo 63
- Gracielly - ID 74
- Gabriel - ID 74
- Estácio - ID 74
- Lucas - ID 70
- Dayane - ID 62
- Reunião de grupo marcada para Sábado 14/03/2015, 08h30min, no Laboratório BL - I14:
- Estácio
- Gracielly
- Lucas
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.
sábado, 14 de março de 2015
Engenharia Civil UCL - Anotações de aula - Projeto Interdisciplinar de Engenharia I - 12/03/2015
Projeto Interdisciplinar de Engenharia I - 12/03/2015
Engenharia Civil UCL - Anotações de aula - Sociologia e Antropologia - 11/03/2015
Sociologia e Antropologia - 11/03/2015 - Aula 4
Observação: a aula 3 foi substituída pela palestra da empresa "Resultate"
Lucas T R Freitas
Observação: a aula 3 foi substituída pela palestra da empresa "Resultate"
- Discussão dos trabalhos em sala
- liderança em Engenharia
- Redes Sociais
Lucas T R Freitas
quarta-feira, 11 de março de 2015
ENTREVISTANDO UM ENGENHEIRO DA ÁREA
Serra, 11 de Março de 2015
ENTREVISTANDO UM ENGENHEIRO DA ÁREA
Nome do Engenheiro: Eng. José Claudio de Souza
Formação: Engenheiro Civil - CREA 53437 - V.096/86
Empresa onde trabalha: Autônomo - Arquitetura e Engenharia - Tel.: 3243-0344
Cargo: Autônomo
- Qual a área de atuação do Engenheiro Civil?
- Projetos e execução de obras.
- Como está o mercado de trabalho para a Engenharia Civil?
- Do ano passado para agora o mercado caiu muito.
- Qual a média salarial dos Engenheiros que atuam nessa área?
- R$ 7.000,00 a R$ 8.000,00
- Quais as qualificações / habilidades mais importantes para o Engenheiro recém-formado?
- Ser comunicativo, sem exageros, para fazer a clientela.
- Ter uma boa formação acadêmica.
- Pesquisa (Prefeitura, Normas, PDM - Plano Diretor Municipal).
- Quais as dificuldades encontradas no seu trabalho?
- A maior dificuldade é a burocracia dos órgãos públicos. O restante depende da capacidade do profissional.
- O problema maior é dentro da prefeitura.
- O que deve ser feito para entrar no mercado de trabalho?
- Adquirir experiência trabalhando em firmas da área. Pelo menos uns três meses. Tanto na obra, como em acompanhamentos nos processos de aprovação de projetos.
- Quais são as contribuições da sua profissão para a sociedade?
- Geração de empregos
- Obras em condições de habitabilidade, salubridade e segurança.
- Faça uma pergunta pessoal para o entrevistado.
- Qual o maior desafio que o engenheiro enfrenta no dia-a-dia?
- Estabilidade econômica do país e carga tributária muito alta.
Lucas T R Freitas
terça-feira, 10 de março de 2015
Engenharia Civil UCL - Anotações de aula - Direito Empresarial - 07/03/2015
Direito Empresarial - 07/03/2015 Aula 4
Prova dia 27 de Março
Sociedade Empresária - Patrimônio Social
Fato relevante - C.V.M. (Comissão de Valores Mobiliários) - as empresas (abertas e de sociedade mista) devem informar os "fatos relevantes" para a sociedade.
Sociedade empresária (pessoa jurídica)
Lucas T R Freitas
Prova dia 27 de Março
Sociedade Empresária - Patrimônio Social
Fato relevante - C.V.M. (Comissão de Valores Mobiliários) - as empresas (abertas e de sociedade mista) devem informar os "fatos relevantes" para a sociedade.
Sociedade empresária (pessoa jurídica)
- personalidade jurídica - começa quando a empresa é registrada na junta comercial
- CNPJ por Estado
- Se abrir filial em outro estado vai precisar fazer um outro CNPJ
Tributos
- Federais
- Estaduais - ICMS - transportes interestaduais, intermunicipais
- Municipais - ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) - a maioria dos serviços; consultoria, engenharia, advocacia.
Pessoas
- Físicas (insolvência civil - não se fala falência)
- Jurídicas
- Direito Público (criadas por lei) (extintas por lei) - liquidadas - não se fala falência
- (exemplo: BB, Banestes, Cesan, Petrobrás)
- Direito Privado (pode ser decretada falência)
- Exemplo:
- Rádio Hotel de Guarapari (da Emcatur) - foi liquidado pelo Estado.
Proibidos de exercer atividades empresárias
- Previstos por Lei
- a) Servidores públicos em geral
- b) Os falidos
- c) Os leiloeiros
- Previstos na Constituição Federal
- d) artigo 199, §3
- é vedada a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no País, salvo nos casos previstos em lei.
- e) artigo 222
- a propriedade de empresa jornalística e de radiodifusão sonora e de sons e imagens é privativa de brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos, ou de pessoas jurídicas constituídas sob as leis brasileiras e que tenham sede no Brasil.
Estabelecimento empresarial
- Bens (Tutelados / protegidos pelo direito)
- Corpóreos (móveis ou imóveis)
- semoventes - animais
- Incorpóreos
- patente
- invenção
- modelo de utilidade
- registros
- desenho industrial
- marcas
- Dano
- lesão a um bem juridicamente protegido
- É o complexo de bens reunidos pelo empresário para desenvolver a sua atividade econômica.
- "Aviamento" - acréscimo patrimonial ao estabelecimento
- Alienar - vender
- Administrador judicial (pode ser um economista, contador, administrador, engenheiro ou uma empresa especializada em contabilidade, por exemplo)
- Exemplo: Braspérola
- Falência é diferente de recuperação judicial
Lucas T R Freitas
Engenharia Civil UCL - Anotações de aula - Projeto Interdisciplinar de Engenharia I - 05/03/2015
Projeto Interdisciplinar de Engenharia I - 05/03/2015
Entrevistar um Engenheiro
Perguntas elaboradas em grupo
Lucas T R Freitas
Entrevistar um Engenheiro
Perguntas elaboradas em grupo
- Como está o mercado na área?
- Qual é a sua área de especialização?
- Depois de formado, em quanto tempo você consegue se estabilizar no mercado?
- Quais as maiores dificuldades que o engenheiro enfrenta após terminar a graduação?
- Em qual setor de atuação a demanda está maior?
- Você se considera líder de mercado? E o que você faz para manter essa liderança?
- Como você vê a questão da Sustentabilidade nos projetos do dia-a-dia?
Perguntas selecionadas e formatadas pelos professores:
- Qual a área de atuação do Engenheiro Civil?
- Como está o mercado de trabalho para a Engenharia Civil?
- Qual média salarial dos Engenheiros que atuam nessa área?
- Quais as qualificações / habilidades mais importantes para o Engenheiro recém formado?
- Quais as dificuldades encontradas no seu trabalho?
- O que deve ser feito para entrar no mercado de trabalho?
- Quais são as contribuições da sua profissão para a sociedade?
- Faça uma pergunta para o entrevistado.
Lucas T R Freitas
segunda-feira, 9 de março de 2015
Engenharia Civil UCL - Anotações de aula - Metodologia da Pesquisa - 09/03/2015
Metodologia da Pesquisa - 09/03/2015
Parte 2 - Níveis de Pesquisa
Lucas T R Freitas
Parte 2 - Níveis de Pesquisa
- Introdução às primeiras etapas de pesquisa
- Como desenvolver uma pesquisa?
- não manter contato com o Orientador
- Pesquisa bibliográfica inadequada (superficial)
- Achar que é Pioneiro no Assunto
- Erro na escolha da Metodologia (sem critério)
- Não ter trabalho para comparar com sua pesquisa
- Trabalho não confiável por falta de parâmetro
Escolha do Tema
- Interessante para o pesquisador
- I - Importante
- V - Viável (Tempo, financeiro)
- O - Original
Fases do processo Metodológico
- Definir um Tema (Assunto)
- Delimitação do tema
- Espaço
- Tempo
- Amostra
- Problema (Pergunta: o que será investigado)
- Em forma de pergunta
- Hipótese (possível resposta para o Problema de Pesquisa com o conhecimento disponível)
Tema X Título
- Tema - área do conhecimento
- Título - menor resumo do trabalho - precisa ser claro
Lucas T R Freitas
quinta-feira, 5 de março de 2015
Engenharia Civil UCL - Anotações de aula - Projeto Interdisciplinar de Engenharia I - Projeto de Vida
PROJETO DE VIDA
Autor: Lucas Tiago Rodrigues de Freitas
Curso: Engenharia Civil
1.
DIAGNÓSTICO
·
Quem sou eu?
Lucas Tiago. Filho de Maria
Elza e João Rodrigues. Nascido no Brasil. Mineiro. Residente no Espírito Santo.
Cientista. Tecnólogo em Saneamento Ambiental. Mestre em Administração.
Estudante de Engenharia Civil. Administrador das coisas do meu pai.
Administrador das minhas coisas.
·
O que eu faço atualmente?
2.
OBJETIVOS
·
O que eu quero ser?
Uma melhoria contínua:
kaizen.
·
O que eu quero ter?
Pelo menos três empresas: um
salão de cabelos, uma oficina e um supermercado. Uma fábrica de blocos de
concreto celular também. Uma casa tranquila e um BMW.
·
O que eu quero fazer?
Montar minhas empresas. Ter
uma boa equipe. Prestar serviços relevantes.
3.
JUSTIFICATIVA
·
Por que eu quero ser isto?
Para a vida ter graça sempre.
·
Por que quero ter essas coisas?
- Salão de cabelos: porque o
capital inicial é baixo e, se der certo, pode me ajudar a levantar capital para
as próximas empresas.
- Oficina: para eu ter acesso
a ferramentas quando quiser desenvolver algum projeto. Fora isso, a empresa
fica sendo útil para a população (oficina de automóveis).
- Supermercado: ganhar
dinheiro com o produto básico para a manutenção da vida, o alimento.
- Fábrica de blocos de
concreto celular: produzir blocos leves e fáceis de utilizar e transportar,
melhorando a qualidade das construções, especialmente das que ainda usam o
bloco cerâmico.
·
Por que eu quero fazer isto?
Para usar o meu potencial de
ser humano.
3.
ESTRATÉGIA
·
Como vou fazer para conseguir atingir os meus
objetivos?
Criatividade e trabalho.
·
Que meios vou utilizar para isto?
Manter o cérebro em bom
funcionamento, uma dieta saudável, exercícios físicos em dia (pelo menos 3
vezes por semana manter os batimentos cardíacos na faixa de 60 a 75% da carga
máxima para o coração, obtida pela recomendação da American Heart Association:
220 – idade atual = 220 – 28 = 192).
4.
METAS
·
Quais são os passos que darei para conseguir fazer
isto?
Manter o dia saudável. Sono.
Alimentação. Quantidade de trabalho. Lazer.
·
Estes passos devem ser mensuráveis (quantidade,
tempo...)
- Sono – 8 horas por dia.
- Alimentação – aproximadamente
5 ovos por dia, uso do sal grosso ao invés do sal refinado, ingestão frequente
de copra e água de coco, exclusão das gorduras trans; suplementação com ômega 3,
cloreto de magnésio.
- Quantidade de trabalho – o
necessário para cumprir as tarefas do dia. Seguir a recomendação de Andrew
Carnegie:
"Quais são as seis
coisas mais importantes que eu tenho para fazer amanhã?" - "Somente
essas seis, e mais nada. Dedique seu dia a essas seis prioridades. Se fizer só
a primeira, não se perturbe. Passe as outras para o dia seguinte."
(Recriando seu passado &
Criando seu futuro - viajando no tempo - Lair Ribeiro, p. 89)
- Lazer – aproveitar as
coisas boas da vida sempre: praia, amigos, cinema, leituras, contemplação.
- Espiritual – amar a Deus
sobre todas as coisas.Lucas T R Freitas
segunda-feira, 2 de março de 2015
Engenharia Civil UCL - Anotações de aula - Metodologia da Pesquisa - 02/03/2015
Metodologia da Pesquisa - 02/03/2015
Parte 1 - Ciência e Níveis de conhecimento
Lucas T R Freitas
Parte 1 - Ciência e Níveis de conhecimento
- Ciência
- aquisição de conhecimento
- Metodologia da Pesquisa
- estudos caminhos do saber
- Níveis de Conhecimento
- senso comum (Popular)
- Religioso (Teológico)
- Filosófico
- Científico
- Métodos científicos
- Dedutivo (Parte do Geral para o particular)
- Indutivo (Parte do Particular para o geral)
- Vídeo: "As 100 maiores descobertas da história - As 10 mais".
- 10 - Newton e as leis do movimento
- 9 - O microscópio e os microrganismos
- 8 - O Antibiótico (Penicilina)
- 7 - Teoria dos germes - Senovais e Pasteur
- 6 - Mendel e as Leis da Hereditariedade
- 5 - Copérnico - a Terra se move
- 4 - A Tabela Periódica
- 3 - Albert Einstein - E = m . c2
- 2 - Albert Einstein - A Teoria da Relatividade Geral
- 1 - Charles Darwin e a Seleção Natural
- Atividade em Grupo: 5 a 6 alunos
- Questões
- a) O que levou o pesquisador a investigar o assunto? (qual o questionamento?)
- b) A pesquisa representou a continuidade de alguma outra pesquisa?
- c) Antes da pesquisa o pesquisador possuía uma possível resposta para a questão com o conhecimento disponível?
- d) Qual a importância dessa descoberta científica para a humanidade? (O questionamento foi respondido ou solucionado? Contribuiu para qual área do conhecimento?)
- e) A descoberta possui alguma relação (contribuição ou conflito) com os níveis de conhecimento Popular, Teológico, Filosófico ou Científico?
- Tema escolhido
- Nicolau Copérnico e A Terra se Move (resumo dado pela professora)
- Foi no ano de 1543 que Nicolau Copérnico morreu, aos 70 anos de idade. Ele era médico e advogado de profissão, mas também foi um astrônomo amador, uma prática que o levou a desafiar uma das crenças mais fundamentais e sagradas do seu tempo. Quando jovem, Copérnico estudou o céu e descobriu que o sistema geocêntrico grego falhava ao tentar prever o movimento planetário, e ele começou a se perguntar se a própria Terra não estaria em movimento. Copérnico percebeu que os movimentos dos planetas seriam mais bem explicados se o Sol fosse o centro do Sistema Solar e a Terra girasse em torno dele como outro planeta qualquer. E foi uma percepção revolucionária. Escreveu um livro sobre sua nova teoria, que mudou o pensamento das pessoas e fez da Terra um planeta.
- Respostas do Grupo
- Grupo: Carla C. Madureira; Isaac Menezes; Lucas Tiago; Rogério Pirchiner; Vitor Oliveira; Uly Leite
- a) Copérnico era astrônomo amador e verificou que os movimentos dos planetas eram melhor explicados quando o Sol era considerado como imóvel, ao invés da Terra.
- b) Copérnico contestou a teoria dos gregos, que afirmavam que a Terra era o centro do Universo (Geocentrismo).
- c) Não. Copérnico percebeu que os movimentos dos planetas seriam mais bem explicados se o Sol fosse o centro do Sistema Solar e a Terra girasse em torno dele como outro planeta qualquer.
- d) A partir do modelo heliocêntrico de Copérnico foi possível explicar corretamente o movimento aparente dos planetas, solucionando a questão, contribuindo também nas áreas de astronomia, física, entre outras.
- e) Sim. A descoberta conflitava com o conhecimento Popular, Teológico, Filosófico e Científico. Segundo os conhecimentos vigentes, a Terra era plana, imóvel, o centro do Universo.
Lucas T R Freitas
domingo, 1 de março de 2015
Projeto Interdisciplinar de Engenharia I - UCL 2015/1
Projeto Interdisciplinar de Engenharia I - UCL - 2015/1
Notas minhas:
Ideias do Grupo 63:
- Gracielly - ID 74
- Dayane - ID 62
- Estácio - ID 74
- Gabriel - ID 74
- Lucas - 70
2- Alavanca
3- 3 Macacos
4- Plataforma com rotor e fuso de portão automático
5- Cadeira de rodas com as rodas adaptadas para subir a escada e quinas de calçadas (três rodinhas adaptadas num eixo - ao invés das rodas normais)
6- base para subir a escada com 3 rodinhas (parecido com a cadeira de transbordo do Ortobrás)
7- Macaco único numa plataforma (usando porca e fuso)
Referências
- Lojas:
- Loja Dutra Máquinas
- Loja Oficina do Mecânico
- Softwares:
- Solid Edge e Solid Works - mostra a resistência dos materiais
- Roscas de Transmissão - Telecurso 2000 - Elementos de Máquinas - Aula 31
- Engrenagens de madeira
- http://woodgears.ca/gear/howto_pt.html
- http://woodgears.ca/bandsaw/cnc.html
- http://woodgears.ca/router_lift/index.html
- http://pt.wikihow.com/Fazer-Engrenagens-de-Madeira
- http://www.ehow.com.br/engrenagem-helicoidal-madeira-como_111041/
- https://diegodeassis.wordpress.com/2011/02/12/roscas-de-madeira/
- Como fazer roscas em madeira: https://www.youtube.com/watch?v=8OP_dhKBqoM
- Cadeiras de rodas
- Fabricantes
- Ortobrás (http://www.ortobras.com.br/):
- Cadeira de transbordo: http://www.ortobras.com.br/produto/cadeira-de-transbordo
- Catálogo: http://www.ortobras.com.br/downloads/catalogo_elevadores.pdf
- a
Lucas T R Freitas
sábado, 28 de fevereiro de 2015
Engenharia Civil UCL - Anotações de aula - Direito Empresarial - 27/02/2015
Direito Empresarial - 27/02/2015 Aula 3
Lucas T R Freitas
- A empresa e o empresário
- sociedade empresária (sujeito de direito) - pelo menos duas pessoas
- pessoa jurídica de direito privado
- Empresa exerce atividade econômica - objeto de direito
- Definição de empresário (art. 966, Código Civil)
- "Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços."
- Teoria dos atos empresariais
- Atividade exercida de forma habitual e profissional
- Sociedade
- de fato (sem registro na junta) - não pode requerer falência ou recuperação judicial
- de direito (possui registro na junta comercial)
- O registro é uma obrigação tributária
- Junta Comercial Estadual
- DNRC - Departamento Nacional do Registro de Comércio
- Atualmente:
- R$ 100,00 - 37,00 (carga tributária) = 67,00
- SIAFI (Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal) - informar as transações financeiras acima de R$ 5.000,00 ao Banco Central.
- Instituições religiosas e partidos políticos são imunes a impostos
- Capacidade Civil
- I - absolutamente incapazes
- < 16 anos (representados por alguém)
- II - relativamente incapazes
- 16 < x < 18 (assistidos) (assina conjuntamente)
- Cessação da menoridade (art. 5°, parágrafo único, Código Civil)
- emancipação
- concessão dos pais em cartório
- casamento
- pelo exercício de emprego público efetivo
- pela colação de grau em nível superior
- pelo estabelecimento civil ou comercial, ou pela existência de relação de emprego, desde que o menor tenha economia própria
- Colocar o Código Civil no Kindle - concluído em 28 de Fevereiro de 2015
Lucas T R Freitas
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015
Engenharia Civil UCL - Anotações de aula - Projeto Interdisciplinar de Engenharia I - 26/02/2015
Projeto Interdisciplinar de Engenharia I - Aula 1 - 26/02/2015
Professores:
Atividades online - no Material Compartilhado do Sharepoint
N1 - atividade online (2) + PI (2)
Vídeo aulas - no Sharepoint
Lucas T R Freitas
Professores:
- Fabíola Loyola
- Carlos Pará
- Vitor - se for preciso usar a oficina, procurar para marcar horário.
- À tarde - 13h até 18h (horário da oficina à tarde)
- Sábados - 8h às 12h
Atividades online - no Material Compartilhado do Sharepoint
N1 - atividade online (2) + PI (2)
Vídeo aulas - no Sharepoint
- Projeto
- 20 de Junho (Sábado - 8h) - apresentação final do projeto funcionando
- Opções
- Elevador que levante a 1m do chão (sem cabos)
- Cadeira para subir escada
- 5 pessoas no máximo por grupo
- Tarefa para próxima aula
- Projeto de vida
- Entregar impresso na próxima aula
- Teoria para ser vista extra-classe:
- 30 horas-aula na sala
- 30 horas aula extra-classe
- Meta para realizar o projeto:
- Prazo inicial: 3 semanas (se o projeto for simples)
- elevar 200kg de capacidade de carga a 1m do chão
- Grupo
- Vinícius
- Lucas Oliveira
- Lucas Freitas
- Hugo
- Rafael
Lucas T R Freitas
Assinar:
Postagens (Atom)