Estudar é prejuízo?
Você já parou para refletir se estudar é prejuízo? Quantas pessoas você conhece que não estudam, mas estão em situação financeira melhor do que a sua?
Você colou na escola ou estudou na "raça" (de verdade) mesmo?
O que podemos observar é que na realidade brasileira existem médias salariais para as profissões e elas distam umas das outras valores que podem ser muito grandes. Tente comparar o salário de um médico com o de um gari, por exemplo. Os dois trabalham muito, mas o salário é muito diferente aqui no Brasil.
Então, a formação, a escolaridade, pode influenciar muito quando se pensa no valor de "salário" como remuneração, olhando profissões.
Então todo mundo deveria ficar estudando e estudando, pra poder ganhar mais?
Na minha opinião estudar deve ser por paixão, por gosto, por uma evolução pessoal. Não uma busca de remuneração. Se você procurar estudar alguma coisa unicamente pela remuneração poderá entrar em um ramo que detesta, por exemplo, ou no qual não se sairá bem, não trabalhando nem recebendo por isso.
Estudar é uma espécie de investimento. Você decide estudar alguma coisa por um determinado motivo. Ele pode ser a busca de uma fonte de renda, a resolução de um problema, a execução de um projeto, por exemplo. E precisa lembrar que investimentos podem dar lucro ou prejuízo. Isso mesmo, nem tudo o que a gente planta nasce. Nem tudo no que a gente investe dá lucro. Alguns investimentos dão prejuízo.
Então, dependendo do que você estiver estudando, poderá sim ter prejuízo. O prejuízo pode ser de tempo, de dinheiro, de amizades, de saúde: porque você poderia aplicar seu tempo e seus recursos em outras atividades.
Se nunca tinha parado para pensar nisso, pense, pois onde você coloca seu tempo pode te dar tanto lucro quanto prejuízo. E estudar é uma forma de alocação de tempo.
Se você gostou desse texto, compartilhe, comente.
Muito obrigado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário