quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Perda de qualidade das aulas via computador ao invés de presenciais

Perda de qualidade das aulas via computador ao invés de presenciais

As aulas via computador, que estão ocorrendo por conta da onda de COVID, oferecem as vantagens da continuidade dos estudos e da redução do consumo de combustíveis e perda de tempo com o deslocamento.

Porém, as aulas à distância não são as mil maravilhas. Apresentam uma série de desvantagens:
  • aulas de materiais e equipamentos perdem o contato com os materiais (exemplo: produtos, componentes elétricos e eletrônicos, etc.), o que é agravado para as aulas de laboratório
  • os alunos não interagem (o que é ruim quando o contato entre os alunos é produtivo, ou pode ser uma vantagem quando os alunos são dispersos e não estão participando das aulas)
  • os locais onde os professores estão realizando as comunicações nem sempre tem a qualidade de um estúdio e a conexão de internet estável, o que causa interferências que reduzem a qualidade da comunicação
  • os alunos podem sofrer prejuízos ao aprendizado quando ocorrer problemas de conexão com a internet
  • O excesso de uso de computador pode causar dor de cabeça e aumentar o sedentarismo da população.
Enfim, as aulas presenciais continuam sendo essenciais. Pense no caso das artes marciais: como elas ocorreriam online? Aulas de gastronomia: como saber se o prato ficou correto? Muitas aulas precisam de toque, tato, cheiro, gosto...
As aulas continuarão a acontecer presencialmente para diversos segmentos de ensino. Pois não faz sentido deixar tudo online: algumas disciplinas simplesmente são presenciais.

Imagine o programa do MasterChef, com os avaliadores apenas assistindo, sem poder provar e cheirar e observar de perto os pratos? Certas disciplinas, como a gastronomia, são assim: precisam da presença.


Agradeço sua leitura. Lembre-se de deixar seu comentário, caso seja necessário realizar alguma correção ou melhoria na postagem. Com dedicação, Lucas Tiago Rodrigues de Freitas, M.Sc.

Nenhum comentário:

P!nk - Try (Lyrics)