quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Cabelos: o sofrimento diário das mulheres e a minha aventura com cabelos longos

Cabelos: o sofrimento diário das mulheres e a minha aventura com cabelos longos

Um dos meus desejos é montar um salão de cabelos (para atender tanto homens quanto mulheres). E para realizar esse objetivo já faz um tempo que tenho realizado cursos da área de beleza, para entender mais sobre o assunto. Confesso que não adquiri a desenvoltura para assumir os procedimentos de corte, por exemplo, com a agilidade necessária. Porém, meu desejo é administrar, criar um ambiente produtivo para os cortes de cabelos e outros serviços, tanto para funcionários quanto para clientes. E os cursos me fornecem a habilidade de reconhecer procedimentos para manter a "saúde" e "beleza" dos cabelos.

E para tornar o aprendizado mais intenso, decidi não cortar os meus fios de cabelo para ver o que era necessário para manter cabelos grandes. Tenho escutado ultimamente o termo "skin in the game" ("pele no jogo"), nos podcasts do Primocast (que agora estão no Spotify). Acho que é um pouco do que eu venho fazendo ao enfrentar os desafios de manter um cabelo grande. Vou contar alguns deles aqui e compartilhar a minha situação.

Quando eu cuido bem dos meus cabelos e ele fica com pouco volume, todo cacheado, o cabelo é um sucesso. Recebo muito elogios. Ele fica assim como nas fotos abaixo, controlado:



As pessoas dizem: que cabelo lindo; não corte. E me perguntam o que eu faço para deixá-lo assim. Vou dizer aqui que não foi fácil descobrir um jeito para ele ficar assim o dia todo. Do jeito que ele está nas fotos está com um condicionador (enxaguado) e está bem úmido, pois acabei de sair do banho. Assim, fica fácil obter o resultado, com a umidade. Porém, o difícil é manter esse nível de brilho e controle de volume ao longo do dia. Descobri um macete, após muitas tentativas, com o uso do óleo de amêndoas num vaporizador daqueles de salão de beleza: ao invés de colocar água, coloquei um óleo de amêndoas da marca Farmax nele. Depois de tomar banho, secava o cabelo com a toalha para retirar o excesso de água e borrifava o óleo de amêndoas nele. Não gasta muito e o óleo dura um bom tempo (umas duas semanas um frasquinho de aproximadamente 100mL a um custo de cerca de R$ 6,00). Encontrei o jeito que funcionou pra mim.

Já tinha tentado cremes de pentear, hidratação, condicionador, gel fixador de cabelo: o óleo de amêndoas no borrifador foi o que deu o melhor resultado entre efeito e duração. Pode ser que não dê certo para quem quiser tentar, pois cada cabelo é de um jeito. E, caso tente, lembre-se de não ensopar o cabelo de óleo, pois o excesso de óleo pode estimular a seborreia entre outras coisas indesejadas.

Foi uma grande aventura até eu descobrir o macete do óleo de amêndoas. Mas, depois que eu descobri eu passei a notar outras coisas. Se eu resolvesse me deitar e por a cabeça num travesseiro o tecido manchava de óleo, ou ficava com o cheiro do óleo (que é até agradável). Até aí nada demais. Aconteceria com cremes de pentear também. Acho que só não aconteceria com o gel fixador; mas se você deitar com gel fixador pode quebrar os fios do cabelo.

O grande problema mesmo foi o contraste: quando eu não arrumava o cabelo. Vou mostrar como fica:


A diferença de tempo entre as fotos é de cerca de uma semana. Então, o tamanho do cabelo está praticamente o mesmo. Dá para ver claramente a diferença de volume e a redução do brilho. O cabelo fica bastante ressecado e ainda atrapalha muito a trabalhar, entrando no olho a todo momento. E as pessoas (que eu nem conheço e as conhecidas também) fazem chacotas, oferecem tesouras para cortar o cabelo, as pessoas na rua olham espantadas. Confesso que foi uma boa experiência para exercer o auto-controle e ficar calado.

Sim, mulheres, passei a entender o drama de ter e manter um cabelo longo. Quantas vezes não quis desistir do meu desafio de manter o cabelo em crescimento e realizar um corte militar (raso, baixo) nele? Lembro que só usava o meu Dimension 3 em 1 (shampoo, anticaspa e concionador) e estava pronto pra ir onde fosse, sem gel, sem óleo, sem creme de pentear.

Ter e manter cabelo grande é algo que muitas mulheres enfrentam cotidianamente. Os elogios e benefícios valem a pena? Depende de cada pessoa. Sem dúvida, os cabelos bem tratados ficam bonitos e se destacam. Mas eles tem custo para ficarem bonitos, tanto de tempo quanto de dinheiro, além do conhecimento do(s) produto(s) adequado(s) para domar o volume e manter o brilho.

Um caso especial ainda é o de quem tem cabelos cacheados, como o meu, ou ainda mais cacheados, pois domar o volume se torna uma tarefa ainda mais necessária: meu pai me chamava de "capacete" (imagina as pessoas na rua o que pensavam...).

A ideia de que um cabelo bonito remete à saúde é bem difundida. O que não é difundido é o que as pessoas usam para deixar o cabelo com a aparência de bonito (derivados de petróleo, formol, produtos de cavalo, produtos proibidos...). E com tudo isso, as mulheres sofrem, para manter os cabelos belos e aceitáveis perante as outras pessoas.

Decidir manter os cabelos grandes requer não apenas escolher os produtos que dão o efeito estético desejado, mas também selecionar dentre os produtos que dão o efeito estético desejado aqueles que não vão conduzir a pessoa a uma degradação na saúde, tais como os produtos proibidos e produtos que podem ser absorvidos pelo corpo causando alterações hormonais, por exemplo. Isso torna ainda mais difícil a seleção dos produtos, pois não basta o efeito estético ser alcançado: o(s) produto(s) não pode(m) causar danos à saúde.

Entendo o sofrimento rotineiro das mulheres e seus cabelos longos agora, especialmente dos cabelos cacheados, que se enrolam, dão nós, arrebentam nos pentes, são arrancados na hora de pentear... Cabelo grande dá trabalho. É bonito, mas requer dedicação.


Agradeço sua leitura. Lembre-se de deixar seu comentário, caso seja necessário realizar alguma correção ou melhoria na postagem. Com dedicação, Lucas Tiago Rodrigues de Freitas, M.Sc.

Nenhum comentário:

P!nk - Try (Lyrics)