domingo, 19 de abril de 2015

Sociologia e Antropologia - ID 142 - Exercício: Assista o filme O diabo veste prada e responda

Serra, 01 de Abril de 2015
Sociologia e Antropologia - ID 142
Lucas Tiago Rodrigues de Freitas
Exercício: Assista o filme O diabo veste prada e responda as seguintes questões:
  1. Explique como o filme aborda a influência da sociedade no comportamento do individuo:
    • A personagem principal se submete a novos comportamentos e atitudes para agradar a chefe. As pessoas ao redor fazem coisas que não gostam, como colocar sapatos de salto e usar roupas de marcas renomadas só para não cair no descaso da chefe.
    • Por outro lado, o filme também mostra que a chefe, mesmo sendo bastante rigorosa, tem seus motivos para agir como age: manter a sua posição de líder, se proteger de ataques de concorrentes, e agir como profissional, sem misturar amizades com negócios.
  2. Você percebe alguma relação com o seu cotidiano? Explique.
    • Às vezes agimos de determinadas maneiras, fora do que agiríamos habitualmente, com a intenção de agradar alguém. Toleramos descasos, abrimos excessões, que não seriam concedidas na maior parte das vezes a todas as pessoas. É como nas vésperas de uma auditoria, em que todos se preparam para o grande dia, mas depois não mantém o estado de operação constante. Uma espécie de maquiagem.
  3. É possível estabelecer uma relação deste filme com a teoria de Durkheim? Explique sua resposta:
    • A Teoria de Durkheim visa a prever o comportamento humano, de acordo com o que afeta o indivíduo. Olhando assim, as coerções sociais fazem a personagem principal ter de escolher entre perder o emprego ou agradar a chefe nos mais loucos requisitos/desejos, como obter o livro do Harry Potter ainda não lançado. Ressalta-se que a pessoa tem escolha, apesar de ser uma escolha do tipo tudo ou nada, o que força a pessoa a permanecer “escrava” da situação.
  4. Quais os fatos sociais você observou no filme? Cite 3 e explicite as características que os tornam fatos sociais:
    • Dominação das pessoas devido à influência, prestígio e conhecimento: a chefe tem uma opinião muito forte porque domina o conteúdo da moda
    • Os colegas de trabalho da personagem principal a estranham devido às diferenças de pensamento, de modo de vestir. Assim, há segregação dentre os próprios funcionários da empresa.
    • Os chefes ganham muito mais que os funcionários: mais dinheiro, mais presentes, mais prestígio.
  5. No filme é possível perceber a influência do indivíduo na sociedade? Explique sua resposta:
    • Sim, a personagem principal ganha o respeito e a admiração da chefe ao realizar suas tarefas com competência e lealdade, mesmo após decidir se afastar da vida “submissa” que estava levando.
Lucas T R Freitas

Nenhum comentário: