- Notas minhas
- O livro do economista Nuno Ribeiro fala sobre a transformação ocorrida no mundo com a inserção das tecnologias digitais
- novos fabricantes, novos equipamentos, novas modalidades de propaganda nos meios de comunicação, novos meios de relacionamentos entre as pessoas, novas formas de trabalho e concorrência
- É lembrada a frase da economia: "Não há almoços grátis". Assim, é preciso obter receita (das propagandas nos sites, nos jogos, nos vídeos, além dos próprios serviços prestados) para manter as tecnologias em funcionamento.
- Menores custos de entrada estão relacionados a várias tecnologias digitais, mas os custos crescem a medida que atingem mais pessoas, diferentemente do que ocorre por exemplo com a televisão (concessões públicas), cujos custos são fixos, independentemente da quantidade de pessoas que atinjam.
- A Web 2.0, redes sociais, mostra novas possibilidades para uso da internet: compartilhamentos de informações mais rápidos, publicações e criações em multiplataformas.
- A lentidão na ampliação do acesso banda-larga e a resistência a mudança por parte de diversas empresas conseguiu atrasar, retardar, o avanço das tecnologias digitais.
- Devemos lembrar: a tecnologia é para as pessoas; as pessoas fazem as coisas funcionarem. Exemplo: Steve Jobs - a tecnologia já existia, mas foi Jobs que fez vários produtos se tornarem atraentes, úteis e disponíveis no mercado.
- As empresas de tecnologia podem entrar em setores diferentes, numa "concentração diagonal": softwares, cinema, telefonia, etc. (Microsoft, Nokia, Google, Apple, Amazon...)
Lucas T R Freitas
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