terça-feira, 18 de junho de 2019

Patricia JANEČKOVÁ: "Frühlingsstimmen" (Johann Strauss II)



Agradeço sua leitura. Lembre-se de deixar seu comentário, caso seja necessário realizar alguma correção ou melhoria na postagem. Com dedicação, Lucas Tiago Rodrigues de Freitas, M.Sc.

Antonio Vivaldi - "Summer" from four seasons



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Festmesse Kirchenchöre St.Joseph St.Albertus Magnus Leverkus



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DIE HIMMEL ERZÄHLEN DIE EHRE GOTTES von Joseph Haydn



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Wolfgang Amadeus Mozart - Laudate Dominum Leverkusen Kirche St.Joseph



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Die göttliche Liturgie - Teil 1 (bis zur 2. Antiphon)



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Katholische Kirchenmusik in Latein Gregorian mittelalterlichen Kirchen



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FAUN - Federkleid (Offizielles Video)



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Greatest Catholic Mass Hymns Of All Time (1)



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Cálculo I -18/06/2019

Cálculo I -18/06/2019 (Terça-feira)

Previsão de aula: 20h30min às 22h00min
Início da aula: 20h37min
Término da aula: 20h49min
Taxa de aproveitamento: 80%

Observação: demora excessiva para exibir os resultados das provas, o que atrapalha os alunos a se organizarem para os estudos, visto que a matéria é cumulativa para a última prova. Sugestão: entregar os resultados das provas num prazo máximo de duas semanas a partir da avaliação. Também podem ser utilizados recursos multimídia para facilitar a compreensão da matéria pelos alunos.


Continuação:

Exemplo:

1) Determine a concavidade de f(x) = 2x³ + x² - 20x + 1.

f(x) = 2x³ + x² - 20x + 1
f '(x) = 6x² + 2x - 20
f ''(x) = 12x + 2

Fazendo a derivada segunda igual a 0:
12x + 2 = 0
12x = -2
x = -2 / 12
x = -1 / 6

Tomando um número maior que -1/6 para a derivada segunda:
Fazendo x = 0 > -1/6:
f ''(0) = 2, que é positiva (+), indicando concavidade para cima.

Tomando um número menor que -1/6 para a derivada segunda:
Fazendo x = -1 < -1/6:
f ''(-1) = 12 . (-1) + 2 = -12 + 2 = -10, que é negativa (-), indicando concavidade para baixo.

Assim, existe um ponto de inflexão, pois a concavidade muda ao longo da função.



Ponto de inflexão

Um ponto onde o gráfico de uma função possui uma reta tangente e onde há mudança de concavidade é um ponto de inflexão da função f(x).

Condições:

Observe que se um ponto (c, f(c)) do gráfico de f(x) é um ponto de inflexão, então:
a) f(x) é contínua em c.
b) Existe um intervalo aberto ]a, b[ contendo c tal que o gráfico é côncavo para cima em ]a, c[ e côncavo para baixo em ]c, b[ ou vice-versa.


Exemplo 1:
Os pontos P1, P2, P3 e P5 do gráfico abaixo são pontos de inflexão de f(x).

Exemplo de função com concavidades para cima e para baixo, obtido com o Krita.


Exemplo 2:
Mostre que y = x⁴ não possui pontos de inflexão:
y' = 4x³
y'' = 12x²

Fazendo a derivada segunda igual a 0:
12x² = 0
x = 0

Análise da concavidade da função, obtido com o Krita.

Conferindo o gráfico de y = x⁴, mostrando que não há mudança de concavidade na função:

Gráfico de y = x⁴, obtido com o GeoGebra e o Krita.


Exercício

Verifique se a função f(x) = x³ - 3x² - 9x + 7 tem ponto de inflexão.

[Res.]

Gráfico de f(x) = x³ - 3x² - 9x + 7, obtido com o GeoGebra e o Krita.

Assim, com o gráfico da função, já é possível visualizar que ela tem mudanças na concavidade. Portanto, existe o ponto de inflexão.

Agora, verificando os extremos da função, com a derivada primeira:
f(x) = x³ - 3x² - 9x + 7
f '(x) = 3x² - 6x - 9 = 3 (x² - 2x - 3) = 3 . (x - 3) . (x + 1)

Igualando a derivada primeira a 0, encontram-se os pontos de extremos da função:
f '(x) = 3 . (x - 3) . (x + 1) = 0
x = -1, x = 3.

Agora, para analisar a concavidade, analisa-se o comportamento da derivada segunda:
f(x) = x³ - 3x² - 9x + 7
f '(x) = 3x² - 6x - 9 = 3
f ''(x) = 6x - 6 = 6 (x - 1)

Igualando a derivada segunda a 0, encontramos um ponto onde pode haver a inflexão da função:

f ''(x) = 6 (x - 1) = 0
x = 1

Agora, vamos analisar o valor ao redor de 1:
f ''(x) = 6 (x - 1)

Fazendo x = 0 < 1:
f ''(0) = 6 (0 - 1) = 6 . (-1) = -6. Logo, antes de x = 1, a derivada segunda é negativa, indicando que a concavidade da função é para baixo.

Fazendo x = 2 > 1:
f ''(2) = 6 (2 - 1) = 6 . (1) =  +6. Logo, depois de x = 1, a derivada segunda é positiva, indicando que a concavidade da função é para cima.


Como já tínhamos visto o gráfico, podemos comprovar que a análise das concavidades pelo comportamento da derivada segunda da função se mostrou eficiente.


Exercício:

Determine os extremos de f(x) = -2x³ + 6x² - 3.

[Res.]

Encontrando a derivada primeira:
f(x) = -2x³ + 6x² - 3
f '(x) = -6x² + 12x
f '(x) = -6x (x - 2)

Igualando a derivada primeira a 0 encontra-se os extremos da função:
f '(x) = -6x (x - 2) = 0
Logo, x = 0, x = 2.


Encontrando a derivada segunda da função:
f(x) = -2x³ + 6x² - 3
f '(x) = -6x² + 12x
f ''(x) = -12x + 12
f ''(x) = -12 (x - 1)

Igualando a derivada segunda a 0 encontra-se o(s) possível(is) ponto(s) de inflexão:
f ''(x) = -12 (x - 1) = 0
Logo, x = 1.

Verificando o comportamento da derivada segunda ao redor de x = 1:
f ''(x) = -12x + 12

Para x = 2 > 1:
f ''(2) = -12 . (2) + 12 = -24 + 12 = -12. Logo, o sinal negativo indica que a concavidade da função é para baixo antes de x = 1.

Para x = 0 < 1:
f ''(0) = -12 . (0) + 12 = 0 + 12 = +12. Logo, o sinal positivo indica que a concavidade da função é para cima depois de x = 1.
Como ocorre a inversão da concavidade ao longo da função, existe um ponto de inflexão na função.


O gráfico de f(x) = -2x³ + 6x² - 3 pode ser visualizado abaixo. Note que a concavidade muda exatamente em x = 1, que é o ponto de inflexão da função, encontrado igualando-se a derivada segunda da função a 0.

Gráfico de f(x) = -2x³ + 6x² - 3, obtido com o GeoGebra e com o Krita.


Agradeço sua leitura. Lembre-se de deixar seu comentário, caso seja necessário realizar alguma correção ou melhoria na postagem. Com dedicação, Lucas Tiago Rodrigues de Freitas, M.Sc.

sexta-feira, 14 de junho de 2019

Cálculo I - 14/06/2019

Cálculo I - 14/06/2019 - (Sexta-feira)

Previsão de aula: 18h45min às 20h15min
Início da aula: aproximadamente 18h52min
Término da aula: aproximadamente 20h15min
Taxa de aproveitamento: aproximadamente 92,22%

Observações: a aula pode ser melhorada com a utilização de recursos multimídia e com uso aperfeiçoado do tempo em sala de aula (sugestões: exercícios programados valendo nota, "pré-prova", trabalhos explicando aplicações matemáticas práticas para os temas em discussão).


A forma de um gráfico

Função Crescente / Função Decrescente (Verificada com a Derivada primeira)

Concavidade (Verificada com a Derivada segunda)

Teste da derivada primeira para crescimento e decrescimento


O gráfico abaixo indica que, se o coeficiente angular da tangente é positivo em um intervalo I (aberto), então f é crescente. Da mesma forma, se o coeficiente angular for negativo, então f é decrescente.

Relação entre derivada e crescimento e decrescimento da função, obtido com o Krita.


Teorema

Se f é contínua no intervalo [a, b] e diferenciável em ]a, b[:

a) se f '(x) > 0 para todo x ∈ ]a, b[, f é crescente

b) se f '(x) < 0 para todo x ∈ ]a, b[, f é decrescente


Exemplo:
Seja f(x) = 2x³ + x² - 20x + 1.

a) Determine os extremos locais de f

b) Determine os intervalos em que f é crescente e os intervalos em que f é decrescente.

c) Esboce o gráfico.

[Res.]
a) f(x) = 2x³ + x² -20x + 1

Derivada Primeira
f '(x) = 6x² + 2x - 20
(x+2) . (6x -10) = 0

Soluções:
x = 2
x = 5/3

f(2) = 29
f(5/3) ≅ - 20,3

b) Intervalos crescentes e decrescentes:


Intervalo ]-∞, 2[ ]-2, 5/3[ ]5/3, ∞[
x -3 0 2
f '(x) 28 -20 8
sinal f '(x) + - +
conclusão

Observações:
f(-2) é ponto de máximo
f(5/3) é ponto de mínimo


c) Gŕafico de f(x) = 2x³ + x² - 20x + 1:
Gráfico de f(x) = 2x³ + x² - 20x + 1, obtido com o GeoGebra e o Krita.


Concavidade e o teste da derivada segunda

- Ambas as funções abaixo tratam de funções crescentes no intervalo ]a, b[. Porém, elas inclinam-se em direções diferentes. Como distinguir?

Exemplos de função crescente e decrescente, e tangentes delas, obtidas com o Krita.


1º caso: a curva fica acima das tangentes e a inclinação das tangentes é crescente.

2º caso: a curva fica abaixo das tangentes e a inclinação é decrescente.


Definição:

O gráfico de uma função derivável y = f(x) é:

a) côncavo para cima em um intervalo aberto I, se y' é crescente em I.

b) côncavo para baixo em um intervalo aberto I, se y' é decrescente em I.

Teste da derivada segunda:
a) côncavo para cima em qualquer intervalo onde y'' > 0.

b) côncavo para baixo em qualquer intervalo onde y'' < 0.


Agradeço sua leitura. Lembre-se de deixar seu comentário, caso seja necessário realizar alguma correção ou melhoria na postagem. Com dedicação, Lucas Tiago Rodrigues de Freitas, M.Sc.