segunda-feira, 27 de abril de 2015

Carly Rae Jepsen - I Really Like You

Metodologia da Pesquisa - 27/04/2015

Metodologia da Pesquisa - 27/04/2015

Trabalhos para N2

  • T1 - N2 - 27/04 (Parte 4)
  • T2 - N2 - 11/05 (Parte 5 e 6)
  • T3 - N2 - 01/06 (Apresentação e entrega do trabalho escrito)
Trabalho de hoje (em grupo de 3)
  • Artigo: Estudo sobre os bambus dendrocalamus e moso.
  • Elaborar um fichamento de comentário (Resumo crítico) contendo:
    • Tema - assunto principal
    • Objetivo - O que o trabalho pretendeu alcançar
    • Metodologia - Como o trabalho foi feito para alcançar o objetivo
      • Amostras, tipos de testes, tipos de análises, etc.
    • Conclusão - Resultados encontrados, limitação da pesquisa e se o objetivo do trabalho foi alcançado.
    • Análise crítica - Qual a relevância do trabalho para a área acadêmica, empresas, meio ambiente, medicina, sociedade, etc.
  • Tema: Construção civil - resistência de materiais
  • Objetivo: testar as diversas características do bambu: geométricas, físicas e mecânicas.
  • Metodologia: A partir de 8 amostras em seções de 4 metros foram utilizados trena, régua, paquímetro digital e medidor cilíndrico de espessura para coletar os dados dos bambus. Foram realizados testes mecânicos utilizando células de carga, sensores e pontos de apoio nos bambus, que foram colocados em cima dos cavaletes. Cada teste mede a força de flexão nos pontos de força com os sensores, e a tensão no ponto de corte com medidores de tensão.
  • Conclusão:
    • Os bambus apresentaram comportamento geométrico semelhante ao dos outros bambus. Foram obtidos bons resultados de flexão, possibilitando o uso do bambu como elemento estrutural em construções civis, podendo ser utilizado como vigas e ganhar reforços que maximizem a resistência aos carregamentos.
    • Surgiram falhas nas curvas de tendência e gráficos de comportamento devido a perdas de parte do colmo e classificação quanto a qual exemplar inteiro o bambu pertencia.
    • Um período de estocagem incorreta possibilitou o aparecimento de pulgão, o que alterou algumas características físicas dos bambus, tornando necessário um tratamento químico para eliminação das pragas.


Lucas T R Freitas

sábado, 25 de abril de 2015

Ozônio - Lair Ribeiro

Um clérigo pergunta a respeito de A.A. - Alcoholics Anonymous World Service, Inc.

Um clérigo pergunta a respeito de A.A. - Alcoholics Anonymous World Service, Inc. - Leitura finalizada em 25 de Abril de 2015.

  • Notas minhas:
    • é um livro pequeno, rápido de ler, com informações gerais sobre o funcionamento da irmandade de Alcoólicos Anônimos (A.A.).
    • Auxilia a tirar dúvidas de membros do clero das diversas religiões sobre como auxiliar os alcoólatras a se recuperarem e sobre como o A.A. se posiciona em relação às religiões:
      • O A.A. acolhe os alcoólatras independentemente da sua religiosidade.
      • Agnósticos e ateus podem participar.
      • O foco é no alcoolismo, na recuperação da pessoa, independente das crenças que ela tenha.
      • Os membros do clero podem participar nas reuniões públicas de A.A. para conhecerem o funcionamento de A.A. e ajudarem pessoas que lhes procurem que apresentem o problema do alcoolismo.


Lucas T R Freitas

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Direito Empresarial - 24/04/2015

Direito Empresarial - 24/04/2015

Direito Societário
  • Formação, função, objeto das sociedades
  • Direito cambiário - fala dos títulos de crédito
  • Direito falimentar - falência e recuperação judicial ou extrajudicial
    • (lei 11.101/2005) LFRJ
  • Sociedade empresária (empresa)
    • LTDA
    • S/A ou Cia.
    • de fato ou irregular (não possui registro)
      • só tem obrigação
    • de direito (registrada na junta comercial)
      • tem direitos e obrigações
      • personalidade jurídica
    • Para o Direito Empresarial só vale contrato de pessoa jurídica escrito.
    • Contrato
      • escrito (expresso)
      • Verbal
      • Tácito
    • Reclamação trabalhista
      • inversão do ônus da prova
    • Sujeito de direito
      • aquele que tem direitos e obrigações
      • adquire
        • direitos
        • obrigações
    • Desconsideração da personalidade jurídica
      • acontece muito no direito do trabalho e no direito do consumidor
      • 30%, 40%, 30% de quotas
      • Passivo > ativo
    • LTDA
      • quotas - quotista
    • S/A ou Cia.
      • ações - acionista
    • "Quem paga mal, paga duas vezes"
    • Certidão vintenária - quando for comprar um imóvel
      • solicitar no cartório de registro geral de imóveis
    • Patrimônio social - pertence à pessoa jurídica
      • surgiu a partir do patrimônio individual de cada sócio
      • patrimônio social só pode ser empregado para os fins sociais (objeto da empresa)
        • contratar pessoal
        • pagar os tributos
        • comprar equipamentos
      • alienar = vender
        • fazer a averbação sempre na junta comercial
    • Entidades sem personalidade jurídica
      • massa falida - administrador judicial (lei 11.101/2005, art. 21)
        • "Art. 21. O administrador judicial será profissional idôneo, preferencialmente advogado, economista, administrador de empresas ou contador, ou pessoa jurídica especializada.
          Parágrafo único. Se o administrador judicial nomeado for pessoa jurídica, declarar-se-á, no termo de que trata o art. 33 desta Lei, o nome de profissional responsável pela condução do processo de falência ou de recuperação judicial, que não poderá ser substituído sem autorização do juiz."
      • Espólio
        • é o conjunto de bens, direitos e obrigações
        • a sucessão por si só já gera impostos
      • nascituro
        • ser que está no ventre materno
      • condomínio
    • Personalidade jurídica ("affectio societatis") - interesse em manter-se associado
      • titularidade negocial
      • titularidade processual
      • responsabilidade patrimonial
    • Negócio jurídico (espécie de ato jurídico)
      • elementos
        • agente capaz
        • objeto lícito
        • forma prescrita (prevista) ou não proibida por lei.
Lucas T R Freitas

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Projeto Interdisciplinar de Engenharia I - 23/04/2015

Projeto Interdisciplinar de Engenharia I - 23/04/2015

Elevadores
Momento de uma força (torque)
  • M = r x F
  • M = r . f . sen teta
Diagrama de corpo livre
  • Somatório dos momentos = 0 (sistema em equilíbrio)
Barra rosqueada (sem atrito)
  • F = Q . p / (2 . pi . r)
Barra rosqueada com atrito
  • F = Q . (2 . pi . u . r - p) / [(2 . pi . r + u . p) . (r / p)
    • u - coeficiente de atrito entre a barra e o parafuso (fuso)
Sistema hidráulico
  • Princípio de Pascal
    • p1 = p2
    • F1 / A1 = F2 / A2
Transmissão de movimento por polias
  • V1 = V2
  • w1 . R1 = w2 . R2
  • w1 = w2 . R2 / R1
  • F1 = F2
    • F = M / r
  • F1 = F2
    • M1 / r1 = M2 / r2
    • M1 = M2 . r1 / r2

Lucas T R Freitas

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Plantio de madeiras nobres - anotações

Plantio de madeiras nobres - anotações


Lucas T R Freitas

domingo, 19 de abril de 2015

Sociologia e Antropologia - ID 142 - Exercício: Assista o filme O diabo veste prada e responda

Serra, 01 de Abril de 2015
Sociologia e Antropologia - ID 142
Lucas Tiago Rodrigues de Freitas
Exercício: Assista o filme O diabo veste prada e responda as seguintes questões:
  1. Explique como o filme aborda a influência da sociedade no comportamento do individuo:
    • A personagem principal se submete a novos comportamentos e atitudes para agradar a chefe. As pessoas ao redor fazem coisas que não gostam, como colocar sapatos de salto e usar roupas de marcas renomadas só para não cair no descaso da chefe.
    • Por outro lado, o filme também mostra que a chefe, mesmo sendo bastante rigorosa, tem seus motivos para agir como age: manter a sua posição de líder, se proteger de ataques de concorrentes, e agir como profissional, sem misturar amizades com negócios.
  2. Você percebe alguma relação com o seu cotidiano? Explique.
    • Às vezes agimos de determinadas maneiras, fora do que agiríamos habitualmente, com a intenção de agradar alguém. Toleramos descasos, abrimos excessões, que não seriam concedidas na maior parte das vezes a todas as pessoas. É como nas vésperas de uma auditoria, em que todos se preparam para o grande dia, mas depois não mantém o estado de operação constante. Uma espécie de maquiagem.
  3. É possível estabelecer uma relação deste filme com a teoria de Durkheim? Explique sua resposta:
    • A Teoria de Durkheim visa a prever o comportamento humano, de acordo com o que afeta o indivíduo. Olhando assim, as coerções sociais fazem a personagem principal ter de escolher entre perder o emprego ou agradar a chefe nos mais loucos requisitos/desejos, como obter o livro do Harry Potter ainda não lançado. Ressalta-se que a pessoa tem escolha, apesar de ser uma escolha do tipo tudo ou nada, o que força a pessoa a permanecer “escrava” da situação.
  4. Quais os fatos sociais você observou no filme? Cite 3 e explicite as características que os tornam fatos sociais:
    • Dominação das pessoas devido à influência, prestígio e conhecimento: a chefe tem uma opinião muito forte porque domina o conteúdo da moda
    • Os colegas de trabalho da personagem principal a estranham devido às diferenças de pensamento, de modo de vestir. Assim, há segregação dentre os próprios funcionários da empresa.
    • Os chefes ganham muito mais que os funcionários: mais dinheiro, mais presentes, mais prestígio.
  5. No filme é possível perceber a influência do indivíduo na sociedade? Explique sua resposta:
    • Sim, a personagem principal ganha o respeito e a admiração da chefe ao realizar suas tarefas com competência e lealdade, mesmo após decidir se afastar da vida “submissa” que estava levando.
Lucas T R Freitas

Sociologia ID 142 Exercício sobre Karl Marx 15/04/2015 Aluno: Lucas Tiago Rodrigues de Freitas

Sociologia ID 142 Exercício sobre Karl Marx 15/04/2015
Aluno: Lucas Tiago Rodrigues de Freitas

Karl Marx foi economista e filósofo social. Realizou vários trabalhos em conjunto com Friedrich Engels. Ele procurou analisar como as pessoas se organizavam em relação à distribuição de poder na sociedade (propriedade dos meios de produção e representação política, principalmente).

Os pensamentos de Marx divergem da linha positivista. Vários são os seus opositores. Um exemplo clássico é Adam Smith, que escreveu a obra “A ética protestante e o espírito do capitalismo”. Para Smith, a vida regrada, simples e voltada ao trabalho dos cidadãos protestantes possibilitou o investimento e reinvestimentos de capital nos meios de produção, aumentando a oferta de produtos e melhorando sua qualidade.

Diferentemente do pensamento de Smith, para a ideia marxista do materialismo histórico, a acumulação de riquezas se fez por meio da pirataria, do roubo, dos monopólios e do controle de preços praticados pelos Estados absolutistas (COSTA, 2000, p.86). Para Marx, a estrutura de capital faz os trabalhadores terem de vender a sua mão-de-obra por não possuírem os meios de produção. Assim, retira-se dos trabalhadores uma quantia denominada de “mais-valia”, que é apropriada pelo dono dos meios de produção.

A partir da revolução industrial, o trabalhador, que anteriormente possuía seus meios de produção, como um artesão, por exemplo, passa a depender das máquinas de costura de uma indústria para conseguir ganhar o seu salário. Ou seja, na visão de Marx, o trabalhador foi alienado do meio de produção.

Seguindo o pensamento de Marx, é como se fosse necessário um embate entre as diversas classes sociais (seja ele através de debate político ou de guerra) para que haja um equilíbrio de poder entre os indivíduos.

Marx quer que todos usufruam do poder da indústria, dos meios produtivos, mas será que ele se questionou quanto à origem das atividades indústriais e a geração de novos produtos?

De qualquer modo, o trabalho de Marx auxiliou em debates sobre temas importantes, que realmente impactam a sociedade: jornada de trabalho, valor do salário, trabalho infantil, modos de produção.
“O postulado básico do marxismo é o determinismo econômico, segundo o qual o fator econômico é determinante da estrutura do desenvolvimento da sociedade.” (Sociologia Geral, Eva Maria Lakates e Marina de Andrade Marconi, 1999, p. 47)
Para Marx, parece que a classe social é algo “fixo”, “rígido”. Chega a lembrar o sistema de castas indiano. Assim, talvez nem com o enfrentamento de classes se poderia chegar a uma “igualdade” entre as pessoas.

Muitos abusos ocorreram no início da industrialização. As jornadas de trabalho não tinham limites bem definidos, não havia salário mínimo, muitos trabalhos eram feitos em condições precárias, os ambientes industriam podiam ser mal iluminados e sem higiene. E a ideia marxista de materialismo histórico ainda dizia que a acumulação de riquezas se fez através de roubo, monopólios... Talvez por isso, a crítica de Marx ao sistema capitalista tenha sido tão ferrenha.

Referências utilizadas:

  • Introdução à sociologia – Sebastião Vila Nova – Editora Atlas S.A., São Paulo, 2000. 
  • Sociologia – introdução à ciência da sociedade – Cristina Costa – Editora Moderna, São Paulo, 1997.
  • Sociologia Geral, Eva Maria Lakates e Marina de Andrade Marconi, 1999. 
Lucas T R Freitas

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