sábado, 28 de fevereiro de 2015

Engenharia Civil UCL - Anotações de aula - Direito Empresarial - 27/02/2015

Direito Empresarial - 27/02/2015 Aula 3
  • A empresa e o empresário
    • sociedade empresária (sujeito de direito) - pelo menos duas pessoas
      • pessoa jurídica de direito privado
    • Empresa exerce atividade econômica - objeto de direito
  • Definição de empresário (art. 966, Código Civil)
    • "Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços."
      • Teoria dos atos empresariais
  • Atividade exercida de forma habitual e profissional
  • Sociedade
    • de fato (sem registro na junta) - não pode requerer falência ou recuperação judicial
    • de direito (possui registro na junta comercial)
    • O registro é uma obrigação tributária
      • Junta Comercial Estadual
      • DNRC - Departamento Nacional do Registro de Comércio
  • Atualmente:
    • R$ 100,00 - 37,00 (carga tributária) = 67,00
    • SIAFI (Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal) - informar as transações financeiras acima de R$ 5.000,00 ao Banco Central.
  • Instituições religiosas e partidos políticos são imunes a impostos
  • Capacidade Civil
    • I - absolutamente incapazes
      • < 16 anos (representados por alguém)
    • II - relativamente incapazes
      • 16 < x < 18 (assistidos) (assina conjuntamente)
    • Cessação da menoridade (art. 5°, parágrafo único, Código Civil)
      • emancipação
        • concessão dos pais em cartório
      • casamento
      • pelo exercício de emprego público efetivo
      • pela colação de grau em nível superior
      • pelo estabelecimento civil ou comercial, ou pela existência de relação de emprego, desde que o menor tenha economia própria
  • Colocar o Código Civil no Kindle - concluído em 28 de Fevereiro de 2015


Lucas T R Freitas

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Engenharia Civil UCL - Anotações de aula - Projeto Interdisciplinar de Engenharia I - 26/02/2015

Projeto Interdisciplinar de Engenharia I - Aula 1 - 26/02/2015

Professores:
  • Fabíola Loyola
  • Carlos Pará
  • Vitor - se for preciso usar a oficina, procurar para marcar horário.
    • À tarde - 13h até 18h (horário da oficina à tarde)
    • Sábados - 8h às 12h
E-mail para agendar a oficina: laboratorio@ucl.br

Atividades online - no Material Compartilhado do Sharepoint

N1 - atividade online (2) + PI (2)

Vídeo aulas - no Sharepoint
  • Projeto
    • 20 de Junho (Sábado - 8h) - apresentação final do projeto funcionando
    • Opções
      • Elevador que levante a 1m do chão (sem cabos)
      • Cadeira para subir escada
    • 5 pessoas no máximo por grupo
  • Tarefa para próxima aula
    • Projeto de vida
      • Entregar impresso na próxima aula
  • Teoria para ser vista extra-classe:
    • 30 horas-aula na sala
    • 30 horas aula extra-classe
  • Meta para realizar o projeto:
    • Prazo inicial: 3 semanas (se o projeto for simples)
    • elevar 200kg de capacidade de carga a 1m do chão
    • Grupo
      • Vinícius
      • Lucas Oliveira
      • Lucas Freitas
      • Hugo
      • Rafael

Lucas T R Freitas

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Engenharia Civil UCL - Anotações de aula - Sociologia e Antropologia - 25/02/2015

Sociologia e Antropologia - Aula 2 - 25/02/2015

A Sociologia é uma ciência.
  • tem um objeto de estudo
    • a sociedade
  • utiliza um método
    • bem elaborado, criterioso
      • exemplo: observação "in loco"
  • linguagem científica
  • estuda Fenômenos Sociais
    • afetam a sociedade de várias maneiras, direta ou indiretamente
    • são multifatoriais
      • Fatores:
        • econômicos
        • políticos
        • psicológicos
        • demográficos
        • religiosos
  • Filme "O Náufrago"
    • O náufrago cria uma "sociedade" para sobreviver.
Trabalho em grupo (em sala)
  • Texto base para discussão: Os Desafios da Educação - Por Camila Cury - Revista psique ciência&vida
  • Grupo: Estácio, Rodrigo, Lucas, Pedro.
  • Questões
    • 1- Defina o fenômeno social
      • Bullying
    • 2 - Explique porque trata-se de um fenômeno social.
      • É um fenômeno que afeta um grupo social, desde a vítima, os amigos e até a família de quem sofreu. E isso traz várias consequências, em geral ruins para os envolvidos.
    • 3 - Explique qual a relação do fenômeno com a sua vida.
      • A maioria dos integrantes do grupo vivenciou experiências relacionadas ao bullying, tanto no papel de vítima como no de agressor. E para todos houve uma reação a isso, ou seja, não é algo que acontece sem trazer consequências. Medo, insegurança, perda de auto-estima, são algumas dessas consequências mais comuns. Em outros casos, o bullying levou a uma superação pessoal.
    • 4 - Explique como esse fenômeno pode estar ligado à engenharia.
      • Se considerarmos o ambiente de trabalho como uma extensão do ambiente escolar, vemos que ali também o bullying pode trazer os mesmos ou até piores efeitos que no ambiente escolar. Isso pode interferir até na produtividade do setor. Se policiar e estar atento às "brincadeiras" com colegas de trabalho, chefes e/ou subalternos deverá ser uma preocupação constante, tanto quanto as preocupações técnicas da profissão.
    • 5 - Explique qual o seu "papel social" no que diz respeito a este fenômeno.
      • Estando atento a possíveis casos que acontecem em nosso meio: família, amigos, colegas de trabalho e conversando, buscando entender o "porque" daquela atitude e interferindo quando for o caso, buscando conversar, esclarecer e orientar o agressor.

Lucas T R Freitas

Engenharia Civil UCL - Anotações de aula - Metodologia da Pesquisa - 23/02/2015

Metodologia da Pesquisa 23/02/2015

Parte1
  • Ciência
    • Níveis de conhecimento
    • Metodologia científica
    • Métodos científicos
  • Pirâmide do conhecimento
    • Conhecimento
    • Informação
    • Dados
  • Níveis de conhecimento
    • Senso comum ou conhecimento popular
    • Conhecimento Teológico (Religioso)
    • Conhecimento Filosófico
    • Conhecimento Científico
  • Diferenças de método (Dedutivo / Indutivo)
    • Dedutivo
      • Todo homem é mortal. (premissa maior)
      • Pedro é homem. (premissa menor)
      • Pedro é mortal. (conclusão)
    • Método indutivo (generaliza)
      • Antônio é mortal. João é mortal. Paulo é mortal. Carlos é mortal...
      • Antônio, João, Paulo e Carlos são homens.
      • Todos os homens são mortais.
  • Vídeo do Discovery sobre as 10 melhores entre as 100 melhores descobertas da ciência:

Lucas T R Freitas

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Engenharia Civil UCL - Anotações de aula - Palestra Normas para Trabalhos Científicos - 19/02/2015

Engenharia Civil UCL - Anotações de aula - Palestra Normas para Trabalhos Científicos - 19/02/2015

Professora Franciani Bernardes Frizera
E-mail: franbernardess@gmail.com

Formatação de Trabalhos Acadêmicos
  • ABNT (adaptada / selecionada por cada instituição)
  • Manual da UCL está disponível na biblioteca
  • Papel Branco ou reciclado, A4, na vertical. Anverso da folha.
  • Margens
  • Formatação
    • Times New Roman, Tamanho 12, para o corpo do texto, títulos e subtítulos
    • Justificado às margens esquerda e direita
    • Espaçamento entrelinha 1,5.
    • Parágrafos
    • Numeração
    • Siglas / abreviaturas
    • Notas de rodapé
      • servem para explicar o texto, aprofundar o assunto, etc.
    • Tabela
    • Ilustrações
      • Fonte e título
    • Equações e fórmulas
    • Citação
      • indireta (utilizar o último sobrenome do autor)
        • Exemplo:
          • Muford (1949)
          • (MUFORD, 1949)
        • Mais de três autores: "et al" depois do sobrenome do primeiro autor
      • Citação direta
        • texto igual ao do autor (citado)
        • recúo de 4cm
        • fonte 11 ou 10 (conferir no manual de normas da UCL)
      • Citação de citação
        • citação de um autor citando o trabalho de um outro autor.
        • APUD - "citado por"
          • Ex.: Simon (Apud VIEIRA, 2014)
    • Outras observações
      • (BARBOSA, 1958a)
      • Barbosa (1958b)
    • Referências
      • lista dos autores citados
      • tudo o citado no texto deve ser citado nas referências
      • título do livro, autores, edição, ano, editora
      • espaçamento simples
      • ordem alfabética por sobrenome dos autores
    • Elementos pré-textuais
      • capa, folha de rosto
    • Elementos opcionais
      • dedicatória, epígrafe, resumo em língua estrangeira
      • listas de figuras, gráficos (acima de 5 itens)
  • O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) pode ser feito em dupla (as pessoas podem ser de turmas diferentes).
  • Fazer:
    • colocar as normas UCL no Kindle - concluído em 21 de Fevereiro de 2015.

Lucas T R Freitas

Engenharia Civil UCL - Anotações de aula - Palestra LaTeX - 20/02/2015

Engenharia Civil UCL - Anotações de aula - Palestra LaTeX - 20/02/2015

Professor André

LaTex


Lucas T R Freitas

Engenharia Civil UCL - Anotações de aula - Direito Empresarial - 20/02/2015

Direito Empresarial - 20/02/2015 Aula 2

Professor Aylton Gomes Cabral

  • Conceito: É um conjunto de princípios e normas jurídicas que disciplinam (regulamentam) a vida em sociedade.
  • Direito - latim "directum" - reto
    • lei (lei, decreto, medida provisória)
    • norma
      • jurídica
      • social
    • regra (princípios)
  • artigo 5º, II, Constituição Federal
    • Princípio da legalidade
      • pirâmide:
        • Constituição Federal
          • Lei
            • Decretos
              • Regulamentos
  • artigo 5º, I, Constituição Federal
    • Homens e mulheres - igualdade jurídica
    • Os contribuintes devem ser tratados de formas iguais em situações iguais.
  • Todo ato ilícito tem uma sanção
  • Direito - Justiça?
    • concepção é de cada um.
  • "munus" público
    • obrigação
      • a pessoa é considerada como servidor público (durante o tempo de trabalho como jurado, ou mesário em eleição, por exemplo)
  • Pressupostos constitucionais do Direito Empresarial
    • Atos empresariais
      • Compra e venda e prestação de serviços
    • Artigo 22, I, Constituição Federal
      • Competência da União para legislar sobre Direito Comercial
        • Lei 10.406/2002:
          • mudança de nome (Código Civil) para Direito Empresarial
  • Da Ordem Econômica (artigo 170, Constituição Federal)
    • CADE
      • Conselho Administrativo de Defesa Econômica
    • Lei 8884/94
      • Lei antitruste
        • para não impedir a concorrência
    • valorização do trabalho
    • livre iniciativa
      • você escolhe o que você quer produzir para os consumidores
    • função social da propriedade (empresa, que produz bens ou serviços)
    • dever de vigilância sobre os funcionários
    • direito de cumprir apenas o que a legislação determina
  • Artigo 173
    • A constituição determina que o Estado faça exploração direta de atividade econômica em casos de:
      • segurança nacional
      • relevante interesse coletivo
        • senão: vedada = proibida
  • Empresas públicas
    • capital estatal
      • Correios, Caixa Econômica Federal, Infraero, BNDES
    • não tem finalidade lucrativa
    • recebem dinheiro do orçamento da União para se manterem
  • Sociedade de Economia Mista
    • pelo menos 50% + 1 ação
      • Banestes, Banco do Brasil
  • Benefícios fiscais concedidos a empresas públicas devem ser concedidos a empresas privadas
  • A Ordem Econômica é a parte jurídica da ação da empresa
  • A atividade econômica é a ação da empresa no mercado.
  • Fazer:
    • Colocar a Constituição Federal no Kindle - concluído em 20 de Fevereiro de 2015.
    • Ler do Artigo 170 ao 174 - concluído em 22 de Fevereiro de 2015.

Lucas T R Freitas

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Tudo Farma - Cursos diversos sobre saúde

Tudo Farma - Cursos diversos sobre saúde


  • Quando é necessária uma esplenectomia
    • https://www.tudofarma.com.br/cursos/Index.asp?ID=214&CatVid=3
    • Notas minhas:

  • O que é amigdalite
    • https://www.tudofarma.com.br/cursos/Index.asp?ID=213&CatVid=3
    • Notas minhas:

  • Notas minhas:



Introdução à Sociologia - Reinaldo Dias

Introdução à Sociologia - Reinaldo Dias - Leitura finalizada em

  • Notas minhas:
    • 1 - A perspectiva sociológica
      • A Sociologia considera que o comportamento humano é ordenado, padronizado e estruturado socialmente, e assim, passível de um estudo sistemático.
      • A Sociologia é:
        • o estudo científico da sociedade.
        • o estudo das relações humanas.
      • A Imaginação Sociológica:
        • "Ter consciência da ideia de estrutura social e utilizá-la com sensibilidade é ser capaz de identificar as ligações entre uma grande variedade de ambientes de pequena escala. Ser capaz de usar isso é possuir a imaginação sociológica." (Charles Wright Mills) (p. 8)
      • Visão sistêmica da sociedade:
        • Sistemas:
          • Político
          • Jurídico
          • Turístico
          • Econômico
          • Educacional
          • Religioso
      • Ações sociais (Weber):
        • ações com referências ao comportamento de outros, orientando-se pelo comportamento dos outros.
      • Fatos sociais (Durkheim):
        • A sociedade (externa aos indivíduos) atua como determinante das interações sociais (religião, política, literatura, arte...).
    • 2 - 

Ansiedade - Como enfrentar o mal do século - Augusto Cury

Ansiedade - Como enfrentar o mal do século: A Síndrome do Pensamento Acelerado: como e por que a humanidade adoeceu coletivamente, das crianças aos adultos - Augusto Cury - Leitura finalizada em 16 de Fevereiro de 2015.
  • Notas minhas:
    • 1 - O mal do século: Depressão ou Síndrome do Pensamento Acelerado?
      • A Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) provavelmente atinge mais de 80% das pessoas de todas as idades. Adoecimento coletivo. O livro é como um alerta. (p. 17)
      • Higiene mental: higiene mental de modo rápido e silencioso, enquanto o registro na memória está sendo processado (no máximo, cinco segundos). (p. 21- 22)
      • "Sua emoção tem seguro?" - importância de se trabalhar a mente humana para evitar a vulnerabilidade a todo estímulo estressante. (p. 23)
    • 2 - Somos livres em nossa mente?
      • "Nós construímos pensamentos a partir do corpo de informações arquivado em nossa memória." (p. 27)
      • "O registro de tudo o que contatamos é automático e involuntário, produzido por um fenômeno inconsciente chamado Registro Automático de Memória (RAM)." (p. 31)
      • "...editar a construção do pensamento numa frequência altíssima leva ao mal do século (SPA), a um desgaste cerebral sem precedentes." (p. 33)
    • 3 - Quem somos? Teses fundamentais
      • É necessário saber dar um choque de lucidez na emoção e nos pensamentos para poder dizer que se é autor da própria história. (p. 36)
      • Teoria da Inteligência Multifocal (TIM): a construção de pensamentos é complexa. (p. 37-39)
    • 4 - Pare, observe-se, enxergue-se!
      • SPA ou hiperatividade? Desacelerar as crianças com SPA. Músicas tranquilas (música clássica), tocar instrumentos, praticar esportes, fazer teatro. (p. 46-47)
      • Observar o corpo: fadiga excessiva, insônia, compulsão, tristeza, dores musculares, dores de cabeça - procurar ajuda. (p. 48)
      • "Construímos pensamentos não apenas porque queremos construí-los conscientemente, pela decisão do Eu." (p. 50)
        • Mais três fenômenos inconscientes (segundo a Teoria da Inteligência Multifocal - TIM):
          • gatilho de memória (autochecagem)
          • autofluxo
          • Janelas da memória.
      • "O Eu deveria ser o ator principal do teatro psíquico." Os outros fenômenos inconscientes devem trabalhar o EU "brilhar". (p. 50)
    • 5 - O gatilho da memória
      • Acionado por:
        • estímulos extrapsíquicos: luz, sons, estímulos táteis, gustativos, olfativos. (p. 52)
        • estímulos intrapsíquicos: imagens mentais, pensamentos, fantasias, desejos, emoções (p. 52)
        • estímulos orgânicos: substâncias metabólicas, déficit de neurotransmissores, drogas psicoativas (p. 52)
      • Abre as janelas da memória. Está ancorado em centenas de janelas que sustentam a percepção instantânea. Autochecagem da memória. (p. 52-53)
    • 6 - As janelas da memória: o armazém de informações
      • "'reurbanizar' os bairros da sua memória que contém esgoto a céu aberto, praças mal iluminadas, ruas esburacadas, casas em ruínas." Se reconstruir, se reorganizar. (p. 63)
    • 7 - Tipos de janelas da memória
      • Janelas neutras
        • números, endereços, telefones, informações escolares, dados corriqueiros, conhecimentos profissionais. (p. 65)
      • Janelas killer
        • Áreas da memória que contém conteúdo emocional angustiante, fóbico, tenso, depressivo, compulsivo. (p. 66)
        • bloqueia o acesso a milhares de janelas. (p. 66)
        • subtipos de janelas killer: mau humor, ciúme, raiva, pessimismo, impulsividade, alienação, fobias, excesso de autoconfiança e dependência. (p. 67)
        • janelas "duplo P" (duplo poder): estruturais; "poder de encarcerar o Eu e poder de expandir a própria janela ou zona de conflito". "São construídas a partir de estímulos intensamente estressantes": traição, humilhação pública, ataques de pânico, falência financeira (p. 67)
        • É possível "reescrever" as janelas killer. (p. 67)
      • Janelas light
        • Áreas que contém prazer, serenidade, tranquilidade, generosidade, flexibilidade, sensibilidade, coerência, ponderação, apoio, exemplos saudáveis. "Iluminam o Eu" para funções mais complexas da inteligência: "pensar antes de reagir, colocar-se no lugar do outro, resiliência, criatividade, raciocínio complexo, encorajamento, determinação, habilidade de recomeçar, proteger a emoção, gerenciar pensamentos." (p. 67- 68)
    • 8 - O fenômeno do autofluxo e o Eu
      • "O Eu faz uma leitura lógica, dirigida e programada da memória", ainda que possa ser distorcida e sem profundidade (p. 73).
      • "O autofluxo faz uma varredura inconsciente, aleatória, não programada dos mais diversos campos da memória": produz pensamentos, imagens mentais, ideias, fantasias, desejos e emoções; produz entretenimento, distração, motivação e inspiração. Lê e retroalimento as janelas da memória (p. 73)
    • 9 - O Eu e o autofluxo: parceiros ou inimigos?
      • "Um Eu maduro dá um choque de inteligência na construção de pensamentos realizada pelos fenômenos inconscientes, com destaque para o autofluxo." (p. 86)
      • Os seis tipos de Eu
        • Eu gerente
          • Consciência de que o fenômeno do autofluxo é uma fonte de inspiração, entretenimento e aventura. (p. 86)
          • Higiene mental diária: duvida dos pensamentos perturbadores, critica as falsas crenças e determina aonde quer chegar (DCD - duvidar, criticar, determinar) (p. 87)
        • Eu viajante ou desconectado
          • Pessoas que embarcam o Eu em todas as viagens promovidas pelo autofluxo, sem gerenciamento. Alternam com muita facilidade momentos felizes e de tensão. Distraídos e desconcentrados. (p. 87)
          • Ótimos para discursar; baixa produtividade. (p. 88)
        • Eu flutuante
          • Segue os movimentos aleatórios do autofluxo. Mudam de opinião com facilidade. Instável. (p. 88-89)
        • Eu engessado
          • Não libertam o fenômeno do autofluxo. Contraem o imaginário e a criatividade. Eu rígido, fechado, inflexível. Entediado. Robotizado. Pessimismo, insatisfação, irritabilidade (p. 89-90)
        • Eu autossabotador
          • Não gere o processo de construção de pensamentos para promover estabilidade e profundidade emocional. Não admite se sentir bem. É implacável consigo mesmo. Autocobrança. (p. 90-92)
        • Eu acelerado
          • Pessoas que se entulham de informações, atividades e preocupações. Excitam o fenômeno do autofluxo a produzir pensamentos numa velocidade muito elevada, gerando a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA). A SPA gera péssima qualidade de vida, insatisfação crônica, retração da criatividade, doenças psicossomáticas, transtornos nas relações interpessoais e na relação do Eu consigo mesmo. (p. 92)
        • A pessoa pode apresentar mais de um tipo de Eu: inquieto, agitado, rígido, emocionalmente instável, carrasco de si mesmo, pessimista e mal-humorado. Plataformas de janelas light podem ajudar na transformação do psiquismo humano.  (p. 93-94)
    • 10 - A Síndrome do Pensamento Acelerado
      • "Pensar excessivamente é uma bomba contra a qualidade de vida, uma emoção equilibrada, um intelecto criativo e produtivo." "Editar ou aceleras sem controle o pensamento é o sinal mais evidente da falha do Eu como gestor psíquico." (p. 98)
      • O aceleramento do pensamento gera um desgaste cerebral intenso. (p. 99)
      • Sintomas (p. 100):
        • Ansiedade
        • Mente inquieta ou agitada
        • Insatisfação
        • Cansaço físico exagerado, acordar cansado
        • Sofrimento por antecipação
        • Irritabilidade e flutuação emocional
        • Impaciência
        • Tédio
        • Dificuldade de lidar com pessoas lentas
        • Baixa tolerância a frustrações
        • Dor de cabeça
        • Dor muscular
        • Queda de cabelo, taquicardia, aumento da pressão arterial etc.
        • Déficit de concentração
        • Déficit de memória
        • Transtorno do sono ou insônia
      • De pelo menos três a quatro sintomas deve-se mudar o estilo de vida. (p. 100)
      • "Uma pessoa muito estressada e com SPA pode gastar mais energia do que dois, três ou dez trabalhadores braçais." (p. 103)
      • Algumas das causas da SPA (p. 103):
        • Excesso de informação
        • Excesso de atividades
        • Excesso de trabalho intelectual
        • Excesso de preocupação
        • Excesso de cobrança
        • Excesso de uso de celulares
        • Excesso de uso de computadores
      • "O excesso de informação é a principal causa da SPA." (p. 104)a
    • 11 - O assassinato da infância
      • Excesso de estímulos, atividades, brinquedos, propagandas, uso de smartphones, videogames, TV e informações escolares: satura a Memória de Uso Contínuo. (p. 107)
    • 12 - Os níveis da SPA
      • Primeiro nível da SPA: viver distraído
        • Eu desconectado, desconcentrado. (p. 114)
      • Segundo nível da SPA: não desfrutar a trajetória
        • "Quando alcançam o sucesso, não celebram o pódio." Partem para um novo projeto e só querem chegar ao fim. (p. 115)
      • Terceiro nível da SPA: cultivar o tédio
        • Horror à rotina. "Dificilmente relaxam e curtem o ambiente." (p. 115)
      • Quarto nível da SPA: não suportar os lentos
        • "Querem que todos sejam rápidos e estressados como eles." (p. 116)
      • Quinto nível da SPA: preparar as férias dez meses antes
        • Planeja as férias bem antes da data. Não aproveita as férias, estressa os filhos e o parceiro(a), e fica querendo voltar logo para o trabalho. (p. 117)
      • Sexto nível da SPA: fazer da aposentadoria um deserto
        • Qualquer coisa irrita. Sonha com as férias. Quer pescar, passear, etc. Acha que vai encontrar um oásis na aposentadoria. Depois passa a se irritar com a vida de aposentado. (p. 118)
    • 13 - Graves consequências da SPA
      • Insatisfação crônica (p. 121)
      • Cronicamente insatisfeitos, desanimados, comportamento autoritário, jamais reconhecem seus erros ou pedem desculpas. (p. 124)
      • Desproteção da emoção: redução da habilidade de filtrar estímulos estressantes, facilidade de formar janelas killer. Dominadas pelos fenômeno do autofluxo. Sofre pelo futuro. Preocupação exagerada com a imagem social. (p. 127)
      • Hipersensibilidade: facilidade para intensificar a SPA, desenvolver depressão, síndrome do pânico, doenças psicossomáticas. (p. 127-128)
      • Doenças psicossomáticas
        • hipertensão, taquicardia, nó na garganta, queda de cabelo, doenças autoimunes, enfarto e câncer. (p. 129)
      • Comprometimento da criatividade (p. 129)
      • Comprometimento do desempenho intelectual global (p. 129)
      • Deterioração das relações sociais (p. 130)
      • Dificuldade de trabalhar em equipe e cooperar socialmente (p. 130)
    • 14 - Como gerenciar a Síndrome do Pensamento Acelerado - Parte I
      • Capacitar o Eu para ser autor da própria história (p. 131)
      • Ser livre para pensar, mas não escravo dos pensamentos (p. 134)
      • Gerenciar o sofrimento antecipatório (p. 135)
      • Fazer a higiene mental através da técnica do DCD (Duvidar, Criticar, Determinar) (p. 136)
    • 15 - Como gerenciar a Síndrome do Pensamento Acelerado - Parte II
      • Reciclar as falsas crenças (p. 139)
        • sentimento de incapacidade
        • complexo de inferioridade
        • timidez
        • conformismo
        • necessidade neurótica de ser perfeito (autocobrança)
        • "pensamento convicto de que está programado para ser deprimido"
        • fobia social
        • dependência
        • ansiedade
          • Mesa-redonda do Eu: o Eu reúne-se com as falsas crenças, no silêncio da mente, e estabelece um debate com as mentiras, conceitos distorcidos e paradigmas infundados das falsas crenças. (p. 140)
          • "A técnica do DCD reedita as janelas killer, e a técnica da mesa-redonda do Eu constrói janelas light paralelas ao redor do núcleo traumático." (p. 141)
      • Não ser uma máquina de trabalhar: o mais eficiente no leito de um hospital (p. 141)
        • Aproveitar os fins de semana e feriados: os sacrifícios devem ser temporários. (p. 141)
        • Férias devem limpar a mente, tranquilizar a emoção, ter doses elevadas de prazer, sono, reposição de energia e descanso. (p. 145)
      • Não ser uma máquina de informações
        • "Quem não seleciona livros, textos, técnicas, cursos, artigos, tem duas grandes possibilidade: expandir a Síndrome do Pensamento Acelerado e bloquear sua criatividade." (p. 146)
      • Não ser um traidor da qualidade de vida
        • Sono, finais de semana, férias, relaxamento, higiene mental, tempo com filhos, amigos, cônjuge ou parceiro(a), diálogo. (p. 147)
      • Saldar nossas dívidas e corrigir rotas
        • mapear a mente de maneira transparente e honesta (p. 150)

P!nk - Try (Lyrics)