sábado, 16 de março de 2019

Cálculo I - aula 7 confronto



Agradeço sua leitura. Lembre-se de deixar seu comentário, caso seja necessário realizar alguma correção ou melhoria na postagem. Com dedicação, Lucas Tiago Rodrigues de Freitas, M.Sc.

Cálculo I - aula 8 tecnicas



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Cálculo I - aula 5 propriedades parte 2



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Cálculo I - aula 4 propriedades parte 1



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sexta-feira, 15 de março de 2019

Disponibilidade

“Os soberanos desta terra nem sempre, nem com facilidade concedem audiência; mas o Rei do céu, ao contrário, escondido debaixo dos véus eucarísticos, está pronto a receber qualquer um… Ficai certos de que de todos os instantes da vossa vida, o tempo que passardes diante do Divino Sacramento será o que vos dará mais força durante a vida, mais consolação na hora da morte e durante a eternidade”.

Santo Afonso de Ligório

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Cálculo I - 15/03/2019

Cálculo I - 15/03/2019 (Sexta-feira)

Previsão de aula: 18h45min às 20h15min
Início da aula: 18h52min
Término da aula: 19h58min
Taxa de aproveitamento: 73,33%


Resumo

Funções Inversas
seno(𝛩) Arco seno(𝛩)
cosseno(𝛩) Arco cosseno(𝛩)
tangente(𝛩) Arco tangente(𝛩)
secante(𝛩) Arco secante(𝛩)
cossecante(𝛩) Arco cossecante(𝛩)
cotangente(𝛩) Arco cotangente(𝛩)


Exercícios

1) Calcule o valor de y = arcsen(1/2).

[Res.]

Arcoseno(1/2) é o arco cujo seno é 1/2. Seno é 1/2 para o ângulo de 30°.


2) Um cientista deseja avaliar a performance do seu equipamento com a função y = tg (arcsen(1/2)). Calcule y.

[Res.]

arcsen(1/2) = 30°

y = tg (30°) = √3 / 3

Funções / ângulos 𝜋/6
(30°)
𝜋/4
(45°)
𝜋/3
(60°)
sen 1/2 √2/2 √3/2
cos √3/2 √2/2 1/2
tan √3/3 1 √3


sen²(𝛩) + cos²(𝛩) = 1
(1/2)² + cos²(𝛩) = 1
cos²(𝛩) = 1 - 1/4
cos(𝛩) = √3 / 2

Logo:
𝛩 = 30°


3)  A primeira aeronave do programa Apolo tinha a forma de um tronco de cone circular reto. Na figura, os raios da base a e b já foram determinados.

Cone circular, obtido com o Krita.


Utilize semelhança de triângulos para expressar y como função de h.

[Res.]

b / y = a / (y + h)

y . a = y . b + b . h
y . (a - b) = b . h
y = b . h / (a - b)


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quinta-feira, 14 de março de 2019

Certificado - Especialista - Marcenaria - CPT e UOV

Certificado - Especialista - Marcenaria - CPT e UOV.





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quarta-feira, 13 de março de 2019

Cálculo I - 13/03/2019

Cálculo I - 13/03/2019 (Quarta-feira)

Previsão de aula: 20h30min às 22h00min
Início da aula: 20h40min
Término da aula: 21h45min
Taxa de aproveitamento: 72,22%


Função secante e cossecante

Esquema para entender a função secante e a cossecante, obtido com o GeoGebra e o Krita.


Sejam os pontos M(xm, 0) e N(0, yn) interseções da reta t com os eixos x e y.
Definimos:
sec(𝛩) = xm
csc(𝛩) =yn


Podemos mostrar pela semelhança de triângulo:
OPM
OPN
OHP

Semelhança de triângulos na função secante e na cossecante, obtido com o GeoGebra e o Krita.

OPM com OHP:

OM / OP = OP / OH
sec(𝛩) / 1 = 1 / cos(𝛩)
sec(𝛩) = 1 / cos(𝛩)


OPN com OHP:

ON / OP = OP / PH
csc(𝛩) / 1 = 1 / sen(𝛩)
csc(𝛩) = 1 / cos(𝛩)


Função inversa

Ciclo trigonométrico, obtido com o GeoGebra e o Krita.
arcsen √2 / 2 = ?

sen (𝜋 / 4) = √2 / 2

Logo, temos:

sen(x) = √2 / 2
sen (𝜋 / 4) = √2 / 2

Logo:
arcsen √2 / 2 = 𝜋 / 4


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terça-feira, 12 de março de 2019

CALC1S2 14 Função Arco Cossecante



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CALC1S2 13 Função Arco Secante Sem erro



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CALC1S2 12 Características da função cossecante



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Curso Growatt - Aula 04 - Conexão CC