Fundamentos da Administração - 04/03/2016
O que é administrar?
Lucas T R Freitas
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.
sexta-feira, 4 de março de 2016
Logística de Transportes – 04/03/2016
Logística de
Transportes – 04/03/2016
Transporte rodoviário
- Um modal muito poluidor
VLC - Veículo Leve de Carga
VMC - Veículo Médio de Carga - até 12000kg
Veículo Carga Seca
Veículo Isotérmico - tem um isolamento
Veículo frigorífica - mantém a temperatura
Lucas T R Freitas
quinta-feira, 3 de março de 2016
Empreendedorismo – 03 de Março de 2016
Empreendedorismo – 03 de Março de 2016
Conversa com a professora Claudia, coordenadora do curso de design
Continuação da discussão em sala de projetos pessoais (sonhos) dos alunos
Público Alvo
Cenários – possibilidades
Lucas T R Freitas
Gestão da Qualidade - 03/03/2016
Gestão da Qualidade - 03/03/2016
TQM - Total quality management
Sistema- conjunto de elementos e/ouu processos organizados para um fim específico.
TQM é um sistema de gestão que tem a qualidade como o seu principal objetivo.
Deve atender:
TQC - Total quality control
Implantação
Garantia da qualidade
PDCA:
Processo é uma sequência de atividades para executar uma tarefa.
Gerenciamento por processos
avaliar os efeitos - usando itens de controle
itens de controle - criados a partir de pontos de controle
itens de verificação - índices numéricos
Padronizar
Lucas T R Freitas
TQM - Total quality management
Sistema- conjunto de elementos e/ouu processos organizados para um fim específico.
TQM é um sistema de gestão que tem a qualidade como o seu principal objetivo.
Deve atender:
- clientes
- acionistas
- empregados
- vizinhos
TQC - Total quality control
Implantação
Garantia da qualidade
PDCA:
- Plan
- Do
- Check
- Act
Processo é uma sequência de atividades para executar uma tarefa.
Gerenciamento por processos
avaliar os efeitos - usando itens de controle
itens de controle - criados a partir de pontos de controle
itens de verificação - índices numéricos
Padronizar
Lucas T R Freitas
quarta-feira, 2 de março de 2016
Programação de Computadores - 02/03/2016
Programação de Computadores - 02/03/2016
Revisão da última aula: Estrutura para descobrir se o número é primo.
Escrevendo o programa com "for":
#include <iostream> // para poder usar o cin (entrada) e cout (saída)
int main () {
int i,j,num,cont,contprimo;
cont=0; contprimo=0;
for (i=1; i<=10; i++){
cout<<"informe um número"<<endl;
cin>>num;
for (j=1; j<=num; j++){
if(num%j==0){
cont++;
}
}
if (cont<=2){
contprimo++;
}
cont=0;
}
cout<<"A quantiade de números primos é:"<<endl;
cout<<contprimo;
}
Escrevendo o programa com "while":
int main () {
int i, j, cont, contprimo, num;
i=1;
j=1;
cont=0;
contprimo=0;
cout<<"Informe um número inteiro ou digite -1 para sair"<<endl;
cin>>num;
while(num!=-1){ //enquanto o número for diferente de -1
while(j<=num){
if(num%j==0){
cont++;
}
j++; // "j++" é igual a "j=j+1"
}
if(cont<=2){
contprimo++;
}
cont=0;
j=1;
cout<<"Informe um novo número ou -1 para sair"<<endl;
cin>>num;
}
cout<<"A quantidade de números primos é:"<<endl;
system("pause");
return 0;
}
Exercícios:
Notas:
if (media>5){
Aprovados
}
else {
if (media<4){
Resprovados
}
else{
Reprovados com direito à prova suplementar
}
}
Lucas T R Freitas
Revisão da última aula: Estrutura para descobrir se o número é primo.
Escrevendo o programa com "for":
#include <iostream> // para poder usar o cin (entrada) e cout (saída)
#include <cstdlib> // para poder incluir a função "system pause"
using namespace std; // para poder incluir o return 0
int main () {
int i,j,num,cont,contprimo;
cont=0; contprimo=0;
for (i=1; i<=10; i++){
cout<<"informe um número"<<endl;
cin>>num;
for (j=1; j<=num; j++){
if(num%j==0){
cont++;
}
}
if (cont<=2){
contprimo++;
}
cont=0;
}
cout<<"A quantiade de números primos é:"<<endl;
cout<<contprimo;
}
Escrevendo o programa com "while":
#include <iostream> // para poder usar o cin (entrada) e cout (saída)
#include <cstdlib> // para poder incluir a função "system pause"
using namespace std; // para poder incluir o return 0
int main () {
int i, j, cont, contprimo, num;
i=1;
j=1;
cont=0;
contprimo=0;
cout<<"Informe um número inteiro ou digite -1 para sair"<<endl;
cin>>num;
while(num!=-1){ //enquanto o número for diferente de -1
while(j<=num){
if(num%j==0){
cont++;
}
j++; // "j++" é igual a "j=j+1"
}
if(cont<=2){
contprimo++;
}
cont=0;
j=1;
cout<<"Informe um novo número ou -1 para sair"<<endl;
cin>>num;
}
cout<<"A quantidade de números primos é:"<<endl;
system("pause");
return 0;
}
Exercícios:
- Faça um algoritmo que leia o nome e 3 notas de 20 alunos.
O algoritmo deverá retornar: - o nome e a média aritmética de cada aluno e sua situação final.
- a quantidade de alunos aprovados, reprovados ou reprovado com direito a fazer a prova suplementar. Considere aluno aprovado com média acima de 5, aluno reprovado com média abaixo de 4 e aluno reprovado com direito a prova suplementar com média entre 4 e 5.
- média geral da turma.
- Faça um algoritmo que leia o gabarito de um jogo da MegaSena e o jogo de 30 pessoas, com seus respectivos nomes.
O algoritmo deverá retornar quantas pessoas acertaram os 6 números da MegaSena.
Notas:
if (media>5){
Aprovados
}
else {
if (media<4){
Resprovados
}
else{
Reprovados com direito à prova suplementar
}
}
Lucas T R Freitas
Gestão de projetos - 01/03/2016
Gestão de projetos - 01/03/2016
Trabalho em grupo em sala de aula: montagem do quadro do PMBOK - 47 processos de gerenciamento de projetos
Lucas T R Freitas
Trabalho em grupo em sala de aula: montagem do quadro do PMBOK - 47 processos de gerenciamento de projetos
- Thais livramento - thaislivr@gmail.com
- Gabriela - gabriela_mj@hotmail.com
- Lucas - lucastrfreitas@gmail.com
- Alexandre Amorim - alexandrea@sistermi.com.br
Lucas T R Freitas
terça-feira, 1 de março de 2016
segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016
Programação de Computadores - 29/02/2016
Programação de Computadores - 29/02/2016
Programa utilizado em sala de aula:
Exercício em sala:
Notas:
Lucas T R Freitas
Programa utilizado em sala de aula:
- Code Blocks:
- Disponível para download gratuito em: http://www.codeblocks.org/
Exercício em sala:
- Faça um algoritmo que leia vários números inteiros. O algoritmo deverá retornar entre os números informados quantos são primos.
- Resolução:
- Resposta minha:
"Bem vindo ao algoritmo que conta numeros inteiros. O programa le o numero digitado e informa quantos numeros primos ele leu."
"Digite um numero inteiro (por exemplo 0, 1, 2, 3...) e tecle ENTER ou tecle ENTER para finalizar."
- Respostas da professora:
- Resolução 1:
#include <iostream> // para poder usar o cin (entrada) e cout (saída)
#include <cstdlib> // para poder incluir a função "system pause"
using namespace std; // para poder incluir o return 0
int main() {
int num, I, contprimo;
for (I=1; I<=10; I++){
cout<<"Informe um numero inteiro."<<endl;
cin>>num; // dá a possibilidade de entrada do número a ser verificado
if (num%I==0){
cont++;
}
}
if(cont<=2){
contprimo++;
}
cout<<"A quantidade de numeros primos é"<<endl;
cout<<contprimo;
cont++;
}
}
if(cont<=2){
contprimo++;
}
cout<<"A quantidade de numeros primos é"<<endl;
cout<<contprimo;
system ("Pause"); // Para dar uma pausa
return 0; // Para fechar o programa
}
- Resolução 2:
#include <iostream> // incluir comentário aqui
#include <cstdlib> // para poder incluir a função "system pause"
using namespace std; // incluir comentário aqui
int main() {
int i, num, cont, contprimo, j;
cont=0;
contprimo=0;
cont=0;
contprimo=0;
for (i=1; i=10; i++){
cout<<"Informe um numero inteiro."<<endl;
cin>>num; // dá a possibilidade de entrada do número a ser verificado
for (j=1;j<=num;j++){
if(num%j==0){ //se o resto da divisão do numero por j for igual a zero
cont++;
}
if(cont<=2){
contprimo++;
}
cont = 0;
}
cout<<"A quantidade de numeros primos é"<<endl;
cout<<contprimo;
if(num%j==0){ //se o resto da divisão do numero por j for igual a zero
cont++;
}
if(cont<=2){
contprimo++;
}
cont = 0;
}
cout<<"A quantidade de numeros primos é"<<endl;
cout<<contprimo;
system ("Pause");
return 0;
}
- int: para inteiro
- string: caracter
- float: para números reais
Lucas T R Freitas
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016
Fundamentos da Administração - 26/02/2016
Fundamentos da Administração - 26/02/2016
Reflexões em sala de aula:
Sugestão de leitura: Crash.
Lucas T R Freitas
Reflexões em sala de aula:
- O que é administrar?
- Tomar decisões para atingir objetivos.
- Ética na Grécia significava garantir a felicidade dos cidadãos.
- Desenvolvimento da Economia.
Sugestão de leitura: Crash.
Lucas T R Freitas
Logística de Transportes - 26/02/2016
Logística de Transportes - 26/02/2016
Lucas T R Freitas
- Vídeo em sala de aula sobre a logística no Brasil
- Resenha em grupo:
- Milena: milena_liima@hotmail.com
- Drieli: dryeledhds@gmail.com
- Rogério: rogerio.pereira.paula@gmail.com
- Josiele: josielepr@ucl.br
- Lucas: lucastrfreitas@ucl.br
- Introdução: Rogério
- Transporte de carga no Brasil: Rogério
- Rodoviário: Milena
- Ferroviário: Driele
- Aquaviário: Lucas
- Aéreo: Josiele
- A burocracia no setor de transporte: Rogério
- Conclusão: Rogério
Lucas T R Freitas
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016
Empreendedorismo - 25/02/2016
Empreendedorismo - 25/02/2016
Programa CEPN - Como Elaborar um Plano de Negócio - SEBRAE (SEBRAE-MG)
https://www.sebraemg.com.br/atendimento/bibliotecadigital/documento/software/software-plano-de-negocio-30
Lucas T R Freitas
- Programa que será utilizado em sala de aula
Programa CEPN - Como Elaborar um Plano de Negócio - SEBRAE (SEBRAE-MG)
https://www.sebraemg.com.br/atendimento/bibliotecadigital/documento/software/software-plano-de-negocio-30
- Continuação da discussão de ideias de planos de negócio em salas de aula
- Vestimentas (trajes) para eventos especiais
- Reflorestamento
- Brindes
Lucas T R Freitas
Assinar:
Postagens (Atom)