sexta-feira, 4 de março de 2016

Fundamentos da Administração - 04/03/2016

Fundamentos da Administração - 04/03/2016

O que é administrar?



Lucas T R Freitas

Logística de Transportes – 04/03/2016


Logística de Transportes – 04/03/2016

Transporte rodoviário

  • Um modal muito poluidor
VUC - Veículo Urbano de Carga
VLC - Veículo Leve de Carga
VMC - Veículo Médio de Carga - até 12000kg

Veículo Carga Seca
Veículo Isotérmico - tem um isolamento
Veículo frigorífica - mantém a temperatura



Lucas T R Freitas

quinta-feira, 3 de março de 2016

Empreendedorismo – 03 de Março de 2016


Empreendedorismo – 03 de Março de 2016

Conversa com a professora Claudia, coordenadora do curso de design

Continuação da discussão em sala de projetos pessoais (sonhos) dos alunos

Público Alvo

Cenários – possibilidades

Lucas T R Freitas

Gestão da Qualidade - 03/03/2016

Gestão da Qualidade - 03/03/2016

TQM - Total quality management

Sistema- conjunto de elementos e/ouu processos organizados para um fim específico.


TQM é um sistema de gestão que tem a qualidade como o seu principal objetivo.

Deve atender:
  • clientes
  • acionistas
  • empregados
  • vizinhos

TQC - Total quality control

Implantação

Garantia da qualidade

PDCA:
  • Plan
  • Do
  • Check
  • Act

Processo é uma sequência de atividades para executar uma tarefa.

Gerenciamento por processos

avaliar os efeitos - usando itens de controle

itens de controle - criados a partir de pontos de controle

itens de verificação - índices numéricos

Padronizar

Lucas T R Freitas


quarta-feira, 2 de março de 2016

Programação de Computadores - 02/03/2016

Programação de Computadores - 02/03/2016

Revisão da última aula: Estrutura para descobrir se o número é primo.


Escrevendo o programa com "for":

#include <iostream> // para poder usar o cin (entrada) e cout (saída)
#include <cstdlib> // para poder incluir a função "system pause"
using namespace std; // para poder incluir o return 0

int main () {
   int i,j,num,cont,contprimo;
   cont=0; contprimo=0;
   for (i=1; i<=10; i++){
      cout<<"informe um número"<<endl;
      cin>>num;
      for (j=1; j<=num; j++){
         if(num%j==0){
            cont++;
         }
      }
      if (cont<=2){
         contprimo++;
      }
      cont=0;
      }
      cout<<"A quantiade de números primos é:"<<endl;
      cout<<contprimo;
}


Escrevendo o programa com "while":

#include <iostream> // para poder usar o cin (entrada) e cout (saída)
#include <cstdlib> // para poder incluir a função "system pause"
using namespace std; // para poder incluir o return 0

int main () {
   int i, j, cont, contprimo, num;
   i=1;
   j=1;
   cont=0;
   contprimo=0;
   cout<<"Informe um número inteiro ou digite -1 para sair"<<endl;
   cin>>num;
   while(num!=-1){ //enquanto o número for diferente de -1
      while(j<=num){
         if(num%j==0){
            cont++;
         }
         j++; // "j++" é igual a "j=j+1"
      }
      if(cont<=2){
         contprimo++;
      }
      cont=0;
      j=1;
      cout<<"Informe um novo número ou -1 para sair"<<endl;
      cin>>num;
   }
   cout<<"A quantidade de números primos é:"<<endl;
   system("pause");
   return 0;
}


Exercícios:
  1. Faça um algoritmo que leia o nome e 3 notas de 20 alunos.
    O algoritmo deverá retornar:
    • o nome e a média aritmética de cada aluno e sua situação final.
    • a quantidade de alunos aprovados, reprovados ou reprovado com direito a fazer a prova suplementar. Considere aluno aprovado com média acima de 5, aluno reprovado com média abaixo de 4 e aluno reprovado com direito a prova suplementar com média entre 4 e 5.
    • média geral da turma.
  2. Faça um algoritmo que leia o gabarito de um jogo da MegaSena e o jogo de 30 pessoas, com seus respectivos nomes.
    O algoritmo deverá retornar quantas pessoas acertaram os 6 números da MegaSena.
Resolução dos exercícios:

Notas:
if (media>5){
Aprovados
}
else {
   if (media<4){
      Resprovados
   }
   else{
      Reprovados com direito à prova suplementar
   }
}

Lucas T R Freitas

Gestão de projetos - 01/03/2016

Gestão de projetos - 01/03/2016

Trabalho em grupo em sala de aula: montagem do quadro do PMBOK - 47 processos de gerenciamento de projetos
  • Thais livramento - thaislivr@gmail.com
  • Gabriela - gabriela_mj@hotmail.com
  • Lucas - lucastrfreitas@gmail.com
  • Alexandre Amorim - alexandrea@sistermi.com.br


Lucas T R Freitas

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Programação de Computadores - 29/02/2016

Programação de Computadores - 29/02/2016

Programa utilizado em sala de aula:

Exercício em sala:
  1. Faça um algoritmo que leia vários números inteiros. O algoritmo deverá retornar entre os números informados quantos são primos.
  • Resolução:
    • Resposta minha:
"Bem vindo ao algoritmo que conta numeros inteiros. O programa le o numero digitado e informa quantos numeros primos ele leu."
"Digite um numero inteiro (por exemplo 0, 1, 2, 3...) e tecle ENTER ou tecle ENTER para finalizar."

    • Respostas da professora:
      • Resolução 1:
#include <iostream> // para poder usar o cin (entrada) e cout (saída)
#include <cstdlib> // para poder incluir a função "system pause"

using namespace std; // para poder incluir o return 0

int main() {
   int num, I, contprimo;
   for (I=1; I<=10; I++){
      cout<<"Informe um numero inteiro."<<endl;
      cin>>num; // dá a possibilidade de entrada do número a ser verificado
      if (num%I==0){
         cont++;
      }
   }
   if(cont<=2){
      contprimo++;
   }
   cout<<"A quantidade de numeros primos é"<<endl;
   cout<<contprimo;
   system ("Pause"); // Para dar uma pausa
   return 0; // Para fechar o programa
}

      • Resolução 2:
#include <iostream> // incluir comentário aqui
#include <cstdlib> // para poder incluir a função "system pause"

using namespace std; // incluir comentário aqui

int main() {
   int i, num, cont, contprimo, j;
   cont=0;
   contprimo=0;
   for (i=1; i=10; i++){
      cout<<"Informe um numero inteiro."<<endl;
      cin>>num; // dá a possibilidade de entrada do número a ser verificado
      for (j=1;j<=num;j++){
         if(num%j==0){ //se o resto da divisão do numero por j for igual a zero
            cont++;
         }
         if(cont<=2){
            contprimo++;
         }
         cont = 0;
      }
   cout<<"A quantidade de numeros primos é"<<endl;
   cout<<contprimo;
   system ("Pause");
   return 0;
}

Notas:
  • int: para inteiro
  • string: caracter
  • float: para números reais

Lucas T R Freitas

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Fundamentos da Administração - 26/02/2016

Fundamentos da Administração - 26/02/2016

Reflexões em sala de aula:
  • O que é administrar?
    • Tomar decisões para atingir objetivos.
  • Ética na Grécia significava garantir a felicidade dos cidadãos.
  • Desenvolvimento da Economia.

Sugestão de leitura: Crash.


Lucas T R Freitas

Logística de Transportes - 26/02/2016

Logística de Transportes - 26/02/2016

  • Vídeo em sala de aula sobre a logística no Brasil
  • Resenha em grupo:
    • Milena: milena_liima@hotmail.com
    • Drieli: dryeledhds@gmail.com
    • Rogério: rogerio.pereira.paula@gmail.com
    • Josiele: josielepr@ucl.br
    • Lucas: lucastrfreitas@ucl.br
      • Introdução: Rogério
      • Transporte de carga no Brasil: Rogério
        • Rodoviário: Milena
        • Ferroviário: Driele
        • Aquaviário: Lucas
        • Aéreo: Josiele
      • A burocracia no setor de transporte: Rogério
      •  Conclusão: Rogério


Lucas T R Freitas

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Empreendedorismo - 25/02/2016

Empreendedorismo - 25/02/2016

  • Programa que será utilizado em sala de aula

Programa CEPN - Como Elaborar um Plano de Negócio - SEBRAE (SEBRAE-MG)

https://www.sebraemg.com.br/atendimento/bibliotecadigital/documento/software/software-plano-de-negocio-30

  • Continuação da discussão de ideias de planos de negócio em salas de aula
    • Vestimentas (trajes) para eventos especiais
    • Reflorestamento
    • Brindes

Lucas T R Freitas

Curso Growatt - Aula 04 - Conexão CC