terça-feira, 10 de março de 2015

Engenharia Civil UCL - Anotações de aula - Projeto Interdisciplinar de Engenharia I - 05/03/2015

Projeto Interdisciplinar de Engenharia I - 05/03/2015

Entrevistar um Engenheiro

Perguntas elaboradas em grupo

  1. Como está o mercado na área?
  2. Qual é a sua área de especialização?
  3. Depois de formado, em quanto tempo você consegue se estabilizar no mercado?
  4. Quais as maiores dificuldades que o engenheiro enfrenta após terminar a graduação?
  5. Em qual setor de atuação a demanda está maior?
  6. Você se considera líder de mercado? E o que você faz para manter essa liderança?
  7. Como você vê a questão da Sustentabilidade nos projetos do dia-a-dia?
Perguntas selecionadas e formatadas pelos professores:
  1. Qual a área de atuação do Engenheiro Civil?
  2. Como está o mercado de trabalho para a Engenharia Civil?
  3. Qual média salarial dos Engenheiros que atuam nessa área?
  4. Quais as qualificações / habilidades mais importantes para o Engenheiro recém formado?
  5. Quais as dificuldades encontradas no seu trabalho?
  6. O que deve ser feito para entrar no mercado de trabalho?
  7. Quais são as contribuições da sua profissão para a sociedade?
  8. Faça uma pergunta para o entrevistado.


Lucas T R Freitas

segunda-feira, 9 de março de 2015

Engenharia Civil UCL - Anotações de aula - Metodologia da Pesquisa - 09/03/2015

Metodologia da Pesquisa - 09/03/2015

Parte 2 - Níveis de Pesquisa
  • Introdução às primeiras etapas de pesquisa
  • Como desenvolver uma pesquisa?
Principais erros no desenvolvimento da Pesquisa Científica
  1. não manter contato com o Orientador
  2. Pesquisa bibliográfica inadequada (superficial)
  3. Achar que é Pioneiro no Assunto
  4. Erro na escolha da Metodologia (sem critério)
  5. Não ter trabalho para comparar com sua pesquisa
  6. Trabalho não confiável por falta de parâmetro
Escolha do Tema
  • Interessante para o pesquisador
  • I - Importante
  • V - Viável (Tempo, financeiro)
  • O - Original
Fases do processo Metodológico
  1. Definir um Tema (Assunto)
    • Delimitação do tema
      • Espaço
      • Tempo
      • Amostra
  2. Problema (Pergunta: o que será investigado)
    • Em forma de pergunta
  3. Hipótese (possível resposta para o Problema de Pesquisa com o conhecimento disponível)
Tema X Título
  • Tema - área do conhecimento
  • Título - menor resumo do trabalho - precisa ser claro

Lucas T R Freitas

quinta-feira, 5 de março de 2015

Engenharia Civil UCL - Anotações de aula - Projeto Interdisciplinar de Engenharia I - Projeto de Vida

PROJETO DE VIDA
Autor: Lucas Tiago Rodrigues de Freitas
Curso: Engenharia Civil

1.    DIAGNÓSTICO
·        Quem sou eu?
Lucas Tiago. Filho de Maria Elza e João Rodrigues. Nascido no Brasil. Mineiro. Residente no Espírito Santo. Cientista. Tecnólogo em Saneamento Ambiental. Mestre em Administração. Estudante de Engenharia Civil. Administrador das coisas do meu pai. Administrador das minhas coisas.
·        O que eu faço atualmente?
2.    OBJETIVOS
·        O que eu quero ser?
Uma melhoria contínua: kaizen.
·        O que eu quero ter?
Pelo menos três empresas: um salão de cabelos, uma oficina e um supermercado. Uma fábrica de blocos de concreto celular também. Uma casa tranquila e um BMW.
·        O que eu quero fazer?
Montar minhas empresas. Ter uma boa equipe. Prestar serviços relevantes.
3. JUSTIFICATIVA
·        Por que eu quero ser isto?
Para a vida ter graça sempre.
·        Por que quero ter essas coisas?
- Salão de cabelos: porque o capital inicial é baixo e, se der certo, pode me ajudar a levantar capital para as próximas empresas.
- Oficina: para eu ter acesso a ferramentas quando quiser desenvolver algum projeto. Fora isso, a empresa fica sendo útil para a população (oficina de automóveis).
- Supermercado: ganhar dinheiro com o produto básico para a manutenção da vida, o alimento.
- Fábrica de blocos de concreto celular: produzir blocos leves e fáceis de utilizar e transportar, melhorando a qualidade das construções, especialmente das que ainda usam o bloco cerâmico.
·        Por que eu quero fazer isto?
Para usar o meu potencial de ser humano.
3.    ESTRATÉGIA
·        Como vou fazer para conseguir atingir os meus objetivos?
Criatividade e trabalho.
·        Que meios vou utilizar para isto?
Manter o cérebro em bom funcionamento, uma dieta saudável, exercícios físicos em dia (pelo menos 3 vezes por semana manter os batimentos cardíacos na faixa de 60 a 75% da carga máxima para o coração, obtida pela recomendação da American Heart Association: 220 – idade atual = 220 – 28 = 192).
4.    METAS
·        Quais são os passos que darei para conseguir fazer isto?
Manter o dia saudável. Sono. Alimentação. Quantidade de trabalho. Lazer.
·        Estes passos devem ser mensuráveis (quantidade, tempo...)
- Sono – 8 horas por dia.
- Alimentação – aproximadamente 5 ovos por dia, uso do sal grosso ao invés do sal refinado, ingestão frequente de copra e água de coco, exclusão das gorduras trans; suplementação com ômega 3, cloreto de magnésio.
- Quantidade de trabalho – o necessário para cumprir as tarefas do dia. Seguir a recomendação de Andrew Carnegie:
"Quais são as seis coisas mais importantes que eu tenho para fazer amanhã?" - "Somente essas seis, e mais nada. Dedique seu dia a essas seis prioridades. Se fizer só a primeira, não se perturbe. Passe as outras para o dia seguinte."
(Recriando seu passado & Criando seu futuro - viajando no tempo - Lair Ribeiro, p. 89)
- Lazer – aproveitar as coisas boas da vida sempre: praia, amigos, cinema, leituras, contemplação.
- Espiritual – amar a Deus sobre todas as coisas.

Lucas T R Freitas

segunda-feira, 2 de março de 2015

Engenharia Civil UCL - Anotações de aula - Metodologia da Pesquisa - 02/03/2015

Metodologia da Pesquisa - 02/03/2015

Parte 1 - Ciência e Níveis de conhecimento
  • Ciência
    • aquisição de conhecimento
  • Metodologia da Pesquisa
    • estudos caminhos do saber
  • Níveis de Conhecimento
    • senso comum (Popular)
    • Religioso (Teológico)
    • Filosófico
    • Científico
  • Métodos científicos
    • Dedutivo (Parte do Geral para o particular)
    • Indutivo (Parte do Particular para o geral)
  • Vídeo: "As 100 maiores descobertas da história - As 10 mais".
    • 10 - Newton e as leis do movimento
    • 9 - O microscópio e os microrganismos
    • 8 - O Antibiótico (Penicilina)
    • 7 - Teoria dos germes - Senovais e Pasteur
    • 6 - Mendel e as Leis da Hereditariedade
    • 5 - Copérnico - a Terra se move
    • 4 - A Tabela Periódica
    • 3 - Albert Einstein - E = m . c2
    • 2 - Albert Einstein - A Teoria da Relatividade Geral
    • 1 - Charles Darwin e a Seleção Natural
  • Atividade em Grupo: 5 a 6 alunos
    • Questões
      • a) O que levou o pesquisador a investigar o assunto? (qual o questionamento?)
      • b) A pesquisa representou a continuidade de alguma outra pesquisa?
      • c) Antes da pesquisa o pesquisador possuía uma possível resposta para a questão com o conhecimento disponível?
      • d) Qual a importância dessa descoberta científica para a humanidade? (O questionamento foi respondido ou solucionado? Contribuiu para qual área do conhecimento?)
      • e) A descoberta possui alguma relação (contribuição ou conflito) com os níveis de conhecimento Popular, Teológico, Filosófico ou Científico?
    • Tema escolhido
      • Nicolau Copérnico e A Terra se Move (resumo dado pela professora)
        • Foi no ano de 1543 que Nicolau Copérnico morreu, aos 70 anos de idade. Ele era médico e advogado de profissão, mas também foi um astrônomo amador, uma prática que o levou a desafiar uma das crenças mais fundamentais e sagradas do seu tempo. Quando jovem, Copérnico estudou o céu e descobriu que o sistema geocêntrico grego falhava ao tentar prever o movimento planetário, e ele começou a se perguntar se a própria Terra não estaria em movimento. Copérnico percebeu que os movimentos dos planetas seriam mais bem explicados se o Sol fosse o centro do Sistema Solar e a Terra girasse em torno dele como outro planeta qualquer. E foi uma percepção revolucionária. Escreveu um livro sobre sua nova teoria, que mudou o pensamento das pessoas e fez da Terra um planeta.
    • Respostas do Grupo
      • Grupo: Carla C. Madureira; Isaac Menezes; Lucas Tiago; Rogério Pirchiner; Vitor Oliveira; Uly Leite
        • a) Copérnico era astrônomo amador e verificou que os movimentos dos planetas eram melhor explicados quando o Sol era considerado como imóvel, ao invés da Terra.
        • b) Copérnico contestou a teoria dos gregos, que afirmavam que a Terra era o centro do Universo (Geocentrismo).
        • c) Não. Copérnico percebeu que os movimentos dos planetas seriam mais bem explicados se o Sol fosse o centro do Sistema Solar e a Terra girasse em torno dele como outro planeta qualquer.
        • d) A partir do modelo heliocêntrico de Copérnico foi possível explicar corretamente o movimento aparente dos planetas, solucionando a questão, contribuindo também nas áreas de astronomia, física, entre outras.
        • e) Sim. A descoberta conflitava com o conhecimento Popular, Teológico, Filosófico e Científico. Segundo os conhecimentos vigentes, a Terra era plana, imóvel, o centro do Universo.

Lucas T R Freitas

domingo, 1 de março de 2015

Projeto Interdisciplinar de Engenharia I - UCL 2015/1

Projeto Interdisciplinar de Engenharia I - UCL - 2015/1

Notas minhas:

Ideias do Grupo 63:
  • Gracielly - ID 74
  • Dayane - ID 62
  • Estácio - ID 74
  • Gabriel - ID 74
  • Lucas - 70
1- Macaco Inflável

2- Alavanca

3- 3 Macacos


4- Plataforma com rotor e fuso de portão automático


5- Cadeira de rodas com as rodas adaptadas para subir a escada e quinas de calçadas (três rodinhas adaptadas num eixo - ao invés das rodas normais)


6- base para subir a escada com 3 rodinhas (parecido com a cadeira de transbordo do Ortobrás)


7- Macaco único numa plataforma (usando porca e fuso)

Referências

  • Lojas:
    • Loja Dutra Máquinas
    • Loja Oficina do Mecânico
  • Softwares:
    • Solid Edge e Solid Works - mostra a resistência dos materiais



Lucas T R Freitas

sábado, 28 de fevereiro de 2015

Engenharia Civil UCL - Anotações de aula - Direito Empresarial - 27/02/2015

Direito Empresarial - 27/02/2015 Aula 3
  • A empresa e o empresário
    • sociedade empresária (sujeito de direito) - pelo menos duas pessoas
      • pessoa jurídica de direito privado
    • Empresa exerce atividade econômica - objeto de direito
  • Definição de empresário (art. 966, Código Civil)
    • "Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços."
      • Teoria dos atos empresariais
  • Atividade exercida de forma habitual e profissional
  • Sociedade
    • de fato (sem registro na junta) - não pode requerer falência ou recuperação judicial
    • de direito (possui registro na junta comercial)
    • O registro é uma obrigação tributária
      • Junta Comercial Estadual
      • DNRC - Departamento Nacional do Registro de Comércio
  • Atualmente:
    • R$ 100,00 - 37,00 (carga tributária) = 67,00
    • SIAFI (Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal) - informar as transações financeiras acima de R$ 5.000,00 ao Banco Central.
  • Instituições religiosas e partidos políticos são imunes a impostos
  • Capacidade Civil
    • I - absolutamente incapazes
      • < 16 anos (representados por alguém)
    • II - relativamente incapazes
      • 16 < x < 18 (assistidos) (assina conjuntamente)
    • Cessação da menoridade (art. 5°, parágrafo único, Código Civil)
      • emancipação
        • concessão dos pais em cartório
      • casamento
      • pelo exercício de emprego público efetivo
      • pela colação de grau em nível superior
      • pelo estabelecimento civil ou comercial, ou pela existência de relação de emprego, desde que o menor tenha economia própria
  • Colocar o Código Civil no Kindle - concluído em 28 de Fevereiro de 2015


Lucas T R Freitas

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Engenharia Civil UCL - Anotações de aula - Projeto Interdisciplinar de Engenharia I - 26/02/2015

Projeto Interdisciplinar de Engenharia I - Aula 1 - 26/02/2015

Professores:
  • Fabíola Loyola
  • Carlos Pará
  • Vitor - se for preciso usar a oficina, procurar para marcar horário.
    • À tarde - 13h até 18h (horário da oficina à tarde)
    • Sábados - 8h às 12h
E-mail para agendar a oficina: laboratorio@ucl.br

Atividades online - no Material Compartilhado do Sharepoint

N1 - atividade online (2) + PI (2)

Vídeo aulas - no Sharepoint
  • Projeto
    • 20 de Junho (Sábado - 8h) - apresentação final do projeto funcionando
    • Opções
      • Elevador que levante a 1m do chão (sem cabos)
      • Cadeira para subir escada
    • 5 pessoas no máximo por grupo
  • Tarefa para próxima aula
    • Projeto de vida
      • Entregar impresso na próxima aula
  • Teoria para ser vista extra-classe:
    • 30 horas-aula na sala
    • 30 horas aula extra-classe
  • Meta para realizar o projeto:
    • Prazo inicial: 3 semanas (se o projeto for simples)
    • elevar 200kg de capacidade de carga a 1m do chão
    • Grupo
      • Vinícius
      • Lucas Oliveira
      • Lucas Freitas
      • Hugo
      • Rafael

Lucas T R Freitas

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Engenharia Civil UCL - Anotações de aula - Sociologia e Antropologia - 25/02/2015

Sociologia e Antropologia - Aula 2 - 25/02/2015

A Sociologia é uma ciência.
  • tem um objeto de estudo
    • a sociedade
  • utiliza um método
    • bem elaborado, criterioso
      • exemplo: observação "in loco"
  • linguagem científica
  • estuda Fenômenos Sociais
    • afetam a sociedade de várias maneiras, direta ou indiretamente
    • são multifatoriais
      • Fatores:
        • econômicos
        • políticos
        • psicológicos
        • demográficos
        • religiosos
  • Filme "O Náufrago"
    • O náufrago cria uma "sociedade" para sobreviver.
Trabalho em grupo (em sala)
  • Texto base para discussão: Os Desafios da Educação - Por Camila Cury - Revista psique ciência&vida
  • Grupo: Estácio, Rodrigo, Lucas, Pedro.
  • Questões
    • 1- Defina o fenômeno social
      • Bullying
    • 2 - Explique porque trata-se de um fenômeno social.
      • É um fenômeno que afeta um grupo social, desde a vítima, os amigos e até a família de quem sofreu. E isso traz várias consequências, em geral ruins para os envolvidos.
    • 3 - Explique qual a relação do fenômeno com a sua vida.
      • A maioria dos integrantes do grupo vivenciou experiências relacionadas ao bullying, tanto no papel de vítima como no de agressor. E para todos houve uma reação a isso, ou seja, não é algo que acontece sem trazer consequências. Medo, insegurança, perda de auto-estima, são algumas dessas consequências mais comuns. Em outros casos, o bullying levou a uma superação pessoal.
    • 4 - Explique como esse fenômeno pode estar ligado à engenharia.
      • Se considerarmos o ambiente de trabalho como uma extensão do ambiente escolar, vemos que ali também o bullying pode trazer os mesmos ou até piores efeitos que no ambiente escolar. Isso pode interferir até na produtividade do setor. Se policiar e estar atento às "brincadeiras" com colegas de trabalho, chefes e/ou subalternos deverá ser uma preocupação constante, tanto quanto as preocupações técnicas da profissão.
    • 5 - Explique qual o seu "papel social" no que diz respeito a este fenômeno.
      • Estando atento a possíveis casos que acontecem em nosso meio: família, amigos, colegas de trabalho e conversando, buscando entender o "porque" daquela atitude e interferindo quando for o caso, buscando conversar, esclarecer e orientar o agressor.

Lucas T R Freitas

Engenharia Civil UCL - Anotações de aula - Metodologia da Pesquisa - 23/02/2015

Metodologia da Pesquisa 23/02/2015

Parte1
  • Ciência
    • Níveis de conhecimento
    • Metodologia científica
    • Métodos científicos
  • Pirâmide do conhecimento
    • Conhecimento
    • Informação
    • Dados
  • Níveis de conhecimento
    • Senso comum ou conhecimento popular
    • Conhecimento Teológico (Religioso)
    • Conhecimento Filosófico
    • Conhecimento Científico
  • Diferenças de método (Dedutivo / Indutivo)
    • Dedutivo
      • Todo homem é mortal. (premissa maior)
      • Pedro é homem. (premissa menor)
      • Pedro é mortal. (conclusão)
    • Método indutivo (generaliza)
      • Antônio é mortal. João é mortal. Paulo é mortal. Carlos é mortal...
      • Antônio, João, Paulo e Carlos são homens.
      • Todos os homens são mortais.
  • Vídeo do Discovery sobre as 10 melhores entre as 100 melhores descobertas da ciência:

Lucas T R Freitas

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Engenharia Civil UCL - Anotações de aula - Palestra Normas para Trabalhos Científicos - 19/02/2015

Engenharia Civil UCL - Anotações de aula - Palestra Normas para Trabalhos Científicos - 19/02/2015

Professora Franciani Bernardes Frizera
E-mail: franbernardess@gmail.com

Formatação de Trabalhos Acadêmicos
  • ABNT (adaptada / selecionada por cada instituição)
  • Manual da UCL está disponível na biblioteca
  • Papel Branco ou reciclado, A4, na vertical. Anverso da folha.
  • Margens
  • Formatação
    • Times New Roman, Tamanho 12, para o corpo do texto, títulos e subtítulos
    • Justificado às margens esquerda e direita
    • Espaçamento entrelinha 1,5.
    • Parágrafos
    • Numeração
    • Siglas / abreviaturas
    • Notas de rodapé
      • servem para explicar o texto, aprofundar o assunto, etc.
    • Tabela
    • Ilustrações
      • Fonte e título
    • Equações e fórmulas
    • Citação
      • indireta (utilizar o último sobrenome do autor)
        • Exemplo:
          • Muford (1949)
          • (MUFORD, 1949)
        • Mais de três autores: "et al" depois do sobrenome do primeiro autor
      • Citação direta
        • texto igual ao do autor (citado)
        • recúo de 4cm
        • fonte 11 ou 10 (conferir no manual de normas da UCL)
      • Citação de citação
        • citação de um autor citando o trabalho de um outro autor.
        • APUD - "citado por"
          • Ex.: Simon (Apud VIEIRA, 2014)
    • Outras observações
      • (BARBOSA, 1958a)
      • Barbosa (1958b)
    • Referências
      • lista dos autores citados
      • tudo o citado no texto deve ser citado nas referências
      • título do livro, autores, edição, ano, editora
      • espaçamento simples
      • ordem alfabética por sobrenome dos autores
    • Elementos pré-textuais
      • capa, folha de rosto
    • Elementos opcionais
      • dedicatória, epígrafe, resumo em língua estrangeira
      • listas de figuras, gráficos (acima de 5 itens)
  • O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) pode ser feito em dupla (as pessoas podem ser de turmas diferentes).
  • Fazer:
    • colocar as normas UCL no Kindle - concluído em 21 de Fevereiro de 2015.

Lucas T R Freitas

Engenharia Civil UCL - Anotações de aula - Palestra LaTeX - 20/02/2015

Engenharia Civil UCL - Anotações de aula - Palestra LaTeX - 20/02/2015

Professor André

LaTex


Lucas T R Freitas

Curso Growatt - Aula 04 - Conexão CC