segunda-feira, 19 de junho de 2017

Sistema integrado de gestão - 09/06/2017

Sistema integrado de gestão - 09/06/2017

Avaliação semestral SIG - 30/06/2017

Exercício para entregar dia 23/06/2017
  1. Defina workflow e suas vantagens.
  2. Defina EDI.
  3. Defina CRM, SCM, ERP e suas funções nas organizações.
  4. O que entende por B2B, B2C, C2C e B2G?
  5. Para que serve o OLAP, HOLAB e ROLAP.
  6. Descreva sobre sistemas de suporte à decisão.
  7. Identifique as características do ERP.
  8. Porque as empresas de hoje optam pelo e-business?
  9. Descreva sobre os sistemas WMS e TMS.
  10. Quais são os bancos de dados mais utilizados nas grandes organizações? Descreva sobre cada um.
Respostas:

Sistema integrado de gestão - 09/06/2017

Exercício para entregar dia 23/06/2017
Aluno: Lucas T R Freitas
Professora: Maria da Penha

  1. Defina workflow e suas vantagens.
  2. Defina EDI.
  3. Defina CRM, SCM, ERP e suas funções nas organizações.
  4. O que entende por B2B, B2C, C2C e B2G?
  5. Para que serve o OLAP, HOLAP e ROLAP.
  6. Descreva sobre sistemas de suporte à decisão.
  7. Identifique as características do ERP.
  8. Porque as empresas de hoje optam pelo e-business?
  9. Descreva sobre os sistemas WMS e TMS.
  10. Quais são os bancos de dados mais utilizados nas grandes organizações? Descreva sobre cada um.

Respostas
  1. Workflow, segundo a Worflow Management Coalition, é a sistematização do processo de negócio, no todo ou em partes, onde documentos, informações ou tarefas são passadas de um participante para o outro para execução de uma ação, de acordo com um conjunto de regras de procedimentos.
    Trata-se da automação de processos de negócio.
    As vantagens do workflow são tornar mais eficiente a comunicação entre departamentos, eliminar gargalos, reduzir custos e aumentar a produtividade.
    Fontes:
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Fluxo_de_trabalho
    http://www.venki.com.br/blog/o-que-e-workflow/
  2. EDI é a transferência eletrônica de dados entre parceiros de negócio de documentos empresariais padronizados e em formato eletrônico, de computador para computador.
    Economiza papel e aumenta a velocidade do processamento, com redução de erros e melhoria na relação com os parceiros.
    Fonte:
    http://edibasics.com.br/o-que-e-edi/
  3. CRM (Customer Relationship Management) se refere a um conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas no cliente que as empresas podem utilizar para gerenciar e analisar suas interações com os clientes, antecipando necessidades e desejos, melhorando a rentabilidade e aumentando as vendas e a assertividade das campanhas de captação de novos clientes.
    Fonte: https://www.salesforce.com/br/crm/
    SCM (Supply Chain Management) consiste em planejar e controlar todas as atividades que estão relacionadas a compras - aquisição e abastecimento - `produção e à logística. Recebimento, armazenagem, movimentação, transporte, previsão de demanda, entre outras, inclusive o fluxo de informações.
    O SCM melhora os resultados aumentando a eficiência, reduzindo custos e desperdícios, melhora os níveis de serviço e a satisfação do cliente.
    Fonte: https://www.prestex.com.br/blog/qual-a-relacao-entre-scm-e-logistica/
    ERP (Enterprise Resource Planning) é um sistema de informação que abrange todos os dados e processos de uma organização. Finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras etc, inclusive sistemas de apoio à decisão, informações gerenciais e processamento de transações.
    Possibilita a automação e armazenamento de todas as informações do negócio.
    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_integrado_de_gest%C3%A3o_empresarial
  4. B2B (business to business) se refere a duas empresas que fazem negócios como cliente e fornecedor.
    Fonte: https://meetime.com.br/blog/gestao-empresarial/o-que-e-b2b/
    B2C (business to customer) se refere a uma transação na qual o consumidor final é uma pessoa física.
    Fonte: https://meetime.com.br/blog/gestao-empresarial/o-que-e-b2b/
    C2C (consumer to consumer) é o comércio eletrônico entre usuários pessoas físicas da internet. Pode ser intermediada por uma organização, como a OLX, o ebay ou o Mercado Livre, por exemplo.
    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Consumer-to-consumer
    B2G (business to government) são transações entre empresa e governo. Como exemplo temos as licitações.
    Fonte: https://imasters.com.br/artigo/3371/e-commerce/b2b-b2c-b2g-entendendo-a-sopa-de-letras?trace=1519021197&source=single
  5. OLAP (Online Analytical Processing) é a capacidade para manipular e analisar um grande volume de dados sob diversas perspectivas, permitindo análises e tomadas de decisões diárias.
    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/OLAP
    HOLAP (Hybrid on line analytilical processing) é uma combinação entre relational OLAP e multidimensional OLAP. Foi desenvolvido para combinar a grande capacidade do ROLAP com a capacidade superior de processamento do OLAP.
    Fonte: http://searchsqlserver.techtarget.com/definition/hybrid-online-analytical-processing
    ROLAP (relational online analytical processing) é uma forma de processamento analítico online que utiliza a análise dinâmica multidimensional dos dados gravados em um banco de dados relacional ao invés de um banco de dados multidimensional (o que seria considerado o OLAP padrão).
    Fonte: http://searchoracle.techtarget.com/definition/relational-online-analytical-processing
  6. Sistemas de suporte à decisão referem-se a modelos genéricos de tomada de decisão que analisam um grande número de variáveis para que seja possível tomar uma determinada decisão.
    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_suporte_%C3%A0_decis%C3%A3o
  7. Características do ERP
    Um ERP fornece integração, automatização e inteligência para a empresa. Dá a empresa a vantagem da centralização da informação, qualidade dos dados, redução de custos, eficiência operacional, escalabilidade e simplificação da gestão.
    Fonte: http://www.artsoftsistemas.com.br/blog/caracteristicas-de-um-sistema-erp
  8. E-business designa os negócios efetuados por meios eletrônicos, geralmente na internet. Se refere a contatos com consumidores, fornecedores, análises de mercado, análise de investimentos, pesquisas de mercado etc.
    O e-business auxilia na economia de recursos, de tempo, agiliza as operações, facilita a experiência de compra do cliente, facilita ao fornecedor saber o que o cliente deseja e como atendê-lo melhor.
    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/E-business
  9. WMS (warehouse management system) é uma ferramenta para gerenciamento de armazéns, gerencia o estoque, o espaço, os equipamento e as pessoas.
    Fonte: http://blog.hbsis.com.br/wms/
    TMS (transportation management systems) é uma ferramenta que controla o sistema de gerenciamento de transporte. Permite ao usuário visualizar e controlar a operação e a gestão de transporte de forma integrada.
    Fonte: https://portogente.com.br/portopedia/74893-tms-transportation-management-systems
  10. Os bancos de dados mais utilizados no mercado são o Oracle, o MySQL, SQL Server, MongoDB, PostgreSQL.
    Fonte: http://aprendaplsql.com/oracle/os-5-bancos-de-dados-mais-utilizados-do-mercado/



Lucas Tiago Rodrigues de Freitas -- // -- Definite Chief Aim: "Viver tecnologicamente, cientificamente, trabalhando em parceria com Deus, melhorando o meio ambiente e gerando prosperidade."

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