segunda-feira, 15 de julho de 2019

Assando cordeiro na Rússia



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domingo, 7 de julho de 2019

Shadows - Lindsey Stirling (Original Song)



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sexta-feira, 5 de julho de 2019

Il Divo - Regresa a Mi (Unbreak My Heart) (AOL Sessions)



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quinta-feira, 4 de julho de 2019

Sarah Brightman & Fernando Lima - La Pasion REAL HD HIGH DEFINITION



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Shania Twain - Man! I Feel Like A Woman (Official Music Video)



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Il Divo - The Power Of Love (La Fuerza Mayor) (Live Video)



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Il Divo - Hallelujah (Alelujah) (Live)



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Ricky Martin - Tu Recuerdo ft. La Mari De Chambao, Tommy Torres (MTV Unp...



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terça-feira, 2 de julho de 2019

Il Divo - Regresa a Mi (Unbreak My Heart) (Official Music Video)



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segunda-feira, 1 de julho de 2019

Grande crônica da Segunda Guerra Mundial - Volume 1 - De Munique a Pearl Harbor - Seleções do Reader's Digest

Grande crônica da Segunda Guerra Mundial - Volume 1 - De Munique a Pearl Harbor - Seleções do Reader's Digest - 484p. - Leitura finalizada em 01 de Julho de 2019.

Notas minhas:

  • O livro é excelente. Leitura rápida e empolgante. Recomendo. Tirou minhas dúvidas sobre a causa do conflito da Segunda Guerra Mundial
  • Trata-se de uma série de textos, de diversos autores, de vários lados do conflito.
  • Após a leitura, chego à conclusão de que o medo em enfrentar inicialmente a ameaça armamentista da Alemanha Nazista, e os abusos raciais contra judeus, negros e ciganos (ainda que fossem cidadãos alemães), levou a um custo elevado aos demais países da Europa.
  • A guerra mudou de rumo após os alemães atacarem a União Soviética, rompendo o pacto de não agressão. O ataque foi feito sem planejamento adequado, subestimando especialmente o meio ambiente Russo, que estava extremamente enlameado e não permitia a passagem dos veículos e equipamentos militares. O avanço Rússia adentro foi feito até mesmo de carroça, até alcançar a região de Moscou. Porém, atolados, sem receber combustível, munições, nem mesmo alimentos adequadamente, os alemães não conseguiram continuar avançando. Então a resistência Soviética se organizou e começou a barrar o avanço alemão.
  • Os soviéticos fizeram um pacto de não agressão com o Japão. Assim, o Japão não ajudou a Alemanha quanto à questão soviética, possibilitando a mobilização das forças soviéticas diretamente contra a Alemanha.
  • Não ficou clara a motivação e a participação do Japão no conflito. O Japão tinha interesse em expandir China adentro, porém, não encontrei sentido na união com a Alemanha Nazista.
  • A participação dos Estados Unidos ficou clara. Foi marcante e bem elaborada, apoiando tanto ingleses quanto soviéticos. Apesar do Esforço de Guerra nos USA, houve até eleições, mostrando certa normalidade no andamento do país. Para realizar a ajuda ao Reino Unido, foram exigidas condições para revisão dos pactos coloniais ingleses, para melhoria das condições de vida nas colônias, reduzindo a exploração.
  • A participação brasileira foi relevante na região da Itália fascista de Mussolini.
  • À medida em que o avanço alemão sobre a Europa ia sendo revertido, várias colônias e regiões francesas ao longo do mundo aderiram à França Livre contra a Alemanha.
  • O conflito todo foi iniciado à partir da ideia de expansão do território alemão, e de uma ideia de pureza de raça, com fins de subjulgar os demais povos, incluindo cidadãos alemãos judeus, ciganos e negros, que perderam a cidadania alemã e os direitos políticos. Tratou-se de um conflito de preconceitos e de tomada de poder pela violência e pelo medo, fortemente apoiado por propaganda governamental com cunho ideológico nazista (nacional-socialista). Como Nazismo quer dizer nacional socialismo (Nationalsozialismus), é fácil perceber que a ideia era de exaltação da nação alemã, com cunho socialista, de forte intervenção estatal em todas as áreas da vida (educação, empregos, atuação militar). O Nazismo, apesar da liderança de Hitler, foi um movimento social na Alemanha, que contou com apoio de vários setores da sociedade alemã, e que foi erguido à base de assassinatos e de supressão de direitos (cidadania) de vários grupos sociais (especialmente judeus, negros, e ciganos) e também de opositores ao regime nazista e de opositores diretos de Hitler.


Agradeço sua leitura. Lembre-se de deixar seu comentário, caso seja necessário realizar alguma correção ou melhoria na postagem. Com dedicação, Lucas Tiago Rodrigues de Freitas, M.Sc.

quarta-feira, 26 de junho de 2019

Cálculo I - 26/06/2019

Cálculo I - 26/06/2019 (Quarta-feira)


Previsão de aula: 20h30min às 22h00min
Início da aula: 20h43min
Término da aula: 21h54min
Taxa de aproveitamento: 78,88%


Exercícios

Esboce o gráfico de y = x4 + 4x³

Passo 1) Domínio
 
Conjunto dos números reais


Passo 2) f(x) = 0
Interceptos:
y = x4 + 4x³ = x3 . (x + 4) = 0
x = 0 ou x = -4


Passo 3) Análise de simetria
f(-1) = (-1)4 + 4 . (-1)³ = 1 - 4 = -3
f(+1) = (+1)4 + 4 . (+1)³ = 1 + 4 = +5

Como f(-1) ≠ f(+1), a função não apresenta simetria.


Passo 4) Análise das assíntotas vertical e horizontal


Assíntota Horizontal (limite da função quando x tende a +∞ ou -∞):
limx→+∞ f(x)
= limx→+∞ [x4 + 4x³] = +∞

limx→-∞ f(x)
= limx→-∞ [x4 + 4x³] = +∞

Assim, a função não apresenta assíntota horizontal.

Assíntota Vertical:
Como não há nenhum ponto onde a função não está definida, ou seja, como a função é sempre contínua, não há assíntota vertical para a função.


Passo 5) Análise de Crescimento e Decrescimento da função
f(x) = x4 + 4x³
f '(x) = 4x3 + 12x²

Igualando a derivada primeira a 0, encontra-se os pontos críticos.
f(x) = x4 + 4x³
f '(x) = 4x3 + 12x²
4x3 + 12x² = 0
4x² . (x + 3) = 0

Daí:
4x² = 0 ou  x+3 = 0
x = 0 ou x = -3

Intervalo ]-∞, -3[ ]-3, 0[ ]0, +∞[
x -4 -1 1
f '(x) -64 8 16
Sinal - + +
Resultado


Passo 6) Análise de extremos locais

Pontos críticos da função f(x) = x4 + 4x³:
f(0) = 0
f(-3) = -27 (ponto de mínimo)

Passo 7) Análise de concavidade e pontos de inflexão

Encontrando a derivada segunda da função:
f(x) = x4 + 4x³
f '(x) = 4x3 + 12x²
f ''(x) = 12x² + 24x

Igualando a derivada segunda da função a 0:
f ''(x) = 12x² + 24x = 0
12x² + 24x = 0
12x (x + 2) = 0

Daí:
12x = 0 ou x+2 = 0
x = 0 ou x = -2

Intervalo ]-∞, -2[ ]-2, 0[ ]0, +∞[
x -3 -1 1
f ''(x) 36 -12 36
Sinal + - +
Resultado


Passo 8) Gráfico
Gráfico de f(x) = x4 + 4x³, obtido com o GeoGebra e com o Krita.



ESO Semana 9 - Questão 1

f(x) = [3 . sen(x) . cos(x) . tg²(x)] / √x

[Res.]
f(x) = [3 . sen(x) . cos(x) . tg²(x)] / √x
y = [3 . sen(x) . cos(x) . tg²(x)] / √x

ln y = ln {[3 . sen(x) . cos(x) . tg²(x)] / √x}
ln y = ln (3) + ln sen(x) + ln cos(x) + ln [tg²(x)] - ln √x
ln y = ln (3) + ln sen(x) + ln cos(x) + 2 . ln tg(x) - 1/2 ln (x)

Derivando:
1/y . dy/dx = 0 + 1/sen(x) . cos(x) + 1/cos(x) . (-sen(x)) + 2 . 1/tg(x) . sec²x + 1/2 . 1/x

1/y . dy/dx = 0 + cot(x) - tg(x) + 2 . sec²(x)/tg(x) + 1/(2x)
1/y . dy/dx = 0 + cot(x) - tg(x) + 2 . [1/cos²(x)]/[sen(x)/cos(x)] + 1/(2x)
1/y . dy/dx = 0 + cot(x) - tg(x) + 2 . [1/cos²(x)].[cos(x)/sen(x)] + 1/(2x)
1/y . dy/dx = 0 + cot(x) - tg(x) + 2 . 1 / [cos(x) . sen(x)] + 1/(2x)
1/y . dy/dx = cot(x) - tg(x) + 2 / [cos(x) . sen(x)] + 1/(2x)
dy/dx = y . {cot(x) - tg(x) + 2 / [cos(x) . sen(x)] + 1/(2x)}

dy/dx = {[3 . sen(x) . cos(x) . tg²(x)] / √x} . {cot(x) - tg(x) + 2 / [cos(x) . sen(x)] + 1/(2x)}

={[3 . sen(x) . cos(x) . sen²(x)/cos²(x)] / √x} . {cot(x) - tg(x) + 2 / [cos(x) . sen(x)] + 1/(2x)}

={[3 . sen³(x)/cos(x)] / √x} . {cot(x) - tg(x) + 2 / [cos(x) . sen(x)] + 1/(2x)}



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Curso Growatt - Aula 04 - Conexão CC