quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Estatística - 27/09/2017

Estatística - 27/09/2017

Lista de exercícios



Lucas Tiago Rodrigues de Freitas -- // -- Definite Chief Aim: "Viver tecnologicamente, cientificamente, trabalhando em parceria com Deus, melhorando o meio ambiente e gerando prosperidade."

Estatística 1 - 27/09/2017

Estatística 1 - 27/09/2017

Q1 = l + [(k . somatório fi / 4 - FAA) . h] / fi = 12 + [(10,25 - 6) . 7] / 7 = 12 + 4,25 = 16,25 anos de serviço

Quartil
k = número do quartil

A)
Q1 = k . somatório fi / 4 = 1 . 41 / 4 = 10,25 >> Classe 2ª

Classe / intervalo / fi / Fi
1            5 |--- 12    6     6
2          12 |--- 19    7   13 >> Q1
3         19 | --- 26    9   22 >> Q2
4          26 |--- 33    3   25
5          33 |--- 40    6   31 >> P71
6          40 |--- 47  10   41

Localizar o quartil

B)
P71
achando a classe do P71
P71 = K . somatório fi / 100 = 71 . 41 / 100 = 29,11 >> Classe 5ª


C)
achando a classe do Q2
Q2 = 2 . 41 / 4 = 2,05 >> Classe 3ª

calculando Q2
Q2 = l + [(k . somatório fi / 4 - FAA) . h] / fi = 19 + [(20,5 - 13) . 7] / 9 = 24,83 anos de serviço


D)
P10
Achando a classe do P10
P10 = 10 . somatório fi / 100 = 4,1

Calculando P10
P10 = l + [(k . somatório fi / 100 - FAA) . h] / fi = 5 + [(4 . 1 - 0) . 7] / 6 = 9,78 anos de serviço


E)
Achando a classe do Q3
Q3 = 3 . somatório fi / 4 = 30,75 >> Classe 5ª

Calculando Q3
Q3 = l + [(k . somatório fi / 4 - FAA) . h] / fi = 39,7 anos de serviço


F)
P66
Achando a classe do P66
P66 = 66 . 41 / 100 = 27,06 >> Classe 5ª

Calculando P66
P66 = l + [(k . somatório fi / 100 - FAA) . h] / fi = 33 + [(27,06 - 25) . 7] / 6 = 35,9 anos de serviço



Lucas Tiago Rodrigues de Freitas -- // -- Definite Chief Aim: "Viver tecnologicamente, cientificamente, trabalhando em parceria com Deus, melhorando o meio ambiente e gerando prosperidade."

Estradas de rodagem - 27/09/2017

Estradas de rodagem - 27/09/2017

Elementos de seção transversal

  • largura da faixa de trânsito
  • declividade transversal em tangentes
  • dispositivos de drenagem
    • sarjetas de cortes e aterros
  • defensas e barreiras rídigas
  • canteiros centrais
  • taludes de corte e aterros
  • gabaritos verticais e horizontais
  • faixa de domínio


Lucas Tiago Rodrigues de Freitas -- // -- Definite Chief Aim: "Viver tecnologicamente, cientificamente, trabalhando em parceria com Deus, melhorando o meio ambiente e gerando prosperidade."

terça-feira, 26 de setembro de 2017

TGA 26/09/2017

TGA 26/09/2017

Características da burocracia


  • Caráter legal das normas e regulamentos
    • autoritário
    • inflexível
  • Caráter formal das comunicações
  • Caráter racional e divisão do trabalho
  • impessoalidade nas relações
  • hierarquia da autoridade
  • rotina e procedimentos
  • completa previsibilidade de funcionamento



Lucas Tiago Rodrigues de Freitas -- // -- Definite Chief Aim: "Viver tecnologicamente, cientificamente, trabalhando em parceria com Deus, melhorando o meio ambiente e gerando prosperidade."

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Paramore: Playing God [OFFICIAL VIDEO]



Lucas Tiago Rodrigues de Freitas -- // -- Definite Chief Aim: "Viver tecnologicamente, cientificamente, trabalhando em parceria com Deus, melhorando o meio ambiente e gerando prosperidade."

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Matemática 21/09/2017

Matemática 21/09/2017

y = aX + b

6)
y = -2x + 3




5)
y = 2x + 4



Lucas Tiago Rodrigues de Freitas -- // -- Definite Chief Aim: "Viver tecnologicamente, cientificamente, trabalhando em parceria com Deus, melhorando o meio ambiente e gerando prosperidade."

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Estatística - 20/09/2017

Estatística - 20/09/2017

Lista de exercícios



Lucas Tiago Rodrigues de Freitas -- // -- Definite Chief Aim: "Viver tecnologicamente, cientificamente, trabalhando em parceria com Deus, melhorando o meio ambiente e gerando prosperidade."

Estatística 1 - 20/09/2017

Estatística 1 - 20/09/2017

Lista de exercícios
Classe / intervalo / xi    / fi / Fi
1           5 |--- 10      7,5   9   9  >> Q1 e P10
2          10 |---15    12,5   4   13
3         15 |--- 20    17,5   5   18 >> Q2
4         20 |--- 25    22,5   4   22 >> P71
5         25 |--- 30    27,5   3   25
6          30 |---35    32,5   5   30

somatório fi = 30

Q1
achando a classe do Q1
Q1 = k . somatório fi / 4 = 1 . 30 /4 = 7,5 >> Classe 1

calculando Q1
Q1 = 5 + [(7,5 - 0) . 5] / 9 = 9,16


P71
achando a classe do P71
P71 = k . somatório fi / 100 = 71 . 30 /100 = 21,3 >> Classe 4

calculando P71
P71 = 20 + [21,3 - 18] . 5 / 4 = 24,12


Q2
achando a classe do Q2
Q2 = 2 . somatório fi / 4 = 2 . 30 / 4 >> classe 3ª

calculando Q2
Q2 = 15 + [15-13] . 5 / 5 = 17


P10
achando a classe do P10
P10 = 10 . 30 / 100 = 3 >> 1ª Classe

Calculando P10
P10 = 5 + [(3-0)] . 5 / 9 = 6,67


Q3
achando a classe do Q3
Q3 = 3 . somatório fi / 4 = 22,5 >> Classe 5ª

calculando Q3
Q3 = l + [(k . somatório fi / 4 - FAA) . h] / fi = 25 + [(3 . 30/4 - 22) . 5] / 3 = 25,83


P66
achando a classe do P66
P66 = 66 . somatório fi / 100 = 66 . 30 / 100 = 19,80 >> Classe 4ª

calculando P66
P 66 = l + [(k . somatório fi / 100 - FAA) . h] / fi = 20 + [(66 . 30 / 100 - 18) . 5] / 4 = 22,25


2)
a)
P10
achando a classe do P10 = 10 . somatório fi / 100 = 10 . 36 / 100 = 3,6 >> Classe 1

Calculando P10 = l + [(k . somatório fi / 100 - FAA) . h] / fi = 5 + [(10 . 36 / 100 - 0) . 7] / 9 = 7,8


b)
Q2
achando a classe do Q2
Q2 = k . somatório fi / 4 = 2 . 36 / 4 = 18 >> Classe 3

calculando Q2
Q2 = l + [(k . somatório fi / 4 - FAA) . h] / fi = 19 + [(12 . 36 / 4 - 15) . 7] / 3 = 26


c)
P30
achando a classe do P30
P30 = 30 . somatório fi / 100 = 30 . 36 / 100 = 10,8 >> Classe 2

calculando P30
P30 = l + [(k . somatório fi / 100 - FAA) . h] / fi = 12 + [(30 . 36 / 100 - 9) . 7] / 6 = 14,10


d)
P90
achando a classe do P90
P90 = 90 . somatório fi / 100 = 90 . 36 / 100 = 32,40 >> Classe 6

calculando P90
P90 = l + [(k . somatório fi / 100 - FAA) . h] / fi = 40 + [(90 . 36 / 100 - 31) . 7] / 5 = 41,96


e)
Q1
achando a classe do Q1
Q1 = 1 . somatório fi / 4 = 1 . 36 / 4 = 9 >> Classe 1

Calculando Q1
Q1 = l +[(k . somatório fi / 4 - FAA) . h] / fi = 5 + [(1 . 36 / 4 - 0) . 7] / 9 = 12


f)
Q3
achando a classe do Q3
Q3 = k . somatório fi / 4 = 3 . 36 / 4 = 27 >> Classe 5ª

Calculando Q3
Q3 = l + [(k . somatório fi / 4 - FAA) . h] / fi = 33 + [(3 . 36 / 4 - 25) . 7] / 6 = 35,33


FAA = frequência acumulada anterior
h = amplitude da classe
fi = frequência da classe


Lucas Tiago Rodrigues de Freitas -- // -- Definite Chief Aim: "Viver tecnologicamente, cientificamente, trabalhando em parceria com Deus, melhorando o meio ambiente e gerando prosperidade."

Estradas de Rodagem - 20/09/2017

Estradas de Rodagem - 20/09/2017

Programa detalhado

Distância de visibilidade

Distância de visibilidade de parada

d = 0,7 . V + V² / (255 . (f + i)
f - atrito
i - grade

V = D / T
D = 2,5 segundo . V

t = 2,5s

D metros = 2,5s . V km/h / 3,6

D metros = 0,7 . V

V diretriz

Fat = fae . N

distância de parada
210 metros a 100km/h


Distância de visibilidade de ultrapassagem
AASHTO
Dvv = 9,4.V - 213

Projeto de seção transversal

  • seção tipo
    • trecho tangente
    • trecho em curva
  • eixo
  • grade
  • faixa de domínio
  • largura da faixa de trânsito - 3,60 metros



Lucas Tiago Rodrigues de Freitas -- // -- Definite Chief Aim: "Viver tecnologicamente, cientificamente, trabalhando em parceria com Deus, melhorando o meio ambiente e gerando prosperidade."

Vídeo Institucional NFCe - ENCAT



Lucas Tiago Rodrigues de Freitas -- // -- Definite Chief Aim: "Viver tecnologicamente, cientificamente, trabalhando em parceria com Deus, melhorando o meio ambiente e gerando prosperidade."

terça-feira, 19 de setembro de 2017

Matemática 19/09/2017

Matemática 19/09/2017

função do 1º grau:
y = ax + b

1)
y = 2x + 1

x / y = 2x + 1
-2 / 2 . (-2) - 1 = -4 + 1 = -3 (-2, -3)
-1 / 2 . (-1) + 1 = -2 + 1 = -1 (-1, 1)
0 / 2 . 0 + 1 = 0 + 1 = 1 (0, 1)
1 / 2 . 1 + 1 = 2 + 1 = 3 (1, 3)


2)
y = -2x + 2
x / y = -2x + 2
-1 / 4 (-1, 4)
0 / 2 (0, 2)
1 / 0 (1, 0)
2 / -2 (2, -2)


3)
y = 3 - x

x / y
-2 / 5 (-2, 5)
-1 / 4 (-1, 4)
0 / 3 (0, 3)
1 / 2 (1, 2)
2 / 1 (2, 1)



Lucas Tiago Rodrigues de Freitas -- // -- Definite Chief Aim: "Viver tecnologicamente, cientificamente, trabalhando em parceria com Deus, melhorando o meio ambiente e gerando prosperidade."

Curso Growatt - Aula 04 - Conexão CC