Estatística - 27/09/2017
Lista de exercícios
Lucas Tiago Rodrigues de Freitas
-- // -- Definite Chief Aim: "Viver tecnologicamente, cientificamente, trabalhando em parceria com Deus, melhorando o meio ambiente e gerando prosperidade."
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.
quarta-feira, 27 de setembro de 2017
Estatística 1 - 27/09/2017
Estatística 1 - 27/09/2017
Q1 = l + [(k . somatório fi / 4 - FAA) . h] / fi = 12 + [(10,25 - 6) . 7] / 7 = 12 + 4,25 = 16,25 anos de serviço
Quartil
k = número do quartil
A)
Q1 = k . somatório fi / 4 = 1 . 41 / 4 = 10,25 >> Classe 2ª
Classe / intervalo / fi / Fi
1 5 |--- 12 6 6
2 12 |--- 19 7 13 >> Q1
3 19 | --- 26 9 22 >> Q2
4 26 |--- 33 3 25
5 33 |--- 40 6 31 >> P71
6 40 |--- 47 10 41
Localizar o quartil
B)
P71
achando a classe do P71
P71 = K . somatório fi / 100 = 71 . 41 / 100 = 29,11 >> Classe 5ª
C)
achando a classe do Q2
Q2 = 2 . 41 / 4 = 2,05 >> Classe 3ª
calculando Q2
Q2 = l + [(k . somatório fi / 4 - FAA) . h] / fi = 19 + [(20,5 - 13) . 7] / 9 = 24,83 anos de serviço
D)
P10
Achando a classe do P10
P10 = 10 . somatório fi / 100 = 4,1
Calculando P10
P10 = l + [(k . somatório fi / 100 - FAA) . h] / fi = 5 + [(4 . 1 - 0) . 7] / 6 = 9,78 anos de serviço
E)
Achando a classe do Q3
Q3 = 3 . somatório fi / 4 = 30,75 >> Classe 5ª
Calculando Q3
Q3 = l + [(k . somatório fi / 4 - FAA) . h] / fi = 39,7 anos de serviço
F)
P66
Achando a classe do P66
P66 = 66 . 41 / 100 = 27,06 >> Classe 5ª
Calculando P66
P66 = l + [(k . somatório fi / 100 - FAA) . h] / fi = 33 + [(27,06 - 25) . 7] / 6 = 35,9 anos de serviço
Lucas Tiago Rodrigues de Freitas -- // -- Definite Chief Aim: "Viver tecnologicamente, cientificamente, trabalhando em parceria com Deus, melhorando o meio ambiente e gerando prosperidade."
Q1 = l + [(k . somatório fi / 4 - FAA) . h] / fi = 12 + [(10,25 - 6) . 7] / 7 = 12 + 4,25 = 16,25 anos de serviço
Quartil
k = número do quartil
A)
Q1 = k . somatório fi / 4 = 1 . 41 / 4 = 10,25 >> Classe 2ª
Classe / intervalo / fi / Fi
1 5 |--- 12 6 6
2 12 |--- 19 7 13 >> Q1
3 19 | --- 26 9 22 >> Q2
4 26 |--- 33 3 25
5 33 |--- 40 6 31 >> P71
6 40 |--- 47 10 41
Localizar o quartil
B)
P71
achando a classe do P71
P71 = K . somatório fi / 100 = 71 . 41 / 100 = 29,11 >> Classe 5ª
C)
achando a classe do Q2
Q2 = 2 . 41 / 4 = 2,05 >> Classe 3ª
calculando Q2
Q2 = l + [(k . somatório fi / 4 - FAA) . h] / fi = 19 + [(20,5 - 13) . 7] / 9 = 24,83 anos de serviço
D)
P10
Achando a classe do P10
P10 = 10 . somatório fi / 100 = 4,1
Calculando P10
P10 = l + [(k . somatório fi / 100 - FAA) . h] / fi = 5 + [(4 . 1 - 0) . 7] / 6 = 9,78 anos de serviço
E)
Achando a classe do Q3
Q3 = 3 . somatório fi / 4 = 30,75 >> Classe 5ª
Calculando Q3
Q3 = l + [(k . somatório fi / 4 - FAA) . h] / fi = 39,7 anos de serviço
F)
P66
Achando a classe do P66
P66 = 66 . 41 / 100 = 27,06 >> Classe 5ª
Calculando P66
P66 = l + [(k . somatório fi / 100 - FAA) . h] / fi = 33 + [(27,06 - 25) . 7] / 6 = 35,9 anos de serviço
Lucas Tiago Rodrigues de Freitas -- // -- Definite Chief Aim: "Viver tecnologicamente, cientificamente, trabalhando em parceria com Deus, melhorando o meio ambiente e gerando prosperidade."
Estradas de rodagem - 27/09/2017
Estradas de rodagem - 27/09/2017
Elementos de seção transversal
Lucas Tiago Rodrigues de Freitas -- // -- Definite Chief Aim: "Viver tecnologicamente, cientificamente, trabalhando em parceria com Deus, melhorando o meio ambiente e gerando prosperidade."
Elementos de seção transversal
- largura da faixa de trânsito
- declividade transversal em tangentes
- dispositivos de drenagem
- sarjetas de cortes e aterros
- defensas e barreiras rídigas
- canteiros centrais
- taludes de corte e aterros
- gabaritos verticais e horizontais
- faixa de domínio
Lucas Tiago Rodrigues de Freitas -- // -- Definite Chief Aim: "Viver tecnologicamente, cientificamente, trabalhando em parceria com Deus, melhorando o meio ambiente e gerando prosperidade."
terça-feira, 26 de setembro de 2017
TGA 26/09/2017
TGA 26/09/2017
Características da burocracia
Lucas Tiago Rodrigues de Freitas -- // -- Definite Chief Aim: "Viver tecnologicamente, cientificamente, trabalhando em parceria com Deus, melhorando o meio ambiente e gerando prosperidade."
Características da burocracia
- Caráter legal das normas e regulamentos
- autoritário
- inflexível
- Caráter formal das comunicações
- Caráter racional e divisão do trabalho
- impessoalidade nas relações
- hierarquia da autoridade
- rotina e procedimentos
- completa previsibilidade de funcionamento
Lucas Tiago Rodrigues de Freitas -- // -- Definite Chief Aim: "Viver tecnologicamente, cientificamente, trabalhando em parceria com Deus, melhorando o meio ambiente e gerando prosperidade."
segunda-feira, 25 de setembro de 2017
Paramore: Playing God [OFFICIAL VIDEO]
Lucas Tiago Rodrigues de Freitas -- // -- Definite Chief Aim: "Viver tecnologicamente, cientificamente, trabalhando em parceria com Deus, melhorando o meio ambiente e gerando prosperidade."
quinta-feira, 21 de setembro de 2017
Matemática 21/09/2017
Matemática 21/09/2017
y = aX + b
6)
y = -2x + 3
5)
y = 2x + 4
Lucas Tiago Rodrigues de Freitas -- // -- Definite Chief Aim: "Viver tecnologicamente, cientificamente, trabalhando em parceria com Deus, melhorando o meio ambiente e gerando prosperidade."
y = aX + b
6)
y = -2x + 3
5)
y = 2x + 4
Lucas Tiago Rodrigues de Freitas -- // -- Definite Chief Aim: "Viver tecnologicamente, cientificamente, trabalhando em parceria com Deus, melhorando o meio ambiente e gerando prosperidade."
quarta-feira, 20 de setembro de 2017
Estatística - 20/09/2017
Estatística - 20/09/2017
Lista de exercícios
Lucas Tiago Rodrigues de Freitas -- // -- Definite Chief Aim: "Viver tecnologicamente, cientificamente, trabalhando em parceria com Deus, melhorando o meio ambiente e gerando prosperidade."
Lista de exercícios
Lucas Tiago Rodrigues de Freitas -- // -- Definite Chief Aim: "Viver tecnologicamente, cientificamente, trabalhando em parceria com Deus, melhorando o meio ambiente e gerando prosperidade."
Estatística 1 - 20/09/2017
Estatística 1 - 20/09/2017
Lista de exercícios
Classe / intervalo / xi / fi / Fi
1 5 |--- 10 7,5 9 9 >> Q1 e P10
2 10 |---15 12,5 4 13
3 15 |--- 20 17,5 5 18 >> Q2
4 20 |--- 25 22,5 4 22 >> P71
5 25 |--- 30 27,5 3 25
6 30 |---35 32,5 5 30
somatório fi = 30
Q1
achando a classe do Q1
Q1 = k . somatório fi / 4 = 1 . 30 /4 = 7,5 >> Classe 1
calculando Q1
Q1 = 5 + [(7,5 - 0) . 5] / 9 = 9,16
P71
achando a classe do P71
P71 = k . somatório fi / 100 = 71 . 30 /100 = 21,3 >> Classe 4
calculando P71
P71 = 20 + [21,3 - 18] . 5 / 4 = 24,12
Q2
achando a classe do Q2
Q2 = 2 . somatório fi / 4 = 2 . 30 / 4 >> classe 3ª
calculando Q2
Q2 = 15 + [15-13] . 5 / 5 = 17
P10
achando a classe do P10
P10 = 10 . 30 / 100 = 3 >> 1ª Classe
Calculando P10
P10 = 5 + [(3-0)] . 5 / 9 = 6,67
Q3
achando a classe do Q3
Q3 = 3 . somatório fi / 4 = 22,5 >> Classe 5ª
calculando Q3
Q3 = l + [(k . somatório fi / 4 - FAA) . h] / fi = 25 + [(3 . 30/4 - 22) . 5] / 3 = 25,83
P66
achando a classe do P66
P66 = 66 . somatório fi / 100 = 66 . 30 / 100 = 19,80 >> Classe 4ª
calculando P66
P 66 = l + [(k . somatório fi / 100 - FAA) . h] / fi = 20 + [(66 . 30 / 100 - 18) . 5] / 4 = 22,25
2)
a)
P10
achando a classe do P10 = 10 . somatório fi / 100 = 10 . 36 / 100 = 3,6 >> Classe 1
Calculando P10 = l + [(k . somatório fi / 100 - FAA) . h] / fi = 5 + [(10 . 36 / 100 - 0) . 7] / 9 = 7,8
b)
Q2
achando a classe do Q2
Q2 = k . somatório fi / 4 = 2 . 36 / 4 = 18 >> Classe 3
calculando Q2
Q2 = l + [(k . somatório fi / 4 - FAA) . h] / fi = 19 + [(12 . 36 / 4 - 15) . 7] / 3 = 26
c)
P30
achando a classe do P30
P30 = 30 . somatório fi / 100 = 30 . 36 / 100 = 10,8 >> Classe 2
calculando P30
P30 = l + [(k . somatório fi / 100 - FAA) . h] / fi = 12 + [(30 . 36 / 100 - 9) . 7] / 6 = 14,10
d)
P90
achando a classe do P90
P90 = 90 . somatório fi / 100 = 90 . 36 / 100 = 32,40 >> Classe 6
calculando P90
P90 = l + [(k . somatório fi / 100 - FAA) . h] / fi = 40 + [(90 . 36 / 100 - 31) . 7] / 5 = 41,96
e)
Q1
achando a classe do Q1
Q1 = 1 . somatório fi / 4 = 1 . 36 / 4 = 9 >> Classe 1
Calculando Q1
Q1 = l +[(k . somatório fi / 4 - FAA) . h] / fi = 5 + [(1 . 36 / 4 - 0) . 7] / 9 = 12
f)
Q3
achando a classe do Q3
Q3 = k . somatório fi / 4 = 3 . 36 / 4 = 27 >> Classe 5ª
Calculando Q3
Q3 = l + [(k . somatório fi / 4 - FAA) . h] / fi = 33 + [(3 . 36 / 4 - 25) . 7] / 6 = 35,33
FAA = frequência acumulada anterior
h = amplitude da classe
fi = frequência da classe
Lucas Tiago Rodrigues de Freitas -- // -- Definite Chief Aim: "Viver tecnologicamente, cientificamente, trabalhando em parceria com Deus, melhorando o meio ambiente e gerando prosperidade."
Lista de exercícios
Classe / intervalo / xi / fi / Fi
1 5 |--- 10 7,5 9 9 >> Q1 e P10
2 10 |---15 12,5 4 13
3 15 |--- 20 17,5 5 18 >> Q2
4 20 |--- 25 22,5 4 22 >> P71
5 25 |--- 30 27,5 3 25
6 30 |---35 32,5 5 30
somatório fi = 30
Q1
achando a classe do Q1
Q1 = k . somatório fi / 4 = 1 . 30 /4 = 7,5 >> Classe 1
calculando Q1
Q1 = 5 + [(7,5 - 0) . 5] / 9 = 9,16
P71
achando a classe do P71
P71 = k . somatório fi / 100 = 71 . 30 /100 = 21,3 >> Classe 4
calculando P71
P71 = 20 + [21,3 - 18] . 5 / 4 = 24,12
Q2
achando a classe do Q2
Q2 = 2 . somatório fi / 4 = 2 . 30 / 4 >> classe 3ª
calculando Q2
Q2 = 15 + [15-13] . 5 / 5 = 17
P10
achando a classe do P10
P10 = 10 . 30 / 100 = 3 >> 1ª Classe
Calculando P10
P10 = 5 + [(3-0)] . 5 / 9 = 6,67
Q3
achando a classe do Q3
Q3 = 3 . somatório fi / 4 = 22,5 >> Classe 5ª
calculando Q3
Q3 = l + [(k . somatório fi / 4 - FAA) . h] / fi = 25 + [(3 . 30/4 - 22) . 5] / 3 = 25,83
P66
achando a classe do P66
P66 = 66 . somatório fi / 100 = 66 . 30 / 100 = 19,80 >> Classe 4ª
calculando P66
P 66 = l + [(k . somatório fi / 100 - FAA) . h] / fi = 20 + [(66 . 30 / 100 - 18) . 5] / 4 = 22,25
2)
a)
P10
achando a classe do P10 = 10 . somatório fi / 100 = 10 . 36 / 100 = 3,6 >> Classe 1
Calculando P10 = l + [(k . somatório fi / 100 - FAA) . h] / fi = 5 + [(10 . 36 / 100 - 0) . 7] / 9 = 7,8
b)
Q2
achando a classe do Q2
Q2 = k . somatório fi / 4 = 2 . 36 / 4 = 18 >> Classe 3
calculando Q2
Q2 = l + [(k . somatório fi / 4 - FAA) . h] / fi = 19 + [(12 . 36 / 4 - 15) . 7] / 3 = 26
c)
P30
achando a classe do P30
P30 = 30 . somatório fi / 100 = 30 . 36 / 100 = 10,8 >> Classe 2
calculando P30
P30 = l + [(k . somatório fi / 100 - FAA) . h] / fi = 12 + [(30 . 36 / 100 - 9) . 7] / 6 = 14,10
d)
P90
achando a classe do P90
P90 = 90 . somatório fi / 100 = 90 . 36 / 100 = 32,40 >> Classe 6
calculando P90
P90 = l + [(k . somatório fi / 100 - FAA) . h] / fi = 40 + [(90 . 36 / 100 - 31) . 7] / 5 = 41,96
e)
Q1
achando a classe do Q1
Q1 = 1 . somatório fi / 4 = 1 . 36 / 4 = 9 >> Classe 1
Calculando Q1
Q1 = l +[(k . somatório fi / 4 - FAA) . h] / fi = 5 + [(1 . 36 / 4 - 0) . 7] / 9 = 12
f)
Q3
achando a classe do Q3
Q3 = k . somatório fi / 4 = 3 . 36 / 4 = 27 >> Classe 5ª
Calculando Q3
Q3 = l + [(k . somatório fi / 4 - FAA) . h] / fi = 33 + [(3 . 36 / 4 - 25) . 7] / 6 = 35,33
FAA = frequência acumulada anterior
h = amplitude da classe
fi = frequência da classe
Lucas Tiago Rodrigues de Freitas -- // -- Definite Chief Aim: "Viver tecnologicamente, cientificamente, trabalhando em parceria com Deus, melhorando o meio ambiente e gerando prosperidade."
Estradas de Rodagem - 20/09/2017
Estradas de Rodagem - 20/09/2017
Programa detalhado
Distância de visibilidade
Distância de visibilidade de parada
d = 0,7 . V + V² / (255 . (f + i)
f - atrito
i - grade
V = D / T
D = 2,5 segundo . V
t = 2,5s
D metros = 2,5s . V km/h / 3,6
D metros = 0,7 . V
V diretriz
Fat = fae . N
distância de parada
210 metros a 100km/h
Distância de visibilidade de ultrapassagem
AASHTO
Dvv = 9,4.V - 213
Projeto de seção transversal
Lucas Tiago Rodrigues de Freitas -- // -- Definite Chief Aim: "Viver tecnologicamente, cientificamente, trabalhando em parceria com Deus, melhorando o meio ambiente e gerando prosperidade."
Programa detalhado
Distância de visibilidade
Distância de visibilidade de parada
d = 0,7 . V + V² / (255 . (f + i)
f - atrito
i - grade
V = D / T
D = 2,5 segundo . V
t = 2,5s
D metros = 2,5s . V km/h / 3,6
D metros = 0,7 . V
V diretriz
Fat = fae . N
distância de parada
210 metros a 100km/h
Distância de visibilidade de ultrapassagem
AASHTO
Dvv = 9,4.V - 213
Projeto de seção transversal
- seção tipo
- trecho tangente
- trecho em curva
- eixo
- grade
- faixa de domínio
- largura da faixa de trânsito - 3,60 metros
Lucas Tiago Rodrigues de Freitas -- // -- Definite Chief Aim: "Viver tecnologicamente, cientificamente, trabalhando em parceria com Deus, melhorando o meio ambiente e gerando prosperidade."
Vídeo Institucional NFCe - ENCAT
Lucas Tiago Rodrigues de Freitas -- // -- Definite Chief Aim: "Viver tecnologicamente, cientificamente, trabalhando em parceria com Deus, melhorando o meio ambiente e gerando prosperidade."
terça-feira, 19 de setembro de 2017
Matemática 19/09/2017
Matemática 19/09/2017
função do 1º grau:
y = ax + b
1)
y = 2x + 1
x / y = 2x + 1
-2 / 2 . (-2) - 1 = -4 + 1 = -3 (-2, -3)
-1 / 2 . (-1) + 1 = -2 + 1 = -1 (-1, 1)
0 / 2 . 0 + 1 = 0 + 1 = 1 (0, 1)
1 / 2 . 1 + 1 = 2 + 1 = 3 (1, 3)
2)
y = -2x + 2
x / y = -2x + 2
-1 / 4 (-1, 4)
0 / 2 (0, 2)
1 / 0 (1, 0)
2 / -2 (2, -2)
3)
y = 3 - x
x / y
-2 / 5 (-2, 5)
-1 / 4 (-1, 4)
0 / 3 (0, 3)
1 / 2 (1, 2)
2 / 1 (2, 1)
Lucas Tiago Rodrigues de Freitas -- // -- Definite Chief Aim: "Viver tecnologicamente, cientificamente, trabalhando em parceria com Deus, melhorando o meio ambiente e gerando prosperidade."
função do 1º grau:
y = ax + b
1)
y = 2x + 1
x / y = 2x + 1
-2 / 2 . (-2) - 1 = -4 + 1 = -3 (-2, -3)
-1 / 2 . (-1) + 1 = -2 + 1 = -1 (-1, 1)
0 / 2 . 0 + 1 = 0 + 1 = 1 (0, 1)
1 / 2 . 1 + 1 = 2 + 1 = 3 (1, 3)
2)
y = -2x + 2
x / y = -2x + 2
-1 / 4 (-1, 4)
0 / 2 (0, 2)
1 / 0 (1, 0)
2 / -2 (2, -2)
3)
y = 3 - x
x / y
-2 / 5 (-2, 5)
-1 / 4 (-1, 4)
0 / 3 (0, 3)
1 / 2 (1, 2)
2 / 1 (2, 1)
Lucas Tiago Rodrigues de Freitas -- // -- Definite Chief Aim: "Viver tecnologicamente, cientificamente, trabalhando em parceria com Deus, melhorando o meio ambiente e gerando prosperidade."
Assinar:
Postagens (Atom)