sexta-feira, 3 de março de 2017

Logística Portuária - 02/03/2017


UCL
Logística Portuária

Resenha do artigo “A matriz do transporte no Brasil: uma análise comparativa para a competitividade”, de Alessandro Serrano Colavite e Fábio Konishi. XII SEGeT. 2015.

Aluno: Lucas Tiago Rodrigues de Freitas

Os autores parecem defender a ideia de que importação é ruim, e querem defender a ideia de “indústria nacional”, e a política de substituição de importações. O melhor é comprar de quem é o melhor produtor, independente de onde ele esteja no mundo. O papel da logística é fazer o produto (de preferência o melhor) chegar até o consumidor, com o preço de transporte adequado. A política de “substituição de importações” prejudica o país, mantendo parques industriais arcaicos e abastecendo o mercado interno com produtos de baixa qualidade e preços elevados.

As indústrias nacionais devem estar dispostas a enfrentar o mercado internacional para se tornarem mais competitivas e eficientes, sem buscar mecanismos de proteção como as taxas de importação: proteger a indústria nacional é prejudicar o consumidor nacional. O mundo atual é globalizado. Não estamos em uma ilha fechada. Devemos aproveitar o que de melhor o mundo tem a oferecer. Cada região, cada país, deve focar em trabalhar naquilo que é melhor. Assim, os custos de todos são reduzidos. A atuação internacional é inclusive prevista pela Constituição Brasileira de 1988, que inclui em seu Artigo 4º, inciso IX, um princípio essencial para o desenvolvimento do país: "a cooperação entre os povos para o progresso da humanidade". O princípio é muito bom e precisa se tornar realidade. O que o Brasil tem de melhor, que forneça também para os outros países. E o que os outros países têm de melhor, que forneçam também ao Brasil.

Visões políticas e econômicas à parte, os autores analisam os vários modais de transporte, as vantagens e desvantagens de cada um, com foco no modal rodoviário, ferroviário e hidroviário.

Modal Rodoviário

O Modal Rodoviário apresenta a característica de poder realizar entregas pontuais, e buscar cargas de volume menor, onde elas estejam (pneus, alimentos, caixas de água etc.). Apesar dessa grande mobilidade oferecida, o transporte rodoviário conta com algumas dificuldades, como a má qualidade das vias, a falta de pavimentação, buracos, má conservação, sinalização ruim, falta de acostamentos, pistas simples sem divisão central. O consumo de combustível também é elevado, representando cerca de 90% do combustível total do setor de transporte nacional. Mais de 60% do volume das cargas é transportado via modal rodoviário no Brasil.

Modal Ferroviário

O Modal Ferroviário consegue carregar várias toneladas de uma só vez. Para isso é necessária a organização da carga em um ponto próximo à ferrovia para o abastecimento dos vagões. O uso das locomotivas permite que poucos trabalhadores operem a rede de transporte, com um grande volume de cargas de uma só vez. Assim o trabalho de transporte fica mais inteligente, otimizado. Onde há uma estação de embarque e desembarque, ou de carga e descarga, ligada pelos trilhos, o trem pode se deslocar e gerar progresso, a baixo custo. Consegue reduzir bastante o tempo de transporte das cargas e os custos de deslocamento. Porém, como em alguns casos não consegue chegar diretamente ao consumidor final, numa residência por exemplo, ele pode precisar de outros modais para a distribuição da carga.

O Modal Ferroviário é ideal para o transporte de commodities, como o minério de ferro, que é responsável por cerca de 67% do volume total transportado nas ferrovias. Soja, outros grãos, e combustíveis como o álcool, também são produtos que podem se beneficiar muito com o transporte em ferrovias.

Modal Hidroviário

O Modal Hidroviário é um excelente meio de transporte para regiões com rios e mares. O Brasil conta com mais de 40 mil quilômetros de vias potencialmente navegáveis. Porém, o descaso com os rios leva à sua baixa utilização. Um caso concreto de desperdício do modal hidroviário acontece no Rio Doce, na região de Colatina (ES): o rio está entupido de areia, sem capacidade para atender navios de carga. Apesar de ser um rio relativamente largo, como ele ficou muito assoreado os navios não conseguem passar. A dragagem se faz urgente lá, e em diversos outros rios do país.

A Região Norte é uma das que mais utilizam o modal hidroviário por rios. No Brasil, em geral, o modal hidroviário responde por cerca de 13,6% do transporte das cargas. Possui o menor custo de transporte, a maior capacidade de carga, baixo índice de poluição, longa vida útil e manutenção mais barata.

Comparações dos modais

Sem dúvida, o modal que mais deve ser explorado é o hidroviário, pelo seu baixo custo e grande capacidade de carga. Ideal para o transporte de commodities, granéis etc. É o que apresenta maior eficiência energética, transportando cerca de 4.000kg com 1cv (o trem transporta 500kg e o caminhão 150kg com a mesma energia). A vida útil do barco chega a 50 anos, enquanto a do trem é de 30 e a do caminhão é de 10 anos.

Investimentos necessários

O Brasil anda na contramão da Economia e eficiência energética. É necessário urgentemente aplicar recursos na implantação e recuperação da malha hidroviária e ferroviária. O país é pouco competitivo devido aos altos custos e baixa eficiência dos transportes. Até hoje não temos um trem-bala em funcionamento no país, mas que estava planejado para alguns anos atrás. Os planejamentos precisam ser cumpridos. As empresas precisam gastar bem o dinheiro aplicado. E os empresários precisam ter coragem e responsabilidade para investir sem ficar esperando por ações e incentivos governamentais. O mercado precisa ser aberto para que as companhias estrangeiras mais eficientes do mundo possam atuar em solo brasileiro, gerando riqueza, desenvolvimento e prosperidade para o mundo todo. O Brasil precisa urgentemente se desenvolver, derrubando as barreiras pseudo-nacionalistas que buscam proteger empresas incompetentes e corruptas. O interesse nacional que deve prevalecer é o desenvolvimento, com as melhores tecnologias que estão disponíveis no mundo, e com as melhores empresas que prestam serviços no mundo.
-- Lucas T R Freitas

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Jogos de Empresa - 24/02/2017

Jogos de Empresa - 24/02/2017

Período de testes do simulador de empresa:
  • grupos de 4 ou 5 integrantes
  • início na semana do dia 06/03
Ranking:
Empresa - Pontos - Nota
1ª Empresa - 100 - 10,0
6ª Empresa - 56 - 5,6
13ª Empresa - 12 - 1,2

N1 - Relatório 1:
  • 5 períodos de simulação

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Análise de grau de risco

22 horas - Trajeto UCL - CASA - ônibus parou

Opções - Grau de risco
1 - Uber - 3º
2 - Táxi - 4º
3 - Carona - 2º / 1º
4 - Familiar - 1º / 2º
5 - A pé - 5º

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Simulação mensal das viagens para a roça
  • 300 diesel x 4 = 1200 - ótimo
  • 300 diesel x 2 = 600 - mínimo
  • 300 diesel x 3 = 900 - razoável
Entradas mensais
  • pastagem - 350
  • loja - 850
    • total - 1200
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óleo:
  • 300 para 10.000km
    • 800km por viagem
    • 13 viagens
      • aproximadamente R$ 30,00 por viagem
Revisão Toyota 10.000km
  • 250
    • aproximadamente R$30,00 por viagem
Manutenção Toyota 10.000km
  • 1000
    • aproximadamente R$ 100,00 por viagem
Custo por viagem
  • diesel - 300,00
  • óleo - 30,00
  • revisão - 30,00
  • manutenção - 100,00
  • comida - 100,00
  • Custo total mínimo por viagem: R$ 560,00
2 viagens por mês: R$ 1120,00 (custo mínimo)


Lucas Tiago Rodrigues de Freitas -- // -- Definite Chief Aim: "Viver tecnologicamente, cientificamente, trabalhando em parceria com Deus, melhorando o meio ambiente e gerando prosperidade. -- // -- Formação acadêmica: Mestre em Administração de Empresas pela FUCAPE, Tecnólogo em Saneamento Ambiental pelo IFES (CREA-ES 023736/D), Técnico em Administração pelo Marinete

Sistema integrado de Gestão - 24/02/2017

Sistema integrado de Gestão - 24/02/2017

Sistemas

  • aberto e fechado
  • adaptável e não adaptável
  • sistemas permanentes e temporários
O que é um sistema de informação



Lucas Tiago Rodrigues de Freitas -- // -- Definite Chief Aim: "Viver tecnologicamente, cientificamente, trabalhando em parceria com Deus, melhorando o meio ambiente e gerando prosperidade. -- // -- Formação acadêmica: Mestre em Administração de Empresas pela FUCAPE, Tecnólogo em Saneamento Ambiental pelo IFES (CREA-ES 023736/D), Técnico em Administração pelo Marinete

domingo, 19 de fevereiro de 2017

Sementeiras novas prontas - 19/02/2017





























Lucas Tiago Rodrigues de Freitas -- // -- Definite Chief Aim: "Viver tecnologicamente, cientificamente, trabalhando em parceria com Deus, melhorando o meio ambiente e gerando prosperidade."

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Economize energia usando baterias para gerar 110V e 220V



--Lucas T R Freitas

QUANTO CUSTA INSTALAR ENERGIA SOLAR EM SUA CASA



--Lucas T R Freitas

São Brás

São Brás

Senhor, pelos méritos de São Brás, peço-vos por minha saúde e, especialmente, que me libertes dos males da garganta.
Rogo-vos, também por minha vida espiritual. Liberta-me da preguiça na oração, pois é a única maneira de manter-me sempre unido a Deus.

São Brás, rogai por nós!
Amém

Curso Growatt - Aula 04 - Conexão CC