Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.
sexta-feira, 8 de abril de 2016
ESO - Fundamentos da Administração (UCLx 11402-3)
ESO - Fundamentos da Administração (UCLx 11402-3)
Lucas T R Freitas
- [v] Boas vindas
- [v] Apresentação da disciplina
- [v] Planos
- [v] Conteúdo semanal de fundamentos da Administração
- [v] Plano de Avaliação
- [v] Datas importantes
- [v] Semana 1 - Administração: Perspectivas históricas
- [v] Perspectivas históricas da administração
- [v] Exercícios de fixação
- [v] Atividade de reflexão
- [v] Semana 2 - Introdução à Administração
- [v] Definição e propósito da Administração
- [v] Funções da Administração
- [v] Eficiência e Eficácia Organizacional
- [v] Ética e Responsabilidade Social
- [v] Exercícios de Fixação
- [v] Semana 3 - Administração como Ciência
- [v] Administração como Ciência
- [v] Semana 4 - A Organização e seu Ambiente
- [v] Organização Formal e Informal
- [v] Organização e seu Ambiente
- [v] Organizações como Sistemas
- [v] Exercícios de Fixação
- [v] Semana 5 - Níveis da Administração e Áreas Funcionais
- [v] Níveis Organizacionais
- [v] Divisão Organizacional
- [v] Papéis e Habilidades do Administrador
- [v] Exercício de Fixação
- [v] Semana 6 - Exercícios Avaliativos
- [v] Exercícios Avaliativos
- [v] Semana 7 - Ideias Centrais das Teorias Clássica e Científica da Administração
- [v] Teoria Clássica e Movimento da Administração Científica
- [v] Exercícios de Fixação
- [v] Semana 8 - Taylor e os princípios da Administração Científica
- [v] Princípios da Administração Científica
- Frederick W. Taylor
- um dia de trabalho razoável
- trabalho em ritmo lento
- apressado
- Organização racional do trabalho
- Análise do trabalho e estudo de tempos e movimentos
- Divisão do trabalho e especialização do operário
- Desenho de cargas e tarefas
- [v] Críticas à Administração Científica
- Mecanicismo da Administração Científica
- Superespecialização do operário
- Visão microscópica do homem
- Ausência de comprovação científica
- Abordagem incompleta da organização
- Limitação do campo de aplicação
- problemas localizados nas fábricas
- Abordagem prescritiva e normativa
- Abordagem de sistema fechado
- [v] Exercícios de fixação
- [v] Atividade de reflexão
- [v] Semana 9 - Ford: Produção em Massa e Linha de Montagem
- [v] Ford: Produção em massa e linha de montagem
- Princípios básicos de Ford
- racionalização da produção
- produção em massa
- consumo em massa (real ou potencial)
- Progressão planejada, ordenada e contínua
- Trabalho entregue ao trabalhador
- Operações analisadas em seus elementos constituintes
- [v] Exercícios de fixação
- [v] Texto complementar
- [v] Semana 10 - Fayol e a Teoria Clássica da Administração
- [v] Funções da empresa e do administrador
- Henri Fayol
- Nível estratégico
- 6 Funções básicas da empresa:
- funções técnicas
- funções comerciais
- funções financeiras
- funções de segurança
- proteção e preservação dos bens e das pessoas
- funções contábeis
- funções administrativas
- coordenam as outras funções
- Funções do administrador
- prever
- organizar
- comandar
- coordenar
- controlar
- [v] Divisão do trabalho de especialização
- Especialização das tarefas
- Diferenciação das tarefas
- Divisão do trabalho
- verticalmente
- níveis de autoridade
- horizontalmente
- [v] Princípios da Administração Clássica
- Divisão do trabalho
- Autoridade e responsabilidade
- Disciplina
- Unidade de comando
- Unidade de direção
- Subordinação do interesse individual ao interesse geral
- Remuneração do pessoal
- Centralização
- Cadeia de comando
- Ordem
- Equidade
- Estabilidade do pessoal
- Iniciativa
- Espírito de equipe
- [v] Críticas à Administração Clássica
- Abordagem simplificada da organização formal:
- Ausência de trabalhos experimentais
- O extremo racionalismo na concepção da administração
- Teoria da máquina
- Abordagem incompleta da organização
- Abordagem de sistema fechado
- [v] Exercícios de fixação
- [v] Semana 11 - Exercícios Avaliativos
- [v] Exercícios avaliativos
- [v] Semana 12 - Introdução à Teoria das Relações Humanas
- [v] A experiência de Hawthorne
- Abordagem comportamental
- Produtividade dos trabalhadores
- Reconhecimento
- [] Semana 13 - Ideias centrais da Teoria das Relações Humanas
- [v] Ideias centrais da teoria das relações humanas
- Escola das relações humanas
- experimento de Hawthorne
- fracasso das tentativas de relacionar as condições físicas de trabalho com a produtividade
- Homo Socialis
- sociabilidade
- grupos
- Necessidades: afeto, segurança, prestígio
- Condicionado pelo sistema social e pela biologia
- Comportamento complexo
- Grupo informal
- interações informais
- atendimento de necessidades das pessoas (segurança, afetividade e aprovação social)
- Combate fadiga e monotonia
- Participação nas decisões
- motivação
- conhecimento da finalidade da tarefa a ser executada
- participação nas decisões relativas a tarefa a ser executada
- Organização informal
- conjunto das relações sociais não previstas em regulamentos e organogramas
- relações de poder
- envolvimento com o grupo
- paralela às relações formais
- [] Exercícios de fixação
- [] Semana 14 - Teoria das Relações Humanas: conclusões e críticas
- [v] Conclusões da experiência de Hawthorne
- Necessidades afetivas complexas
- Aspectos motivacionais
- Complexidade relativa ao comportamento humano nas organizações
- Grupos informais determinavam padrões de comportamento e produtividade
- Padrões e normas informais dos grupos são influenciados por elementos culturais e sociais dos indivíduos
- Conflitos entre regras informais e formais: diminuição da produtividade
- [v] Críticas à escola de relações humanas
- Oposição cerrada à Teoria Clássica
- Inedequada visualização dos problemas das relações humanas
- Concepção ingênua e romântica do operário
- Limitação do campo experimental
- Parcialidade das conclusões
- Ênfase nos grupos informais
- [v] Exercícios de fixação
- [] Atividade de reflexão
- [v] Semana 15 - Cultura Organizacional
- [v] Cultura Organizacional
- Valores compartilhados, linguagens, histórias, símbolos e comportamentos
- Objetos, histórias, rituais, valores e símbolos que possuem sentido na organização
- Regras, nem sempre formais, de como as pessoas devem se comportar
- Sinalizador de sentido
- Mecanismo de controle
- Cultura organizacional forte
- Valores essenciais da organização intensamente acatados e amplamente compartilhados pelos membros
- Cultura organizacional fraca
- valores da organização não são obedecidos ou compartilhados
- [v] Exercícios de fixação
Lucas T R Freitas
quinta-feira, 7 de abril de 2016
Empreendedorismo - 07 de Abril de 2016
Empreendedorismo - 07 de Abril de 2016
Postar até a próxima semana do item 1.2 até o 1.9 do plano de negócio:
Lucas T R Freitas
Postar até a próxima semana do item 1.2 até o 1.9 do plano de negócio:
- Tarefa 2 - Ambiente ESO
- Entrega (postagem na ESO) até dia 13/04/2016
- MEI (Micro Empreendedor Individual
- faturamento até 60.000 por ano
- só pode ter 1 empregado
- 7,5% de imposto no máximo
- 6,5% a 7,5% de imposto
- EIRELI (Empresa Individual de responsabilidade limitada)
- 1 proprietário
- não tem limitação de faturamento
- responsabilidade igual às das LTDA
- não tem limitação de empregados
- LTDA
- responsabilidade limitada
- tem sócio
- faturamento até 3.900.000 por ano para se enquadrar no simples
- engrenagem: fechar plano
- clicar em "Plano de Negócios"
- selecionar o plano desejado
- clicar em "exportar plano"
- salvar o arquivo: nome.zip
Lucas T R Freitas
quarta-feira, 6 de abril de 2016
Programação de computadores - 06 de abril de 2016
Programação de computadores - 06 de abril de 2016
Correção da prova
Questão 1)
A fábrica de sandálias pezão deseja um sistema que realize o balanço de suas vendas. A fábrica trabalha com três tipos de sandálias:
Saídas do programa:
O programa será encerrado quando o usuário digitar "s" no tipo de produto.
Correção da professora:
int main (){
// declaração das variáveis
string tipo-prod;
int tipo-san, contc, contb, conta, fechada, aberta;
float ra, rb, rc, rt;
int contotal;
// inicialização
contc=0;
contb=0;
conta=0;
fechada=0;
aberta=0;
ra=0;
rb=0;
rc=0;
rt=0;
contotal=0;
cout << "informe o tipo de produto: A, B ou C ou digite 's' para sair"<<endl;
cin>>tipo--prod;
while (tipo-prod!="s"){
if (tipo-prod=="c"){
cout<<"Informe o tipo de sandália: 1 para Aberta, 2 para Fechada"<<endl;
cin>>tipo_san;
contc++;
if (tipo-san==1){
aberta++;
} // fechamento do if
else{
if (tipo-san==2){
fechada++;
} // fechamento do if
} // fechamento do else
} // fechamento do if
else{
if (tipo-prod=="A"){
conta++;
fechada++;
} // fechamento do if
else{
if (tipo-prod=="B"){
contb++;
fechada++;
} // fechamento do if
} // fechamento do else
} // fechamento do else
} // fechamento do while
// calculando a receita por tipo
ra=conta*10;
rb=contb*15;
rc=contc*30;
rt=ra+rb+rc;
if (fechada>aberta){
cout<<"O tipo de sandália mais vendida é a fechada."<<endl;
} // fechamento do if
else{
cout<<"O tipo de sandália mais vendida é a aberta."<<endl;
}// fechamento do else
// Total de sandálias
contotal=conta+contb+contc;
mediat=((conta*200)+(contb*300)+(contc*400)/contotal);
// saídas
// escrever as saídas aqui
} // fechamento do int main
Lucas T R Freitas
Correção da prova
Questão 1)
A fábrica de sandálias pezão deseja um sistema que realize o balanço de suas vendas. A fábrica trabalha com três tipos de sandálias:
- sandália A
- uso de borracha: 200
- preço: 10,00
- tipo: fechada
- sandália B
- uso de borracha: 300
- preço: 15,00
- tipo: fechada
- sandália C
- uso de borracha: 400
- preço: fechada/aberta
- tipo: 30,00
Saídas do programa:
- Receita total;
- Receita por tipo;
- O tipo de sandália mais vendida;
- A quantidade média de borracha utilizada nas sandálias vendidas.
O programa será encerrado quando o usuário digitar "s" no tipo de produto.
Correção da professora:
int main (){
// declaração das variáveis
string tipo-prod;
int tipo-san, contc, contb, conta, fechada, aberta;
float ra, rb, rc, rt;
int contotal;
// inicialização
contc=0;
contb=0;
conta=0;
fechada=0;
aberta=0;
ra=0;
rb=0;
rc=0;
rt=0;
contotal=0;
cout << "informe o tipo de produto: A, B ou C ou digite 's' para sair"<<endl;
cin>>tipo--prod;
while (tipo-prod!="s"){
if (tipo-prod=="c"){
cout<<"Informe o tipo de sandália: 1 para Aberta, 2 para Fechada"<<endl;
cin>>tipo_san;
contc++;
if (tipo-san==1){
aberta++;
} // fechamento do if
else{
if (tipo-san==2){
fechada++;
} // fechamento do if
} // fechamento do else
} // fechamento do if
else{
if (tipo-prod=="A"){
conta++;
fechada++;
} // fechamento do if
else{
if (tipo-prod=="B"){
contb++;
fechada++;
} // fechamento do if
} // fechamento do else
} // fechamento do else
} // fechamento do while
// calculando a receita por tipo
ra=conta*10;
rb=contb*15;
rc=contc*30;
rt=ra+rb+rc;
if (fechada>aberta){
cout<<"O tipo de sandália mais vendida é a fechada."<<endl;
} // fechamento do if
else{
cout<<"O tipo de sandália mais vendida é a aberta."<<endl;
}// fechamento do else
// Total de sandálias
contotal=conta+contb+contc;
mediat=((conta*200)+(contb*300)+(contc*400)/contotal);
// saídas
// escrever as saídas aqui
} // fechamento do int main
Lucas T R Freitas
terça-feira, 5 de abril de 2016
ESO - Gestão da Qualidade (UCLx - 11636)
ESO - Gestão da Qualidade (UCLx - 11636)
Lucas T R Freitas
- [ ] Gestão da Qualidade (UCLx - 11636)
- [v] Bem vindo!
- [v] Plano de Ensino
- [v] Programa detalhado
- [v] Avaliação da aprendizagem
- [v] Objetivos
- [v] Recursos instrucionais
- [v] Referência bibliográfica
- [v] Semana 1
- [v] Introdução
- [v] Semana 2
- [v] Gestão da Qualidade - Definição e Conceitos
- [v] Semana 3
- [v] Gestão da Qualidade - Definição e Conceitos
- [v] Semana 4
- [v] Gestão da Qualidade Total - TQM (Total Quality Management)
- [v] Gestão da Qualidade Total - TQM (Total Quality Management)]
- [v] Qualidade na indústria de alta tecnologia
- [v] Respostas das questões dadas em aula
- [v] Semana 5
- [v] Prêmios da qualidade
- [v] Semana 6
- [v] Prêmios da qualidade
- [v] Semana 7
- [v] Prêmios da qualidade
- [v] Semana 8
- [v] Prova 1
- [] Semana 9
- [] Custos da qualidade e desperdícios na produção
- [] Semana 10
- [] Custos da qualidade e desperdícios na produção
- []
Lucas T R Freitas
Assinar:
Postagens (Atom)