- [v] Boas vindas
- [v] Apresentação da disciplina
- [v] Planos
- [v] Conteúdo semanal de fundamentos da Administração
- [v] Plano de Avaliação
- [v] Datas importantes
- [v] Semana 1 - Administração: Perspectivas históricas
- [v] Perspectivas históricas da administração
- [v] Exercícios de fixação
- [v] Atividade de reflexão
- [v] Semana 2 - Introdução à Administração
- [v] Definição e propósito da Administração
- [v] Funções da Administração
- [v] Eficiência e Eficácia Organizacional
- [v] Ética e Responsabilidade Social
- [v] Exercícios de Fixação
- [v] Semana 3 - Administração como Ciência
- [v] Administração como Ciência
- [v] Semana 4 - A Organização e seu Ambiente
- [v] Organização Formal e Informal
- [v] Organização e seu Ambiente
- [v] Organizações como Sistemas
- [v] Exercícios de Fixação
- [v] Semana 5 - Níveis da Administração e Áreas Funcionais
- [v] Níveis Organizacionais
- [v] Divisão Organizacional
- [v] Papéis e Habilidades do Administrador
- [v] Exercício de Fixação
- [v] Semana 6 - Exercícios Avaliativos
- [v] Exercícios Avaliativos
- [v] Semana 7 - Ideias Centrais das Teorias Clássica e Científica da Administração
- [v] Teoria Clássica e Movimento da Administração Científica
- [v] Exercícios de Fixação
- [v] Semana 8 - Taylor e os princípios da Administração Científica
- [v] Princípios da Administração Científica
- Frederick W. Taylor
- um dia de trabalho razoável
- trabalho em ritmo lento
- apressado
- Organização racional do trabalho
- Análise do trabalho e estudo de tempos e movimentos
- Divisão do trabalho e especialização do operário
- Desenho de cargas e tarefas
- [v] Críticas à Administração Científica
- Mecanicismo da Administração Científica
- Superespecialização do operário
- Visão microscópica do homem
- Ausência de comprovação científica
- Abordagem incompleta da organização
- Limitação do campo de aplicação
- problemas localizados nas fábricas
- Abordagem prescritiva e normativa
- Abordagem de sistema fechado
- [v] Exercícios de fixação
- [v] Atividade de reflexão
- [v] Semana 9 - Ford: Produção em Massa e Linha de Montagem
- [v] Ford: Produção em massa e linha de montagem
- Princípios básicos de Ford
- racionalização da produção
- produção em massa
- consumo em massa (real ou potencial)
- Progressão planejada, ordenada e contínua
- Trabalho entregue ao trabalhador
- Operações analisadas em seus elementos constituintes
- [v] Exercícios de fixação
- [v] Texto complementar
- [v] Semana 10 - Fayol e a Teoria Clássica da Administração
- [v] Funções da empresa e do administrador
- Henri Fayol
- Nível estratégico
- 6 Funções básicas da empresa:
- funções técnicas
- funções comerciais
- funções financeiras
- funções de segurança
- proteção e preservação dos bens e das pessoas
- funções contábeis
- funções administrativas
- coordenam as outras funções
- Funções do administrador
- prever
- organizar
- comandar
- coordenar
- controlar
- [v] Divisão do trabalho de especialização
- Especialização das tarefas
- Diferenciação das tarefas
- Divisão do trabalho
- verticalmente
- níveis de autoridade
- horizontalmente
- [v] Princípios da Administração Clássica
- Divisão do trabalho
- Autoridade e responsabilidade
- Disciplina
- Unidade de comando
- Unidade de direção
- Subordinação do interesse individual ao interesse geral
- Remuneração do pessoal
- Centralização
- Cadeia de comando
- Ordem
- Equidade
- Estabilidade do pessoal
- Iniciativa
- Espírito de equipe
- [v] Críticas à Administração Clássica
- Abordagem simplificada da organização formal:
- Ausência de trabalhos experimentais
- O extremo racionalismo na concepção da administração
- Teoria da máquina
- Abordagem incompleta da organização
- Abordagem de sistema fechado
- [v] Exercícios de fixação
- [v] Semana 11 - Exercícios Avaliativos
- [v] Exercícios avaliativos
- [v] Semana 12 - Introdução à Teoria das Relações Humanas
- [v] A experiência de Hawthorne
- Abordagem comportamental
- Produtividade dos trabalhadores
- Reconhecimento
- [] Semana 13 - Ideias centrais da Teoria das Relações Humanas
- [v] Ideias centrais da teoria das relações humanas
- Escola das relações humanas
- experimento de Hawthorne
- fracasso das tentativas de relacionar as condições físicas de trabalho com a produtividade
- Homo Socialis
- sociabilidade
- grupos
- Necessidades: afeto, segurança, prestígio
- Condicionado pelo sistema social e pela biologia
- Comportamento complexo
- Grupo informal
- interações informais
- atendimento de necessidades das pessoas (segurança, afetividade e aprovação social)
- Combate fadiga e monotonia
- Participação nas decisões
- motivação
- conhecimento da finalidade da tarefa a ser executada
- participação nas decisões relativas a tarefa a ser executada
- Organização informal
- conjunto das relações sociais não previstas em regulamentos e organogramas
- relações de poder
- envolvimento com o grupo
- paralela às relações formais
- [] Exercícios de fixação
- [] Semana 14 - Teoria das Relações Humanas: conclusões e críticas
- [v] Conclusões da experiência de Hawthorne
- Necessidades afetivas complexas
- Aspectos motivacionais
- Complexidade relativa ao comportamento humano nas organizações
- Grupos informais determinavam padrões de comportamento e produtividade
- Padrões e normas informais dos grupos são influenciados por elementos culturais e sociais dos indivíduos
- Conflitos entre regras informais e formais: diminuição da produtividade
- [v] Críticas à escola de relações humanas
- Oposição cerrada à Teoria Clássica
- Inedequada visualização dos problemas das relações humanas
- Concepção ingênua e romântica do operário
- Limitação do campo experimental
- Parcialidade das conclusões
- Ênfase nos grupos informais
- [v] Exercícios de fixação
- [] Atividade de reflexão
- [v] Semana 15 - Cultura Organizacional
- [v] Cultura Organizacional
- Valores compartilhados, linguagens, histórias, símbolos e comportamentos
- Objetos, histórias, rituais, valores e símbolos que possuem sentido na organização
- Regras, nem sempre formais, de como as pessoas devem se comportar
- Sinalizador de sentido
- Mecanismo de controle
- Cultura organizacional forte
- Valores essenciais da organização intensamente acatados e amplamente compartilhados pelos membros
- Cultura organizacional fraca
- valores da organização não são obedecidos ou compartilhados
- [v] Exercícios de fixação
Lucas T R Freitas
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