quinta-feira, 17 de março de 2016

Programação de Computadores - 16/03/2016

Programação de Computadores - 16/03/2016


Exercício para resolver à mão em sala de aula (sem computador).


Faça um programa em C++ que leia os dados de conta bancária (número da conta, saldo, ano de criação) de várias pessoas e mostre:


a) Quanto de crédito pré-aprovado o correntista tem direito seguindo a tabela:
  • Saldo bancário até R$ 500,00 - Valor do crédito R$ 500,00
  • Saldo bancário acima de R$ 500,00 até R$ 2000,00 - Valor do crédito R$ 800,00
  • Saldo bancário acima de R$ 2000,00 até R$ 5000,00 - Valor do crédito R$ 1500,00
  • Saldo bancário acima de R$ 5000,00 - Valor do crédito R$ 3000,00
Assim que for informado número da conta igual a "-1" mostrar:



b) O número da conta mais antiga.



c) A conta bancária com o maior saldo (número da conta e saldo).



d) Quantas contas possuem saldo superior a R$ 1000,00 e foram criadas entre 2000 e 2010 (inclusive).



e) A média dos saldos das contas criadas em 2014.



Minha resposta (não corrigida):

//início da resposta


cstdlib;


int main() {


//variáveis
int numeroconta;
float saldo;
int anocriacao;
int contamaisantiga;
int anocontamaisantiga;
float maiorsaldo;
int contamaiorsaldo;
int contasmaisquemil;
float saldos2014;
int contascriadas2014;
float mediasaldos2014;



//zerando as variáveis
numeroconta=0;
saldo=0;
anocriacao=0;
contamaisantiga=0;
anodacontamaisantiga=0;
maiorsaldo=0;
contamaiorsaldo=0;
contasmaisquemil=0;
saldos2014=0;
contascriadas2014=0;
mediasaldos=0;

cout<<”Bem vindo ao programa de crédito bancário.”<<endl;



cout<<”Para sair digite número da conta igual a -1”<<endl;


cout<<”Digite o número da conta”<<endl;
cin>>numeroconta;


//início do while
while (numeroconta!=-1){
   cout<<”Informe o ano de criação da conta.”<<endl;
   cin>>anocriacao;



   cout<<”Informe o saldo da conta”<<endl;
   cin>>saldo;


   //resposta da letra a => crédito pré-aprovado
   if (saldo<=500){
      cout<<”O correntista tem direito a R$ 500,00 de crédito.”<<endl;
   }
   if ((saldo>500)&&(saldo<=2000)){
      cout<<”O correntista tem direito a R$ 800,00 de crédito.”<<endl;
   }
   if ((saldo>2000)&&(saldo<=5000)){
      cout<<”O correntista tem direito a R$ 1500,00 de crédito.”<<endl;
   }
   if ((saldo>5000){
      cout<<”O correntista tem direito a R$ 3000,00 de crédito.”<<endl;
   }



   //resposta da letra b => número da conta mais antiga
   if (contamaisantiga==0){
      contamaisantiga=numeroconta;
      anodacontamaisantiga=anocriacao;
   }
   if (anocriacao<anodacontamaisantiga){
      contamaisantiga=numeroconta;
      anodacontamaisantiga=anocriacao;
   }



   //resposta da letra c => conta bancária com maior saldo500
   if (contamaiorsaldo==0){
      contamaiorsaldo=numeroconta;
      maiorsaldo=saldo;
   }
   if(maiorsaldo<saldo){
      contamaiorsaldo=numeroconta;
      maiorsaldo=saldo;
   }



   //resposta da letra d => contas criadas entre 2000 e 2010 (inclusive) com saldo maior que R$ 1000,00.
   if ((anocriacao>2000)&&(anocriacao<=2010)&&(saldo>1000)){
      contasmaisquemil++;
   }



   //resposta da letra e => média dos saldos das contas criadas em 2014
   if (anocriacao==2014){
      contascriadas2014++;
      saldos2014=saldo+saldos2014;
   }

   cout<<”Para sair digite número da conta igual a -1”<<endl;

   cout<<”Digite o número da conta”<<endl;
   cin>>numeroconta;


} // fim do while



//Fora do estrutura do while
//saídas no final do programa
//resposta da letra b
cout<<”O número da conta mais antiga é ”<<contamaisantiga<<endl;



//resposta da letra c
cout<<”O número da conta de maior saldo é ”<<contamaiorsaldo<<” e o saldo da conta é”<<maiorsaldo<<endl;



//resposta da letra d
cout<<”O número de contas criadas entre 2000 e 2010 com saldo superior a R$ 1000,00 é “<<contasmaisquemil<<endl;



//resposta da letra e
mediasaldos2014=saldos2014/contascriadas2014;
cout<<”A média dos saldos das contas criadas em 2014 é “<<mediasaldos2014<<endl;



System (Pause);
return 0;

} // fechamento final



// fim da minha resposta sem correção




Lucas T R Freitas




Gestão da Qualidade - 17 de Março de 2016

Gestão da Qualidade - 17 de Março de 2016

Prêmios de qualidade:
  • Prêmio Deming Japonês - criado em 1951 pela JUSE (Union of Japanese Scientists and Engineers)
  • PNQ - Prêmio Nacional de Qualidade - da FNQ (Fundação Nacional da Qualidade)
    • Publicação: os primeiros passos da excelência
    • Benchmarking com as principais premiações
    • Idoneidade do processo de avaliação
    • Critérios de excelência:
      • Aprendizado organizacional
      • visão sistêmica
      • agilidade
    • Inovações conceituais
    • Educação para a excelência
  • Prêmio Nacional de Qualidade Malcolm Baldridge
  • Prêmio Europeu de Qualidade
  • Prêmio Shingo da Qualidade
    • México, USA e Canadá

Prova dia 14


Lucas T R Freitas

Empreendedorismo - 17 de Março de 2016

Empreendedorismo - 17 de Março de 2016

Forma jurídica das empresas

60000 / 12 = 5000 por mês (MEI - Micro Empreendedor Individual)

Fazer a parte 1 da elaboração do plano de negócios - Sumário Executivo

Notas minhas:
  • Consultoria
    • setor dentro do reflorestamento
    • produção de mudas
  • Maquinário
    • procesador
    • embaladora

Lucas T R Freitas

terça-feira, 15 de março de 2016

Gestão de Projetos - 15 de Março de 2016

Gestão de Projetos - 15 de Março de 2016

Gerenciamento da Integração
Integra as outras nove áreas de conhecimento
  • Desenvolver o termo de abertura do projeto
    • especificação do trabalho do projeto
    • business case
    • acordos
    • fatores ambientais da empresa
    • ativos de processos organizacionais
    • Opinião especializada
    • Técnicas de facilitação
    • Termo de abertura do projeto:
      • Quem autorizou
      • Quem é responsável: gerente
      • Necessidades do negócio
      • Descrição do produto
      • Restrições:
        • Orçamento
        • Prazo
        • Qualidade
      • Premissas
      • Datas
  • Business case
    • demanda de mercado
    • requisito legal
    • avanços tecnológicos
    • impactos ecológicos
    • necessidade social
  •  Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto
    • Termo de abertura do projetío
    • saídas de outros processos
    • Fatores ambientais da empresa
    • Ativos de processos organizacionais
    • Opinião especializada
    • Técnicas de facilitação
    • Plano de gerenciamento do projeto



Lucas T R Freitas

Logística de Transportes - 15/03/2016

Logística de Transportes - 15/03/2016

Apresentação de trabalhos  sobre o transporte rodoviário de carga.

Lucas T R Freitas

Plantio experimental de sementes de Neem com feijão em tubetes de 110cm³.

Plantio experimental de sementes de Neem com feijão em tubetes de 110cm³.
  • Objetivos do plantio em conjunto com o feijão no tubete:
    • criar raízes no substrato utilizado (terra preta) , aproveitando as bactérias nitrificantes do feijão para adubação natural no substrato.
    • facilitar a drenagem, a infiltração, de água no substrato. Especialmente para evitar o surgimento de lodo que impermeabilize a superfície do substrato no tubete.
      • como o feijão se desenvolve rapidamente, mais rápido que a semente de Neem, evitará a formação de uma capa de lodo impermeabilizante nos tubetes, criando um sistema radicular, evitando que o substrato (terra preta) fique encharcado e compactado no interior dos tubetes.
    • aumentar a retenção de água no substrato.
Colocar fotos aqui

Lucas T R Freitas

segunda-feira, 14 de março de 2016

Programaçao de computadores - 14 de Março de 2016

Programaçao de computadores - 14 de Março de 2016

Resposta do exercício da última aula - conta telefônica residencial e comercial (resolução da professora):

int main(){
   int cod,quantmin,tipo;
   float conta, perc1,perc2;
   float contamaior1,contamenor1;
   int codmaior1,codmenor1;
   int quant2exc;
   float somaconta2,mediaconta2;
   int cont2;

   perc=0;
   contamaior1=0;
   quant2exc=0;
   somaconta2=0;
   mediaconta2=0;
   cont2=0;
   perc2=0;
   contamenor1=0;

   cout<<"Informe o código ou digite -1 para sair"<<endl;
   cin>>cod;

   while (cod!=-1){
     cout<<"Informe a quantidade de minutos"<<endl;
     cin>>quantmin;
     cout<<"Informe o tipo de cliente: 1 (Residencial) e 2 (Comercial)"<<endl;
     cin>>tipo;
     if(tipo==1){
      conta=quantmin*0.2;
      }//fechamento do if
     else {
       if(tipo==2){
         if (quantmin>100){
           conta=(quantmin-100)*0.40)+(100*0.30);
         }//fechamento do if
         else{
           conta=(quantmin*0.30);
         }//fechamento do else
       }//fechamento do if
     }// fechamento do else
      cout<<"o valor da sua conta é <<endl;
      cout<<conta<<endl;
      if(tipo==1){
        cont1++;
      }
      else{
         if(tipo==2){
            cont2++;
         }
      }
      if(tipo==1){
         if(conta>contamaior1) {
            contamaior1=conta;
            codmaior=cod;
         }
         if(conta<contamenor1||contamenor==0){
            contamenor1=conta;
            codmenor1=cod;
         }
      }
      if(tipo==2){
         if(quantmin>100) {
            quant2exc++;
         }
      }
      if(tipo==2){
         somaconta2=conta+somaconta2;
      }
      cout<<"Informe o código ou digite -1 para sair"<<endl;
      cin>>cod;
  }// fechamento do while principal

mediaconta2=(somaconta2/cont2
cout<<"A media e" <<mediaconta2<<endl;
perc1=(cont1/(cont1+cont2)*100);
perc2=(cont2/(cont1+cont2)*100));
cout<<perc1;
cout<<perc2;
cout<<cont1;
cout<<cont2;
cout<<contamaior1;
cout<<contamenor1;
cout<<codmaior1;
cout<<codmenor1;
cout<<quant2exc;
//fim int main

}// fechamento final


--

Teste de mesa

int main(){
   int i,j;
   i=1;
   j=2;
   j=i+j; // 1+ 2 = 3
      cout<<j; // imprime 3
         while(j<=8){
            i=i++; //i=2
            j=j+i;  //j=5
            cout<<i+j; // i+j=7
            if((j+i)%2==0){ //não entra aqui
               cout<<j+j;
            }
            else{
               cout<<i+i; // escreve 4
            }
         }

}//fim geral

Resposta da questão:
imprime na tela: 3,7,4,11,6,16,24.


Lucas T R Freitas

Fundamentos da Administração - 11 de Março de 2016

Fundamentos da Administração - 11 de Março de 2016

Aula sobre Conhecimento científico

Senso Comum

Arte

Teologia

Filosofia
  • Falácia: argumento frágil
  • Busca de coerência com a realidade
  • Encadeamento lógico
  • Questiona o significado da vida
 Ciência
  • foca em  fatos reais
  • foca em fenômenos
  • replicabilidade



Lucas T R Freitas

sábado, 12 de março de 2016

Viveiro de mudas de Neem

Viveiro experimental de mudas de Neem (Azadirachta indica)


Fotos do início do viveiro:
Bandeja com 96 tubetes de 110cm³

Suporte para bandejas

Suporte para bandejas e sombrite

Verificação das mudas

Mudas em saquinhos e em tubetes

Mudas em saquinhos e em tubetes

Mudas em saquinhos e em tubetes

Muda de Neem recém-nascida

Muda brotando

Muda pequena

Brotação

Mudas (Mamão, Neem, Jaca) em bandejas e saquinhos

Mudas

Mudas brotando

Mudas brotando

Mudas brotando

Mudas brotando

Mudas brotando

Mudas brotando

Mudas brotando

Mudas brotando

Mudas brotando

Mudas brotando

Mudas brotando

Mudas brotando

Tela de sombreamento instalada

Área sombreada e suporte para mudas

Mudas posicionadas no chão sombreado

Mudas em desenvolvimento

Mudas em desenvolvimento

Mudas em desenvolvimento

Mudas em desenvolvimento

Mudas com aproximadamente 3 semanas de plantio

Mudas com aproximadamente 3 semanas de plantio

Mudas com aproximadamente 3 semanas de plantio

Mudas com aproximadamente 3 semanas de plantio

Mudas com aproximadamente 3 semanas de plantio

Desenvolvimento das mudas

Muda de Neem em 15 de Março de 2016 - muda com aproximadamente 3 meses



Lucas T R Freitas

Curso Growatt - Aula 04 - Conexão CC