quarta-feira, 2 de março de 2016

Programação de Computadores - 02/03/2016

Programação de Computadores - 02/03/2016

Revisão da última aula: Estrutura para descobrir se o número é primo.


Escrevendo o programa com "for":

#include <iostream> // para poder usar o cin (entrada) e cout (saída)
#include <cstdlib> // para poder incluir a função "system pause"
using namespace std; // para poder incluir o return 0

int main () {
   int i,j,num,cont,contprimo;
   cont=0; contprimo=0;
   for (i=1; i<=10; i++){
      cout<<"informe um número"<<endl;
      cin>>num;
      for (j=1; j<=num; j++){
         if(num%j==0){
            cont++;
         }
      }
      if (cont<=2){
         contprimo++;
      }
      cont=0;
      }
      cout<<"A quantiade de números primos é:"<<endl;
      cout<<contprimo;
}


Escrevendo o programa com "while":

#include <iostream> // para poder usar o cin (entrada) e cout (saída)
#include <cstdlib> // para poder incluir a função "system pause"
using namespace std; // para poder incluir o return 0

int main () {
   int i, j, cont, contprimo, num;
   i=1;
   j=1;
   cont=0;
   contprimo=0;
   cout<<"Informe um número inteiro ou digite -1 para sair"<<endl;
   cin>>num;
   while(num!=-1){ //enquanto o número for diferente de -1
      while(j<=num){
         if(num%j==0){
            cont++;
         }
         j++; // "j++" é igual a "j=j+1"
      }
      if(cont<=2){
         contprimo++;
      }
      cont=0;
      j=1;
      cout<<"Informe um novo número ou -1 para sair"<<endl;
      cin>>num;
   }
   cout<<"A quantidade de números primos é:"<<endl;
   system("pause");
   return 0;
}


Exercícios:
  1. Faça um algoritmo que leia o nome e 3 notas de 20 alunos.
    O algoritmo deverá retornar:
    • o nome e a média aritmética de cada aluno e sua situação final.
    • a quantidade de alunos aprovados, reprovados ou reprovado com direito a fazer a prova suplementar. Considere aluno aprovado com média acima de 5, aluno reprovado com média abaixo de 4 e aluno reprovado com direito a prova suplementar com média entre 4 e 5.
    • média geral da turma.
  2. Faça um algoritmo que leia o gabarito de um jogo da MegaSena e o jogo de 30 pessoas, com seus respectivos nomes.
    O algoritmo deverá retornar quantas pessoas acertaram os 6 números da MegaSena.
Resolução dos exercícios:

Notas:
if (media>5){
Aprovados
}
else {
   if (media<4){
      Resprovados
   }
   else{
      Reprovados com direito à prova suplementar
   }
}

Lucas T R Freitas

Gestão de projetos - 01/03/2016

Gestão de projetos - 01/03/2016

Trabalho em grupo em sala de aula: montagem do quadro do PMBOK - 47 processos de gerenciamento de projetos
  • Thais livramento - thaislivr@gmail.com
  • Gabriela - gabriela_mj@hotmail.com
  • Lucas - lucastrfreitas@gmail.com
  • Alexandre Amorim - alexandrea@sistermi.com.br


Lucas T R Freitas

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Programação de Computadores - 29/02/2016

Programação de Computadores - 29/02/2016

Programa utilizado em sala de aula:

Exercício em sala:
  1. Faça um algoritmo que leia vários números inteiros. O algoritmo deverá retornar entre os números informados quantos são primos.
  • Resolução:
    • Resposta minha:
"Bem vindo ao algoritmo que conta numeros inteiros. O programa le o numero digitado e informa quantos numeros primos ele leu."
"Digite um numero inteiro (por exemplo 0, 1, 2, 3...) e tecle ENTER ou tecle ENTER para finalizar."

    • Respostas da professora:
      • Resolução 1:
#include <iostream> // para poder usar o cin (entrada) e cout (saída)
#include <cstdlib> // para poder incluir a função "system pause"

using namespace std; // para poder incluir o return 0

int main() {
   int num, I, contprimo;
   for (I=1; I<=10; I++){
      cout<<"Informe um numero inteiro."<<endl;
      cin>>num; // dá a possibilidade de entrada do número a ser verificado
      if (num%I==0){
         cont++;
      }
   }
   if(cont<=2){
      contprimo++;
   }
   cout<<"A quantidade de numeros primos é"<<endl;
   cout<<contprimo;
   system ("Pause"); // Para dar uma pausa
   return 0; // Para fechar o programa
}

      • Resolução 2:
#include <iostream> // incluir comentário aqui
#include <cstdlib> // para poder incluir a função "system pause"

using namespace std; // incluir comentário aqui

int main() {
   int i, num, cont, contprimo, j;
   cont=0;
   contprimo=0;
   for (i=1; i=10; i++){
      cout<<"Informe um numero inteiro."<<endl;
      cin>>num; // dá a possibilidade de entrada do número a ser verificado
      for (j=1;j<=num;j++){
         if(num%j==0){ //se o resto da divisão do numero por j for igual a zero
            cont++;
         }
         if(cont<=2){
            contprimo++;
         }
         cont = 0;
      }
   cout<<"A quantidade de numeros primos é"<<endl;
   cout<<contprimo;
   system ("Pause");
   return 0;
}

Notas:
  • int: para inteiro
  • string: caracter
  • float: para números reais

Lucas T R Freitas

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Fundamentos da Administração - 26/02/2016

Fundamentos da Administração - 26/02/2016

Reflexões em sala de aula:
  • O que é administrar?
    • Tomar decisões para atingir objetivos.
  • Ética na Grécia significava garantir a felicidade dos cidadãos.
  • Desenvolvimento da Economia.

Sugestão de leitura: Crash.


Lucas T R Freitas

Logística de Transportes - 26/02/2016

Logística de Transportes - 26/02/2016

  • Vídeo em sala de aula sobre a logística no Brasil
  • Resenha em grupo:
    • Milena: milena_liima@hotmail.com
    • Drieli: dryeledhds@gmail.com
    • Rogério: rogerio.pereira.paula@gmail.com
    • Josiele: josielepr@ucl.br
    • Lucas: lucastrfreitas@ucl.br
      • Introdução: Rogério
      • Transporte de carga no Brasil: Rogério
        • Rodoviário: Milena
        • Ferroviário: Driele
        • Aquaviário: Lucas
        • Aéreo: Josiele
      • A burocracia no setor de transporte: Rogério
      •  Conclusão: Rogério


Lucas T R Freitas

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Empreendedorismo - 25/02/2016

Empreendedorismo - 25/02/2016

  • Programa que será utilizado em sala de aula

Programa CEPN - Como Elaborar um Plano de Negócio - SEBRAE (SEBRAE-MG)

https://www.sebraemg.com.br/atendimento/bibliotecadigital/documento/software/software-plano-de-negocio-30

  • Continuação da discussão de ideias de planos de negócio em salas de aula
    • Vestimentas (trajes) para eventos especiais
    • Reflorestamento
    • Brindes

Lucas T R Freitas

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Gestão de Projetos - 23/02/2016

Gestão de Projetos - 23/02/2016

Influências organizacionais
  • Cultura
  • Problemas de comunicação
  • Estrutura Funcional
  • Estrutura Matricial Fraca
  • Estrutura Matricial Balanceada
  • Estrutura Matricial Forte
  • Estrutura Projetizada
  • Estrutura Composta
  • Ativos de processos organizacionais
  • Fatores ambientais da empresa
  • Stakeholders - partes interessadas

Lucas T R Freitas

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Programação de Computadores - 22/02/2016

Programação de Computadores - 22/02/2016

Resolução do exercício da aula anterior:

Algoritmo "Exercício 2"

Var num, I, quant2427: inteiro
       peso, altura, imc: real
       nummaior, nummenor: inteiro
       imcmaior, imcmenor: real

Início
   //inicializando as variáveis
   quant2427 <- 0;
   imcmaior <- 0;
   imcmenor <- 0;

 Para I de 1 até 20 faça
   //Entradas
   Escreva ("Informe o número de inscrição")
   Leia (num)
   Escreva ("Informe o peso e a altura")
   Leia (peso, altura)
   //calculando o IMC
   IMC <- (peso/altura²)
   //saída do IMC
   Escreva ("O seu IMC é:", IMC)
   //Quantidade de IMC entre 24 e 27
   Se (IMC >= 24 e IMC <= 27) então
      quant2427 <- (quant2427 + 1)
   fim se

   //descobrindo o número
   //com o maior IMC
   Se (IMC > IMCmaior) então
      nummaior <- num
      IMCmaior <- IMC
   fimse
   //descobrindo o número de inscrição
   //com o menor IMC
   Se (IMC < IMCmenor) ou (IMCmenor = 0) então
      nummenor <- num
      IMCmenor <- IMC
   fim se
 fim para
 //saída quantidade IMC entre 24 e 27
 Escreva ("Quantidade IMC entre 24 e 27 é:", quant2427)
 //Saída do número de inscrição do maior IMC:
 Escreva ("O número de inscrição com o maior IMC é:" nummaior)
 //Saída do número de inscrição com o menor IMC
 Escreva ("O número de inscrição com o menor IMC é:", nummenor)
fim algoritmo


// -- //


Transição C++
leia = CIN >>
escreva = COUT <<
Se = if
Senão = Else
Enquanto = While
Para = For

Operadores
+ Adição
- Subtração
/ Divisão
% Mod (resto de uma divisão inteira)
== Igualdade
!= diferente

Operadores Lógicos
e = &&
ou = ||

Tipos de dados
Inteiro INT
Real Float
Caracter String

Atribuição
soma <- 0 soma = 0;


# include <iostream>  /* bibliotecas são recursos para permitir que as funções funcionem /*
using namespace std;
int main(){
   int num1, num2;
   cout<< "Informe um número"<<endl; /* endl - endline - finaliza e pula uma linha
   cin>>num1;
   cout<<"Informe outro número"<<end;
   cin>>num2;
   If (num1 >= num2){
      cout<<"O número 1 é o maior"<<endl;
   }
   Else {
      cout<<"O número 2 é o menor"<< endl;
   }
   System ("Pause")
   Return 0;

-- // --

Programa para escrever em C++: code blocks

Lucas T R Freitas

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Logística de transportes - 19/02/2014

Logística de transportes - 19/02/2014

Introdução aos transportes
  • Transportes no Brasil
    • TKU - Tonelada quilômetro útil
    • Apenas 11% da malha rodoviária nacional é pavimentada.
Vídeo: Maravilhas modernas - Transporte de cargas - The History Channel


Lucas T R Freitas

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Empreendedorismo - 18/02/2016

Empreendedorismo - 18/02/2016

Professor Rafael Nascimento
rafaelnascimento@ucl.br
99875-2875

Ideias na sala de aula:
  • Reflorestamento - 3 anos
  • Figurinos - 2 anos - 6 meses
  • Loja de materiais esotéricos - ...

Lucas T R Freitas

Curso Growatt - Aula 04 - Conexão CC