quinta-feira, 23 de abril de 2015

Projeto Interdisciplinar de Engenharia I - 23/04/2015

Projeto Interdisciplinar de Engenharia I - 23/04/2015

Elevadores
Momento de uma força (torque)
  • M = r x F
  • M = r . f . sen teta
Diagrama de corpo livre
  • Somatório dos momentos = 0 (sistema em equilíbrio)
Barra rosqueada (sem atrito)
  • F = Q . p / (2 . pi . r)
Barra rosqueada com atrito
  • F = Q . (2 . pi . u . r - p) / [(2 . pi . r + u . p) . (r / p)
    • u - coeficiente de atrito entre a barra e o parafuso (fuso)
Sistema hidráulico
  • Princípio de Pascal
    • p1 = p2
    • F1 / A1 = F2 / A2
Transmissão de movimento por polias
  • V1 = V2
  • w1 . R1 = w2 . R2
  • w1 = w2 . R2 / R1
  • F1 = F2
    • F = M / r
  • F1 = F2
    • M1 / r1 = M2 / r2
    • M1 = M2 . r1 / r2

Lucas T R Freitas

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Plantio de madeiras nobres - anotações

Plantio de madeiras nobres - anotações


Lucas T R Freitas

domingo, 19 de abril de 2015

Sociologia e Antropologia - ID 142 - Exercício: Assista o filme O diabo veste prada e responda

Serra, 01 de Abril de 2015
Sociologia e Antropologia - ID 142
Lucas Tiago Rodrigues de Freitas
Exercício: Assista o filme O diabo veste prada e responda as seguintes questões:
  1. Explique como o filme aborda a influência da sociedade no comportamento do individuo:
    • A personagem principal se submete a novos comportamentos e atitudes para agradar a chefe. As pessoas ao redor fazem coisas que não gostam, como colocar sapatos de salto e usar roupas de marcas renomadas só para não cair no descaso da chefe.
    • Por outro lado, o filme também mostra que a chefe, mesmo sendo bastante rigorosa, tem seus motivos para agir como age: manter a sua posição de líder, se proteger de ataques de concorrentes, e agir como profissional, sem misturar amizades com negócios.
  2. Você percebe alguma relação com o seu cotidiano? Explique.
    • Às vezes agimos de determinadas maneiras, fora do que agiríamos habitualmente, com a intenção de agradar alguém. Toleramos descasos, abrimos excessões, que não seriam concedidas na maior parte das vezes a todas as pessoas. É como nas vésperas de uma auditoria, em que todos se preparam para o grande dia, mas depois não mantém o estado de operação constante. Uma espécie de maquiagem.
  3. É possível estabelecer uma relação deste filme com a teoria de Durkheim? Explique sua resposta:
    • A Teoria de Durkheim visa a prever o comportamento humano, de acordo com o que afeta o indivíduo. Olhando assim, as coerções sociais fazem a personagem principal ter de escolher entre perder o emprego ou agradar a chefe nos mais loucos requisitos/desejos, como obter o livro do Harry Potter ainda não lançado. Ressalta-se que a pessoa tem escolha, apesar de ser uma escolha do tipo tudo ou nada, o que força a pessoa a permanecer “escrava” da situação.
  4. Quais os fatos sociais você observou no filme? Cite 3 e explicite as características que os tornam fatos sociais:
    • Dominação das pessoas devido à influência, prestígio e conhecimento: a chefe tem uma opinião muito forte porque domina o conteúdo da moda
    • Os colegas de trabalho da personagem principal a estranham devido às diferenças de pensamento, de modo de vestir. Assim, há segregação dentre os próprios funcionários da empresa.
    • Os chefes ganham muito mais que os funcionários: mais dinheiro, mais presentes, mais prestígio.
  5. No filme é possível perceber a influência do indivíduo na sociedade? Explique sua resposta:
    • Sim, a personagem principal ganha o respeito e a admiração da chefe ao realizar suas tarefas com competência e lealdade, mesmo após decidir se afastar da vida “submissa” que estava levando.
Lucas T R Freitas

Sociologia ID 142 Exercício sobre Karl Marx 15/04/2015 Aluno: Lucas Tiago Rodrigues de Freitas

Sociologia ID 142 Exercício sobre Karl Marx 15/04/2015
Aluno: Lucas Tiago Rodrigues de Freitas

Karl Marx foi economista e filósofo social. Realizou vários trabalhos em conjunto com Friedrich Engels. Ele procurou analisar como as pessoas se organizavam em relação à distribuição de poder na sociedade (propriedade dos meios de produção e representação política, principalmente).

Os pensamentos de Marx divergem da linha positivista. Vários são os seus opositores. Um exemplo clássico é Adam Smith, que escreveu a obra “A ética protestante e o espírito do capitalismo”. Para Smith, a vida regrada, simples e voltada ao trabalho dos cidadãos protestantes possibilitou o investimento e reinvestimentos de capital nos meios de produção, aumentando a oferta de produtos e melhorando sua qualidade.

Diferentemente do pensamento de Smith, para a ideia marxista do materialismo histórico, a acumulação de riquezas se fez por meio da pirataria, do roubo, dos monopólios e do controle de preços praticados pelos Estados absolutistas (COSTA, 2000, p.86). Para Marx, a estrutura de capital faz os trabalhadores terem de vender a sua mão-de-obra por não possuírem os meios de produção. Assim, retira-se dos trabalhadores uma quantia denominada de “mais-valia”, que é apropriada pelo dono dos meios de produção.

A partir da revolução industrial, o trabalhador, que anteriormente possuía seus meios de produção, como um artesão, por exemplo, passa a depender das máquinas de costura de uma indústria para conseguir ganhar o seu salário. Ou seja, na visão de Marx, o trabalhador foi alienado do meio de produção.

Seguindo o pensamento de Marx, é como se fosse necessário um embate entre as diversas classes sociais (seja ele através de debate político ou de guerra) para que haja um equilíbrio de poder entre os indivíduos.

Marx quer que todos usufruam do poder da indústria, dos meios produtivos, mas será que ele se questionou quanto à origem das atividades indústriais e a geração de novos produtos?

De qualquer modo, o trabalho de Marx auxiliou em debates sobre temas importantes, que realmente impactam a sociedade: jornada de trabalho, valor do salário, trabalho infantil, modos de produção.
“O postulado básico do marxismo é o determinismo econômico, segundo o qual o fator econômico é determinante da estrutura do desenvolvimento da sociedade.” (Sociologia Geral, Eva Maria Lakates e Marina de Andrade Marconi, 1999, p. 47)
Para Marx, parece que a classe social é algo “fixo”, “rígido”. Chega a lembrar o sistema de castas indiano. Assim, talvez nem com o enfrentamento de classes se poderia chegar a uma “igualdade” entre as pessoas.

Muitos abusos ocorreram no início da industrialização. As jornadas de trabalho não tinham limites bem definidos, não havia salário mínimo, muitos trabalhos eram feitos em condições precárias, os ambientes industriam podiam ser mal iluminados e sem higiene. E a ideia marxista de materialismo histórico ainda dizia que a acumulação de riquezas se fez através de roubo, monopólios... Talvez por isso, a crítica de Marx ao sistema capitalista tenha sido tão ferrenha.

Referências utilizadas:

  • Introdução à sociologia – Sebastião Vila Nova – Editora Atlas S.A., São Paulo, 2000. 
  • Sociologia – introdução à ciência da sociedade – Cristina Costa – Editora Moderna, São Paulo, 1997.
  • Sociologia Geral, Eva Maria Lakates e Marina de Andrade Marconi, 1999. 
Lucas T R Freitas

sábado, 18 de abril de 2015

A Era Kindle - Laissa Soares e Tiago Batista

A Era Kindle - Laissa Soares e Tiago Batista - Leitura finalizada em 18 de Abril de 2015.

  • Notas minhas:
    • Os autores dão várias dicas sobre como publicar livros, tanto em formato eletrônico (e-book, especialmente para o Kindle da Amazon).
    • O texto aborda os diversos aspectos (vantagens e desvantagens) da publicação tradicional (em papel, via editora) e da auto-publicação (via KDP - Kindle Direct Publishing).
    • Os capítulos começam com pensamentos relevantes de pessoas famosas. Ideia interessante, que eu quero aplicar também nos meus livros. 
    • Leitura rápida. Recomendo.

Lucas T R Freitas

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Direito Empresarial - 17/04/2015

Direito Empresarial - 17/04/2015

Exercícios para nota:

1) O menor de 16 anos de idade foi acometido de uma cegueira, todavia, ainda assim não conseguiu exprimir a sua vontade. Nessa hipótese, segundo o código civil, qual o enquadramento da capacidade desse menor?

2) Evilásio herdou dos seus pais cotas de uma sociedade empresária limitada, aos 14 anos de idade. Nessa situação, poderá evilásio exercer atividade empresária? Explique.

Lucas T R Freitas

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Projeto Interdisciplinar de Engenharia I - 16/04/2015

Projeto Interdisciplinar de Engenharia I - 16/04/2015

Modelagem, simulação...
Modelo
  • relação entre o modelo e a realidade correspondente
Cronograma em forma de tabela - data e tarefa
"Diário de Bordo"
  • Anotações (ata) de cada reunião
  • Entregar um "diário de bordo" no final do projeto - no dia 28 de Maio
Slides
  • tipos de projeto
  • andamento do projeto
Lucas T R Freitas

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Engenharia Civil UCL - Anotações de aula - Projeto Interdisciplinar de Engenharia I - 09/04/2015

Projeto Interdisciplinar de Engenharia I - 09/04/2015

A comunicação na engenharia

  • Projeto é uma forma de comunicação
  • linguagem técnica
    • simples, clara e precisa
  • Normas da ABNT
    • NBR 6.030/1980 - Cartas e oficios
    • NBR 10.719/2011 - Relatórios Técnicos e Científicos
    • NBR 15.437/2006 - Pôsteres Técnicos e Científicos
    • NBR 15.287/2011 - Projetos de Pesquisa
    • NBR 14.724/2011 - Trabalhos acadêmicos
    • NBR 10.520/2002 - Citações em Documentos
    • NBR 6.023/2002 - Referências Bibliográficas
  • 5W2H
    • What?
    • Where?
    • When?
    • Why?
    • Who?
    • How?
    • How much?
  • Comunicação oral
    • "Jargão" para cada situação (bancos, financiamentos, funcionários da fábrica...)
    • Recursos necessários...
  • Comunicação virtual
Trabalho para entregar e apresentar
  • Projeto Interdisciplinar - Seminário
    • Trabalho escrito e trabalho apresentado
      • data de entrega e apresentação: 30/04/2015
      • apresentação em Power Point para uma duração de 5 minutos.
      • entrega de um projeto escrito contendo o seguinte roteiro:
        • cabeçalho
        • introdução
        • justificativa da escolha do trabalho
        • lista de materiais
        • detalhamento do PI, com gravuras
        • desenho do projeto, com escala e medidas corretas
        • cronograma detalhado
        • conclusão
        • referências


Lucas T R Freitas

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Instalação do Portão Automático


Instalação do Portão Automático

Vídeos analisados
  • Para resetar o tamanho do percurso (fim de curso): apertar oito vezes o botão do transmissor (controle remoto)
    • http://www.ppa.com.br/img/produtos/12/Manual_Tecnico_DZ_Rio_13_Turbo_Digital_Rev0.pdf
  • Manual técnico DZ Rio Turbo 1/cv Analógico
    • http://www.ppa.com.br/img/produtos/7/Manual_Tecnico_DZ_Rio_1_4_Turbo_Analogica.pdf
  • Como instalar central de controle ppa


  • Controle no farol alto do carro 

  • Controle no farol alto da moto

  • Automação - Motor deslizante 2 de 3


  • Visita à fábrica da PPA



  • Instalação do portão Parte 1


  • Automação Bluetooth


Lucas T R Freitas

Curso Growatt - Aula 04 - Conexão CC