sábado, 4 de abril de 2020

O que o Brasil (e os demais países) pode fazer agora quanto à elevada demanda de aparelhos respiradores?

O que o Brasil (e os demais países) pode fazer agora quanto à elevada demanda de aparelhos respiradores?

Analisando a atual situação, lembro do comentário que vi de um médico da Inglaterra no jornal. Ele disse que o período de quarentena deve ser utilizado para a preparação do sistema de saúde que irá ter um elevado aumento na demanda.

Assim, o raciocínio fica o seguinte: como está previsto um aumento na demanda para leitos hospitalares e aparelhos respiradores, os investimentos no período de quarentena podem e devem ser feitos urgentemente na fabricação de aparelhos respiradores e no aumento do número de leitos.

O aumento do número de leitos pode ser feito através de hospitais de campanha militares, por exemplo.

E a fabricação dos respiradores pode utilizar a expertise dos engenheiros elétricos, engenheiros mecânicos, engenheiros de automação, engenheiros biomédicos, e demais profissionais relacionados à área de produção de equipamentos eletromecânicos.

Então, surge a questão: o que é um respirador e como produzí-lo?

Um respirador é um aparelho para ventilar os pulmões. Existem modelos manuais, em que uma pessoa fica bombeando o ar, tal como o ar que vai para fornalhas. E existem os modelos movidos a eletricidade, que não necessitam de uma pessoa apertando e bombeando a todo o momento.

Como se trata de muita gente em tratamento, é claro que seria uma situação ruim se todos tivesse que usar respiradores manuais. Por isso existem os movidos a energia elétrica.

O grande problema era a fabricação e o preço desses aparelhos, que podem chegar a R$ 50.000,00 no mercado hospitalar.

Porém, como se trata de uma situação de emergência e calamidade pública, deve adotar também medidas de emergência. E a resposta à questão veio rapidamente e já está pronta por pesquisadores brasileiros do Instituto Mauá e a um custo de R$ 300,00 por unidade.

A situação da produção pode ser verificada na reportagem no link abaixo.

https://jovempan.com.br/programas/jornal-da-manha/faculdade-abc-projeta-respirador.html

Portanto, Engenheiro(a) e Técnico(a) Brasileiro(a), se você puder faça a diferença! Ajude a salvar vidas contribuindo na construção de hospitais de campanha e aparelhos respiradores!




#engenheirospelobrasil

#engenheirosentrememação

#engenheirosfaçamrespiradoresbaratosurgente

#respiradores

#respiradoresbrasileiros

#fabriquerespiradores

#respiradoresinovadores




Agradeço sua leitura. Lembre-se de deixar seu comentário, caso seja necessário realizar alguma correção ou melhoria na postagem. Com dedicação, Lucas Tiago Rodrigues de Freitas, M.Sc.

Nenhum comentário: