terça-feira, 17 de março de 2020

Paulo e Estevão - Francisco Cândido Xavier - FEB

Paulo e Estevão - Francisco Cândido Xavier - FEB - 510p. - Leitura finalizada em 18/03/2020

Notas minhas:

Livro de leitura rápida. Bem escrito. Leitura fluída.
Trata-se de um romance, como vem escrito na capa traseira. Me surpreendeu a qualidade do texto.
Fala sobre o início do cristianismo. Sobre as dificuldades dos seguidores do "Caminho".
Fala sobre as dores de Paulo, anteriormente Saulo, dos que ele perseguiu, e da conversão repentina em Damasco.
Estevão (Jeziel, irmão de Abigail), é tornado escravo, e depois é ilegalmente libertado, com a recomendação de mudar de nome para não comprometer o seu libertador romano. Doente quando liberto, é encaminhado aos cristãos, conhecidos como pessoas do "Caminho", onde é cuidado até se recuperar e passa a cooperar com os trabalhos cristãos. Torna-se pregador de destaque. Saulo, como defensor do farisaísmo, o persegue, prende, tortura e manda para apedrejamento. Abigail vê o apedrejamento nos últimos instantes e reconhece o irmão desaparecido Jeziel. Saulo se enche de receios, pois se comprometera a ajudar encontrar Jeziel para a irmã. E se afasta da noiva dali em diante. A noiva adoece gravemente nos meses seguintes. Saulo, após oito meses, resolve procurar Abigail e dar seguimento ao noivado. Encontra-a à beira da morte.
Saulo continua a perseguir os cristãos, especialmente o que estava cuidando de Abigail: Ananias. Segue para Damasco, onde Jesus lhe aparece e ele fica cego. Ananias lhe restaura a visão. Saulo se converte e passa a pregar o cristianismo.
Abigail (noiva de Saulo no romance) recomenda a Saulo: amor, trabalho, esperança e perdão.
Trata-se de um livro espírita. Poucos são os traços explícitos do espiritismo no texto. Destaquei alguns deles:
  • Páginas 281 e 283: aparecem evidentes sinais de espiritismo no texto. Numa nota da p. 283 o Espírito Santo é descrito como a legião dos espíritos santificados na luz e no amor. Na minha opinião são confundidos os conceitos de comunhão dos santos com a terceira pessoa da Trindade.
    • A comunhão dos santos trata da intercessão. Mas ela não é o Espírito Santo. Pode agir por meio dele, mas é algo diferente. (Referências: CIC 686, CIC 946, CIC 947, CIC 954, CIC 955, CIC 956)
  • Na pág. 347 o dom de línguas é tido por vozes: como se não fossem as próprias pessoas que falassem. O dom de línguas não deve ser confundido assim. Um exemplo de ocorrência dele é quando Santo Antônio pregou na Itália e todos podiam entender a mensagem na própria língua. A mensagem partia de Antônio. Era a voz dele. (Referência: https://www.literaturabrasileira.ufsc.br/documentos/?action=download&id=49860)
  • Na pág. 379 o profetismo é encarado como o mediunismo da atualidade.
  • Na pág. 400 vê-se claramente o espiritismo, ao ser mencionado um transe mediúnico em que se descrevia os sofrimentos finais de Paulo. As profecias são encaradas como transes mediúnicos.
O livro é de grande proveito para vermos a dificuldade que os primeiros cristãos passaram. E serve para entender o que e como deve ser uma vida cristã: cheia de amor, trabalho, esperança e perdão.
Mostra as várias etapas da vida de Saulo, as dificuldades na fundação das comunidades. As ameaças, as prisões. O apelo a César. Morre velho, exaurido, mas pregando a Boa Nova: o Salvador veio ao mundo.

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