domingo, 22 de dezembro de 2019

A Estratégia do Oceano Azul - W. Chan Kim e Renée Mauborgne - Sextante

A Estratégia do Oceano Azul - W. Chan Kim e Renée Mauborgne - Sextante - 288p. - Leitura finalizada em 24 de Dezembro de 2019.

Notas minhas:

Livro muito bom. Explica bem a teoria do oceano azul, e como todo oceano azul tende a se tornar um oceano vermelho com a entrada de novos concorrentes. Por isso, deve-se buscar novos oceanos azuis para se manter a frente. Porém, no exemplo de grandes empresas, como a Johnson's deve-se conviver tanto com a estratégia do oceano azul, quanto com os produtos já consolidados mas que estão em um oceano vermelho. As estratégias se complementam.

  • Leitura empolgante e fluida.
  • Aborda a ideia de criação de oceanos azuis, oferecendo inovação de valor, redução de custos e aumento de valor para os compradores.
  • Explica a ideia de um salto de valor.
  • Explica a elaboração e os problemas do projeto do avião de caça F-35, que foi concebido para atender as três forças armadas dos USA (Força Aérea, Marinha e Fuzileiros Navais), com oferecimento de recursos de ponta (diferenciação) e baixo custo.
  • Explica como a instituição de caridade britânica Comic Relief utilizou e utiliza um comportamento de estratégia do Oceano Azul no seu funcionamento com sucesso.
  • Diferença entre estratégia do oceano vermelho e do oceano azul:
    • Oceano vermelho:
      • aplicar em valor, lucro, pessoas: baixo custo ou diferenciação.
    • Oceano azul:
      • aplicar em valor, lucro, pessoas: baixo custo e diferenciação.
  • Apresenta metodologias, como a Matriz de avaliação, para verificar a atuação do negócio em comparação a concorrentes, possibilitando a visualização da alocação de recursos, obtenção de resultados e diferenciais.
  • Apresenta a adoção dos ônibus NABI, mais leves e confortáveis e menos poluentes, além de mais fáceis de consertar, que foram adotados para o transporte público dos Estados Unidos.
  • Apresenta o caso da Bloomberg, que atendeu várias necessidades dos operadores e analistas de mercado, ao fornecer informações confiáveis, com análises estatísticas embutidas, além da oferta de outros produtos e serviços para auxiliar tanto nas tomadas de decisões quanto na vida pessoal dos profissionais do mercado financeiro.
  • Tambeḿ foram abordados os casos do vinho australiano [yellow tail], divertido e acessível às pessoas, menos requintado que os vinhos chiques, e da Southwest Airlines, que oferece vôos com preços de transporte semelhantes aos das viagens de automóvel.


Agradeço sua leitura. Lembre-se de deixar seu comentário, caso seja necessário realizar alguma correção ou melhoria na postagem. Com dedicação, Lucas Tiago Rodrigues de Freitas, M.Sc.

Nenhum comentário:

P!nk - Try (Lyrics)