Notas minhas:
- Livro excelente. Linguagem simples. Erros de tradução (precisa saber um pouco sobre o tema para entender o texto em vários trechos, especialmente quando são citados os Sistema Coordenados, que são abreviados para "SC", mas que às vezes aparecem escritos como "se", em erro de escrita).
- O livro trata de como a Física começou a se desenvolver. Cita conceitos como a ideia do "éter", substância que permearia todo o espaço.
- Vários conceitos físicos são analisados, como a cor, a luz, magnetismo, calor, movimento, ondas, campo, tempo.
- A relatividade é apresentada de forma simples, com exemplos. Apresenta-se o contínuo de espaço-tempo.
- A relatividade geral é apresentada.
- Os "quanta" são apresentados. O termo "quanta" se refere a unidade elementar, básica, descontínua, de que as coisas são formadas. Por exemplo, no caso da areia, do grão de areia (só se aumenta ou diminui a quantidade de areia a partir de um grão, pelo menos). No caso da eletricidade, o quanta elementar é o elétron. No caso da água, é a molécula de H2O. E assim sucessivamente. "Quanta" é a menor unidade do que se está analisando. E assim, coisas quando analisadas minuciosamente podem não ter um aumento contínuo, como a distância, mas apenas descontínuos, átomo a átomo, ou molécula por molécula, por exemplo.
- A "Física Quântica" trabalha em cima de probabilidade de grupos de partículas agirem de determinada forma, comportamento. Não está preocupada em determinar o comportamento de uma única partícula, mas sim de um grupo de partículas. Trata-se assim, de uma "Física de Probabilidades": existem tantos por cento de chance de um grupo de partículas assim se comportarem de determinada maneira.
Agradeço sua leitura. Lembre-se de deixar seu comentário, caso seja necessário realizar alguma correção ou melhoria na postagem. Com dedicação, Lucas Tiago Rodrigues de Freitas, M.Sc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário