Agora que eu consegui fazer um sistema solar off-grid de 975 watts pico funcionar, vejo as dificuldades de se trabalhar com a tecnologia. Muita coisa precisa ser melhorada, como o elevado peso das baterias, a capacidade de armazenamento das baterias, a padronização dos procedimentos de instalação.
Aprendi a dar valor para o esforço do desenvolvimento da tecnologia dos derivados de petróleo. A duras penas aprendi.
Muitas coisas precisam ser melhoradas no campo da utilização de energias limpas. Talvez o grafeno seja o ponto de inversão decisivo quanto à mudança tecnológica, uma das muitas possibilidades.
Quanto à poluição atmosférica, causada pela emissão dos gases da queima de combustíveis fósseis, em algum dia, provavelmente, surgirá uma tecnologia capaz de processá-la e regularizar a atmosfera. Talvez seja cara, talvez barata. Mas a inteligência e o esforço em conjunto por uma solução provavelmente solucionarão a questão da poluição.
Energia solar não é sonho. É realidade. E existe há muito tempo. Mas ainda há muito que avançar para torná-la comum no dia a dia. Especialmente quanto à comunicação, padronização.
Eu não enxergava. Não via um palmo de distância. E defendia algo que não conhecia. Eu estava errado.
M.Sc. Lucas Tiago Rodrigues de Freitas agradece sua leitura. Lembre-se de deixar seu comentário, caso seja necessário realizar alguma correção ou melhoria no material.
Nenhum comentário:
Postar um comentário