Existe um indicativo de que o lucro está maximizado:
Receita Marginal = Custo Marginal
Para empresas competitivas, com produtos homogêneos, tomadoras de preço e com livre entrada e saída no mercado, o lucro máximo é dado quando a produção resulta em:
Custo Marginal = Receita Marginal = Preço
Leva-se em conta aqui o Lucro Econômico ao invés do Lucro Contábil. Quando o Custo Marginal iguala-se ao Preço, o Lucro Econômico iguala-se a 0. A empresa continua tendo o Lucro Contábil e paga todas as contas, salários e também os dividendos dos sócios.
Nesse ponto, a lucratividade da empresa se equipara à lucratividade do melhor investimento financeiro oferecido pelo mercado (tomado por base para se estimar o Custo de Oportunidade).
Caso o Custo Marginal supere o Preço, não é vantojoso expandir a produção.
Enquanto o Preço for maior que o Custo Médio a empresa apresenta Lucro Econômico. Num mercado com concorrência perfeita a tendência é que entrem novas empresas no segmento até que o Lucro Econômico se iguale a 0.
Nenhum comentário:
Postar um comentário