domingo, 24 de abril de 2011

Utilidade, Valor Esperado, Utilidade da Loteria e Prêmio de Risco

Utilidade

Utilidade se refere à preferência de um consumidor por uma determinada cesta de consumo em relação à outra. Diferentes bens podem proporcionar diferentes utilidades a cada consumidor. É importante lembrar que as preferências do consumidor podem variar com o passar do tempo.


Valor Esperado

Investimentos em renda fixa podem nos fornecer 100% de certeza quanto ao valor que receberemos após o período contratado. Quando não há certeza absoluta de que se obterá um determinado valor, por exemplo num caso de investimento em renda variável, pode-se calcular o Valor Esperado dos ganhos de acordo com as probabilidades envolvidas.

O Valor Esperado é calculado através do somatório das multiplicações entre os valores que se pode ganhar e as possibilidades de obtê-los.


Utilidade da Loteria

Quando se envolvem possibilidades (riscos), a utilidade das pessoas pode variar:
  • pessoas aversas a risco podem evitar apostar em loterias ou ter salários variáveis;
  • pessoas neutras ao risco não se importam entre ter um investimento em renda fixa ou em renda variável se o valor esperado ao final for o mesmo;
  • pessoas amantes do risco preferem um investimento mais arriscado do que um em renda fixa com mesmo valor esperado.
É calculada através do somatório da multiplicação entre os possíveis valores que se pode ganhar na loteria e a probabilidade de obtê-los.


Prêmio de Risco

Prêmio de risco se refere à quantia máxima que uma pessoa estaria disposta a pagar para preservar a sua riqueza de possíveis riscos, tais como:
  • apostar na loteria e não ganhar;
  • emprestar dinheiro e levar um calote;
  • ter prejuízos com acidentes de trânsito;
  • ter algum problema sério de saúde;
  • comprar um imóvel e ter problemas de titularidade.
Pagando-se o prêmio de risco a sua riqueza será assegurada, ou seja, protegida do risco, independentemente do fato de o evento (acidente, problema de saúde etc.) acontecer ou não.

Nenhum comentário: