sábado, 23 de abril de 2011

Maximizar o lucro

Maximizar o lucro

Existe um indicativo de que o lucro está maximizado:
Receita Marginal = Custo Marginal

Para empresas competitivas, com produtos homogêneos, tomadoras de preço e com livre entrada e saída no mercado, o lucro máximo é dado quando a produção resulta em:
Custo Marginal = Receita Marginal = Preço


Leva-se em conta aqui o Lucro Econômico ao invés do Lucro Contábil. Quando o Custo Marginal iguala-se ao Preço, o Lucro Econômico iguala-se a 0. A empresa continua tendo o Lucro Contábil e paga todas as contas, salários e também os dividendos dos sócios.

Nesse ponto, a lucratividade da empresa se equipara à lucratividade do melhor investimento financeiro oferecido pelo mercado (tomado por base para se estimar o Custo de Oportunidade).

Caso o Custo Marginal supere o Preço, não é vantojoso expandir a produção.

Enquanto o Preço for maior que o Custo Médio a empresa apresenta Lucro Econômico. Num mercado com concorrência perfeita a tendência é que entrem novas empresas no segmento até que o Lucro Econômico se iguale a 0.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que a estrada se abra à sua frente,
Que o vento sopre levemente em suas costas,
Que o sol brilhe morno e suave em sua face,
Que a chuva caia de mansinho em seus campos,
E, até que nos encontremos, de novo, que Deus lhe guarde nas palmas de suas mãos!


Obrigado pelo seu comentário.

Tomando Decisões - Harvard Business Review - Richard Luecke - 192p.

Tomando Decisões - Harvard Business Review - Richard Luecke - 192p. Notas minhas: Livro de rápida leitura Análises fáceis de assimilar...