quinta-feira, 12 de maio de 2016

Gestão da qualidade – 12 de maio de 2016

Gestão da qualidade – 12 de maio de 2016

As sete ferramentas da qualidade:
Fluxograma
Folha de verificação
Gráfico de Pareto
Diagrama de causa e efeito
CEP
Seis Sigma
MASP


Brainstorming
Diagrama de causa e efeito: meio-ambiente, mão de obra, métodos, matéria-prima, materiais e medidas
Gráfico de Pareto
Diagrama de correlação (diagrama de dispersão)
Fluxograma
Gráfico de Controle
Estratificação: forma de classificação dos dados (por tempo, por local, por tipo, por sintomas)

Trazer na próxima aula:
1 folha de papel milimetrado
Régua
Lápis de cor, caneta colorida
Calculadora
Trazer um livro de estatística básica



Lucas T R Freitas

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Programação de Computadores – 11 de Maio de 2016

Programação de Computadores – 11 de Maio de 2016

Professor André

Vetores
- composto
- homogêneo
- acesso
- declaração

notas:
0 – 9.0
1 – 10.0
2 – 8.0
3 – 7.0
4 – 8.5

cout<<notas[3];
notas[4]=notas[4]+1;
notas[3] = 9.0;


int main(){
float notas[5];
notas[0]=10.0;
notas[1]=9.0;
notas[2]=8.0;
notas[3]=9.0;
notas[4]=7.0;

}// fechamento do int main

#include <iostream>
using namespace std;

int main(){
//<Tipo> <Nome> [<tamanho>];
float notas[5];

notas[0]=10.0;
notas[1]=9.0;
notas[2]=8.0;
notas[3]=9.0;
notas[4]=7.0;


cout<<notas[0]<<endl;
cout<<notas[1]<<endl;
cout<<notas[2]<<endl;
cout<<notas[3]<<endl;
cout<<notas[4]<<endl;
return 0;

} // fechamento do int main



#include <iostream>
using namespace std;

int main(){
//<Tipo> <Nome> [<tamanho>];
float notas[5];

for(int cont=0; cont<=4; cont++){
cout<<”informe a nota: ”;
cin>>notas[cont];

} // fechamento do for

for(int cont=0; cont<=4; cont++){
cout<<notas[cont]<<”, ”;
}// fechamento do for

return 0;

} // fechamento do int main


#include <iostream>
using namespace std;

int main(){
//<Tipo> <Nome> [<tamanho>];
int numeros[10];

for(int i=0; i<10; i++){
cout<<”Informe um numero: ”;
cin>>numeros[i];

} // fechamento do for

int soma=0;
for(int i=0; cont<10; i++){
soma=soma+numeros[i];
}// fechamento do for

float media = soma/10.0;
cout<<”Media…….: “<<media<<endl;

return 0;

} // fechamento do int main

Dado um conjunto de 10 símbolos, imprimir na tela todas as vogais.

0 - f
1 - 7
2 - 4
3 - a
4 - e
5 - t
6 - 9
7 – T
8 - k
9 – u

int main(){
//<Tipo> <Nome> [<tamanho>];
string simbolos[10];

for(int i=0; i<10; i++){
cout<<”Informe um simbolo: ”;
cin>>simbolos[i];

} // fechamento do for

for(int i=0; i<10; i++){
if (simbolos[i] == “a”|| simbolos[i] ==”e” || simbolos[i] ==”i” || simbolos[i] ==”o” || simbolos[i] ==”u”){
cout<<simbolos[i]<<”, “;
} // fechamento do if
}// fechamento do for

float media = soma/10.0;
cout<<”Media…….: “<<media<<endl;

return 0;

} // fechamento do int main



Dado um banco de dados (arquivos) de 10 símbolos, imprimir na tela todas as vogais.

0 - f
1 - 7
2 - 4
3 - a
4 - e
5 - t
6 - 9
7 – T
8 - k
9 – u

#include<iostream>
#include<fstream>
using namespace std;

int main(){
ifstream arqSimb(“dados.txt”); //ifstream = input file stream (entrada de fluxo de dados)

//<Tipo> <Nome> [<tamanho>];
string simbolos[10];

for(int i=0; i<10; i++){
arqSimb>>simbolos[i];

} // fechamento do for

cout<<”Carregando símbolos do arquivo...”;
for(int i=0; i<10; i++){
if (simbolos[i] == “a”|| simbolos[i] ==”e” || simbolos[i] ==”i” || simbolos[i] ==”o” || simbolos[i] ==”u”){
cout<<simbolos[i]<<”, “;
} // fechamento do if
}// fechamento do for

arqSimb.close;
return 0;

} // fechamento do int main



Utilizando função.

Dado um banco de dados (arquivos) de 10 símbolos, imprimir na tela todas as vogais.

0 - f
1 - 7
2 - 4
3 - a
4 - e
5 - t
6 - 9
7 – T
8 - k
9 – u

#include<iostream>
#include<fstream>
using namespace std;

// bool // variável boleana: true or false

int Vogal ( string simb){
if (simb == “a”|| simb ==”e” || simb ==”i” || simb ==”o” || simb ==”u”){
return 1;
} // fechamento do if
else{
retunr 0;
}

int main(){
ifstream arqSimb(“dados.txt”); //ifstream = input file stream (entrada de fluxo de dados)

//<Tipo> <Nome> [<tamanho>];
string simbolos[10];

for(int i=0; i<10; i++){
arqSimb>>simbolos[i];

} // fechamento do for

cout<<endl;
for(int i=0; i<10; i++){
if (Vogal(simbolos[i])==1){
cout<<simbolos[i]<<”, “;
} // fechamento do if
}// fechamento do for

return 0;

} // fechamento do int main

segunda-feira, 9 de maio de 2016

The Law of Success - Napoleon Hill - Penguin USA - 612p.

The Law of Success - Napoleon Hill - Penguin USA - 612p. - Livraria Cultura - R$ 53,10 - Leitura finalizada em 02/09/2017.
  • Notas minhas:
    • "Who said it could not be done? And what great victories has he to his credit which qualify him to judge others accurately?" (Napoleon Hill)
    •  The Master Mind:
      • Co-operate >> Perfect Harmony >> Master Mind
        • Example of formation of a Master Mind: Mr. Ford, Mr. Firestone e Mr. Thomas Edison together
      • "Education - let us not forget this - consists of the power with which to get everything one needs when he needs it, without violating the rights of his fellow men." (Napoleon Hill)
      • The six basic fears: the fear of poverty, the fear os old age, the fear of ill health, the fear of loss of love os someone, the fear of criticism, the fear of death.
      • Lectures suggestions:
        • The Science of Power - Benjamin Kidd
        • Emerson's essay on Compensation (http://www.emersoncentral.com/compensation.htm)
        • Mind in the Making - Robinson
    • Lesson one: A definite chief aim
      • "You can do it if you believe you can!"
      • "The best rose bush, after all, is not that which has the fewest thorns, but that which bears the finest roses." (Henry van Dyke)
      • "Humility is a forerunner of success." (Napoleon Hill)
      • "The best place to study the man-animal is in your own mind, by taking as accurate an inventory as possible of YOURSELF. When you know yourself thoroughly (if you ever do) you will also know much about others." (Napoleon Hill)
      • An old farmer up in Vermont always used to wind up his prayers with this plea: "Oh, God, give me an open mind!" If more people followed his example they might escape being harmstrung by prejudices. And what a pleasant place to live in the world would be. (Napoleon Hill)
      • "Success is the development of the power with which to get whatever one wants in life without interfering with the rights of others." (Napoleon Hill)
      • "Power is organized energy or effort." (Napoleon Hill)
      • Definite purpose in life.
      • "Like attracts like, and you may see evidence of this law in every blade of grass and every growing tree." (Napoleon Hill)
      • "Do not 'tell' the world what you can do - 'show' it!" (Napoleon Hill)
      • "No undesirable environment is strong enough to hold the man or woman who understands how to apply the principle of Auto-suggestion in the creation of a definite chief aim." (Napoleon Hill)
      • "If success depends upon power, and if power is organized effort, and if the first step in the direction of organization is a definite purpose, then one may easily see why such a purpose is essential." (Napoleon Hill)
      • Burning desire >> definite purpose >> action
      • "You cannot succeed when surrounded by disloyal and unfriendly associates, no matter what may be the object of your definite chief aim. Success is built upon loyalty, faith, sincerity, co-operation and the other positive forces with which one must surcharge his environment." (Napoleon Hill)
      • Continuous, Unyielding, Persistent Effort!
    • Lesson two: Self-confidence
      • "You Can Do It If You Believe You Can!"
      • "Day by day in every way I am becoming more successful." (p. 125)
    • Enthusiam:
      • "Succesfull people have discovered ways and means which they believe best suited to their own needs, to produce stimuli which cause them to rise to heights of endeavor above the ordinary." (p. 280-281).
    • The seven deadly horsemen: Intolerance, Greed, Revenge, Egotism, Suspicion, Jealously... (p. 283)
    • No man achieves great success who is unwilling to make personal sacrifices. (p. 288)
    • "Indecision is the devil's favorite tool". Billy Sunday (p. 596)
    • "That the successful men and women are those who reach decisions quickly and then sstand firmly by those decisions after they are made". (p. 599)
Lucas T R Freitas

sexta-feira, 6 de maio de 2016

Fundamentos da Administração – 06 de Maio de 2016


Fundamentos da Administração – 06 de Maio de 2016

Semana 7 da plataforma ESO

Taylor e a Administração Científica

Ideias centrais da época

Taylor – Escola Científica

Ford – Escola Científica

Fayol – Pai da Administração – Escola Clássica da Administração

Abordagem clássica da Administração: Escola Científica e Escola Clássica

Ford e Taylor: trabalhos no nível operacional (chão de fábrica)
Fayol: Nível Estratégico

Racionalidade

Homo Economicus

One best way

Incentivo monetário



Lucas T R Freitas

Logística de Transportes - 06 de Maio de 2016

Logística de Transportes - 06 de Maio de 2016


Vídeo sobre o Canal do Panamá


Lucas T R Freitas

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Empreendedorismo - 05 de Maio de 2016

Empreendedorismo - 05 de Maio de 2016

Plano de Marketing

Descrição dos principais produtos e serviços

Estratégias promocionais

Estrutura de comercialização


Localização do negócio


Estudo dos fornecedores


Despesas de local (exemplo):
aluguel / prestação - 1500,00 / 6% (6m² de 100m²)
condomínio - 300,00
energia - 250,00
água - 50,00
telefone - 65,00


Plano operacional
layout ou arranjo físico
capacidade produtiva/comercial/serviços


12 de Maio - Entrega do Plano de Marketing - Entrega na plataforma ESO (Semana 9 - tarefa 4)

Contato com o professor Rafael: 99875-2875
rafaelnascimento@ucl.br

Preço = Despesas Totais + Lucro

Lucas T R Freitas