segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Programação de Computadores - 29/02/2016

Programação de Computadores - 29/02/2016

Programa utilizado em sala de aula:

Exercício em sala:
  1. Faça um algoritmo que leia vários números inteiros. O algoritmo deverá retornar entre os números informados quantos são primos.
  • Resolução:
    • Resposta minha:
"Bem vindo ao algoritmo que conta numeros inteiros. O programa le o numero digitado e informa quantos numeros primos ele leu."
"Digite um numero inteiro (por exemplo 0, 1, 2, 3...) e tecle ENTER ou tecle ENTER para finalizar."

    • Respostas da professora:
      • Resolução 1:
#include <iostream> // para poder usar o cin (entrada) e cout (saída)
#include <cstdlib> // para poder incluir a função "system pause"

using namespace std; // para poder incluir o return 0

int main() {
   int num, I, contprimo;
   for (I=1; I<=10; I++){
      cout<<"Informe um numero inteiro."<<endl;
      cin>>num; // dá a possibilidade de entrada do número a ser verificado
      if (num%I==0){
         cont++;
      }
   }
   if(cont<=2){
      contprimo++;
   }
   cout<<"A quantidade de numeros primos é"<<endl;
   cout<<contprimo;
   system ("Pause"); // Para dar uma pausa
   return 0; // Para fechar o programa
}

      • Resolução 2:
#include <iostream> // incluir comentário aqui
#include <cstdlib> // para poder incluir a função "system pause"

using namespace std; // incluir comentário aqui

int main() {
   int i, num, cont, contprimo, j;
   cont=0;
   contprimo=0;
   for (i=1; i=10; i++){
      cout<<"Informe um numero inteiro."<<endl;
      cin>>num; // dá a possibilidade de entrada do número a ser verificado
      for (j=1;j<=num;j++){
         if(num%j==0){ //se o resto da divisão do numero por j for igual a zero
            cont++;
         }
         if(cont<=2){
            contprimo++;
         }
         cont = 0;
      }
   cout<<"A quantidade de numeros primos é"<<endl;
   cout<<contprimo;
   system ("Pause");
   return 0;
}

Notas:
  • int: para inteiro
  • string: caracter
  • float: para números reais

Lucas T R Freitas

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Fundamentos da Administração - 26/02/2016

Fundamentos da Administração - 26/02/2016

Reflexões em sala de aula:
  • O que é administrar?
    • Tomar decisões para atingir objetivos.
  • Ética na Grécia significava garantir a felicidade dos cidadãos.
  • Desenvolvimento da Economia.

Sugestão de leitura: Crash.


Lucas T R Freitas

Logística de Transportes - 26/02/2016

Logística de Transportes - 26/02/2016

  • Vídeo em sala de aula sobre a logística no Brasil
  • Resenha em grupo:
    • Milena: milena_liima@hotmail.com
    • Drieli: dryeledhds@gmail.com
    • Rogério: rogerio.pereira.paula@gmail.com
    • Josiele: josielepr@ucl.br
    • Lucas: lucastrfreitas@ucl.br
      • Introdução: Rogério
      • Transporte de carga no Brasil: Rogério
        • Rodoviário: Milena
        • Ferroviário: Driele
        • Aquaviário: Lucas
        • Aéreo: Josiele
      • A burocracia no setor de transporte: Rogério
      •  Conclusão: Rogério


Lucas T R Freitas

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Empreendedorismo - 25/02/2016

Empreendedorismo - 25/02/2016

  • Programa que será utilizado em sala de aula

Programa CEPN - Como Elaborar um Plano de Negócio - SEBRAE (SEBRAE-MG)

https://www.sebraemg.com.br/atendimento/bibliotecadigital/documento/software/software-plano-de-negocio-30

  • Continuação da discussão de ideias de planos de negócio em salas de aula
    • Vestimentas (trajes) para eventos especiais
    • Reflorestamento
    • Brindes

Lucas T R Freitas

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Gestão de Projetos - 23/02/2016

Gestão de Projetos - 23/02/2016

Influências organizacionais
  • Cultura
  • Problemas de comunicação
  • Estrutura Funcional
  • Estrutura Matricial Fraca
  • Estrutura Matricial Balanceada
  • Estrutura Matricial Forte
  • Estrutura Projetizada
  • Estrutura Composta
  • Ativos de processos organizacionais
  • Fatores ambientais da empresa
  • Stakeholders - partes interessadas

Lucas T R Freitas

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Programação de Computadores - 22/02/2016

Programação de Computadores - 22/02/2016

Resolução do exercício da aula anterior:

Algoritmo "Exercício 2"

Var num, I, quant2427: inteiro
       peso, altura, imc: real
       nummaior, nummenor: inteiro
       imcmaior, imcmenor: real

Início
   //inicializando as variáveis
   quant2427 <- 0;
   imcmaior <- 0;
   imcmenor <- 0;

 Para I de 1 até 20 faça
   //Entradas
   Escreva ("Informe o número de inscrição")
   Leia (num)
   Escreva ("Informe o peso e a altura")
   Leia (peso, altura)
   //calculando o IMC
   IMC <- (peso/altura²)
   //saída do IMC
   Escreva ("O seu IMC é:", IMC)
   //Quantidade de IMC entre 24 e 27
   Se (IMC >= 24 e IMC <= 27) então
      quant2427 <- (quant2427 + 1)
   fim se

   //descobrindo o número
   //com o maior IMC
   Se (IMC > IMCmaior) então
      nummaior <- num
      IMCmaior <- IMC
   fimse
   //descobrindo o número de inscrição
   //com o menor IMC
   Se (IMC < IMCmenor) ou (IMCmenor = 0) então
      nummenor <- num
      IMCmenor <- IMC
   fim se
 fim para
 //saída quantidade IMC entre 24 e 27
 Escreva ("Quantidade IMC entre 24 e 27 é:", quant2427)
 //Saída do número de inscrição do maior IMC:
 Escreva ("O número de inscrição com o maior IMC é:" nummaior)
 //Saída do número de inscrição com o menor IMC
 Escreva ("O número de inscrição com o menor IMC é:", nummenor)
fim algoritmo


// -- //


Transição C++
leia = CIN >>
escreva = COUT <<
Se = if
Senão = Else
Enquanto = While
Para = For

Operadores
+ Adição
- Subtração
/ Divisão
% Mod (resto de uma divisão inteira)
== Igualdade
!= diferente

Operadores Lógicos
e = &&
ou = ||

Tipos de dados
Inteiro INT
Real Float
Caracter String

Atribuição
soma <- 0 soma = 0;


# include <iostream>  /* bibliotecas são recursos para permitir que as funções funcionem /*
using namespace std;
int main(){
   int num1, num2;
   cout<< "Informe um número"<<endl; /* endl - endline - finaliza e pula uma linha
   cin>>num1;
   cout<<"Informe outro número"<<end;
   cin>>num2;
   If (num1 >= num2){
      cout<<"O número 1 é o maior"<<endl;
   }
   Else {
      cout<<"O número 2 é o menor"<< endl;
   }
   System ("Pause")
   Return 0;

-- // --

Programa para escrever em C++: code blocks

Lucas T R Freitas

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Logística de transportes - 19/02/2014

Logística de transportes - 19/02/2014

Introdução aos transportes
  • Transportes no Brasil
    • TKU - Tonelada quilômetro útil
    • Apenas 11% da malha rodoviária nacional é pavimentada.
Vídeo: Maravilhas modernas - Transporte de cargas - The History Channel


Lucas T R Freitas

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Empreendedorismo - 18/02/2016

Empreendedorismo - 18/02/2016

Professor Rafael Nascimento
rafaelnascimento@ucl.br
99875-2875

Ideias na sala de aula:
  • Reflorestamento - 3 anos
  • Figurinos - 2 anos - 6 meses
  • Loja de materiais esotéricos - ...

Lucas T R Freitas

Gestão da Qualidade - 18/02/2016

Gestão da Qualidade - 18/02/2016

fabiolaloyola@ucl.br


Prova 1 - 14/04
Prova 2 - 16/06
Trabalho 1 - 30/06
ESO - Todo o semestre
Prova semestral - será marcada pela UCL

Fazer uma definição de qualidade:
"Qualidade é atender os requisitos propostos ao cliente pelo Marketing. Qualidade é a manutenção de um bom (mix de) Marketing: Preço, Praça, Produto, Promoção. Qualidade é manter o bom andamento do Marketing."

Discussão em sala:
  • necessidades do mercado
  • adequação a normas (ao uso)
  • itens desejáveis
  • sem defeitos
  • atendimento ao consumidor/cliente
  • padrões/conformidades
  • requisitos (do cliente)
  • satisfação do cliente

Lucas T R Freitas

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Programação de Computadores - 17/02/2016

Programação de Computadores - 17/02/2016

Programa para linguagem Portugol: visual g

Correção do exercício da última aula (exercício de somatório, quantidade e média)

Algoritmo "Revisão"

Var I, categoria, contexp, contimp: inteiro
       pvenda, pcusto, somaimp, mediaimp: Real

Início
   // Zerar as variáveis que vão receber 
   Contimp <- 0;
   pvenda <- 0;
   somaimp <- 0;
   mediaimp <- 0;
   contexp <- 0;

   Para I de 1 até 30 (passo 1) faça // "passo 1" é opcional, pois a estrutura "para" é auto-incrementável
      // Entradas
      Escreva ("Informe o preço de custo do ",I," º produto")
      Leia (pcusto)
      Escreva ("Informe a categoria, digite 1 para importação e 2 para exportação")
      Leia (cat)
      // Calculando o preço de venda
      Se (cat=1) então // operador relacional
         pvenda <- (pcusto * 1.15)
         contimp <- (contimp +1)
         somaimp <- (somaimp + pvenda)
      Senão
         Se (cat=2) então
            pvenda <- (pcusto *1.20)
            // Calculando a quantidade dos produtos exportação
            contexp <- (contexp +1)
         Senão
            Escreva ("Informe a categoria, digite 1 para importação e 2 para exportação")
            Leia (cat)
         fim se
      fim se
      Escreva ("O preço de venda do produto ", I," é ", pvenda)
   Fimpara
   Escreva ("A quantidade de produtos do tipo exportação é", contexp)
   Médiaimp <- (somaimp / contimp)
   Escreva ("A média é", Mediaimp)


-- // --

Exercício

Faça um algoritmo que leia o número de inscrição, o peso e a altura de 20 atletas corredores maratonistas. O algoritmo deverá retornar:
  • o IMC de cada maratonista
  • a quantidade de maratonistas com IMC entre (inclusive) 24 e 27
  • o número de inscrição do maratonista com maior IMC
  • o número de inscrição do maratonista com menor IMC
Observação: considere que não há IMC igual.


Lucas T R Freitas

Geometria Analítica - 17/02/2016

Geometria Analítica - 17/02/2016

Fazer o desenho de uma rampa de skate

Eixo X - Abcissa
Eixo Y - Ordenada
Eixo Z - Cota

Ponto e Vetor



Lucas T R Freitas