quarta-feira, 8 de junho de 2016

Programação de Computadores - 08 de Junho de 2016

Programação de Computadores - 08 de Junho de 2016

Exercício para fazer em dupla

*------------*------------*------------*
Sistema Gerenciador de Cinema
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*                                                    *
*            Menu Principal               *
*                                                    *
*   1- Reserva                                *
*   2- Compra                                *
*   3- Mapa de cadeiras                 *
*   4- Arrecadação total                *
*   5- Sair                                      *
*------------*------------*------------*
*                                  by Zirlene *
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1- Reserva (dentro de um quadrado)
Informe a fila
Informe a cadeira
0 - Retorna ao Menu

Obs: o cinema possui uma estrutura de 15 filas (linhas) com 10 cadeiras (colunas) em cada fila. Uma cadeira só pode ser reservada se não existir reserva para ela ou não estiver comprada. Ao realizar a reserva o sistema deve atribuir "R" para a cadeira.

2- Compra (dentro de um quadrado)
Informe a fila
Informe a cadeira
0- Retorna ao Menu

Obs: uma compra só pode ser feita se for para um lugar disponível ou reservado. Deverá ser atribuído "C" para a cadeira comprada. O valor do bilhete do cinema é de R$40,00. Se a cadeira comprada vier de uma reserva ganhará 10% de desconto.

3- Mostrar mapa cadeiras (dentro de um quadrado)
0- Retorna ao menu

Obs: Deverá mostrar a matriz 15x10 completa com os lugares disponíveis, reservados e comprados

4- Arrecadação total
0- Retorna ao menu

Obs: Deve apresentar:

  • Quantidade de reservas
  • Quantidade de entradas compradas
  • Quantidade de entradas compradas com reservas
  • Total arrecadado
5- Sair
Obs: encerrar o sistema.


Lucas T R Freitas

Meu filho não quer ir à missa. O que fazer?



Lucas T R Freitas

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Programação de computadores - 06 de Junho de 2016

Programação de computadores - 06 de Junho de 2016

Estruturas homogêneas - Matrizes

Declaração matriz em c++

int main(){

 int dados [3] [2] // tipo de dados nome da matriz [linhas] [colunas]


} // fechamento do int main


Colocando elementos em uma matriz

int main () {

int i, j;
int mat [3] [4];

for (i=0; i<3;i++){
 for(j=0; j<4;j++){
  cin>>mat[i][j];
 } // fechamento do for
} // fechamento do for


// retirando elementos de uma matriz

for (i=0;i<3;i++){
 for (j=0;j<4;j++){
 cout<<mat[i][j]<<"|";

 } // fechamento do for
 cout<<endl;
} // fechamento do for

Return 0;
} // fechamento do int main


Exercícios
  1. Faça um algoritmo que leia uma matriz quadrada 4x4 de números inteiros e retorne:
    • a) A soma dos elementos de cada linha.
    • b) A média dos elementos informados.
    • c) A soma dos elementos da diagonal principal.
    • d) A quantidade de elementos múltiplos de 3.

Resolução minha:


#include <iostream>
#include <fstream>
#include <cstdlib>

using namespace std;

int main()
{
    // declarando as variáveis
    int a=0, b=0, i=0, j=0, sair=0, somalinha=0, somatotal=0, somadiagonal=0, multiplos3=0;

    // declarando a matriz
    int matriz1 [a] [b];

    // Entrando com os parâmetros da matriz
    cout<<"Escreva o número de linhas da matriz."<<endl;
    cin>>a;
    cout<<"Escreva o número de colunas da matriz."<<endl;
    cin>>b;

    // Entrando com os dados da matriz
    for(i=0;i<a;i++){
     for(j=0;j<b;j++){
      cout<<"Escreva o número da posicao linha "<<i<<" coluna "<<j<<"."<<endl;
      cin>> matriz1[i][j];

     }
    }

    // Saindo com os dados da matriz
    for(i=0;i<a;i++){
     for(j=0;j<b;j++){
      cout<<"O número da posicao linha "<<i<<" coluna "<<j<<" é: ";
      cout<< matriz1[i][j]<<endl;

     }
    }

// resposta da letra a - A soma dos elementos de cada linha
    for(i=0;i<a;i++){
     somalinha=0;
     for(j=0;j<b;j++){
      somalinha=somalinha+matriz1[i][j];
     }
     cout<<"A soma dos número posicao linha "<<i<<" é: "<<somalinha<<"."<<endl;
    }

// resposta da letra b - A média dos elementos informados
    for(i=0;i<a;i++){
     for(j=0;j<b;j++){
      somatotal=somatotal+matriz1[i][j];
     }
    }
cout<<"A soma de todos os elementos é "<<somatotal<<" e a media é "<<somatotal/(a*b)<<"."<<endl;


// resposta da letra c - A soma dos elementos da diagonal principal
    for(i=0;i<a;i++){
     for(j=0;j<b;j++){
      if(i==j){
        somadiagonal=somadiagonal+matriz1[i][j];
        } // fechamento do if
     }
    }
cout<<"A soma dos elementos da diagonal da matriz é "<<somadiagonal<<"."<<endl;


// resposta da letra d - A quantidade de elementos múltiplos de 3
    for(i=0;i<a;i++){
     for(j=0;j<b;j++){
      if(matriz1[i][j]%3==0){
         multiplos3++;
        } // fechamento do if
     }
    }
cout<<"A quantidade de elementos multiplos de 3 da matriz é "<<multiplos3<<"."<<endl;

// Encerrando o programa
    system ("Pause");

    while(sair==0){
    cout << "Digite 1 para sair" << endl;
    cin>> sair;
    } // fechamento do while
    return 0;
}




Lucas T R Freitas

Oração a São Pedro

Oração a São Pedro

Gloriosíssimo São Pedro, creio que vós sois o fundamento da igreja, o pastor universal de todos os fiéis, o depositário das chaves do céu, o verdadeiro vigário de Jesus Cristo; e eu me glorio de ser vossa ovelha, vosso súdito e filho. Uma graça vos peço com toda a minha alma; guardai-me sempre unido a vós e fazei que antes me seja arrancado do peito o coração do que o amor e plena submissão que vos devo nos vossos sucessores, os Pontífices Romanos. Viva e morra como filho vosso e filho da Santa Igreja Católica, Apostólica, Romana. Amém!

São Pedro, rogai por nós!

Lucas T R Freitas

Victor & Leo - Sem Trânsito, Sem Avião



Lucas T R Freitas

sábado, 4 de junho de 2016

Fundamentos da Administração – 03 de Junho de 2016


Fundamentos da Administração – 03 de Junho de 2016

Fordismo
Linha de montagem
Organização do trabalho
Produção e consumo em massa

Ford e Taylor – Teoria Científica – (Chão de fábrica – nível operacional)

Fayol – Teoria clássica
Livro do Fayol: Administração industrial e geral
Fayol buscava a eficiência
prever, planejar, organizar, coordenar, comandar e controlar
Profissionalização e ensino da administração
Funções da organização:
- técnicas, comerciais, financeiras, segurança, contábeis, administrativas


Lucas T R Freitas

Curso Growatt - Aula 04 - Conexão CC