quarta-feira, 25 de maio de 2016

Programação de computadores - 25 de Maio de 2016

Programação de computadores - 25 de Maio de 2016

Correção do exercício

a) ler 40 números para um arquivo

b) separar as notas em 2 vetores:
>=5,0
<5,0

c) imprimir as notas

d) quantidade de notas entre 4 e 5

e) Média das notas


Resposta:

#include <iostream>
#include <fstream>

using namespace std;

const int qtdNotas = 10;
float nota1[qtdNotas]; // Notas maiores ou iguais a 5
float nota2[qtdNotas]; // Notas menores que 5
int cont1=0, cont2=0;

void LeNotas(){
 ofstream arqNotas("dados.txt");

 for(int i=0;i<qtdNotas;i++){
  float nota;
  cout<<"Informe uma nota: ";
  cin>>nota;
  arqNotas<<nota<<endl;
 } // fechamento do for

arqNotas.close();

} // fechamento do void

void SeparaNotas(){

 ifstream arqNotas("dados.txt");

 for(int i=0; i<qtdNotas;i++){
  float nota=0;
  arqNotas>>nota;
  if(nota>=5.0){
   nota1[cont1] = nota;
   cont1++;
  } // fechamento do if
   else{
   nota2[cont2] = nota;
   cont2++;
   } // fechamento do else
 } // fechamento do for
arqNotas.close();
} // fechamento do void

void ImprimeNotas(){
 cout<<"Notas maiores ou iguais a 5: ";
 for(int i=0;i<cont1;i++){
  cout<<nota1[i]<<",";
 } // fechamento do for
 cout<<endl;

 cout<<"Notas menores que 5: ";
 for(int i =0; i<cont2;i++){
  cout<<nota2[i]<<", ";
 } // fechamento do for

} // fechamento do void


int  QtdNotasEsuplementar(){
 int contNotasES=0;
 for(int i=0;i<cont2;i++){
  if(nota2[i]>=4.0 && nota2[i] < 5.0){
   contNotasES++;
  } // fechamento do if

 } // fechamento do for
 return contNotasES;

} // fechamento do void


float MediaV1() {
 float soma=0;

 for(int i=0; i<cont1;i++){
   soma = soma+nota1[i];
 } // fechamento do for
 float media = soma/cont1;
 return media;
} // fechamento do float


void MediaV2() {
 float soma=0;

 for(int i=0; i<cont1;i++){
   soma = soma+nota1[i];
 } // fechamento do for
 float media = soma/cont1;
 cout<<"Media: "<<media<<endl;
 if(media>6){
  cout<<"A media está acima de 6.0";
 } // fechamento do if
 else{
  cout<<"A média está abaixo de 6.0";
 } // fechamento do else
} // fechamento do float

int main(){
 LeNotas();
 SeparaNotas();
 Imprime Notas();
 int qtd = QtdNotasESuplementar();
 cout<<"Quantidade para o exames suplementar: "<<qtd<<endl;

// versão 1 para o cálculo da média
 float m = MediaV1();
 if(m>=6){
  cout<<"A média está acima de 6.0";
 } // fechamento do if
 else{
  cout<<"A média está abaixo de 6.0";
 } // fechamento do else

// versão 2 para o cálculo da média
MediaV2();
return 0;

} // fechamento do int main

Lucas T R Freitas

terça-feira, 24 de maio de 2016

09 Posição relativa entre planos



Lucas T R Freitas

08 Posição relativa entre reta e plano Exemplo



Lucas T R Freitas

07 Posição relativa entre reta e plano



Lucas T R Freitas

Empreendedorismo - 12 de Maio de 2016

Empreendedorismo - 12 de Maio de 2016

1000 unidades

produção: 50 unidades

produção: 50 unidades

...

Plano operacional e plano financeiro: entrega em conjunto
  • enviar após o feriado: consultar antes.

Lucas T R Freitas

Gestão de projetos - 17 de Maio de 2016

Gestão de projetos - 17 de Maio de 2016

Gerenciamento dos riscos

Condições dos riscos:
  • práticas imaturas
  • falta de sistema integrado
  • dependência de participantes externos
Riscos:
  • conhecidos
  • desconhecidos
Riscos individuais
Risco geral
Apetite de risco
Tolerância a riscos
Limite de riscos

Riscos:
  • positivos - oportunidades
  • negativos - ameaças
Canais de comunicação:
  • n(n-1)/2
Estrutura analítica de riscos

Identificar os riscos


Lucas T R Freitas

Gestão da Qualidade - 19 de Maio de 2016

Gestão da Qualidade - 19 de Maio de 2016

Guia para os exercícios (até 3 componentes)

Para a resolução das questões:
  1. O grupo deverá anotar as ideias surgidas no brainstorming.
  2. Poderá ser utilizado os "6M" ou não.
  3. Passos para a confecção do histograma:
    1. Determinar a amostra (n)
    2. Calcular a amplitude (R)
      1. R = maior valor - menor valor dos dados
    3. Calcule o número de classes (k)
      1. K = sqrt(n)
    4. Calcule o intervalo das classes (H)
      1. H = R/K
    5.  Monte o histograma - gráfico de barras
  4.  Deverão ser apresentados 3 gráficos, com a análise geral e de cada um:
    1. idade x altura
    2. idade x peso
    3. peso x altura
  5. O fluxograma deverá ser completo: da escolha das máterias-primas ao bolo desenformado
    1. ação - retângulo
    2. decisão - losango
  6. Para construir o gráfico de controle, calcule o desvio-padrão, os limites superiores e inferiores e plote os dados no gráfico e analise se o processo está sob controle.
  7. Imagine e escreva que tipos de estratificação podem ser feitas com os dados do problema.
  8. Passos para o gráfico de Pareto:
    1. refazer a folha de verificação, ordenando os valores por ordem decrescente de grandeza.
    2. Acrescentar mais uma coluna indicando os valores acumulados.
    3. Acrescentar mais uma coluna onde serão colocados os valores percentuais referentes a cada tipo de ocorrência.
    4. Acumulam-se estes percentuais em uma última coluna.
    5. Monte o gráfico de Pareto com as colunas de valores absolutos dos casos e a linha de percentual acumulado.

Lucas T R Freitas

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Programação de Computadores - 23 de Maio de 2016

Programação de Computadores - 23 de Maio de 2016

Correção da professora:

int main(){


string des[10],busca;
float pcusto[10];
int tipo[10];
float pvenda[10];
int i, cont1, cont2;
float soma1,soma2;
float media1,media2;
float perc1,perc2;

cont1=0;
cont2=0;
soma1=0;
soma2=0;
media1=0;
media2=0;

// vetores entrada
cout>> "Informe a descrição, o preço de custo e o tipo 1 (perecível) ou 2 (não perecível");

for (i=0;i<10;i++){
 cin>> des[i];
 cin>>pcusto[i];
 cin>>tipo[i];
} // fechamento do for

// calculando o preço de venda
for (i=0;i<10;i++){
 if (tipo[i]==1){
  pvenda[i]=((pcusto[i]*0.15)+pcusto[i]);
  cout<<"O produto "<<des[i]<<" possui preço de venda igual a "<<pvenda[i]<<endl;
 }// fechamento do if
 else{
  if (tipo[i]==2){
   pvenda[i]=((pcusto[i]*0.20)+ pcusto[i])
   cout<<"O produto "<<des[i]<<" possui preço de venda igual a "<< pvenda[i]<<endl;
  } // fechamento do if
 } // fechamento do else

} // fechamento do for


// media dos preços de venda

for (i=0;i<10;i++){
 if (tipo[i]==1){
  cont1=cont1+1;
  soma1=soma1+(pvenda[i]);
 } // fechamento do if
 else{
  if(tipo[i]==2){
   cont2=cont2+1;
   soma2=soma2+(pvenda[i]);
  } // fechamento do if
 } // fechamento do else
} // fechamento do for

media1=soma1/cont1;
media2=coma2/cont2;
cout<<"A média do tipo 1 é "<<media1<<endl;
cout<<"A média do tipo 2 é "<<media2<<endl;


// percentual por tipo
perc1=((cont1/10)*100);
perc2=((cont2/10)*100);
cout<<"O percentual do tipo 1 é: "<<perc1<<endl;
cout<<"O percentual do tipo 2 é: "<<perc2<<endl;


// busca por nome
cout<< "Informe o nome do produto."<<endl;
cin>>busca;

for(i=0;i<10;i++){
 if (busca==des[i]){
  cout<<pvenda[i];
 } // fechamento do if
} // fechamento do for


// gravando no arquivo externo

ofstream grava("arq.txt");

for(i=0;i<10;i++){
 if(pcusto[i]<=1000 && pcusto[i]<=2000){
  grava<<pcusto[i]<<endl;
 } // fechamento do if
} // fechamento do for

grava.close();

} // fechamento do int main


Exercício em sala:

Você foi convidado pelo professor de programação para ajudar no controle dos registros acadêmicos e para isso você deve fazer um programa em c++ (construindo uma função para cada item) que permita:
a) ler a nota de 40 alunos e gravá-los em um arquivo externo.
b) recuperar os dados do arquivo gravado inserindo em 2 vetores distintos, um primeiro contendo as notas maiores ou iguais a 5,0 e um segundo contendo as notas menores que 5,0.
c) Imprimir as notas armazenadas no primeiro vetor e as armazenadas no segundo vetor separadamente (sem "lixo").
d) Imprimir a quantidade de notas do segundo vetor que estão entre 4,0 e 5,0.
e) Imprimir uma mensagem dizendo a quantidade de notas do primeiro vetor que está acima ou abaixo de 6,0.

Lucas T R Freitas

Curso Growatt - Aula 04 - Conexão CC