segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Telecurso - Ensino Fundamental

Telecurso - Ensino Fundamental

http://educacao.globo.com/telecurso/videos/ensino-fundamental-2/t/matematica/v/telecurso-ensino-fundamental-matematica-aula-49/1263457/


Ensino Fundamental
http://www.telecurso.org.br/teleaulas-ensino-fundamental/

Disciplinas:
  • Matemática - completo
  • História - incompleto
  • Ciências - incompleto
  • Geografia - incompleto
  • Inglês - completo
  • Língua Portuguesa - incompleto

História - 40 aulas - Incompleto
http://www.telecurso.org.br/2017/08/21/teleaulas-historia-ensino-fundamental/
  • Aula 1 - O Brasil na construção de um novo mundo - 15/04/2019
    • Sábio Zadig no oriente
    • O método de investigação utilizado pelos historiadores
      • O historiador utiliza as chamadas "fontes históricas"
    • Cada um de nós é agente do processo histórico (Jaime Pinky - Historiador da Unicamp)
    • Tempo e espaço
    • Convenção para a contagem da passagem do tempo:
      • identificação "a.C.": antes de Cristo
      • Períodos divididos em séculos (períodos de cem anos), identificados em algalrismos romanos
    • Apresentação do curso:
      • Unidade I - O Brasil na construção de um novo mundo
        • povos indígenas na América, encontro com os europeus no século XV, e as relações estabelecidas a partir dali
      • Unidade II - Brasil e o Mundo Atlântico
        • Navegações transoceânicas e as modificações causadas por elas
        • Lutas dos escravos, presenças de indígenas, africanos e portugueses.
      • Unidade III - O Brasil republicano - origens da modernidade
        • mudança da monarquia para a república
      • Unidade IV - Brasil entre a democracia e o autoritarismo
        • tempo de guerras no mundo
        • projetos de liberdade e maior igualdade social
      • Unidade V - O Brasil buscando novos caminhos no mundo globalizado
        • Grandes transformações ocorridas no final do século XX
        • Mundo conectado, atravessado pelas questões ambientais

  • Aula 2 - Origens dos povos indígenas das Américas - 16/04/2019
    • Hipóteses: possibilidades de resposta para a pergunta
      • migração de vaga populacional
        • pelo estreito de Bering entre 50.000 e 13.000 anos antes de Cristo
        • por mar, pela região conhecida atualmente como Polinésia, através do Oceano Pacífico
      • Sítios arqueológicos
        • Serra da Capivara, próximo ao município de São Raimundo Nonato
          • indicam habitação há quase 50.000 anos atrás
    • Atitudes pessoais - escolha do indivíduo - Espírito de Aventura
      • ação coletiva - com pessoas com a mesma necessidade e disposição
    • Agricultura e colheita
      • coleta de moluscos, plantas silvestres e caça de pequenos animais
      • grupos paleoindígenas - indígenas antigos
      • fixação em locais específicos
      • excedente agrícola possibilitou o surgimento de novas atividades humanas
        • surgimento de organizações muito complexas
    • Sofisticadas estruturas de poder
      • México - América do Norte:
        • Astecas
        • Toltecas
        • Maias
      • Andes - América do Sul:
        • Incas
      • Conhecimentos de astronomia, matemática, técnicas elaboradas de agricultura
    • Amazônia - Século XVI
      • mais de 5 milhões de habitantes
      • cultivo da terra
      • cerâmica de qualidade sofisticada
      • domínio da arte da ourivesaria
        • trabalhos com pedras e metais preciosos
      • tapeçaria
  • Aula 3 - O Brasil na construção de um novo mundo - 10/02/2020
    • Viajantes árabes e mouros
    • Mouros, cristãos e povos do oriente
  • Aula 4 - O encontro de dois mundos - 13/02/2020
    • Império Inca
    • Império Asteca
    • Chegada de Cristóvão Colombo na América em 1492
    • relação de dominação com o encontro das culturas
  • Aula 5 -
  • Aula 6 -
  • Aula 7 -
  • Aula 8 - 
  • Aula 9 -

  • Aula 10 - 
  • Aula 11 - 
  • Aula 12 - 
  • Aula 13 -
  • Aula 14 - 
  • Aula 15 -
  • Aula 16 -
  • Aula 17 -
  • Aula 18 - 
  • Aula 19 -
  • Aula 20 -
  • Aula 21 - 
  • Aula 22 - 
  • Aula 23 -
  • Aula 24 - 
  • Aula 25 -
  • Aula 26 -
  • Aula 27 -
  • Aula 28 - 
  • Aula 29 -
  • Aula 30 - 
  • Aula 31 - 
  • Aula 32 - 
  • Aula 33 -
  • Aula 34 - 
  • Aula 35 -
  • Aula 36 -
  • Aula 37 -
  • Aula 38 - 
  • Aula 39 -
  • Aula 40 - 

Geografia - 50 aulas - Incompleto
  • Aula 1 - 26/02/2013
  • Aula 2 - 02/11/2013
  • Aula 3 - 07/06/2014
  • Aula 4 - 07/06/2014
  • Aula 5 - 07/06/2014
  • Aula 5 - 07/06/2014
  • Aula 6 - 07/06/2014
  • Aula 7 - 07/06/2014
  • Aula 8 - 12/06/2014
  • Aula 9 - 30/01/2015
    • Notas minhas:
      • Os ritmos da Terra
      • Primavera, Verão, Outono, Inverno.
      • Zonas climáticas da Terra
      • Translação é o movimento que a Terra faz em torno do Sol
      • 21 de Março, 21 de Junho, 23 de Setembro, 22 de Dezembro
      • Força Centrífuga (mantém a Terra afastada do Sol) e Força Gravitacional (mantém a Terra atraída pelo Sol)
      • 108.000km/h ao redor do Sol
      • 365 dias, 5 horas e 48 minutos = 1 ano
      • De 4 em 4 anos temos um ano bissexto, para acertar (o 29 de Fevereiro)
      • Zonas Térmicas (devido à diferença de calor e luminosidade): Zona Tórrida ou Intertropical, Zonas Polares, Zonas Temperadas
  • Aula 10 - 
Português - 90 aulas - Incompleto
  • Aula 1 - 27/02/2013
  • Aula 2 - 02/06/2014
  • Aula 3 - 11/06/2014
  • Aula 4 - 11/06/2014
  • Aula 5 - 12/06/2014
  • Aula 6 - 12/06/2014
  • Aula 7 - 12/06/2014
  • Aula 8 - 12/06/2014
  • Aula 9 - 27/11/2015
    • Notas minhas:
      • Epílogo finaliza a história
      • Prólogo é uma situação que inicia a história
  • Aula 10 - 27/11/2015
    • Notas minhas:
      • Anúncios terminam com o telefone com o número para contato. Abre o canal de contato para receber uma resposta.
      • Incompreensão e quebra de expectativas.
  • Aula 11
  • Aula 12
  • Aula 13
Ciências - 70 aulas - incompleto
  • Aula 1 - 24/02/2013
    • Nota minha: Ciência é método (modo de proceder, maneira de agir) e perseverança.
  • Aula 2 - 27/02/2013
  • Aula 3 - 10/03/2013
  • Aula 4 - 11/03/2013
  • Aula 5 - 11/03/2013
  • Aula 6 - 12/03/2013
  • Aula 7 - 12/03/2013
  • Aula 8 - 13/03/2013
  • Aula 9 - 13/03/2013
  • Aula 10 - 14/03/2013
  • Aula 11 - 14/03/2013
  • Aula 12 - 31/01/2015
    • Notas minhas:
      • Misturas e substâncias
      • Substâncias em diferentes estados físicos
      • Ponto de Fusão - Temperatura do sólido para o líquido
      • Ponto de Ebulição - Temperatura do líquido para o vapor
      • A água é uma substância
      • O ar é uma mistura de substâncias
      • O ar não tem ponto de fusão porque é uma mistura
      • Tragédia do Zeppelin alemão que pegou fogo quando ia pousar nos Estados Unidos, com a reação resultando em água.
  • Aula 13 -
  • Aula 14 -
  • Aula 15 -
  • Aula 16 -
  • Aula 17 -
  • Aula 18 -
  • Aula 19 -
  • Aula 20 -
  • Aula 21 -  
  • Aula 22 -
  • Aula 23 -
  • Aula 24 -
  • Aula 25 -
  • Aula 26 -
  • Aula 27 -
  • Aula 28 -
  • Aula 29 -
  • Aula 30 -
  • Aula 31 -  
  • Aula 32 -
  • Aula 33 -
  • Aula 34 -
  • Aula 35 -
  • Aula 36 -
  • Aula 37 -
  • Aula 38 -
  • Aula 39 -
  • Aula 40 -
  • Aula 41 -  
  • Aula 42 -
  • Aula 43 -
  • Aula 44 -
  • Aula 45 -
  • Aula 46 -
  • Aula 47 -
  • Aula 48 -
  • Aula 49 -
  • Aula 50 -
  • Aula 51 -  
  • Aula 52 -
  • Aula 53 -
  • Aula 54 -
  • Aula 55 -
  • Aula 56 -
  • Aula 57 -
  • Aula 58 -
  • Aula 59 -
  • Aula 60 -
  • Aula 61 -  
  • Aula 62 -
  • Aula 63 -
  • Aula 64 -
  • Aula 65 -
  • Aula 66 -
  • Aula 67 -
  • Aula 68 -
  • Aula 69 -
  • Aula 70 -
Matemática - 80 aulas - Concluído em 26/09/2018
  • Aula 1 - 24/02/2013
  • Aula 2 - 28/02/2013
  • Aula 3 - 28/02/2013
  • Aula 4 - 02/03/2013
  • Aula 5 - 04/06/2014
  • Aula 6 - 11/06/2014
  • Aula 7 - 11/06/2014
  • Aula 8 - 11/06/2014
  • Aula 9 - 17/06/2014
  • Aula 10 - 17/06/2014
  • Aula 11 - 17/06/2014
  • Aula 12 - 17/06/2014
  • Aula 13 - 18/06/2014
  • Aula 14 - 30/07/2014
    • Nota minha: área e volume. O que acontece a áreas é análogo ou semelhante ao que acontece com volumes.
  • Aula 15 - 01/08/2014
    • Nota minha: números decimais (números com vírgula)
  • Aula 16 - 02/08/2014
    • Nota minha: múltiplos e submúltiplos das unidades de medida
  • Aula 17 - 05/08/2014
    • Nota minha: soma e subtração de números decimais
  • Aula 18 - 07/08/2014
    • Nota minha: multiplicação e divisão por 10, 100, 1000 etc.
  • Aula 19 - 08/08/2014
    • Nota minha: operação com decimais
  • Aula 20 - 08/08/2014
    • Nota minha: usando a máquina de calcular. A calculadora erra ou não erra? Cuidados com bateria, umidade e manuseio. Em condições normais ela não deve errar. Respeitar o limite de dígitos da calculadora.
  • Aula 21 - 12/08/2014
    • Notas minhas:
      • múltiplos e divisores - dão divisão exata e resto 0.
      • múltiplos de 2 são pares - terminam em 0, 2, 4, 6 e 8.
      • múltiplos de 3 tem a soma dos algarismos divisível por 3.
  • Aula 22 - 13/08/2014
    • Nota minha: divisores de um número, fatoração em números primos, divisores comuns, Maior Divisor Comum (MDC).
  • Aula 23 - 13/08/2014
    • Nota minha: frações.
  • Aula 24 - 13/08/2014
    • Nota minha: frações equivalentes (representam a mesma quantidade), frações equivalentes mais simples (os números são menores).
  • Aula 25 - 13/08/2014
    • Nota minha: comparar frações, com o mesmo denominador e com denominadores diferentes, reta numérica, frações equivalentes, substituir frações por frações equivalentes com denominadores iguais, usar o múltiplo comum.
  • Aula 26 - 13/08/2014
    • Nota minha: números decimais, fração e porcentagem, simplificação de frações.
  • Aula 27 - 14/08/2014
    • Nota minha: porcentagem.
  • Aula 28 - 14/08/2014
    • Nota minha: importância da geometria, termos geométricos, plano, plano inclinado.
  • Aula 29 - 14/08/2014
    • Nota minha: transferidor, retas paralelas e perpendiculares, triângulo de lados 3-4-5 tem um ângulo reto.
  • Aula 30 - 14/08/2014
    • Nota minha: ângulo (nome que se dá a abertura formada por duas semi-retas que partem de um mesmo ponto), plano, reta, semi-reta, medir um ângulo é medir a abertura entre os lados, medida padrão em graus (30°, 45°, 90° - ângulo reto), vértice, ângulos agudos (menores que o ângulo reto), ângulos obtusos (maiores que o ângulo reto) .
  • Aula 31 - 14/08/2014
    • Nota minha: ângulo raso mede 180°, ângulos suplementares (somados dão 180°), ângulos opostos pelo vértice (aumentam e diminuem juntos, pois são iguais).
  • Aula 32 - 14/08/2014
    • Nota minha: triângulo, o triângulo é um polígono rígido, polígonos são figuras planas fechadas, triangulação teatral (quando o personagem se dirige ao público), soma dos ângulos internos dos triângulos é o ângulo raso de 180°, "tudo na vida pode ser mostrado com números" (Pitágoras).
  • Aula 33 - 14/08/2014
    • Nota minha: média aritmética, média aritmética pura.
  • Aula 34 - 14/08/2014
    • Nota minha: estatística (tendência central ou valores centrais), média, moda (o valor que mais se repete), mediana (valor central, que divide o número de observações ao meio), análise crítica de uma informação ou de um conjunto de dados.
  • Aula 35 - 17/08/2014
    • Nota minha: números menores que zero.
  • Aula 36 - 17/08/2014
    • Nota minha: localizando um ponto no mapa, coordenadas (X horizontal, Y vertical) em eixos perpendiculares.
  • Aula 37 - 17/08/2014
    • Nota minha: subtração e adição com os números negativos.
  • Aula 38 - 17/08/2014
    • Nota minha: lucros e prejuízos, preço de venda = preço de compra + lucro.
  • Aula 39 - 17/08/2014
    • Notas minhas:
      • calculadoras (continuação), recursos da máquina, vários sinais digitados seguidamente fica valendo só o último (+ - x /), memória (M+ e MR), M+ é a tecla da memória (o número fica guardado como se fosse numa gaveta), MR volta o número. A máquina pode fazer operações que começam com número negativo, é só digitar o sinal de menos antes.
      • Exemplo 1: 123.456, M+, C, MR.
      • Limpar a memória (calculadora comum) - duas formas: desligar e ligar a máquina, ou apertar a tecla MR.
      • Exemplo 2: 13, M+, 5, M+, MR.
      • Exemplo 3: 3, M+, 4, M+, 5, M+, MR.
  • Aula 40 - 18/08/2014
    • Notas minhas:
      • triângulos, estrutura triangular (é bem fixa). Triângulo é uma figura plana, de três lados, três vértices e três ângulos.
      • a soma dos ângulos de um triângulo é sempre igual a 180° (propriedade). Prova: os ângulos internos somados formam um ângulo raso ou ângulo de meia volta.
      • triângulo acutângulo: todos os ângulos são agudos (menores que 90°).
      • triângulo retângulo: possui um ângulo reto (igual a 90°).
      • triângulo obtusângulo: possui um ângulo obtuso (maior que 90°).
      • triângulo equilátero: tem os três lados iguais, e tem os três ângulos iguais (60° + 60° + 60° = 180°).
      • triângulo isósceles: tem dois lados iguais, e dois ângulos iguais.
      • triângulo escaleno: não tem nenhum dos lados iguais.
  • Aula 41 - 19/08/2014
    • Nota minha: paralelogramos, quadrados e quadriláteros (quatro ângulos internos iguais a 90° - ângulos retos), diagonais de um quadrilátero e suas propriedades. No quadrado, todos os lados são iguais. No retângulo, apenas os lados opostos são iguais. No losango, os quatro lados são do mesmo tamanho (com dois pares de ângulos iguais, os ângulos opostos). Paralelogramo é um quadrilátero que tem os lados opostos iguais (com dois pares de ângulos opostos iguais). Trapézio é uma figura que tem quatro lados onde apenas dois lados são paralelos (são as bases - base menor e base maior). Trapézio isósceles (tem dois lados iguais), trapézio retângulo (um dos lados forma ângulos retos com as bases), trapézio escaleno (todos os lados são diferentes). Diagonal do quadrilátero é o segmento de reta que liga dois vértices não consecutivos. No quadrado e no losango as diagonais são perpendiculares. A soma dos ângulos internos de um quadrilátero é 360°.
  • Aula 42 - 19/08/2014
    • Nota minha: polígonos e mosaicos. Polígonos são as figuras que formam os mosaicos. Polígonos regulares e irregulares. A natureza tem padrões que se repetem de maneira harmoniosa (favo de mel, casco de tartaruga, espiga de milho, casca do abacaxi). Pentágono (polígono de 5 lados). Hexágono (polígono de 6 lados). Polígono regular tem todos os lados e ângulos iguais. Polígono irregular não tem todos os lados e ângulos iguais.
  • Aula 43 - 19/08/2014
    • Nota minha: a linguagem da matemática é uma linguagem universal. Os números podem ser representados por letras. Equacionar um problema (colocar o problema em linguagem matemática). Fórmulas matemáticas (Aquadrado = l²).
  • Aula 44 - 24/08/2014
    • Nota minha: círculos, raio, centro, diâmetro, cordas, arcos, comprimento de uma circunferência, número Pi, o diâmetro é a maior corda da circunferência, o arco é a parte da circunferência separada pela corda, o arco formado pelo diâmetro é a semi-circunferência, .
  • Aula 45 - 01/09/2014
    • Nota minha: dízimas periódicas (exemplo de geratrizes da dízima: 400/3, 41/9), dízima periódica composta (aparece um número depois da vírgula antes do período; exemplo 11/6 = 1,83333...), números racionais (sempre podem ser expressos na forma de frações, precisa ser um decimal exato ou um decimal periódico) e irracionais (não resulta da divisão de números inteiros e não pode ser escrito na forma de fração; exemplo: 0,101101110...; Pi = 3,141592...).
  • Aula 46 - 05/09/2014
    • Notas minhas:
      •  números proporcionas, escala. A razão compara dois números pela divisão. A escala é utilizada para fazer moldes, plantas, mapas e maquetes. Proporção é uma igualdade entre duas razões. Numa proporção, os produtos do numerador de uma fração pelo denominador de outra são iguais.
  • Aula 47 - 30/10/2014
    • Notas minhas:
      • Os raios de sol são considerados paralelos aqui na Terra (para análises de medidas através das sombras). Tales de Mileto. O Teorema de Tales: segmentos de retas transversais em retas paralelas são proporcionais. Medidas indiretas para objetos a longas distâncias.
  • Aula 48 - 28/12/2014
    • Notas minhas:
      • Figuras semelhantes: iguais ou parecidas.
      • Propriedades de figuras semelhantes, reconhecer figuras semelhantes, obter figuras semelhantes, razão de semelhança e escala.
      • A letra usada para representar a razão de semelhança é a letra k.
      • Pantógrafo: para ampliar ou reduzir desenhos.
      • Semelhança de duas figuras: ângulos correspondentes iguais / lados proporcionais.
  • Aula 49 - 28/01/2015
    • Notas minhas:
      • Grandezas
      • Grandezas inversamente proporcionais
      • Proporção direta e proporção inversa
      • Proporção inversa: duas grandezas variáveis e um elemento constante; o produto das duas grandezas é constante (x . y = k, onde k é a constante de proporcionalidade inversa)
  • Aula 50 - 30/10/2015
    • Notas minhas:
      • Regra de três
        • Diretamente proporcional
        • Inversamente proporcional
      • Porcentagens
      • Juros
  • Aula 51 -  23/11/2015
    • Notas minhas:
      • Linguagem da álgebra
        • quando colocamos uma letra no lugar número ou da quantidade que queremos descobrir.
          • Chamamos isso de equacionar o problema: transformar um problema numa equação.
          • Termo desconhecido: incógnita.
      • Equação
        • Resolver a equação é encontrar o valor de x, ou seja, encontrar a solução do problema.
        • Equação significa igualdade.
  • Aula 52 - 25/11/2015
    • Notas minhas:
      • Área de uma figura plana
      • Área do paralelograma = base . altura
      • Área do trapézio = (base maior + base menor) . altura / 2
      • Área do triângulo = base . altura / 2
      • Área do losango = Diagonal maior . Diagonal menor / 2
  • Aula 53 - 27/11/2015
    • Notas minhas:
      • Potenciação e radiciação
      • Fatores são os elementos que fazem parte de uma multiplicação
  • Aula 54 - 14/09/2018
    • Notas minhas:
      • Triângulo retângulo
        • Catetos e hipotenusa
      • Teorema de pitágoras
  • Aula 55 - 15/09/2018 - aplicações do Teorema de Pitágoras, propriedades das figuras planas
  • Aula 56 - 16/09/2018 - círculo
    • Área = π . r2
    • setor circular
    • ângulo central do círculo
    • cálculo da área de um setor circular
    • π = 3,14
    • Área do triângulo = Base . Altura / 2
      • Área do triângulo = 2 . π . r . Altura / 2
      • Área do triângulo = 2 . π . r . r / 2 = π . r2
    • Setor circular
      • arco
        • ângulo central
    • Metade do círculo = semi-círculo
    • Regra de 3 - cálculo da área de um setor circular
      • é preciso saber a abertura do ângulo do setor circular
  • Aula 57 - 16/09/2018 - Calculando volumes
    • volume do prisma reto de base triangular = comprimento . largura . altura / 2
      • = área da base . altura = a . b . c / 2
  • Aula 58 - 16/09/2018 - Organizando os números
    • números negativos
    • número decimal
    • números racionais: frações, números decimais exatos e as dízimas periódicas
      • é todo número que pode ser escrito em forma de fração
      • todo número natural também é racional
    • Diagrama dos conjuntos:
      • N - Naturais
      • Z - inteiros
      • Q - racionais
  • Aula 59 - 16/09/2018 - A reta e os números reais
    • número irracional
    • número decimal exato
    • dízima periódica
    • R - conjunto dos números reais
  • Aula 60 - 17/09/2018 - expressões numéricas
    • propriedades das operações
    • sinais de pontuação
    • propriedade comutativa
    • propriedade associativa
    • propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição
    • Ordem das operações numa expressão numérica
      • potenciação e radiciação
      • multiplicação e divisão
      • adição e subtração
    • Sinais de pontuação
      • parênteses
      • colchetes
      • chaves
  • Aula 61 - 18/09/2018 - Expressões algébricas - misturam letras e números
    • monômios semelhantes
    • redução dos termos de um polinômio
    • valor numérico da expressão
    • monômio é uma expressão algébrica que não apresenta as operações de adição e subtração entre os números e as variáveis
    • monômios semelhantes: diferem apenas nos coeficientes
    • propriedade distributiva da multiplicação
    • propriedade comutativa da adição
    • polinômios
    • expressões algébricas
  • Aula 62 - 21/09/2018 - equação do 1° grau
    • álgebra
    • equação é uma frase matemática que expressa uma igualdade
      • toda equação tem uma letra, que chamamos de incógnita
      • a expressão que vem à esquerda do sinal de igual: primeiro membro
      • a expressão que vem à esquerda do sinal de igual: segundo membro
      • Parcelas: termos da equação
    • Igualdade: equilíbrio dos dois lados
      • exemplo da balança
    • Operação inversa: passar para o outro lado
    • A solução da equação é a raiz da equação
  • Aula 63 - 25/09/2018 - Frações heteregônes
    • somar e subtrair frações heterogêneas (com denominadores diferentes)
    • multiplicar frações
    • simplificar os resultados das operações
    • resolver expressões numéricas com frações
    • frações equivalentes
  • Aula 64 - 25/09/2018 - Equações com coeficientes fracionários
    • Igualando e eliminado denominadores
  • Aula 65 - 25/09/2018 - Gráficos
    • gráfico de uma equação
    • dois pontos são suficientes para determinar uma reta
    • uma reta é determinada por dois pontos
  • Aula 66 - 25/09/2018 - Inequações
    • Inequação do 1º grau
    • Inequação com uma incógnita
    • Inequação com duas incógnitas
    • Reta e Plano cartesiano
  • Aula 67 - 25/09/2018 - Sistema de equações do 1º Grau
    • Método da substituição
    • Método da adição
  • Aula 68 - 25/09/2018 - Sistema do 1º grau
    • retas concorrentes
      • uma única solução
    • retas coincidentes
      • o sistema possui infinitas soluções
      • sistema indeterminado
      • identidade matemática verdadeira
    • retas paralelas
      • sistema impossível
      • não há nenhum ponto comum
  • Aula 69 - 25/09/2018 - Equacionando problemas
    • Enigma de Diofanto
      • "Caminhante! Aqui foram sepultados os restos de Diofanto. E os números podem mostrar- Oh, milagre- quão longa foi a sua vida, cuja sexta parte constitui sua formosa infância.
        E mais um duodécimo pedaço de sua vida transcorrido quando de pelos se cobriu o seu rosto.
        E a sétima parte de sua existência transcorreu em um matrimônio sem filhos.
        Passou-se um quinquênio mais e deixou-o muito feliz o nascimento de seu primeiro filho, cujo corpo entregou à terra, e cuja formosa vida durou somente a metade da de seu pai.
        E com profundo pesas desceu à sepultura, tendo sobrevivido apenas quatro anos descenso de seu filho.
        Diga-me: quanto anos viveu Diofanto quando lhe chegou a morte?"
  • Aula 70 - 25/09/2018 - Cálculo com potências
    • Expressão algébrica
    • multiplicação de potências com bases iguais
    • a^m . a^n = a^(m+n)
    • a^m : a^n = a^(m-n)
    • Potenciação de potência
      • (a^m)^n = a^(m.n)
    • Distributividade da potenciação em relação à multiplicação
      • (a . b)^m = a^m . b^m
    • Distributiva da potenciação em relação à divisão
      • (a:b)^m = a^m : b^m
  • Aula 71 - 25/08/2018 - Produtos notáveis - que se destacam - dignos de nota
    • (a + b)² = a² + 2ab + b²
    • (a - b)² = a² - 2ab + b²
    • a² - b² = (a+b) . (a-b)
    • cálculo algébrico
  • Aula 72 - 26/09/2018 - Fatoração
    • Fatorações algébricas
    • Fatorar expressões algébricas aplicando os produtos notáveis
    • trinômio quadrado perfeito
    • Expressão fatorada
  • Aula 73 - 26/09/2018 - Equação do 2º Grau
    • Equações incompletas
  • Aula 74 - 26/09/2018 - Identificar e aplicar Fórmula de Bháskara
    • Discriminante da equação
    • Deduzindo uma fórmula
    • Método para resolver equações do 2º grau
    • Método de Completar o trinômio
    • discriminante da equação
      • delta = b² - 4.a.c
        • delta < 0: não tem soluções reais
        • delta = 0: uma solução real
        • delta > 0: duas soluções reais
  • Aula 75 - 26/09/2018 - Diagonais de um polígono
    • D = n (n-3) / 2
      • D = número de diagonais do polígono
      • n = número de lados
    • Equacionando prolemas
    • Polígonos
      • figuras geométricas fechadas, formadas por segmentos de reta
      • um polígono por ter 3 ou mais lados
    • Diagonais
      • Vértice: não manda diagonal pra ele mesmo nem para os dois vizinhos: n-3
      • n vértices, logo n.(n-3)/2 diagonais, dividida por 2 para não contar o mesmo vértice duas vezes
  • Aula 76 - 26/09/2018 - Aumentos e descontos sucessivos
    • O dinheiro é como qualquer mercadoria e tem preço: os juros
    • taxa - porcentagem
    • taxa de juros simples
    • J = C . i . t
      • Juros
      • Capital
      • taxa
      • tempo
    • Montante = Capital + Juros
    • Juros compostos
  • Aula 77 - 26/09/2018 - Representações gráficas
    • Gráfico de barras
    • Gráfico de segmentos
    • Gráficos de círculos
    • Sistema de equações representadas no gráfico
      • solução determinada pelo processo gráfico
  • Aula 78 - 26/09/2018 - Geometria
    • Teorema de Pitágoras
    • Soma dos ângulos internos dos triângulos
    • Área do retângulo
    • Volume de um paralelepípedo
  • Aula 79 - 26/09/2018 - Operações elementares de Matemática
  • Aula 80 - 26/09/2018 - Raciocínio algébrico
    • Álgebra
    • Propriedade comutativa da multiplicação
    • Área de qualquer triângulo
      • A = b .  h / 2
    • Letras representando uma variável ou uma incógnita
    • Altura esperada de crianças entre 4 e 13 anos
      • y = 5,7 . x + 81,5 cm
    • Álgebra ajuda a resolver diversos problemas da vida prática

Inglês - 30 aulas - concluído em 10/06/2014
  • Aula 1 - 24/02/2013
  • Aula 2 - 06/04/2013
  • Aula 3 - 06/04/2013
  • Aula 4 - 14/04/2013
  • Aula 5 - 04/04/2014
  • Aula 6 - 04/04/2014
  • Aula 7 - 06/04/2014
  • Aula 8 - 07/04/2014
  • Aula 9 - 07/04/2014
  • Aula 10 - 02/06/2014
  • Aula 11 - 02/06/2014
  • Aula 12 - 03/06/2014
  • Aula 13 - 03/06/2014
  • Aula 14 - 03/06/2014
  • Aula 15 - 03/06/2014
  • Aula 16 - 08/06/2014
  • Aula 17 - 08/06/2014
  • Aula 18 - 08/06/2014
  • Aula 19 - 08/06/2014
  • Aula 20 - 08/06/2014
  • Aula 21 - 09/06/2014
  • Aula 22 - 09/06/2014
  • Aula 23 - 09/06/2014
  • Aula 24 - 09/06/2014
  • Aula 25 - 09/06/2014
  • Aula 26 - 09/06/2014
  • Aula 27 - 10/06/2014
  • Aula 28 - 10/06/2014
  • Aula 29 - 10/06/2014
  • Aula 30 - 10/06/2014

Nenhum comentário: