segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Telecurso - Ensino Fundamental

Telecurso - Ensino Fundamental

http://educacao.globo.com/telecurso/videos/ensino-fundamental-2/t/matematica/v/telecurso-ensino-fundamental-matematica-aula-49/1263457/


Ensino Fundamental
Matemática
  • Aula 1 - 24/02/2013
  • Aula 2 - 28/02/2013
  • Aula 3 - 28/02/2013
  • Aula 4 - 02/03/2013
  • Aula 5 - 04/06/2014
  • Aula 6 - 11/06/2014
  • Aula 7 - 11/06/2014
  • Aula 8 - 11/06/2014
  • Aula 9 - 17/06/2014
  • Aula 10 - 17/06/2014
  • Aula 11 - 17/06/2014
  • Aula 12 - 17/06/2014
  • Aula 13 - 18/06/2014
  • Aula 14 - 30/07/2014
    • Nota minha: área e volume. O que acontece a áreas é análogo ou semelhante ao que acontece com volumes.
  • Aula 15 - 01/08/2014
    • Nota minha: números decimais (números com vírgula)
  • Aula 16 - 02/08/2014
    • Nota minha: múltiplos e submúltiplos das unidades de medida
  • Aula 17 - 05/08/2014
    • Nota minha: soma e subtração de números decimais
  • Aula 18 - 07/08/2014
    • Nota minha: multiplicação e divisão por 10, 100, 1000 etc.
  • Aula 19 - 08/08/2014
    • Nota minha: operação com decimais
  • Aula 20 - 08/08/2014
    • Nota minha: usando a máquina de calcular. A calculadora erra ou não erra? Cuidados com bateria, umidade e manuseio. Em condições normais ela não deve errar. Respeitar o limite de dígitos da calculadora.
  • Aula 21 - 12/08/2014
    • Notas minhas:
      • múltiplos e divisores - dão divisão exata e resto 0.
      • múltiplos de 2 são pares - terminam em 0, 2, 4, 6 e 8.
      • múltiplos de 3 tem a soma dos algarismos divisível por 3.
  • Aula 22 - 13/08/2014
    • Nota minha: divisores de um número, fatoração em números primos, divisores comuns, Maior Divisor Comum (MDC).
  • Aula 23 - 13/08/2014
    • Nota minha: frações.
  • Aula 24 - 13/08/2014
    • Nota minha: frações equivalentes (representam a mesma quantidade), frações equivalentes mais simples (os números são menores).
  • Aula 25 - 13/08/2014
    • Nota minha: comparar frações, com o mesmo denominador e com denominadores diferentes, reta numérica, frações equivalentes, substituir frações por frações equivalentes com denominadores iguais, usar o múltiplo comum.
  • Aula 26 - 13/08/2014
    • Nota minha: números decimais, fração e porcentagem, simplificação de frações.
  • Aula 27 - 14/08/2014
    • Nota minha: porcentagem.
  • Aula 28 - 14/08/2014
    • Nota minha: importância da geometria, termos geométricos, plano, plano inclinado.
  • Aula 29 - 14/08/2014
    • Nota minha: transferidor, retas paralelas e perpendiculares, triângulo de lados 3-4-5 tem um ângulo reto.
  • Aula 30 - 14/08/2014
    • Nota minha: ângulo (nome que se dá a abertura formada por duas semi-retas que partem de um mesmo ponto), plano, reta, semi-reta, medir um ângulo é medir a abertura entre os lados, medida padrão em graus (30°, 45°, 90° - ângulo reto), vértice, ângulos agudos (menores que o ângulo reto), ângulos obtusos (maiores que o ângulo reto) .
  • Aula 31 - 14/08/2014
    • Nota minha: ângulo raso mede 180°, ângulos suplementares (somados dão 180°), ângulos opostos pelo vértice (aumentam e diminuem juntos, pois são iguais).
  • Aula 32 - 14/08/2014
    • Nota minha: triângulo, o triângulo é um polígono rígido, polígonos são figuras planas fechadas, triangulação teatral (quando o personagem se dirige ao público), soma dos ângulos internos dos triângulos é o ângulo raso de 180°, "tudo na vida pode ser mostrado com números" (Pitágoras).
  • Aula 33 - 14/08/2014
    • Nota minha: média aritmética, média aritmética pura.
  • Aula 34 - 14/08/2014
    • Nota minha: estatística (tendência central ou valores centrais), média, moda (o valor que mais se repete), mediana (valor central, que divide o número de observações ao meio), análise crítica de uma informação ou de um conjunto de dados.
  • Aula 35 - 17/08/2014
    • Nota minha: números menores que zero.
  • Aula 36 - 17/08/2014
    • Nota minha: localizando um ponto no mapa, coordenadas (X horizontal, Y vertical) em eixos perpendiculares.
  • Aula 37 - 17/08/2014
    • Nota minha: subtração e adição com os números negativos.
  • Aula 38 - 17/08/2014
    • Nota minha: lucros e prejuízos, preço de venda = preço de compra + lucro.
  • Aula 39 - 17/08/2014
    • Notas minhas:
      • calculadoras (continuação), recursos da máquina, vários sinais digitados seguidamente fica valendo só o último (+ - x /), memória (M+ e MR), M+ é a tecla da memória (o número fica guardado como se fosse numa gaveta), MR volta o número. A máquina pode fazer operações que começam com número negativo, é só digitar o sinal de menos antes.
      • Exemplo 1: 123.456, M+, C, MR.
      • Limpar a memória (calculadora comum) - duas formas: desligar e ligar a máquina, ou apertar a tecla MR.
      • Exemplo 2: 13, M+, 5, M+, MR.
      • Exemplo 3: 3, M+, 4, M+, 5, M+, MR.
  • Aula 40 - 18/08/2014
    • Notas minhas:
      • triângulos, estrutura triangular (é bem fixa). Triângulo é uma figura plana, de três lados, três vértices e três ângulos.
      • a soma dos ângulos de um triângulo é sempre igual a 180° (propriedade). Prova: os ângulos internos somados formam um ângulo raso ou ângulo de meia volta.
      • triângulo acutângulo: todos os ângulos são agudos (menores que 90°).
      • triângulo retângulo: possui um ângulo reto (igual a 90°).
      • triângulo obtusângulo: possui um ângulo obtuso (maior que 90°).
      • triângulo equilátero: tem os três lados iguais, e tem os três ângulos iguais (60° + 60° + 60° = 180°).
      • triângulo isósceles: tem dois lados iguais, e dois ângulos iguais.
      • triângulo escaleno: não tem nenhum dos lados iguais.
  • Aula 41 - 19/08/2014
    • Nota minha: paralelogramos, quadrados e quadriláteros (quatro ângulos internos iguais a 90° - ângulos retos), diagonais de um quadrilátero e suas propriedades. No quadrado, todos os lados são iguais. No retângulo, apenas os lados opostos são iguais. No losango, os quatro lados são do mesmo tamanho (com dois pares de ângulos iguais, os ângulos opostos). Paralelogramo é um quadrilátero que tem os lados opostos iguais (com dois pares de ângulos opostos iguais). Trapézio é uma figura que tem quatro lados onde apenas dois lados são paralelos (são as bases - base menor e base maior). Trapézio isósceles (tem dois lados iguais), trapézio retângulo (um dos lados forma ângulos retos com as bases), trapézio escaleno (todos os lados são diferentes). Diagonal do quadrilátero é o segmento de reta que liga dois vértices não consecutivos. No quadrado e no losango as diagonais são perpendiculares. A soma dos ângulos internos de um quadrilátero é 360°.
  • Aula 42 - 19/08/2014
    • Nota minha: polígonos e mosaicos. Polígonos são as figuras que formam os mosaicos. Polígonos regulares e irregulares. A natureza tem padrões que se repetem de maneira harmoniosa (favo de mel, casco de tartaruga, espiga de milho, casca do abacaxi). Pentágono (polígono de 5 lados). Hexágono (polígono de 6 lados). Polígono regular tem todos os lados e ângulos iguais. Polígono irregular não tem todos os lados e ângulos iguais.
  • Aula 43 - 19/08/2014
    • Nota minha: a linguagem da matemática é uma linguagem universal. Os números podem ser representados por letras. Equacionar um problema (colocar o problema em linguagem matemática). Fórmulas matemáticas (Aquadrado = l²).
  • Aula 44 - 24/08/2014
    • Nota minha: círculos, raio, centro, diâmetro, cordas, arcos, comprimento de uma circunferência, número Pi, o diâmetro é a maior corda da circunferência, o arco é a parte da circunferência separada pela corda, o arco formado pelo diâmetro é a semi-circunferência, .
  • Aula 45 - 01/09/2014
    • Nota minha: dízimas periódicas (exemplo de geratrizes da dízima: 400/3, 41/9), dízima periódica composta (aparece um número depois da vírgula antes do período; exemplo 11/6 = 1,83333...), números racionais (sempre podem ser expressos na forma de frações, precisa ser um decimal exato ou um decimal periódico) e irracionais (não resulta da divisão de números inteiros e não pode ser escrito na forma de fração; exemplo: 0,101101110...; Pi = 3,141592...).
  • Aula 46 - 05/09/2014
    • Notas minhas:
      •  números proporcionas, escala. A razão compara dois números pela divisão. A escala é utilizada para fazer moldes, plantas, mapas e maquetes. Proporção é uma igualdade entre duas razões. Numa proporção, os produtos do numerador de uma fração pelo denominador de outra são iguais.
  • Aula 47 - 30/10/2014
    • Notas minhas:
      • Os raios de sol são considerados paralelos aqui na Terra (para análises de medidas através das sombras). Tales de Mileto. O Teorema de Tales: segmentos de retas transversais em retas paralelas são proporcionais. Medidas indiretas para objetos a longas distâncias.
  • Aula 48 - 28/12/2014
    • Notas minhas:
      • Figuras semelhantes: iguais ou parecidas.
      • Propriedades de figuras semelhantes, reconhecer figuras semelhantes, obter figuras semelhantes, razão de semelhança e escala.
      • A letra usada para representar a razão de semelhança é a letra k.
      • Pantógrafo: para ampliar ou reduzir desenhos.
      • Semelhança de duas figuras: ângulos correspondentes iguais / lados proporcionais.
  • Aula 49 - 28/01/2015
    • Notas minhas:
      • Grandezas
      • Grandezas inversamente proporcionais
      • Proporção direta e proporção inversa
      • Proporção inversa: duas grandezas variáveis e um elemento constante; o produto das duas grandezas é constante (x . y = k, onde k é a constante de proporcionalidade inversa)
  • Aula 50 - 30/10/2015
    • Notas minhas:
      • Regra de três
        • Diretamente proporcional
        • Inversamente proporcional
      • Porcentagens
      • Juros
  • Aula 51 -  23/11/2015
    • Notas minhas:
      • Linguagem da álgebra
        • quando colocamos uma letra no lugar número ou da quantidade que queremos descobrir.
          • Chamamos isso de equacionar o problema: transformar um problema numa equação.
          • Termo desconhecido: incógnita.
      • Equação
        • Resolver a equação é encontrar o valor de x, ou seja, encontrar a solução do problema.
        • Equação significa igualdade.
  • Aula 52 - 25/11/2015
    • Notas minhas:
      • Área de uma figura plana
      • Área do paralelograma = base . altura
      • Área do trapézio = (base maior + base menor) . altura / 2
      • Área do triângulo = base . altura / 2
      • Área do losango = Diagonal maior . Diagonal menor / 2
  • Aula 53 - 27/11/2015
    • Notas minhas:
      • Potenciação e radiciação
      • Fatores são os elementos que fazem parte de uma multiplicação
  • Aula 54 - 
    • Notas minhas:

  • Aula 55 -
  • Aula 56 -
  • Aula 57 -
  • Aula 58 -
  • Aula 59 -
  • Aula 60 -
  • Aula 61 -  
  • Aula 62 -
  • Aula 63 -
  • Aula 64 -
  • Aula 65 -
  • Aula 66 -
  • Aula 67 -
  • Aula 68 -
  • Aula 69 -
  • Aula 70 -
  • Aula 71 -  
  • Aula 72 -
  • Aula 73 -
  • Aula 74 -
  • Aula 75 -
  • Aula 76 -
  • Aula 77 -
  • Aula 78 -
  • Aula 79 -
  • Aula 80 -
Ciências
  • Aula 1 - 24/02/2013
    • Nota minha: Ciência é método (modo de proceder, maneira de agir) e perseverança.
  • Aula 2 - 27/02/2013
  • Aula 3 - 10/03/2013
  • Aula 4 - 11/03/2013
  • Aula 5 - 11/03/2013
  • Aula 6 - 12/03/2013
  • Aula 7 - 12/03/2013
  • Aula 8 - 13/03/2013
  • Aula 9 - 13/03/2013
  • Aula 10 - 14/03/2013
  • Aula 11 - 14/03/2013
  • Aula 12 - 31/01/2015
    • Notas minhas:
      • Misturas e substâncias
      • Substâncias em diferentes estados físicos
      • Ponto de Fusão - Temperatura do sólido para o líquido
      • Ponto de Ebulição - Temperatura do líquido para o vapor
      • A água é uma substância
      • O ar é uma mistura de substâncias
      • O ar não tem ponto de fusão porque é uma mistura
      • Tragédia do Zeppelin alemão que pegou fogo quando ia pousar nos Estados Unidos, com a reação resultando em água.
  • Aula 13 -
  • Aula 14 -
  • Aula 15 -
  • Aula 16 -
  • Aula 17 -
  • Aula 18 -
  • Aula 19 -
  • Aula 20 -
  • Aula 21 -  
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  • Aula 24 -
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  • Aula 31 -  
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  • Aula 59 -
  • Aula 60 -
  • Aula 61 -  
  • Aula 62 -
  • Aula 63 -
  • Aula 64 -
  • Aula 65 -
  • Aula 66 -
  • Aula 67 -
  • Aula 68 -
  • Aula 69 -
  • Aula 70 -
Geografia
  • Aula 1 - 26/02/2013
  • Aula 2 - 02/11/2013
  • Aula 3 - 07/06/2014
  • Aula 4 - 07/06/2014
  • Aula 5 - 07/06/2014
  • Aula 5 - 07/06/2014
  • Aula 6 - 07/06/2014
  • Aula 7 - 07/06/2014
  • Aula 8 - 12/06/2014
  • Aula 9 - 30/01/2015
    • Notas minhas:
      • Os ritmos da Terra
      • Primavera, Verão, Outono, Inverno.
      • Zonas climáticas da Terra
      • Translação é o movimento que a Terra faz em torno do Sol
      • 21 de Março, 21 de Junho, 23 de Setembro, 22 de Dezembro
      • Força Centrífuga (mantém a Terra afastada do Sol) e Força Gravitacional (mantém a Terra atraída pelo Sol)
      • 108.000km/h ao redor do Sol
      • 365 dias, 5 horas e 48 minutos = 1 ano
      • De 4 em 4 anos temos um ano bissexto, para acertar (o 29 de Fevereiro)
      • Zonas Térmicas (devido à diferença de calor e luminosidade): Zona Tórrida ou Intertropical, Zonas Polares, Zonas Temperadas
  • Aula 10 - 
Português
  • Aula 1 - 27/02/2013
  • Aula 2 - 02/06/2014
  • Aula 3 - 11/06/2014
  • Aula 4 - 11/06/2014
  • Aula 5 - 12/06/2014
  • Aula 6 - 12/06/2014
  • Aula 7 - 12/06/2014
  • Aula 8 - 12/06/2014
  • Aula 9 - 27/11/2015
    • Notas minhas:
      • Epílogo finaliza a história
      • Prólogo é uma situação que inicia a história
  • Aula 10 - 27/11/2015
    • Notas minhas:
      • Anúncios terminam com o telefone com o número para contato. Abre o canal de contato para receber uma resposta.
      • Incompreensão e quebra de expectativas.
  • Aula 11
  • Aula 12
  • Aula 13
Inglês
  • Aula 1 - 24/02/2013
  • Aula 2 - 06/04/2013
  • Aula 3 - 06/04/2013
  • Aula 4 - 14/04/2013
  • Aula 5 - 04/04/2014
  • Aula 6 - 04/04/2014
  • Aula 7 - 06/04/2014
  • Aula 8 - 07/04/2014
  • Aula 9 - 07/04/2014
  • Aula 10 - 02/06/2014
  • Aula 11 - 02/06/2014
  • Aula 12 - 03/06/2014
  • Aula 13 - 03/06/2014
  • Aula 14 - 03/06/2014
  • Aula 15 - 03/06/2014
  • Aula 16 - 08/06/2014
  • Aula 17 - 08/06/2014
  • Aula 18 - 08/06/2014
  • Aula 19 - 08/06/2014
  • Aula 20 - 08/06/2014
  • Aula 21 - 09/06/2014
  • Aula 22 - 09/06/2014
  • Aula 23 - 09/06/2014
  • Aula 24 - 09/06/2014
  • Aula 25 - 09/06/2014
  • Aula 26 - 09/06/2014
  • Aula 27 - 10/06/2014
  • Aula 28 - 10/06/2014
  • Aula 29 - 10/06/2014
  • Aula 30 - 10/06/2014

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Que a estrada se abra à sua frente,
Que o vento sopre levemente em suas costas,
Que o sol brilhe morno e suave em sua face,
Que a chuva caia de mansinho em seus campos,
E, até que nos encontremos, de novo, que Deus lhe guarde nas palmas de suas mãos!


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