terça-feira, 3 de novembro de 2015

Logística e Cadeia de Suprimentos - 03/11/2015

Logística e Cadeia de Suprimentos - 03/11/2015

Correção da lista de exercícios

Respostas
1) Maior concorrência e economia de escala e preços reduzidos.

2) Ferroviário, aquaviário, rodoviário, aéreo e dutoviário.

3) Preço, tempo médio de viagem, variabilidade do tempo de trânsito, perdas e danos.

4) Carga fracionada, carga completa, capacidade menor do que a ferroviária.

5) Taxi aéreo, empresas internacionais, transportadores de carga geral de linha.

6) Trem-caminhão, trem-navio, caminhão-navio, trem-duto, caminhão-avião.

7) Zona livre de comércio internacional são áreas isentas de impostos e estabelecidas em um ou mais pontos de entrada de um determinado país, como portos marítimos ou aeroportos, pelos quais produtos estrangeiros podem entrar, ser conservados ou processados, e reembarcados isentos de impostos.

8) Aquisição e manutenção da concessão de tráfego (rotas), instalações de terminais, custos de mão-de-obra direta (motorista), manutenção, manuseio, coleta e entrega.

9) Tarifa por classe, tarifas contratadas, frete geral e outras tarifas incentivadas (vendas combo - ganho em quantidade com incremento mínimo em valor).

10)
- Falta de coordenação entre fases de um processo de transformação
- Incertezas com relação às taxas futuras de consumo e suprimento
- Especulação com a compra e venda de materiais
- disponibilidade no canal de distribuição

11)
- Estoque de matéria-prima (material em processo e produtos acabados)
- Estoque de produtos acabados
- Estoque de materiais para Manutenção Reparo e Operação

12)
- garantir a independência entre etapas produtivas
- colocação de estoques amortecedores entre etapas de produção ou distribuição da cadeia produtiva
- permitir uma produção constante: colocação de estoques de produtos acabados ou de matérias-primas para evitar que o ritmo de produção sofra alterações em função de variações sazonais na demanda.

13)
- equacionar os tamanhos de lotes
- definir a forma de reposição dos itens
- calcular os estoques de segurança do sistema

14)
- custo direto
- custo de preparação
- custo de manutenção do estoque

15) O lote econômico pode ser calculado em 3 situações:
- quando a entrega do lote é realizada numa única vez
- quando a entrega do lote é parcelada
- quando houver descontos no custo unitário do item por quantidade reposta
- dependerá do modelo de controle de estoques empregado
- controle por ponto de pedido
- reposições periódicas

16) Planejamento de Longo Prazo
É o planejamento que visa estabelecer toda estratégia e estrutura da empresa para o período que varia de dois a dez anos.

17) Planejamento de médio prazo
- Fornece a ligação entre os planos estratégicos e as atividades de médio prazo;
- Especifica a produção mensal ou trimestral para os principais produtos;
- Busca encontrar a combinação ideal entre os níveis de mão-de-obra e dos níveis de estoque necessário;
- Busca minimizar os custos de produção relativos ao planejamento de médio prazo.

18) Planejamento de curto prazo
- Envolve o planejamento de materiais, necessidades de capacidade, de controle de entradas e saídas e de atividade de produção (input e output).

19) Planejamento agregado é a atividade que procura compatibilizar os recursos produtivos da empresa com a demanda agregada do médio prazo.

20)
- Curto prazo: carga de trabalho, carga de máquinas, sequenciamento de trabalho, quantidades a fabricar e a comprar.
- Médio prazo: força de trabalho, estoques, produção, subcontratações (terceirização), pedidos pendentes - atrasados.
- Longo prazo: projeto do produto, localização, layout, capacidade, processo.

21)
- políticas empresariais
- restrições financeiras
- objetivos estratégicos

22)
- admissão / demissão
- horas extras
- subcontratações (terceirização)

23)
- usar estoques para absorver as flutuações da demanda (nivelar a produção)
- contratar e demitir pessoal para ajustar a produção à demanda
- manter recursos para os altos níveis de demanda


Lucas T R Freitas

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